Quincas Borba

Machado de Assis

Resenhas - Quincas Borba

Borges18 20/11/2023

Um Clássico Lento, mas Muito bom
Simplesmente gostei bastante, não esperava gostar por ser uma história lenta e detalhada, mas os personagens e suas personalidades são muito bem desenvolvidas, além de que a parte psicológica em conjunto com a ambientação torna o livro imersivo de uma forma diferente, principalmente pela época que foi escrito.
Li por obrigação e felizmente acabei gostando, primeiro livro que leio do Machado de Assis, curiosa pelas obras mais famosas.
Espero que sejam cativantes como essa.??

kemii-18 13/11/2023

A relação de poder, que antes parecia ser incerta e tangível a um ponto de vista, passa a obter só um. A falsa meritocracia em que Rubião acredita merecer as batatas. Seu erro não consiste da afirmação de que ser rico não é impossível, mas ele falha em associar uma triste e aleatória molestia de seu amigo e seu encontro com um mérito de seu trabalho. A ruína e fragilidade dos bens e relações que assombra a riqueza. Machado retrata com um olhar crítico e ainda atemporal os tipos sociais e os comportamentos da classe alta.

Mah 09/11/2023

Que intrigante
Gente que história intrigante, cativa demais, você quer saber como vai terminar, jamais iria pensar sobre o cachorro e o homem ia morrer por ficar doído kkkkkkk
Julia 01/12/2023minha estante
Moça, sinaliza spoiler

ana 07/11/2023

Insano
A minha conclusão é: Machado de Assis era louco, mas um louco extremamente inteligente, que livro insano

Tati.Lima 01/11/2023

Esse final, me quebrou demais...
Nossaaaaaa, esse livro, pra mim, foi bastante surpreendente principalmente por se tratar de uma obra de Machado de Assis. Sinceramente, foi o melhor livro q li do Machado, achei a visão dele tão realista sobre a natureza humana, e pensar q esse livro é de 1891...SIM, EU FUI ATÉ PESQUISAR O ANO DE LANÇAMENTO, porq mexeu real comigo. O livro já começa surpreendente pelo fato de q o Quincas Borba morre, logo no início. E deixa toda a sua fortuna para Rubião, q tem a missão de cuidar com todo amor de seu cachorro Quincas Borba. Então vemos de forma nua e crua, a mudança TOTAAAAL da personalidade do pobre e ingênuo Rubião. Uma mudança mostrada aos poucos, q vai acontecendo por conta de dinheiro. O casal embuste Sofia e Cristiano tb contribui 100% par isso. Q ódio eu tenho desse Cristiano!!! Ok...q o Rubião se deslumbrou com a mudança de vida e a riqueza, que resultaram em sua decadência moral e financeira, mas esse Cristiano...Afffffff...um safado, cachorro e sem vergonha. O livro é brilhante em mostrar da ascensão ao declínio de Rubião. O homem que mudou da "da água para o vinho" e eu diria q pagou um preçoalto por isso...É simplesmente sobre isso o livro. Agora, o final, quebrou minhas pernas...foi um livro q me prendeu do início ao fim. Enfim, como havia dito antes, o livro de Machado de Assis q me fez enxergar mais do q nunca, o tamanho de sua genialidade.

Anezio 24/10/2023

Ao vencedor as batatas
O que vem fácil, vai fácil!

Uma história fenomenal que mostra que, se não tivermos uma boa base moral e não formos vigilantes, logo nos esqueceremos de onde viemos.

Convicções erradas, levadas ao extremo de forma persistente, podem ter consequências nefastas.

Carol 23/10/2023

Loucura, loucura, loucura
Essa história conta a ascensão e o declínio de um mesmo homem: Rubião. Homem simplório e medíocre que se deixa levar por tudo e todos, inclusive por si mesmo e seu pensamentos e acaba padecendo.

Marilia 23/10/2023

Quincas Borba
Não é meu preferido do Machado. Acho que sinto esse livro ?roteirístico?, como se fosse uma peça de teatro. Mas continuo gostando de como final feliz não interessa a esse autor.

anaju 23/10/2023

Li esse livro meio que ?obrigada?, mas não foi isso que me fez ter uma experiência não muito prazerosa com ele. apesar do tom irônico de Machado, acho a escrita do autor um pouco difícil. a história começou muito bem, apresentando como Rubião ganhou dinheiro e eventualmente, sua relação com Sofia, e então a história partia para outros pontos, com muitos contextos e personagens pedantes. o final, pra mim, valeu a perdida que a história teve no meio. não é uma história pra mim, mas sem dúvidas é marcante

izabellet 23/10/2023

Não ganhei as batatas.
Fiquei interessada na premissa da história, nos primeiros capítulos estava tudo indo bem, mas chegando no meio do livro confesso que fiquei entediada, foi uma leitura maçante, de vez em quando voltava a ser interessante, e depois voltava a ser chato.

O livro só ficou legal lá no finalzinho.

Não consegui gostar de nenhum personagem, eram aproveitadores, esquisitos, paranóicos, ou mentirosos. Só gostei do cachorro, que foi esquecido a maior parte do livro, só volta a aparecer no final, morri de dó.

Não detestei o livro, mas que foi uma experiência chata, foi.

Letícia 22/10/2023

Um livro que precisa ser digerido
Demorei um pouco para acabar de ler Quincas Borba. A gente se apaixona pelo cachorro mais do que pelas pessoas que compõem a trama, recheada de jogos de interesse em relação à nova fortuna de Rubião, herdeiro do homem Quincas Borba. Eu também me afeiçoei a Dona Fernanda, uma das poucas almas boas que aparecem na história. Machado de Assis traz um final o qual precisei digerir, pela crueza do realismo. É um livro muito bom e vale à pena a leitura.

dandelion 22/10/2023

Quincas borba
Livro bom pra deixar na cabeceira da cama. ta com insônia? esse aqui vai servir como canção de ninar. você vai dormir igual um anjinho.

luckysworld 21/10/2023

"Ao vencedor, as batatas"
Muito divertidinho de se ler no começo e no final, o meio é beeem entediante e arrastado, cheguei a me perder algumas vezes e ter que reler o mesmo parágrafo várias vezes até absorver