Os sofrimentos do jovem Werther

Os sofrimentos do jovem Werther Goethe

Resenhas - Os Sofrimentos do Jovem Werther

Beatriz3345 12/09/2018

GENTE CÊS TEM QUE LER ESSE LIVRO!
Um clássico do famosíssimo "Guete", Os sofrimentos do jovem Werther é um romance-drama com classe. Na nossa maravilhosa geração do amor sensual, quando vemos o amor puro e impossível de Werther por Carlota gera um pouco de estranheza e até aquele sentimento de "meu querido, você está exagerando um pouco não está?".
Escrito em 1772, quando foi lançado causou uma onda de suicídios na Alemanha e é baseado na história de amor real de Goethe por Charlote, uma moça casada que não dava a mínima bola para ele e o final do livro é baseado na triste história de um conhecido dos três.
Um romance abrasador, cheio de sentimento, romantismo, drama e claro, as belas palavras poéticas de Werther.

Azevedo 14/09/2018

Paixão e sofrimento
Quem nunca sofreu de amor,não é mesmo?! Quem nunca sofreu que atire a primeira pedra! Um livro para os apaixonados que já sofreram por uma dama.
Nesta obra Goethe descreve seu romance com Carlota, uma moça comprometida, e que por ela se apaixonou loucamente. Pode-se dizer que a amou intensamente, contudo sofreu intensamente.
É uma obra histórica, não apenas por se tratar de um romance "a la Goethe", mas uma das referências ao se tratar de romantismo, um momento histórico que criticou aqueles que colocaram suas esperanças demasiadamente na razão (iluminismo).

Loren 25/11/2018

(devo, ou melhor, sequer posso fazer o céu inteiro caber nessas palavras...e dizer que ela me ama?)
Tenho que confessar, o livro ficou parado em minha estante por um ano. A primeira vez que tentei lê-lo, entrei numa baita ressaca literária e nesse ano, ele me tirou dela. Goethe deixa claro o livro inteiro que jamais conseguiria realmente exprimir seus sentimentos e sensações por meio de palavras e cá estou eu, mais uma vez de acordo com ele, sem palavras para descrever a grandiosidade desse livro! Me peguei varias vezes durante a leitura pausando e relendo aquelas palavras, para ter certeza de que elas realmente foram escritas pois a escrita do autor é inacreditável, pareceu-me música em tantos momentos e me arrepiou diversas vezes. A história baseada no amor não correspondido, chega até a ser um clichê mas a forma com a qual foi abordada, de forma tão intensa, viva e melancólica me tirou o fôlego o livro inteiro. Sugiro uma chance a esse livro, incrível, incrível, incrível, uma obra monumental!

Kaio 30/11/2018

"(...) De certo que é assim que sim, pois sendo da nossa índole compararmo-nos a todas as coisas e comparar todas as coisas conosco, a nossa felicidade ou desgraça dependem dos objetos desse confronto; de sorte que nada é mais perigoso para nós do que a solidão."

Resenha: De certo que Goethe é um dos maiores nomes da literatura alemã e sua obra e vida foi um marco na transição do classicismo ao iluminismo na cultura e na arte da época.
Os sofrimentos do jovem Werther, o primeiro romance de Goethe, escrito no apogeu da chamada Geração de 1750, que reunia, além dele, nomes como Schiller e Klinger, que fermentavam novas ideias para a cultura alemã e universal.
A obra, incrivelmente psicológica, retrata o amor mal sucedido do protagonista pela bela Lotte e como a paixão o atormenta e o leva ao inquietante fim.

Fabíola Costa 02/12/2018

Sobre "Os sofrimentos do Jovem Werther".
De uma beleza indizível! Pobre Werther! Pobre d'alma que não e capaz de compreender as delícias e as dores de um amor impossível!

Karolzinhaarias 12/12/2018

Werther é uma obra sentimental. Para algumas pessoas extremamente emocional e para outros irracional. No meu caso, Wether mostrou que amar nem são só flores. Não sei dizer se o que ele sentia era amor ou idolatria. Dá para ver que ele amava os pequenos atos da vida. Mas preferiu a morte, pois para ele ela era linda também e faria bem.
Não leiam o livro extremamente apaixonados, pode desencadear depressão.

Nat 23/12/2018

Werther viaja para uma pequena cidade com o objetivo de cuidar dos negócios da família. Encantado com o lugar e com as pessoas, ele relata em suas cartas sua alegria e esperança para seu amigo Guilherme. No entanto, quando conhece Carlota, uma jovem prometida em casamento a Alberto, tudo muda. O tom de suas cartas, agora, passa a ser lúgubre, cheio de tristeza e desilusão por não poder ter Carlota para si. Seu amor vira uma obsessão, e o casamento da jovem o transforma em um homem mais frágil ainda.

Um dos livros mais difíceis que já li no ano todo. E sinceramente, achei que fosse gostar, porque romances epistolares sempre são interessantes, já que temos uma visão em primeira mão dos pensamentos dos personagens. Quando tive que escolher um autor alemão para o desafio, Goethe não foi nem de longe um dos primeiros que eu pré-selecionei (porque eu sempre tento manter várias opções para cada mês até escolher e ler). Eu queria uma leitura mais leve, mas acabei encontrando este livro em uma promoção e comprei.

Depois que terminei de ler, fiquei tentando imaginar qual era o meu problema com a história, já que eu não tenho tanta dificuldade lendo clássicos, até gosto da maioria. Achei que esse livro era só mais um romance cheio de drama e tragicidade. Então fui pesquisar o movimento literário do qual o livro faz parte e entendi porque tive dificuldade em lidar com a história em si.

Chamado Sturm und Drang (tempestade e ímpeto), este movimento surgiu opondo-se aos movimentos iluminista e racionalista. Seus adeptos postulam que o homem é um ser dominado pelas emoções e pelo tormento de seus sentimentos, e as obras que foram produzidas nesse período foram responsáveis para solidificar os ideais românticos.

De qualquer forma, valeu a pena. Não só porque eu aumentei a minha lista de clássicos lidos como consegui completar a “primeira parte” do 198 livros. Recomendo.

site: http://ofantasticomundodaleitura.blogspot.com/2018/12/198-livros-alemanha-os-sofrimentos-do.html

Vitu 09/01/2019

Angustiante e prazeroso
Não sou muito fã de romances mas esse me chamou a atenção pela temática.

Quantos de nós já não fomos pegos por uma grande paixão? Quantos não falamos a nós mesmos: "Eu não sou nada sem ela/ele. Minha vida não faz sentido sem você"?
Werther também segue esses princípios mas de forma muito mais poética. Sua personalidade é totalmente decidida em relação ao seu amor por Carlota.

O livro é escrito através de cartas que Werther manda em sua maioria para seu amigo Guilherme, que é o seu "poço de desabafo".
É dividido em duas partes. Na primeira parte é narrado o seu encontro com Carlota que já é uma mulher comprometida com Alberto. Já a segunda parte, os "sofrimentos do jovem Werther" são mais escancarados devido a aceitação de que só poderá viver um amor platônico. O fim trágico parece vir a cada página, a cada lágrima que Werther derrama. E a amargura é transpassada ao leitor.

Pra quem não tem um vocabulário muito aguçado, recomendo ler com um dicionário ao lado, foi o meu caso e me ajudou muito.
O livro tem muitas referências bíblicas e à Odisseia de Homero.

Inlectus 01/02/2019

Leitura clássica.
Cartas sentimentais, chorosas, e filosóficas.

Paulo 06/04/2019

Que história!
Lendo uma breve biografia de Goethe no site da Britannica eu vi que essa história é meio que baseada em fatos reais. Numa fase da vida onde o autor buscava uma conexão com a natureza, aconteceu numa pequena cidade um caso de um homem se apaixonar ardentemente por uma mulher já casada e outro caso, separado deste, de um homem que se suicidou. Todos esses elementos estão na obra.

Gostei do estilo de escrita, como se fosse um apanhado de cartas formando uma coletânea póstuma das ideias de Werther, um jovem muito inteligente e letrado - pois acho que não é qualquer pessoa que lê a Odisseia de Homero -, mas que se deixa abater por pensamentos que destroem a si próprio. Um psicólogo pode detalhar melhor a personalidade de Werther, mas o que pude perceber foi um começo de pessimismo sobre a vida, como na passagem:

"A maioria sofre durante quase todo o seu tempo, apenas para poder viver, e os poucos lazeres que lhe restam são de tal modo cheios de preocupações, que ela procura todos os meios de aliviá-las. Oh, destino do homem!"

e depois esse pessimismo cai em uma depressão em que nada, ou quase nada, mais faz sentido. O que lhe dava prazer hoje não mais. Daí em diante ele se fecha em seu próprio mundo até o fim.

Aderaldo.Carvalho 07/06/2019

Super recomendo!
Engraçado... Já tinha falado em Goethe e esse livro em específico, mas quando peguei esse livro na biblioteca, não acreditei que um livro tão minúsculo tivesse uma enorme popularidade. Errei! Julguei pela capa! E claro... fui condenado. Ah...como fui. Esse livro me aprisionou todas as noites antes de dormir. O livro te traz ótimas reflexões, e te inseri num campo cheio de pastos e cercado por montanhas e bosques. Ler esse livro é sentir na pele a arte, sua subjetividade e um campo que talvez ainda não entendemos, a morte, a perda, o silêncio. Alguns livros tem passagens marcantes, mas esse livro é completamente marcante. Totalmente suficiente, sem exagero de páginas, sem enrolação, uma verdadeira obra!