O apanhador no campo de centeio

O apanhador no campo de centeio J. D. Salinger

Resenhas - O Apanhador no Campo de Centeio

Giovani.Ragazzon 24/11/2023

Esse foi o pior livro que li na vida. De tão ruim, não consegui terminar a leitura. Nunca abandonei um livro, exceto esse. Foi a maior perda de tempo da minha vida.

valentina 23/11/2023

Não sei se eu li da forma errada, ou se não li no melhor estado de espírito, se eu não consegui entender a real mensagem, ou se foi realmente por eu ter lido um teto todo seu recentemente. Na minha percepção, o Holden é um cara melancólico, da p notar pq o livro todo é ele relembrando o passado, sempre com uma certa saudade. ele é extremamente carente, não exatamente de atenção, mas de qualquer coisa. ele buscava em todo lugar, em qualquer coisa, qualquer pessoa alguma coisa que o fizesse sentir diferente, uma coisa que deveria existir dentro dele, e ele vive frustrado por conta disso. ele fica tentando preencher ele mesmo, mas não consegue. eu consegui entender essa parte sabe, como é um livro de homem, tem meio q um ponto de vista mais masculino, um ponto de vista q eu não consigo ter. eu tenho depressão sabe, mas a diferença de uma mulher e um homem com depressão, principalmente naquela época, era gritante. eu, sendo uma mulher, é meio impossível ler livros de época e não ficar meio assustada com a distinção das coisas. é no mínimo irônico eu não ter gostado do livro, pq eu comecei ele de manhã e terminei agora a tarde, é o tipo de livro q eu gosto de ler, mas de alguma forma, não deu certo comigo. sinto que não tem nada nesse livro que foi significativo para mim ou que eu vá me lembrar, ou que pelo menos eu queira lembrar. na verdade achei meio perturbador as vezes.

Madu lea 23/11/2023

Das inúmeras coisas que amo nesse livro, a que mais se destaca é sem sombra de dúvidas a escrita do autor. Como o autor conduz o livro, é simplesmente incrível. O fluxo de pensamento usado na narração desse livro é sensacional.
Outro ponto muito positivo é como o autor conseguiu mostrar exatamente um adolescente. Hoje em dia tem tantos livros no qual o personagem é descrito como um adolescente, mas pensa como alguém de 30 anos. Esse livro não é assim. O jovem é realmente jovem. Ele se contradiz, é critico, tem seus preconceitos, é mais desconstruído que pessoas mais velhas, tem dificuldade de entender o ponto de vista de outras pessoas, sem falar na sua hipocrisia. Todas essas são as característica de um cérebro em formação e que o outro traz de uma forma brilhante dentro do livro.
Eu estou completamente apaixonada por esse romance de formação.
Por último, eu deixo uma reflexão, quantos adultos, pais, responsáveis que nós jovens conhecemos já não foram um Holden na sua adolescência?
Carol 23/11/2023minha estante
É por isso tudo que o Holden é um personagem tão marcante. Não gostei na primeira vez que li O apanhador, mas quando fiz uma releitura muitas fichas caíram e ele se tornou um dos personagens favoritos da minha vida.

Tiago Absolão. 26/11/2023minha estante
Achei interessante a resenha.

AnaCarvalho1 21/11/2023

Li esse livro por recomendação de um professor e gostei bastante!! Apesar de ser um livro em que conta apenas um final de semana, é bem detalhado e mostra principalmente os sentimentos do protagonista, que está prestes a ser expulso da escola, possui problemas familiares e acaba brigando com as pessoas ao seu redor. É uma leitura fácil e apresenta várias gírias, mostrando a vida real do menino. Recomendo muito a leitura!!

pysche 19/11/2023

Entendo todo mundo que diz e bate o pé em falar " o apanhador no campo de centeio é ruim, a leitura é arrastada demais ". Apesar dos apesares, eu adoro esse livro.

sim é fato, no início é chato pra caramba, o leitor tem que acompanhar um adolescente lascado da cabeça que só sabe reclamar e fuma. A narração em primeira pessoa e umas falas com fundo de verdade a qual te deixa com uma crise existencial danada.

vejo o apanhador no campo de centeio muito mais do que apenas um mero livro, pra mim foi um tapa na cara em diversos níveis e tive que reler para poder entender melhor a mensagem. É uma leitura muito singela e especial pra mim.

Alice587 18/11/2023

Eu acho que esse virou um dos meus livros favoritos da vida. Eu simplesmente amei tudo nele, a escrita, os personagens, o desenvolvimento eu adorei tudo 10/10 super recomendo

Mathesuu 16/11/2023

Jovens tristes estado-unidenses da década de 50.
O enredo é bom, acompanhamos um adolescente bebum, fumante e triste e suas desventuras após ser expulso de mais um colégio. A ambientação é bacana, Estados Unidos (Nova York) dos anos 50 era coisa de louco mesmo.
Me incomodou muito a repetição extrema de palavras e frases.
Uma leitura ok, nada muito marcante para destacar. Acho que ser adolescente é um porre.
Monica Morningstar 18/11/2023minha estante
Exatamente hahaha e terminei sem entender como aquela crise toda teve fim, faltou descrever o impacto interior que as conversas com o professor tiveram nele.

Lola 16/11/2023

Razoável
Confesso que esperava mais por ser um livro clássico tão aclamado pela literatura americana.
Não tem uma boa trama e nada de impactante acontece do inicio ao fim. Porém, é uma leitura fluída e divertida que traz algumas reflexões adolescentes de Holden Caulfield.

Isadora937 14/11/2023

É bem bonzinho até...
Livro totalmente diferente do que estou acostumada a ler, em relação à escrita e até mesmo a história, mas foi uma leitura um tanto prazerosa.

Para quem gosta de leitura que parece conversar com o leitor como se você fosse um terapeuta ouvindo um paciente, esse é uma boa.

Quase desisti de cara quando li a primeira página e vi que era em primeira pessoa, cheio de gírias e narrado por um adolescente de dezesseis anos revoltado com a vida. Mas ainda bem que continuei, porque curti bastante.

jennibel 14/11/2023

10/10
EU AMEIII!!!!!!! Simples de ler, achei que ia ser difícil, mas meu deus!!

Dá pra entender os dilemas do personagem principal, se impactar com ele, e se identificar, já que todos já passamos pela fase do amadurecimento e entendemos o como às vezes é depressivo e enjoativo.

Ainda mais, perceber o quanto as pessoas são terríveis e o mundo é horrível. Não se pode mais colocar os óculos infantis da inocência e isso dói machuca e é depressivo.

LINDOO, e acho difícil alguém não conseguir se identificar!!!

No início confesso que não entendia a mensagem agora pro meio pro final, meu coração se derreteu!! Lindo lindo lindo.

Não sei como um livro sofre amadurecimento e depressão juvenil, pode ser tão confortável!

Enfim, amei ler esse!

JoAo366 14/11/2023

E tal e tal e tal
Um marco geracional nos Estados Unidos, o livro tem seus bons momentos. No início, acabei devorando ele e na parte final também li com vontade. A falta de tempo me atrapalhou, mas acho que ainda teria a mesma impressão: o jovem traz reflexões interessantes e ao mesmo tempo nos irrita, assim como qualquer adolescente. Apesar disso, confesso que fui com certa expectativa elevada e vida que segue. O final é fofo.

Miguel.Bianconi 13/11/2023

Holden Caulfield é um menino que, assim como muitos jovens, sofre com problemas para se encontrar no mundo.
Para o garoto, todas as pessoas, sejam seus colegas, familiares ou autoridades, são passíveis de um julgamento feito por ele próprio, e poucos os que se salvam de serem chamados de fajutos dentro da mente do jovem.

Olhando assim parece só um adolescente descontente e revoltado, mas a escrita em primeira pessoa te transporta e faz sentir exatamente o que Holden sente. Não é só uma rebeldia, ele sente tristeza. Ele não quer se sentir sozinho e o tempo todo corre atrás de pessoas para preencherem o seu vazio.
Holden pode muitas e muitas vezes criticar as pessoas ao seu redor, mas o próprio admite sentir falta até das mais "fajutas" e odiaveis.

O protagonista apesar de por vezes ter atitudes e pensamentos que não são toleráveis atualmente (muito por conta da época em que o livro se passa) te faz sentir empatia por sua essência, e se identificar com ele.

Além disso, vale ressaltar que, para os fãs de games como eu, o personagem Jimmy Hopkins de Bully é muito inspirado em Holden (exceto pela violência do protagonista do jogo, coisa que não vemos em Holden que diz não ter culhões para tais atos).

É um livro que faz jus a sua fama e vale a pena ser lido.
ferohl 13/11/2023minha estante
é a melhor resenha q já li aqui

ferohl 13/11/2023minha estante
deu vontade de ler