Amor de Perdição Camilo Castelo Branco

Resenhas - Amor de Perdição

Marivan 04/04/2020

Excelente, um livro com todas as características das escolas românticas.

Rafaela.Pozza 30/03/2020

Se concentre e aproveite
Para o leitor do século XXI, certamente, é uma leitura diferente e, possivelmente, complicada. Se não estiver disposto a algum desgaste na leitura, procure sobre a história da obra, ao menos, e não se arrependerá!
Agora, se você se dispõe a conhecer Camilo Castelo Branco e suas novelas, se concentre em cada diálogo, se conectando com os personagens (é uma experiência que vale a pena ter, até o fim do livro), e aproveite!

RAGGI0 27/03/2020

Esse Livro é Uma Fofura
Eu acho muito linda esta história! Vou me lembrar pra sempre de quando li este livro no ensino-médio! Durante a história eu não parava de ler, e quando chegou ao fim eu não parava de chorar. Quanta nostalgia!

Gisele 22/03/2020

Trágico porém lindo
Simão e Teresa, filhos de famílias inimigas, se apaixonam, e assim começa a tragédia. O narrador não esconde que a história não termina bem, começando o livro com o auto de prisão de Simão. É emocionante o desenrolar dos acontecimentos até a consumação da história, as personagens são muito humanas e sensíveis.
A leitura é rápida, o estilo de Camilo Castelo Branco é dinâmico, com pitadas de humor e ironia. Esta edição apresenta o texto condensado, então algumas partes do texto foram suprimidas. Entretanto, isso não atrapalha o aproveitamento da obra.

Gisele 22/03/2020

Trágico porém lindo

Pipoca 03/03/2020

Nostalgia de Adolescência
Amor de Perdição é daqueles romances clássicos que marcaram a adolescência e as aulas de literatura de muitas gerações, incluindo as de hoje.
Fala de tempos de homens dignos que honravam as suas palavras com a própria vida. Tempos do poder totalmente soberano masculino e do machismo impetuoso. De amor sincero e arrebatador, mas também de tragédias, mágoas e violência.
É uma história ultra romântica, com uma dose de aprendizado gigantesca e um vocabulário rebuscado com expressões tipicamente portuguesas. Além disso, a carga dramática é pesadíssima e profunda. A esperança de um final feliz vai-se esvaindo ao virar de cada página.
Quando o livro termina fica aquela sensação de perda e tristeza, diante de tanta infelicidade.
Um clássico a não perder. Li na minha adolescência e voltei a reler agora, que faz parte do plano de leitura escolar da minha filha.
Foi interessante analisar que, ao fim de 43 anos, lemos o livro com outros olhos, que não os de obrigação escolar (como acontece com a minha filha agora) mas com um olhar mais maduro e apreciativo da riqueza deste clássico.

Stefânea 09/02/2020

Perda de tempo
"Não invetemos maravilhas de abnegação. Era de mulher o coração de Mariana."

Nada, absolutamente nada, para falar de bom desse livro. Odiei cada momento da leitura. Recheado de machismo e linguagem super complicada. Horrivel.
Henrie 11/02/2020minha estante
Horrível é a sua incapacidade de entender o contexto histórico no qual o livro foi escrito. Lamentável. Terrível.

