Quincas Borba

Machado de Assis

Resenhas - Quincas Borba

Dandara98 26/11/2023

Machado
O destaque do livro com certeza é a ironia do narrador, típica da literatura machadiana, que me tirou algumas risadas durante a leitura. É um narrador que ri da cara do leitor e dos personagens da própria história. Também me interessou muito conhecer o Rio de Janeiro oitocentista com toda suas personagens, gananciosas e oportunistas. A abordagem da teoria Humanitas de Quincas, por fim, mostra a genialidade machadiana, que faz uma paródia as teorias cientificistas ridículas do século XIX.

Bela 23/11/2023

Para alguém que não gosta muito de clássicos eu até que gostei, só n seria a minha primeira opção, mas fazer o vestibular chega para todos kkkkk

midnightrainz_ 21/11/2023

Achei mt foda esse tom meio caricatura q o machado usa na história, gostei mt da quantidade de referência q tem aq no meio, só achei q tem um pouco de encheção de linguiça

Luh :) 21/11/2023

Prometeu algo e não cumpriu nada
Desde o começo fiquei meio incerta se gostaria ou não, mas tive que ler por conta da escola... No começo até gostei da história, mas começou o lance da Sofia, do Palha e tudo os rolos que me dava raiva.
Escrita muito legal, mas história ruim (minha opinião).
Até agora os únicos personagens que gostei foram os Quincas Borba.
Não recomendo esse livro. Se quer ler Machado de Assis, recomendo procurar outra outra dele.
Anezio 21/11/2023minha estante
Numa releitura daqui alguns anos Certamente irá apreciar mais a história

João Pedro 21/11/2023minha estante
Achei exatamente o mesmo, só que nem continuei até o final, larguei na metade xD Há bem melhores do Machado

Giovanna 01/12/2023minha estante
Quando li aos 12 anos, tive exatamente essa mesma visão! Agora, quase fazendo 20 e com mais experiência com a literatura em si, pretendo ler novamente. Acredito que minha visão vai ser outra, como foi de outros livros do Machado que li recentemente!

Ricardo.Borges 20/11/2023

Ao vencedor, as batatas
O filósofo humanitista ou seu cachorro de mesmo nome? Apesar do enigmático título se referir a qualquer um deles, a trama se desenvolve centrada na figura de Rubião, uma espécie de ?Dom quixote de Barbacena? personagem que herda uma fortuna do ?amigo? filósofo (se cuidar do cão) e se relaciona em uma sociedade parasita, ironicamente repleta de personagens que, de maneira inescrupulosa, procuram, de alguma forma, tirar proveito das situações sociais e acabam, então, mostrando a perversa exploração capitalista que, inclusive, é muito aderente ao Brasil contemporâneo (como Machado sabia disso?!?).

?? porque não há vinho que embriague como a verdade.?

Apesar de mostrar mais sobre lucidez do que loucura, o personagem transita por uma paixão avassaladora em uma sociedade repleta de alpinistas sociais e, delirando, é conduzido para a solidão, exclusão e miséria, talvez a visão oposta do Humanitismo do filósofo que dá nome ao livro, cuja edição da antofagica é maravilhosa.
skuser02844 25/11/2023minha estante
E o projeto gráfico da Antofágica é lindo, né?! ? Fiz uma pequena coleção com "O Alienista", "Memórias Póstumas de Brás Cubas", "Quincas Borba" e "Dom Casmurro".

skuser02844 25/11/2023minha estante
E, à propósito da sua postagem anterior, odiei a capa de "Helena" e por isso o livro foi excluído da minha coleção (muito embora eu goste muito da obra)! ???

Ricardo.Borges 25/11/2023minha estante
Ah, são belas demais estas edições. Do seu kit, deixei o alienista de lado? um dia hei de estar preparado para o reler rsrs

skuser02844 27/11/2023minha estante
Ricardo, pra mim o livro cresceu na releitura, viu? ???

skuser02844 27/11/2023minha estante
Ahhhh, e tem desenho de Portinari, na edição de "O Alienista", da Antofágica! ??

