Os Sofrimentos do Jovem Werther

Os Sofrimentos do Jovem Werther Goethe

Resenhas - Os Sofrimentos do Jovem Werther

Nathani G. 04/07/2024

Perfeitamente entendível ser um clássico
Os sofrimentos do jovem Werther é extremamente atual, quantas vezes não nos deparamos com notícias de pessoas que retiraram sua vida por causa de um amor?

O livro me fez refletir sobre a vida, o amor, a saúde mental.

Fico pensando: e se Werther tivesse saído daquele lugar? E se naquela época existisse terapia?
Questões e questões.

Com diversas passagens reflexivas e belas, o livro é um deleite, apesar do protagonista ser insuportável. Creio que por isso não dei 5 estrelas, achei Werther insuportavelmente chato e de difícil convivência. Sendo extremamente dramático e melancólico, a leitura se tornou cansativa e estafante em muitos momentos, apesar de todo o resto maravilhoso. Era interessante observar como o Werther ia de pensamentos tão interessantes para fases que dava vontade de abandonar o livro.
Acredito que tudo foi bem pensando pelo autor para causar isso, pois é perceptível a débil saúde mental do protagonista. Em muitos momentos, por esse motivo, senti pena dele.

Kamylla.Bianca 04/07/2024

Que livro triste
No início o livro parece tão legal, cheio de palavras incríveis que formam frases que poderiam ser marcados no corpo como tatuagem! Depois esse livro vai se tornando mais triste, a medida que os acontecimentos vão ocorrendo nos fazendo sentir a tristeza do personagem principal aumentar conforme a trama se desenrola.
Esse livro me tocou de formas que não dá pra descrever, vale muito a leitura, mas há muitos gatilhos nele, então cuidado ao ler!

beca.ferrer 03/07/2024

Um dos livros mais tristes que li em minha vida e um dos meus preferidos, Goethe toca na alma de qualquer um da forma mais mórbida e melancólica que existe.

Jessica1248 29/06/2024

Ah! O amor... Ah! a dor...
"Os Sofrimentos do Jovem Werther" é claramente um livro que demonstra a fragilidade humana, sendo muito emocionante e triste ao mesmo tempo. É evidente que o jovem em questão vagueia pela melancolia e, infelizmente, está atormentado. A narrativa é muito boa, você consegue sentir todas as emoções passadas na história, não só a tristeza, mas também a beleza de um amor puro, apesar de ser proibido. A vida não é só sofrimento; ele teve seus momentos calorosos, porém é notório que sua mente era "perturbada", o que gerou seu trágico fim. O livro tem uma escrita cativante, e a história te prende de diversas formas. Romance não é muito o meu gênero de leitura, mas não tem como não gostar deste.

louise118 26/06/2024

?É como se alguém tivesse arrancado a cortina que tapava a visão de minha alma... O espetáculo da vida infinita metamorfoseou-se ante mim num túmulo eternamente aberto.?

leitura bem densa, irrevogavelmente filha do movimento romântico em todo o seu compasso dramático e violento. confesso que esperava terminar um pouquinho mais arrebatada pelo livro, talvez eu tenha criado expectativas demais.
mas é inegável que se trata de uma obra muito bem executada até porque se nota a atenção de Goethe aos detalhes (como objetos e paisagens) e a todo o sentimentalismo atrelado à Natureza, em como a imensidão dela acaba se tornando gradualmente esmagadora ao passo em que Werther afunda em seus próprios sentimentos em relação a Carlota.
a história tem um desenvolvimento cujo ritmo às vezes beira o frenesim ou a lassitude, tudo obviamente dependendo das emoções de Werther, que protagonizam muito mais a obra do que ele próprio.
o Sublime de Immanuel Kant mora na representação do cenário bucólico que o Werther percorre, porque a própria grandiosidade e beleza das florestas se voltam contra ele à medida em que ele se torna vítima dos seus próprios tormentos.

tirei algumas estrelas porque: 1- a narrativa se torna maçante, principalmente no final; 2- esperava um final um pouco mais tocante e detalhado em emoções apesar de saber o desfecho.

porém de um modo geral recomendo a obra principalmente para quem assim como eu gosta de se debruçar sobre o movimento romântico.

