Quincas Borba

Quincas Borba Machado de Assis
Machado de Assis

Resenhas - Quincas Borba

Biazinha_s. 19/06/2023

Meu cachorro vai ter meu nome
Confesso que não sou chegada em clássicos e li por ser para vestibular, mas acabou não sendo tão ruim
Teve momentos em que a história realmente me prendeu e a mensagem por trás é muito boa. A quebra da quarta parede com o leitor também é bem legal
Mas teve momentos tão arrastados que chegava a ser cansativo se ler

Davijonatan 18/06/2023

Que raiva de tudo!
Esse livro foi muito bom, muito bem escrito e pensado, em alguns momentos nem parece que é foi escrito no séculos retrasado. Nenhum personagem tem carisma, ninguém presta (só a mulher do Teófilo, ela é a única personagem fofa) todos representam bem a classe média alta e a burguesia, essa obra é claramente uma crítica debochada a burguesia. Recomendo totalmente :)

Tiago 16/06/2023

Tudo que Machado escreveu é ouro .Ele fala de tantas coisas e com tanta propriedade tanta beleza.
Vale muito a pena ler esse livro é cativante ,sagaz e sóbrio como tudo no universo de M.A

mabzz 11/06/2023

Li até a metade, conclusões:
rubião é interesseiro, sem vergonha; o quincas borba (velho) tomou muito zolpidem, é um velho caduca maluco q só fala coisa sem pé nem cabeça
e bom só tem talarico nessa história, o único que se salva é o quincas cão (um fofo, simpático)

leavemebrokn 09/06/2023

Ao vencedor, as batatas
Não foi uma leitura agradável até porque eu li completamente obrigada pelo vestibular mas enfim né... espero que o palha e a sofia estejam se contorcendo no inferno esses safados oportunistas !!!

mas falando sério: é um livro ótimo e a narração é a melhor parte, machado debocha, adapta frases de shakespeare, dá bronca no leitor e crítica lindamente a sociedade e as relações sociais da época. é entediante as vezes, mas ótimo.

Gilda.Lima 08/06/2023

Gostei da história em si, não foi o meu favorito do autor mas achei que valeu a pena a leitura e super indico.

frida 07/06/2023

Genial
Este livro é de tal genialidade que Machado o escreve todo para concluir: "Ao vencedor, as batatas!", uma clara crítica a meritocracia tão defendida até hoje.
Além disso, gostaria de escrever parágrafos e mais parágrafos sobre a figura feminina na obra machadiana e a importância do olhar de diversos personagens.
Simplesmente incrível, adorei!

thataly 03/06/2023

Ao vencedor as batatas
O jeito que Rubião enloqueceu e viveu de maneira solitaria,e como ele basicamente só tinha o cachorro,pois apesar de ter amigos eles tinham as suas vidas para cuidar

Jef 30/05/2023

NÃO TER MEDO DOS CLÁSSICOS
Quincas Borba é uma daquelas obras que estão no rol do cânone literário que nos comprova que não devemos ter medo dos clássicos. Dentre os os três grandes romances de Machado de Assis, Memórias póstumas de Brás Cubas, Quincas Borba e Dom Casmurro, eu diria que Quincas Borba é seu livro menos debatido e, consequentemente, o que mais causa um estranhamento antes de lê-lo. Não, não precisamos, definitivamente, ter medo dos clássicos. A obra retrata de maneira clara uma sociedade que ainda é possível ser observada nos dias de hoje, pessoas oportunistas e que se aproveitam de outras, e esta é uma dentre as tantas características para a qualificação de um livro como clássico. É sempre bom ler Machado, pois suas obras nos faz viajar pela sociedade brasileira do fim do século XIX, além de nos mostrar que não há muitas diferenças com a nossa sociedade atual.

Beatrys 28/05/2023

Fiz as pazes com Machado!
Depois da leitura não tão feliz de Dom Casmurro, engatei outras leituras, mas esse aqui ficou na estante olhando pra mim. tchram amor à primeira página, sem dúvidas a primeira parte me prendeu muito mais. A fase dele de aprendiz do Quincas Borba, a paixão pela Sofia que é tão bem escrita, é muito poética a cena no jardim " Em cima, as estrelas pareciam rir daquela situação inextricável! Vá que a lua os visse! Alua não sabe escarnecer; e os poetas, que a acham saudosa, terão percebido que ela amou outrora algum astro vagabundo, que a deixou ao cabo de muitos séculos."
No meio do livros com a introdução de novos personagens, ficou mais maçante.
Uma das melhores partes é quando ele vai buscar o Quincas borba na força do ódio. O Quincas Borba é o melhor personagem com sua filosofia " Não há morte. O encontro de duas expansões, ou a expansão de duas formas, pode determinar a supressão de uma delas; mas, rigorosamente, não há morte, há vida, porque a supressão de uma é a condição de sobrevivência da outra, e a destruição não atinge o princípio universal e comum." Esse Machado não perde uma oportunidade de alfinetar kkk Machado teve que correr pra blogueirinha andar kkkk

avilannes12 24/05/2023

Machado era genial
Não foi uma das melhores histórias que li do Machado, mas garanto que qualquer texto dele sempre vale a pena! Alguns capítulos achei arrastados, principalmente os que falam de política, mas outros são simplesmente incríveis. Meu livro está cheio de marcadores. Ótimas reflexões sobre o egoísmo humano