Bart 24/01/2020

*Camilo Castelo Branco*
Todo mundo já leu esse livro, eu q sou o retardatário! Não tem problema em falar as paradas aqui...
Simão é doido por Teresa, mas as famílias deles leram a p#$$@ de Romeu e Julieta... daí vc já tira o tamanho da bronca... Qnd o pai de Teresa descobre q a filha dele tá de "arrumadinho" com o sujeito justamente "daquela" família, ele joga a filha dentro de um convento. Aí lá vai Simão atrás da mulher dele (a propósito, mulher não tinha palavra nenhuma nessa época, os maridos delas eram escolhidos pelos pais e "ponto final"), e ao tentar ver sua amada, acaba matando Baltasar... O cara era o primo de Teresa e p/qm ela tinha sido prometida... "vê o caldo engrossando"! Foi condenado à morte, mas coneguem mudar p/10 anos de prisão na Índia, eles chamam de "degredo" (prática dos portugueses q deu início ao nosso país, prq as caravelas q vieram p/cá, estavam cheias de gnt cumprindo isso, e Cabral tava cheio de dívidas com os espanhóis, entrava nas caravelas ou morria p/pagar as dívidas... "degredo" ... Brasil)... voltando, antes q a sentença fosse paga... na verdade a sentença nem é paga como queriam... Mariana é uma moça q era doida por Simão, mas ele só gostava de Teresa, e com a sentença ela começou a definhar é no dia q Simão se despede de sua amada...ela morre de desgosto... Mariana, foi com Simão (ela não é besta) p/ajudá-lo, 7 ou 9 dias depois, Simão morre de tanto pensar no sofrimento de Teresa ... Então o corpo de Simão é jogado ao mar, Mariana pula atrás e ... morre tbm... fim!
Pqp isso é romance onde?! Eu tinha uma expectativa totalmente diferente, mas em fim! É um livro curtinho e a leitura é rápida! Nem "The walking dead" tem tanta tragédia assim! Qm gosta de masoquismo... kkkkkkkkkkk
Ana 28/07/2020minha estante
Não gostei do livro mas amei sua resenha kkkkkkkkkk
Se eu tivesse lido só sua postagem tinha ficado mais feliz com a obra kkkkkk

@zurcenila 04/01/2020

(Resenha) Livro – Camilo Castelo Branco - Amor de Perdição
Eis aqui a primeira resenha de 2020! Ano passado consegui ler mais de 100 livros, no entanto, devido as adversidades não consegui resenhá-los ainda... para tanto tentarei ser mais dinâmica neste ano e aos poucos ir intercalando resenha dos livros que estou lendo atualmente e as que estou devendo do ano passado.

A missão para ler este livro chegou através de um projeto que estamos colocando em prática neste ano, onde 5 leitores indicam livros de até 250 páginas e o grupo tem 1 semana para ler. A ideia é lermos 52 livros juntos! 1 Livro por semana.

Devo confessar que alguns clássicos são bem difíceis pra mim devido ao formato do texto, vocabulário e a abordagem do assunto.. a junção desses elementos costuma não atrair meu interesse e "Amor de Perdição" para mim foi uma decepção pois além de contar com os fatores que citei acima , remeteu-me muitas vezes ao clássico "Romeu e Julieta" de Shakespeare (Corrijam-me se eu estiver errada...)

Este livro é considerado uma novela exemplar do ultrarromantismo, por exaltar o amor entre dois jovens e ter como solução uma tragédia e foi escrito em apenas 15 dias quando o autor estava preso na Cadeia da Relação do Porto (condenado por adultério). O livro foi baseado em fatos reais, a vida de um tio de Camilo, mas ainda assim me lembrou Shakespeare.

A história é ambientada de forma central na cidade de Viseu, em Portugal onde um fidalgo Domingos José Correia Botelho, não muito rico, casado com a Srª Rita Teresa Margarida Preciosa, nada mais, nada menos que a dama da rainha de Portugal, D. Maria (A Louca).

Domingos era juiz de fora (E esse conceito é muito interessante para quem não sabe. A função significa um magistrado nomeado pelo Rei de Portugal para atuar em concelhos onde era necessária a intervenção de um juiz isento e imparcial, que normalmente seria de fora da localidade. Nunca havia pesquisado sobre esse assunto..) na cidade de Cascais e posteriormente em Vila Real. A esposa, acostumada com as ostentações monárquicas de Lisboa vira um poço de reclamações, mas apesar das brigas, o casal tem 5 filhos: Manuel, Simão, Maria, Ana e Rita.

A última transferência dá-se para a cidade de Viseu, onde Domingos é nomeado Corregedor.