Ricardo.Borges 27/11/2023minha estante
Uma obra de arte dentro de outra!!!

Borges18 20/11/2023

Um Clássico Lento, mas Muito bom
Simplesmente gostei bastante, não esperava gostar por ser uma história lenta e detalhada, mas os personagens e suas personalidades são muito bem desenvolvidas, além de que a parte psicológica em conjunto com a ambientação torna o livro imersivo de uma forma diferente, principalmente pela época que foi escrito.
Li por obrigação e felizmente acabei gostando, primeiro livro que leio do Machado de Assis, curiosa pelas obras mais famosas.
Espero que sejam cativantes como essa.??

kemii-18 13/11/2023

A relação de poder, que antes parecia ser incerta e tangível a um ponto de vista, passa a obter só um. A falsa meritocracia em que Rubião acredita merecer as batatas. Seu erro não consiste da afirmação de que ser rico não é impossível, mas ele falha em associar uma triste e aleatória molestia de seu amigo e seu encontro com um mérito de seu trabalho. A ruína e fragilidade dos bens e relações que assombra a riqueza. Machado retrata com um olhar crítico e ainda atemporal os tipos sociais e os comportamentos da classe alta.

Mah 09/11/2023

Que intrigante
Gente que história intrigante, cativa demais, você quer saber como vai terminar, jamais iria pensar sobre o cachorro e o homem ia morrer por ficar doído kkkkkkk
Julia 01/12/2023minha estante
Moça, sinaliza spoiler

ana 07/11/2023

Insano
A minha conclusão é: Machado de Assis era louco, mas um louco extremamente inteligente, que livro insano

Tati.Lima 01/11/2023

Esse final, me quebrou demais...
Nossaaaaaa, esse livro, pra mim, foi bastante surpreendente principalmente por se tratar de uma obra de Machado de Assis. Sinceramente, foi o melhor livro q li do Machado, achei a visão dele tão realista sobre a natureza humana, e pensar q esse livro é de 1891...SIM, EU FUI ATÉ PESQUISAR O ANO DE LANÇAMENTO, porq mexeu real comigo. O livro já começa surpreendente pelo fato de q o Quincas Borba morre, logo no início. E deixa toda a sua fortuna para Rubião, q tem a missão de cuidar com todo amor de seu cachorro Quincas Borba. Então vemos de forma nua e crua, a mudança TOTAAAAL da personalidade do pobre e ingênuo Rubião. Uma mudança mostrada aos poucos, q vai acontecendo por conta de dinheiro. O casal embuste Sofia e Cristiano tb contribui 100% par isso. Q ódio eu tenho desse Cristiano!!! Ok...q o Rubião se deslumbrou com a mudança de vida e a riqueza, que resultaram em sua decadência moral e financeira, mas esse Cristiano...Afffffff...um safado, cachorro e sem vergonha. O livro é brilhante em mostrar da ascensão ao declínio de Rubião. O homem que mudou da "da água para o vinho" e eu diria q pagou um preçoalto por isso...É simplesmente sobre isso o livro. Agora, o final, quebrou minhas pernas...foi um livro q me prendeu do início ao fim. Enfim, como havia dito antes, o livro de Machado de Assis q me fez enxergar mais do q nunca, o tamanho de sua genialidade.

Anezio 24/10/2023

Ao vencedor as batatas
O que vem fácil, vai fácil!

Uma história fenomenal que mostra que, se não tivermos uma boa base moral e não formos vigilantes, logo nos esqueceremos de onde viemos.

Convicções erradas, levadas ao extremo de forma persistente, podem ter consequências nefastas.

Carol 23/10/2023

Loucura, loucura, loucura
Essa história conta a ascensão e o declínio de um mesmo homem: Rubião. Homem simplório e medíocre que se deixa levar por tudo e todos, inclusive por si mesmo e seu pensamentos e acaba padecendo.