Os Sofrimentos do Jovem Werther

Os Sofrimentos do Jovem Werther Goethe

Resenhas - Os Sofrimentos do Jovem Werther

Eloisa 31/12/2023

Melancólico
Recebi esse livro de recomendação de uma pessoa que eu gostava. Ele disse que era um dos seus favoritos, então prontamente fui lê-lo. Demorei pra ler, pois de algum modo eu e ele paramos de nos falar. Mas resolvi terminar o que tinha começado.

No geral, foi um dos livros mais melancólicos e de época que já li. Muitas vezes senti certo desdém e indiferença pelo personagem principal, e de algum modo não consegui compreender os seus sentimentos, que por ventura foram o ápice da sua tragedia. Mas bem, apesar de ser uma leitura diferente, ainda sim foi um breve prazer lê-la.

Vinicius Gomes 31/12/2023

A trágica história de um homem apaixonado
Fiquei apaixonado pelas descrições românticas de Werther sobre o mundo e sua amada na primeira parte do livro, é algo tão poêtico e lindo que fiquei hipnotizado!
A partir da segunda parte, o livro assume um tom mais sério e melancólico e se encaminha para o triste fim de nosso protagonista.
Por mais que a segunda parte não tenha me cativado tanto quanto a primeira, eu gostei de acompanhar a vida de Werther, me identifiquei com ele em alguns pontos (sou romântico também) e recomendo essa leitura para todos que gostam de sofrer lendo um romance.

Mi_ 31/12/2023

"Em 'Os Sofrimentos do Jovem Werther', Goethe tece uma narrativa visceral que mergulha nas complexidades do coração humano. A melancolia de Werther é um eco atemporal, uma jornada emocional que ressoa através das páginas, desafiando-nos a explorar os abismos da paixão e da dor. Goethe, habilidoso tecelão de palavras, pinta um retrato dolorosamente belo da busca incessante por amor e significado. Uma obra-prima que transcende eras, convidando-nos a refletir sobre as encruzilhadas do amor e da alma."

Camile.Renata 31/12/2023

O que é amar?
Esse título da resenha me trás um bom questionamento para começar a escrever sobre esse livro.
Afinal, o que é amar? O que é amar alguém com todo o seu corpo e com a sua alma? A que pontos chegamos por causa do amor?
Nunca fui de ler clássicos, mas esse aqui acabou me conquistando. Eu queria muito que o final fosse diferente de como foi, mas não significa que não gostei do resultado.
Esse livro mexeu com minhas queridas emoções e me deixou ENCANTADA com tudo que aconteceu amo longo da história. Sério. Eu recomendo demais esse livro!

manuelaaz 31/12/2023

Os Sofrimentos do Jovem Werther...
Que livro profundo, Goethe consegue descrever e passar para o leitor todos os sentimentos de Werther perfeitamente.
Antes de ler, pensava ser um romance com um final feliz (?), mas é muito mais do que sobre o amor presente entre ele e Lotte. A história demonstra a perda da vida de Werther para a depressão em função de uma obsessão a qual ele achara que ia preencher sua vida.
As últimas cartas dele têm um desespero tão grande que chega a ser angustiante de lê-las.
Mas enfim, um livro muito belo e poético. Na minha opinião o tema principal não é a paixão, mas sim o suicídio.

Rick Shandler 29/12/2023

Os Sofrimentos do Jovem Werther - J. W. Goethe
A literatura deve muito a Goethe. O impacto e a importância de Os Sofrimentos do Jovem Werther são incomensuráveis. Marco inicial do Romantismo, este livro ajudou a moldar a literatura como a conhecemos hoje.

Publicado no século XVIII, o livro segue sendo até hoje um dos mais famosos romances epistolares já escritos. Através das cartas escritas para seu amigo Wilhelm, Werther nos apresenta toda angústia que o levou ao fatídico final do livro. Apesar de ser um livro escrito há quase 3 séculos, vou manter a ideia de não dar spoilers - mas dá pra imaginar qual é esse final.

Mesmo sabendo o desfecho da história, os atrativos da leitura de Os Sofrimentos do Jovem Werther são inúmeros. Este é um daquele livros que todo amante da leitura tem que ler. Um primeiro motivo para leitura é a maestria do uso do romance epistolar. Goethe explora ao máximo essa abordagem intimista, transmitindo cada uma das frustrações de Werther com uma intensidade única.

Aliás, outro motivo é Goethe. Goethe por si só já é motivo suficiente para ler esse livro. Goethe é um daqueles autores incontornáveis sendo considerado até hoje um dos maiores escritores alemães. Conhecer sua obra é conhecer a própria história da literatura. Tamanho foi o seu sucesso com Os Sofrimentos do Jovem Werther que hoje se discute o efeito Wherther (de novo não vou dar spoilers, mas é fácil de achar no Google).