Simão, o segundo filho do casal, apaixona-se pela vizinha Teresa de Albuquerque. As famílias eram inimigas, o que impedia o amor do casal. O pai de Teresa desejava o casamento da filha com o sobrinho Baltasar, mas Teresa negava declarando seu amor por Simão, e por isso o pai a coloca em um convento. Teresa e Simão tentam elaborar um plano para reverter a situação, mas quando o plano cai em conhecimento de todos Simão comete um crime contra o primo de Teresa, no qual, seria seu futuro marido. Agora condenado a 10 anos de prisão na Índia, Simão e Teresa terão suas vidas destruídas por um amor proibido.

É claro que a história não termina por aqui e só lendo para saber mais!

Outros personagens importantes aparecem posteriormente, como João da Cruz e sua filha, Mariana. Ambos muito importantes para Simão e personagens secundários bastante influentes no rumo da história.

Simão é altivo e idealista, apóia a revolução e tem amizade com pessoas mais humildes, traz reflexões sobre questões sociais da época, sobre amor incondicional que é um tema atemporal, e tudo o que se é capaz de fazer por amor.

Tenho ainda que exaltar a personagem Teresa que já é um exemplo de feminismo, aos 15 anos, mesmo em um livro de 1861, onde os direitos referentes ao livre arbítrio feminino eram negados.

Boa leitura!
Marivan 04/01/2020minha estante
Estou com esse livro na lista para janeiro.

@zurcenila 04/01/2020minha estante
Eu tb. To no finzinho das férias, então acabei adiantando esse leitura numa noite de insônia :p

Alves 30/01/2019

Amor de perdição
Este livro foi um dos primeiros que li, e deve confessar que, ele foi também uma das razões pela qual me apaixonei pela leitura, um amor tão intenso cheio de entregas, ódio entre famílias e o emendo desejo de estar juntos, faz lembrar um a história de Romeu e Julieta. Com personagens distintos, cujo o grande amor os levou também a morte, por não poderem estar juntos.

Caio 22/12/2018

Mais ou menos: Não sou mt fã de Ultraromantismo
É tipo de uma obra estilo Romeu e Julieta, duas pessoas de famílias rivais se apaixonam perdidamente. Ai fala daquele amor inacessível, sofrido, platônico, todo mundo contra a união do casal, intrigas que giram o sofrimento dos pombinhos. E a morte para certificar que o amor só fica na questão da imaginação, na tentativa, na dor, na vontade. Não gosto desse gênero exagerado do romantismo, é muito imaginativo, meloso, chato. Mas é interessante compreender como o escritor pensa e escreve sobre o assunto, sendo uma obra importante da literatura portuguesa,se quer conhecer, vale a pena sim para entender essa visão de mundo do escritor, mesmo ele criticando o próprio trabalho feito quando estava na prisão quando ele diz que nao ficou boa o suficiente. 3/5.

Douglas 06/11/2018

Amor de Perdição
Fernando Pessoa, Luís de Camões e Florbela Espanca. Se resumia a estes três autores o meu conhecimento da literatura portuguesa. Sendos três poetas, notei que jamais tinha lido um romance lusitano.

E nada melhor para entrar neste mundo do que um romance romântico, certo?

Fui, então, ao mais celebre deles. "Amor de Perdição" é tido como o "Romeu e Julieta" escrito em português. Apesar de achar que a alcunha não é justa, é inegável negar a semelhança entre as duas obras.

O romance impossível, as famílias inimigas, a juventude dos protagonistas, a efusividade dos sentimentos, a pureza romântica. Tudo está ali. O que faz qualquer romântico irreparável se sentir em casa em suas páginas.

É verdade que o primeiro capítulo da história é irrelevante, mostrando apenas um background familiar do protagonista de forma prolixa. Mas Portugal é mesmo um país verborrágico e logo isso passa e embarcamos no que talvez seja a maior história de amor escrita na península.

Fiquei feliz de adicionar um quarto nome à minha lista.`