Os Sofrimentos do Jovem Werther

Os Sofrimentos do Jovem Werther Goethe




Resenhas - Os Sofrimentos do Jovem Werther


1497 encontrados | exibindo 136 a 151
10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 |


spoiler visualizar
comentários(0)comente



Suellen223 13/12/2023

Morrer de amor...
Werther, eu não esperava isso, não precisava terminar assim, a vida poderia ser melhor ao lado de outro alguém...

Que incrível a maneira que flui essa história, me pegou muito esse sentimento arrebatador que foi se desenvolvendo no coração de Werther, nunca li algo tão forte assim.

Por mais que eu tenha gostado muito, em alguns momentos da história não consegui compreender, talvez por não conhecer a literatura alemã e ter dificuldade para entender a linguagem empregada. Não costumo ler clássicos como esse, foi uma nova experiência!!
comentários(0)comente



blurredlion 13/12/2023

Bom para refletir sobre a vida
Além de ser o meu primeiro contato com o autor, foi meu primeiro contato com uma obra que é considerada um clássico e posso dizer que foi bem agradável

antes de tudo quero deixar claro que eu entendo a época e a escola literária da época, porém ainda acho muito absurdo tudo girar em torno de amores ardentes nos quais as pessoas se matavam por eles

o livro fala do jovem Werther que se apaixona pela Lotte, uma mulher compromissada e como ele lida com esse sentimento que cada dia ganha mais força, ao longo da história é possível refletir com ele sobre justamente o que é o amor e quando ele começa a sofrer por isso começa a pensar em suicídio com uma certa frequência

no geral é um livro interessante de se ler, mas leia também o contexto histórico da obra, pois assim é mais fácil de abrir a mente e assimilar melhor a história e as atitudes dos personagens
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Anala 11/12/2023

Surpreendente
Comecei esse livro por acaso e, apesar de já ter ouvido falar, não sabia que era esse o livro que tanto falavam. Ele é surpreendente na forma que traz à tona tantas questões e sentimentos humanos. A escrita é muito boa e a edição também. Há algumas questões relacionadas a ser um livro da época que é e, também, foi um pouco maçante para mim, apesar de as últimas páginas terem sido rápidas como o vento. Recomendo.
comentários(0)comente



1Sbag 11/12/2023

Melhor livro da era do romantismo
Até o momento com a minha pouca variedade de clássicos que tenho na minha estante, esse até o momento foi o melhor pra mim.
Normalmente quando vou ler algum livro clássico que é sobre romance e trata principalmente a questão do su1c1d10 por traz daquela angústia de amor, eu vou perdendo ânimo no livro, porque agora são gerações diferentes e etc. Mas também quando você observa e pesquisa sobre o por trás dessas histórias, muitas conseguem ser explicadas por contextos políticos. O sofrimento do jovem Werther é um deles, um contexto político por trás da história e da época, o porque foi escrito na era do romantismo, e achei a escrita sobre a declaração de amor dele pela Lotte muito melhor do que de outros que li.

Acho que até o momento esse é o meu favorito.
comentários(0)comente



Amábile 10/12/2023

Perfeito!!!
Eu fiquei simplesmente obcecada pela história, livro magnífico. Pretendo repetir a leitura, foi realmente ótima.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



banana20 09/12/2023

Não tenho palavras pra dizer apenas: se tornou um dos meus livros favoritos da vida.
É a primeira historia desse autor que eh leio e espero de coração que goethe esteja confortável onde quer q ele esteja pq a mente desse homem eh maravilhosa!!
Da primeira pagina ate a ultima é incrível, nao tem um erro, nao tenho criticas profundas mínimas, simplesmente cada facada no coração e, ainda assim, belissimo!
Se alguém estiver lendo isso e queira ler mas está na duvida, eu digo: cai dentro de corpo e alma que você não vai se arrepender.
comentários(0)comente



isadora.borsato 08/12/2023

"A natureza humana tem seus limites."
"E no caminho ela me repreendeu pela forma excessiva com que tudo me afeta, e disse que isso me arruinaria!" (Pag.68)

