Os Sofrimentos do Jovem Werther

Os Sofrimentos do Jovem Werther Goethe

Resenhas - Os Sofrimentos do Jovem Werther

gi 01/12/2023

Doente de amor
Gente isso foi um sofrimento e dor sem fim. Sempre que eu escutava o nome desse livro imagina que seria triste, mas sei lá achei q seria em outro sentido, e como nunca busco sobre a história que quero ler, cheguei sem saber nada, e como sempre, preferi assim, acho que a história pede isso, qualquer coisa que você saiba já é algo que pode estragar a experiência por não ser algo tão construído e com plot e tal, então você facilmente saberia a história toda.
Então por hora creio que você tem de ler sim!! e vá sabendo apenas que terá de aproveitar muito a leitura no sentido de refletir muito ( pois Goethe que escrita impecável e construções de pensamentos maravilhosos), e entrar na pele do personagem, se por na dor dele mesmo, pois todo nós creio que já passamos por algo parecido.
Amei muito. Profundo e sensível.

Ingrid664 29/11/2023

Sturm und Drang - movimento literário romântico
O livro apresenta Werther o protagonista extremamente sensível aos ocorridos, considero interessante o quanto o clima é retratado como interligado com o humor dele, se estava bem o dia estava ensolarado e os dias ruins chuvoso e nublado, além de ser regido pelos seus sentimentos e desejos do coração .
Se mudando para uma cidadezinha, onde conhece Carlota, uma mulher que desde o início desperta admiração Werther, porém ela já é comprometida, mas não impede dos dois desenvolverem um relacionamento de " amizade", o livro só apresenta o ponto de vista dele, não sendo possível realmente compreender o de Carlota, mas pela interpretação dele aparentemente também tinha algo mais na relação dos dois do que apenas uma amizade, mas ela compreendia e aceitava sua condição de mulher comprometida com maior facilidade .
O protagonista nutre grande admiração por Alberto ( marido de Carlota ) e pela própria Carlota, chegando ao ponto de idealização. Além de apresentar uma obsessão tão gritante ao ponto de ser sádico, pedia para seus criados irem visitar ela nos dias que não poderia para estar em contato com alguém que esteve com ela. SPOILER , além que no dia do seu suicídio pediu para pegar a arma do marido de Carlota e ficou feliz ao saber que ela tocou na arma que seria seu fim.
Recomendo pesquisar sobre a importância dessa obra e o escritor que mistura ficção com um toque de autobiografia .

Caroline Vital 28/11/2023

Lido em 2019
Esperava coisa diferente. Não me tocou, mas farei uma releitura em breve. Achei fútil, para ser considerado gatilho para suicídio.

Taciane13 28/11/2023

"Eu tenho tanto, e o sentimento por ela consome tudo; eu tenho tanto, e sem ela tudo isso se torna nada."

Bia 24/11/2023

Os sofrimentos
O livro inteiro é basicamente ?meu Deus não consigo pegar essa mulher casada?

Fiquei triste pela decisão final dele, mas o sofrimento de um amor platônico, só que já passou entende, queria um final melhor, todo mundo merece amar e se sentir amado pelo uma vez na vida.

Ainda acho que no fundo ela sentia um amor por ele, só não era mais forte do sentia pelo Alberto.

Rafael.Fires 24/11/2023

Clássico, porém sofrido
Aqui vemos um livro diferente, no início conhecemos Werther pelo ponto de vista do nosso narrador, que trás de forma cronológica todas as cartas trocadas entre eles.
Porém, após toooooooodos os lamentos e lamúrias do nosso jovem apaixonado, passamos a um final bem...digamos...que final!!!!
Bom, o "Efeito Werther" vêm da época em que os jovens ingleses começaram a atentar pela própria vida, inspirados por essa trágica história, onde não é possível ter um final feliz digno.
Sofrimento mesmo é aguentar esse Werther chato, grudento, tóxico, meloso, affffy, Gzuis!