Raquel.Furchinetti 26/06/2024

Só eu sou portador desse meu coração
Amei esse livro. Achei lindo, sensível e impactante. Está bem claro, já desde o título que Werther tem graves problemas, reais ou apenas criados por sua mente. Ele é infeliz. Mas isso poderia ser dito numa simples frase. O brilhante do livro é Goethe mostrando de forma tão sensível e verdadeira como pode ser a mente e os sentimentos de uma alma tão perturbada. Fora que a escrita de Goethe é maravilhosa. E é incrível que ele tenha escrito esse livro em 4 semanas. Realmente um gênio!

rafamassagardi 25/06/2024

"E você, querido pai do céu, enjeitaria um filho como este?"
Os sofrimentos do jovem Werther é um livro trágico e poético. Nesse sentido, a leitura é bastante bonita e comovente, com uma linguagem simplesmente encantadora.
Sob essa perspectiva, o formato epistolar e a descrição dos sentimentos do protagonista são alguns pontos que se destacam na obra, permitindo que tenhamos compreensão profunda do estado psicológico de Werther.
Outrossim, saliento que o livro é considerado o marco inicial do Romantismo, e a partir dele, é possível conhecer várias características que tornam esse movimento tão único!
Recomendo!?

Kamila.Tieppo 25/06/2024

Todos temos um pouco de Werther
Esse livro me tirou boas risadas, quando Werther se referia a outras pessoas do seu círculo, e me assombrou ao mesmo tempo. Anotei dezenas de trechos e me identifiquei com alguns deles. O que destaquei a seguir ? Werther escreve sobre a confiança de uns e a insegurança dele, sobre se comparar e achar que tudo além dele é muito melhor ? me atingiu dolorosamente: ?Meu bom Deus, que tudo me deu, por que não represou algumas de minha forças e deu-me autoconfiança e moderação? [?] e tudo além de nós parece mais maravilhoso, todos os outros são mais completos.?. Realmente um clássico atemporal. Werther trata as dores de um amor não correspondido e as profundezas que se pode chegar ao tentar lidar com a escassez de coragem para libertar-se desse mal; a infelicidade de não encontrar no vasto mundo ?tanto alimento, tanto prazer para o coração, no intuito de encher e satisfazer o peito ansioso e saudoso? e de ter as esperanças fracassadas e os planos destruídos.

Duda 25/06/2024

A vida humana não passa de um sonho!
A melhor leitura que eu já fiz nesse ano até agora!

Nesse livro somos imersos na vida do jovem Werther que é um personagem profundo, intenso e bastante reflexivo. O livro trata de assuntos um tanto pesados e de forma mais explícita do que eu imaginava, apresentandos diversos gatilhos (não é atoa que esse livro causou uma série de su1c1d10s na época, denominado até os dias atuais de Efeito Werther).

Adorei a construção de todos os personagens e os seus respectivos pontos de vista, como o da Lotte. Essa obra apresenta vários pontos auge mas um inesquecível é a conversa de Albert e Werther sobre a depressão.

Adorei a forma do livro em ser em cartas, deixa os leitores mais próximos ainda com o personagem e com a obra. Eu risquei MT esse livro, é com crtz o livro que mais risquei na vida, cada passagem, cada frase, tudo nesse livro é simplesmente maravilhoso.

Acho que todo mundo em algum momento vai se identificar com o protagonista, afinal, ele é mto real.

Eu não consigo mais escrever nada sobre esse livro, só digo uma coisa: ele é um sentimento
Goethe vc é um gênio.

"Wilhelm, exaspero-me ao ver como há gente incapaz de compreender e sentir as poucas coisas que ainda têm algum valor sobre a terra."

"Por que é que aquilo que faz a felicidade do homem acaba sendo, igualmente, a fonte de suas desgraças?"

"É natural que toda a calamidade, todas as aflições que nos surpreendam em meio ao divertimento, provocassem em nós uma impressão mais forte do que em qualquer outro momento, não só porque sentimos mais vivamente o contraste, mas porque os nossos sentidos, já despertados à emoção, ficam muito mais suscetíveis."

"Como sabe, respeito a religião; sinto que é um conforto para as almas cansadas, um refresco para as almas sequiosas. Mas?pode ela, deve ela ser isso para todos?"

"Pois, com certeza, é mais fácil morrer do que suportar firmemente uma vida de suplícios."

MissWalker 25/06/2024

Uma leitura forte.
Werther é apaixonante. Como alguém que luta diariamente contra uma depressão séria - que graças a Deus, está sob controle com terapia e remédios - a leitura desse livro é desconfortavelmente ressoante. Há trechos fantásticos que exibem com uma precisão sombria e absurda o nível de intensidade da chamada "melancolia" de Werther. As criticas sociais são muito interessantes e a tragédia por trás do destino do personagem é uma lição dura e amarga.

Como um livro de tantos séculos de idade pode ser tão atual? Goethe é um gênio.

E lembrando: Você, leitor, importa. Busque ajuda, pois queremos você aqui. ?

Simone 24/06/2024

"É verdade que o caminho seria mais curto e mais cômodo se não fosse a montanha; mas a montanha existe e é preciso seguir viagem!"