Por fim, não podemos esquecer que esse livro está na origem do romantismo. Como bom machadiano, confesso que por muito tempo só pude ver com olhar de deboche o ideal romântico. No entanto, um olhar mais maduro e principalmente levando em consideração o contexto me trouxe uma leitura totalmente diferente deste livro. Os Sofrimentos do Jovem Wether trata acima de tudo sobre a insatisfação com nossas impossibilidades e convenhamos, no século XVIII elas eram inúmeras. Essa inquietação, esse descontentamento, esse sofrimento é a força motriz não só do romantismo, mas de toda a literatura.

Os Sofrimentos do Jovem Werther é um marco na literatura. Um clássico necessário para todo leitor. Tem que ler.

mrswestfall 26/12/2023

Pesadelo
Esse livro é tao ruim que eu tinha vontade de morrer toda vez que abria ele so pra nao ter que continuar lendo

Pedro Medeiros 24/12/2023

Profundo, a abertura do Tempestade e Ímpeto
Uma obra densa, com poucas margens para ociosidade. Apesar de ser uma das primeiras obras de Goethe, os traços característicos são notáveis.

ana:) 22/12/2023

Bem bom
Eu estava desgostosa de ler esse livro, não tinha algo que me prendesse tanto mais como no começo, chegou uma hora nesse livro que eu não tava entendendo mais nada, mas a leitura era boa, fluía bem.
esse final o que eu necessitava para falar ?que final f0d4 do c4r4io?, eu até imaginei que ele (w) poderia cometer isso com outros, mas não!!!!!!! foi c ele mesmo omg
o final foi realmente surpreendente PARA MIM que já estava xoxa capenga de ler.
o werther começou a ficar desanimado, apenas por carlota, ele admirava ela sempre, reparava cada detalhe, mas ?sabia? que não era p ele
enfim, achei que ia gostar bem mais, vale a pena dar uma lida nesse ?

*teve muitas grifadas/marcações nesse

irei terminar os fragmentos da história real pelo diário de kestner (o alberto no livro)

lbronski 22/12/2023

Não é o tipo de leitura que eu normalmente faço e demorei para me adaptar à escrita do monólogo do protagonista.

orpheuus 22/12/2023

" ? Quando faltamos a nós mesmos, tudo nos falta."
Uma obra dramatica, romântica e martirizante por se mostrar uma narrativa autobiografica de Goethe, que também teve uma paixão proibida e tomou as outras cenas emprestadas de episódios que ele testemunhou em sua vida.
Percebi que muitos não gostaram tanto assim do livro, por acharem acredito eu uma obra com uma linguagem "carregada". Werther é poético, mas tambem extremamente intenso. Casualmente mostra-se acerca disso um dos fundamentos pelo qual a força de Werther na Literatura Universal é conhecida e sabída, mostrando a força da literatura na sociedade. Varios suicídios foram atribuidos à obra e figuras historicas importantes haviam conhecido Werther, como Napoleão Bonaparte, que teria lido 7 vezes o exemplar.
Em suma, É difícil não se envolver com a angústia e com o amor descritos por Werther, que narra com paixão e intensidade seus sentimentos. O livro tem uma linguagem de facil entendimento mas devido as descriçoes de Werther e o tom dramatico narrado nele, a leitura pode se tornar um pouco "arrastada", mas nada que comprometa a leitura.

" Mandei o meu criado ao encontro dela, só para ter junto de mim alguém que tivesse estado em sua presença. Com que impaciência o esperei, com que alegria tornei a vê-lo! Não tivesse vergonha e teria me atirado ao seu pescoço e coberto seu rosto de beijos. "

Yasmin 20/12/2023

Enrolei um pouco pra começar a ler esse livro por que o romantismo clássico já não é mais tão chamativo pra mim, mas como se trata de um livro que foi um marco da literatura e também polêmico em sua época, precisei me esforçar para fazer a leitura.
achei que ia sofrer mais lendo esse livro, fiquei um pouco ansiosa em algumas partes vendo o sofrimento do protagonista, mas ainda assim não foi nada muito devastador para mim. é interessante saber que esse livro foi considerado perigoso em sua época por ter um potencial de induzir seus leitores ao suicídio, mas é mais interessante ainda ler e perceber o quanto a humanidade foi ficando mais insensível a morte e ao sofrimento, já que esse livro não vai pegar o leitor contemporâneo da mesma forma que pegou o do século XVIII.
tem as características fortíssimas do romantismo, a idealização da mulher, a paixão doentia, uma certa romantização da morte e esta sendo feita por motivo nenhum. no geral vale a experiência de leitura, para os que gostam de clássicos e os curiosos.

Mariana 20/12/2023

07/10
"A natureza humana tem seus limites ? continuei. ? Ela consegue suportar alegria, sofrimento e dor até certo ponto, e sucumbe assim que esse ponto é ultrapassado. Aqui, então, a questão não é saber se alguém é fraco ou forte, mas se consegue aguentar a medida de seu sofrimento, seja ele moral ou físico. Acho igualmente incrível alguém dizer que a pessoa é covarde por ter tirado a própria vida, tanto quanto inadequado chamar de covarde alguém que morre de uma febre maligna."