Duda 24/11/2023

?Quando nos abandonamos a nós mesmos, tudo nos abandona.?
Eu discordo fortemente de quem julga esse livro como ?chato?, Os Sofrimentos do Jovem Wherter é simplesmente o epítome da sensibilidade!! Tem uma narrativa límpida e fluída que mergulha nos pensamentos e sensações de um personagem que é 100% fiel aos seus sentimentos. Triste, mas lindo.

Gaitista 21/11/2023

Clássico de Goethe
Esse livro é a mistura de ficção com realidade de Goethe, o livro é todo estruturado em formas de cartas, da época que Goethe se apaixonou por uma moça chamada Carlota, que era casada, por meio dessas trocas de cartas o leitor vai navegando na saúde mental do personagem perante aquele amor impossível.
O livro tem seus méritos e não é à toa.
Apesar de no final abordar um tema pesado e ser narrado de forma detalhada, é possível ver como o amor pode afetar a cabeça das pessoas se elas não cuidarem da própria saúde mental.

Mariana Rodrigues 19/11/2023

Os Sofrimentos do Jovem Werther
Após se mudar para um encantador vilarejo no interior da Alemanha, o jovem Werther passa a escrever para seu amigo Wilhelm sobre os encantos do local - a natureza, os jardins, os aldeões e a paixão por Charlotte, um amor proibido que mudará os humores e o destino dele.

O desenvolvimento cada vez mais sombrio e o triste fim da história de Werther comovem leitores desde sua publicação original, em 1774. Goethe, um dos maiores nomes da literatura mundial, criou nesse romance uma das obras mais importantes da literatura alemã e promoveu uma literatura intimista e inspirada em sentimentos.

giperobelli 18/11/2023

Werther é sentimento!
Finalizei minha 31° leitura do ano, graças a um clube do livro fui apresentada a essa obra clássica da literatura alemão.
A vida pacata de Werther vira do avesso ao conhecer Lotte, se apaixonou instantaneamente pela moça, porém ele só não contava com um bloqueio:ela é casada. Ela é apaixonada pelo marido e vê Werther como um amigo querido, e isso destroça nosso herói de dentro pra fora.
É intenso, é triste , é um clássico da literatura ??

Janaina.Oliveira 12/11/2023

Os sofrimentos do jovem Werther
Werther, apesar dos avisos caba se apaixonando por Lotte, uma bela moça, já comprometida com Albert. Durante quase 2 anos Werther mantém-se próximo a Lotte, mesmo depois de seu casamento, porém o sofrimento por não ter sua amada e ainda causar dor em seus amigos o faz cortejar a morte, e de cabeça fria, acaba com sua vida.

Considerando que o livro foi publicado em 1774, a tradução atual, muito bem explicada, deixou a leitura bem fluída.

Ju 11/11/2023

Intensamente
" Se faltamos a nós mesmos, falta-nos tudo "

É difícil imaginar um amor tão grande assim, talvez seja apenas fascinação ou obsessão, difícil dizer, Merther apenas buscava um semelhante, alguém que o compreendesse.

Entendo o quanto essa leitura é aclamada. Mesmo esse sentimento sendo avesso aos meus olhos, me deixei envolver pela leitura, e é claro que também simpatizei com os personagens.

Apesar da melancolia eu realmente gostei, as divagações de Merther são válidas até hoje, é fácil se identificar com seus pensamentos e também passar a questionar tantas coisas. Seu amor tão imenso e percepção sensível se estendiam para o mundo.

É fascinante como as palavras perduram por tanto tempo, e nos tocam como tocavam leitores de séculos atrás.

Yasmin.Filetti 11/11/2023

Finalmente terminei essa bomba
O livro é bem bom, mas achei bem superestimado. A história não me prendeu, mas algumas cartas me tocaram, além disso, achei o romance entre Werther e Lotte bem não cativante.