Werther sofre pelo inalcançável, sente excessivamente tudo a sua volta e ama mais a Charlotte do que a si mesmo, o que acaba sendo sua ruína, como ela mesma o alertou.
Não diria que Werther é do tipo romântico, inicialmente, talvez, nem acreditasse nisso, mas foi arrebatado por um sentimento estranho e torturante, um desejo absoluto por uma mulher que, infelizmente, estava prometida a outro.
Werther passa pelos dias em uma atmosfera que vai se alterando conforme seu espírito, ficando cada vez mais sombria quando o fim se aproxima. O desespero dele reside entre a impossibilitada de se ter aquilo que deseja, mas ao mesmo tempo na suspeita da reciprocidade do sentimento, o que aumenta ainda mais sua angústia.
Castigado por seus próprios anseios, a morte é uma porta de saída, uma libertação, um ato de coragem diante do limite da capacidade humana, o marco que todos temos, diferindo apenas no quesito quantitativo: quanta mazela você é capaz de suportar? Qual é o seu limite até sucumbir?
comentários(0)comente



Jonathan153 05/12/2023

Romance típico do Romantismo alemão. A estrutura epistolar é interessante, mas só. Há obras bem melhores de Goethe e da estética romântica.
comentários(0)comente



Reader Za 05/12/2023

O romântico Werther
Clássico que inspirou o romantismo e uma onda de suicidios entre os jovens da época.

Um livro super tranquilo de ler, no meu caso reler. Lembro que na adolescência fiquei muito emocionada mas agora em outro momento da vida, confesso que não me emocionei tanto. Achei o protagonista um pouco mimado na verdade e a Lotte bastante instável e um pouco egoista.

Mas o livro sem dúvida, é uma leitura que vale muito e é bastante interessante.
comentários(0)comente



debora-leao 02/12/2023

Sobre a intensidade da vida, para além do amor.
Não sei tão bem o que dizer de ou como explicar Werther.

Foi bom. É um livro curto, mas eu levei 10 dias lendo, intercalando com outro para ir digerindo.

Eu não fui tão afeita ao romantismo nunca: já sou uma pessoa patologicamente intensa (sério. Sou diagnosticada como borderline), e, como para mim isso é um fardo, tendo a evitar personagens que retratem isso para mim. E no caso do Werther, essa intensidade é principal, e mesmo glorificada. O que torna uma pessoa humana é, no livro, as suas emoções, as vivências fora da técnica. Mesmo assim, admirei o livro, pq a similaridade com a vida do próprio jovem Goethe não faz senão conferir total verossimilhança com a realidade de uma pessoa temerariamente intensa. Essa verossimilhança é central no livro, pra mim.

Apreciei o ritmo do romance, embora algumas partes tenham soado repetitivas, especialmente o dia a dia dele com a Charlotte - entre visitas, dias em que nada demais aconteceu. Isso me parece meio que algo recorrente em romances epistolares. Mas acho que até essas partes foram, mesmo assim, importantes para o livro, para construir esse relacionamento para além do mundo das ideias, para o concreto. E Goethe soube intercalar bem, trazendo um pouco além da amada de Werther, salpicando aqui e ali pedaços de rotina, de trabalho, de outras pessoas. E, acima de tudo, mostrando-nos essa intensidade fora do amor e na vida, para com o mundo, com a existência, com a condição humana, com o sentido das coisas. Isso foi acima de tudo o mais lindo de se ler.
comentários(0)comente



osaif 01/12/2023

Transcendental (e depressivo)
Não irei me estendar na resenha, pois simplesmente não existem palavras que transmitam os sentimentos desse livro!

Isso está longe de ser somente uma leitura, é definitivamente uma experiência, um amontoado de emoções e poesia pura. A escrita do Goethe é completamente potente e deslumbrante e mexeu completamente com meus sentimentos, e devo admitir que até me tirou umas lágrimas.

Eu enrolei um pouco pra ler esse livro, e sim ele é tudo o que dizem dele e até mais! Apesar da demora, acho que essa leitura foi num momento "certeiro" ou bom pra mim. Com certeza absoluta não é um livro para ler em momentos de muita fragilidade.

De forma sucinta, simplesmente leia!!!!!! a escrita é beem formal e em alguns momentos até meio complicada, mas não modifica a experiência e impacto da história. Então por favor, dê uma chance pra esse livro que apesar de ser curto é extremamente tocante, você não irá se arrepender!
comentários(0)comente



1497 encontrados | exibindo 136 a 151
10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR