Os sofrimentos do jovem Werther

Os sofrimentos do jovem Werther Goethe

Resenhas - Os Sofrimentos do Jovem Werther

Fuzue 17/08/2023

A odisseia do jovem Werther
A odisseia de um jovem indignado pelo comportamento humano e pelas relações sociais enlaçado por um amor impossível.
Werther expõe uma linha de raciocínio nada convencional e soluções exigentes de coragem e audácia para os seus conflitos que, com certeza, atingem o objetivo de conversar com o íntimo do leitor.

Diego.Rates 16/08/2023

Melancolia, filosofia e reflexão
Confesso que essa é uma das obras que não consigo escrever uma resenha muito complexa. O livro me tocou bastante e deixo aqui o convite para ler, e sofrer junto com o incrivelmente bem escrito jovem Werther.

Em alguns momentos, me senti olhando para um espelho no que se diz respeito a mudanças de ânimo e de inspiração, entre outras coisas. Leitura absolutamente excepcional

_olivermih 16/08/2023

Se faltamos a nós mesmos, falta-nos tudo
Comecei o livro sem saber a questão principal do seu final, mas na metade da obra já tinha percebido qual. É uma história que apesar do conteúdo sensível ela é tratada de uma forma romantizada por seu motivo romântico. Bom livro, autor e narrativa.

Nayara 15/08/2023

O erro da humanidade é se alimentar de meras ilusões
Não acho que chega a ser um triângulo amoroso, o Werther ama e sofre sozinho com puras expectativas.
Apesar da escrita ser bonita e poética, foi uma leitura muito difícil, arrisco a dizer que foi a mais difícil pra mim até hoje. Achei que o excesso de melancolia deixou o livro arrastado e cansativo.
O principal sofrimento do Werther nem era não poder estar com Lotte pois a pior solidão é se sentir sozinho estando acompanhado.

Karloz Henrique 10/08/2023

Não sei o que dizer...
É verdade, não sei o que dizer. Quando comecei a ler, não dava nada para o livro. Tive um pouco de dificuldades no início, uma vez que não estou acostumado com leituras classicas.

Mas esse livro falou tanto ao meu coração, me ensinou tanto. Tive dó de Werther. Queria ter sido seu amigo, o conhecido, mesmo sabendo que não mudaria muito. Mas é ruim a sensação de se sentir somente um leitor de uma história que parece ser real. Acho que dá para me entenderem.

O livro transcende as paginas, mostrando como a inocência e falta de prudência podem nos destruir. Depois da bíblia, esse livro foi o primeiro a me arrancar lágrimas. Espero poder lê-lo mais vezes.

mar__ 04/08/2023

Demorei um tempinho pra entrar no ritmo, achei que algumas partes acabaram sendo muito repetitivas no início :( a narração epistolar é ótima e a tradução, notas e introdução da edição ctz fizeram toda a diferença, ajudaram muito a leitura

melmelmelmel 04/08/2023

Minha primeira leitura de Goethe e devo dizer que me deixou completamente encantada. Principalmente na primeira parte do livro, eu consegui enxergar nitidamente os ambientes onde Werther passava, gostei muito da forma como o autor explorou os cenários e as cenas que neles aconteciam. Eu já tinha uma opinião muito positiva da história antes de ler, porque a minha professora de literatura sempre falou muito bem dessa história, e ainda assim superou minhas expectativas!

Essa edição da antofagica é fantástica, e como a própria introdução fala, não se torna uma leitura cansativa ou difícil de entender, é um clássico em sua mais pura essência, se mantendo atual e identificável mesmo com o passar do tempo.

A primeira parte da história é muito mais sobre o início da paixão do jovem Werther, com uma descrição bem mais alegre e detalhada sobre os ambientes por onde ele passava e as pessoas com quem conversou. (Minha parte favorita) Já a segunda é bem mais melancólica e cinza, na maior parte do tempo ele fala sobre a Lotte, moça por quem se apaixonou, a história parece um pouco mais corrida e embaralhada nessa parte, acredito que seja pra expressar o que ele sentia.

Os desenhos que a antofagica coloca nas edições deixam as leituras muito mais imersivas e divertidas. E a tradução também está maravilhosa.

laís 04/08/2023

Um jovem sonhador e sofredor
O título diz tudo. Esse livro acompanha a história de Werther, um jovem rapaz amante da natureza e de crianças, em uma paixão ?impossível?. Uma coisa que acho importante observar nesse livro, é como todos românticos, incluindo Werther, sofrem primordialmente, e encontram no amor um lugar para espelhar esse sofrimento, não o caminho contrário.

VâniaAkira 03/08/2023

Experiencias em cartas
Essa leitura foi algo fora do normal pra mim, ler o que o jovem escrevia para o seu amigo ao longo dos meses que passava e o que ele sentia, amores, dores, indiferença, tristeza e vazio, eram experiencias unicas e que faz também refletir certas questões no qual ele se colocava ali, uma das coisas que achava lindo e triste ao mesmo tempo, é quando nosso escritor ele se apaixonada, suas palavras eram lindas e de uma grande profudidade que você sabia que poderia lhe fazer mau no futuro, mas la no fundo você torcia para ele e esse sentimento que em quase todas as cartas ele tinha liberdade de falar ....

e o final, foi um negocio que apenas me pegou, me pegou no susto!!
diria que vale a pena muuito você pegar para ler!! é uma leitura dificil, não é facil, isso na minha opnião.

Anderson Son 01/08/2023

Reflexões sobre a paixão
Neste livro embora a aparente trama seja em torno da paixão da personagem principal por sua amada, acredito que a reflexão se aplica em nossas vidas cotidianas às paixões que nutrimos por qualquer coisa. As vontades arrebatadoras que nos movem às ações, vontades que contemos devido aos valores morais e éticos da sociedade e o quão estamos experienciando a vida, se limitadamente ou não ao atendermos essas vontades ou contermos. Excelente leitura, principalmente, pelas descrições maximizadas, detalhadas e intensas das experiências da personagem. Há um quê ?cômico?, mas interessante na capacidade de descrever de forma tão detalhadas as sensações.

Rony 01/08/2023

Os Sofrimentos do Jovem Werther
"Sim, sou apenas um caminhante, um peregrino na Terra! Mas você é algo além disso?"

Fiquei bastante admirado e surpreso com a leitura que tive desse livro. Como foi dito na apresentação, uma definição de clássico interessante é a sua atemporalidade e isso guiou minha leitura com muita relevância. Encontrei um jovem muito inteligente, de grande sensibilidade e intensidade, com ideias geniais e momentos que me remetem à juventude também. Foi incrivelmente agradável ler este livro, a estrutura epistolar e o desenvolvimento me cativaram. Gostei muito de como Werther usava de sua inteligência, não como algo puramente racional, mas que era ligada à paixão também. Ao mesmo tempo, me compadeci de seu final, mas sei que era o único final que lhe cabia em suas ideias e nada mudaria isto. E para melhorar a experiência, as ilustrações no ebook da Antofágica ficaram muito boas. Espero reler essa obra em algum outro momento, pois ela parece ter uma potencialidade muito interessante (pretendo ler outros livros de Goethe também, especialmente Fausto que já está na minha lista de desejos).

t.h.a.y 31/07/2023

Talarico merece sofrer mesmo!
Uma pena que nessa época não existia psicólogo, porque o Werther precisava de um ou da Márcia sensitiva falando "DEIXA DE SER TROUXA!"