O Apanhador no Campo de Centeio

O Apanhador no Campo de Centeio J. D. Salinger

Resenhas - O Apanhador no Campo de Centeio

orpheuus 22/12/2023

?Não brinco em serviço quando me preocupo com alguma coisa.
Você começa o livro achando o personagem um saco e depois vai se acostumando tanto a ele a ponto de querer ser seu amigo. Achei o começo um pouco arrastado mas depois que me acostumei começei a gostar desse tipo de narração. o fato da leitura ser arrastada mostra simplesmente como a vida cotidiana de um adolescente pode ser tediosa e sem graça o que eu sei bem e me cativou muito por me identificar com isto. É uma leitura que vale muito a pena, e recomendo ler antes dos 20, para sentir por inteiro esse livro e ter uma visão mais clara do pensamento do Holden Caulfied e inevitavelmente se reconhecer nele ou em algumas de suas narrações ranzinzas que acabam sendo comicas.

"Seja lá como for, fico imaginando uma porção de garotinhos brincando de alguma coisa num baita campo de centeio e tudo. Milhares de garotinhos, e ninguém por perto - quer dizer, ninguém grande - a não ser eu. E eu fico na beirada de um precipício maluco. Sabe o quê que eu tenho de fazer? Tenho que agarrar todo mundo que vai cair no abismo. Quer dizer, se um deles começar a correr sem olhar onde está indo, eu tenho que aparecer de algum canto e agarrar o garoto. Só isso que eu ia fazer o dia todo. Ia ser só o apanhador no campo de centeio e tudo. Sei que é maluquice, mas é a única coisa que eu queria fazer. Sei que é maluquice."

Carolina2809 20/12/2023

Uma surpresa
Esse livro não foi absolutamente nada do que eu esperava, mas ainda assim foi uma leitura muito gostosa! Um menino perdido e sem rumo vivendo experiências as mais aleatórias durante alguns dias... E você só quer continuar lendo!
Eu adorei!

Paulo1844 20/12/2023

Achei a leitura maravilhosa. Fiquei um pouco triste com a vida e os acontecimentos na vida do jovem Holden, mas a história é extraordinária. Ela te prende de um jeito incrível. Adorei a leitura!
camilla. 20/12/2023minha estante
seu intelecto me encanta !!

Lu 20/12/2023

É inesperado
Sempre ouvi falar desse livro e nunca imaginei ele dessa forma.
É um apanhado de pensamentos do Holden carregados de honestidade e aleatoriedade.
A leitura é fácil e te faz experimentar exatamente o que o Holden sente? são principalmente as frustrações de se ser quem é e a melancolia de viver o fim da escola e a infinidade de possibilidades que se abrem diante do início da vida adulta, um verdadeiro labirinto de escolhas, desejos, descobertas e decepções.
O Holden é melancólico e é um cara legal, com pensamentos bem humanos que todos temos em algum momento. Ótima leitura.

Michelan 20/12/2023

Eu sei que e um clássico mas
Não gostei desse livro
o protagonista me irritou mto
eu sei q esse era o propósito mas eu realmente n ligo como é a mente de adolescente babaca
Gab Mello 29/12/2023minha estante
Tem que tem maturidade para ler

Cris Marques 14/12/2023

Agora lembrei que li, lembro vagamente sobre o que é, mas lembro que não achei grandes coisas não.
Talvez eu leia novamente.

renata 14/12/2023

O apanhador no campo de centeio
Não achei chato ler o holden escrever sobre a caótica rotina que ele trouxe pra si mesmo. no final, foi uma leitura rápida e """""""leve""""""", acho que irei ler de novo algum dia.

Aline.Armond 13/12/2023

Comecei odiando o livro e tendo muita raiva do Holden. Ele fala e faz bastante merda. Pensei até em largar a leitura. Mas continuei e o desenvolver da história constrói muito bem a depressão e outras questões psicológicas que ele tem. Eu chorei muito porque o autor é incrível na forma de transmitir essa dor. É um livro pesado e incômodo, vale a leitura.

laranwise 12/12/2023

As coisas são alguma coisa
Esse livro é simplesmente incrível. A mente do Holden é incrível, a história é incrível, os personagens, a ambientação, TUDO. QUE LIVRO DO CARAMBA! ele me deixou com uma leve crise existencial? sim. mas que livro com não te deixa com uma crise dessas, né?
leiam.leiam.leiam.

Julia.Roloff 10/12/2023

Um clássico de verdade.
Depois que eu li esse livro, eu tive que ir atrás pra entender melhor, e cara, esse livro só fica melhor quando a gente descobre mais sobre ele.

Mas sobre o livro, foi uma leitura extremamente gostosa. Eu não me identifiquei com o protagonista, sinceramente, na maior parte do tempo eu fiquei morrendo de raiva dele (o que faz sentido, porque ele é uma especie de antagonista).

Mas quando eu me via nele era tão dolorido, e foi isso que me fez amar ele mais ainda.

Leitura sensacional, clássico atemporal.

Dieago 10/12/2023

Supimpa e cheio de fajutos.
"A marca do homem imaturo é querer morrer de maneira nobre por alguma causa, enquanto a marca do homem maduro é querer viver de maneira humilde por uma causa"

Inicialmente eu confesso ter achado um tanto descompromissada e maçante, sem um propósito e com uma estória até que simples, porém ao decorrer dos capítulos eu percebi que essa era a intenção pelo estado em que se encontrava o Holden, ele trás uma narrativa interessantíssima, bem condizente com a personagem.

O Caulfied por sí só é a obra, isso é um estudo de personagem, estamos na mente dele o tempo todo e viajamos perante as ideias dele, com uma personalidade forte, bem ranzinza (o que faz eu me identificar) onde não gosta de nada, fala mal de tudo e acha tudo bem fajuto e sem propósito, ele nunca trás um ponto linear, ele nos conta a história a medida que trás vários pensamentos e explicações em volta disso mostrando um pouco de como funciona sua mente complicadissima.

O livro começa a passar bem mais rápido e as coisas que passamos junto de Holden parecem que fazem tanto tempo e ele mesmo acha isso, são tantos acontecimentos em apenas três dias, nenhum pouco forçados e sem consequência, trata-se dele se encontrando, amadurecendo e tentando decidir seu futuro de uma forma leve, sempre trazendo tramas difíceis bem palpáveis de se absorver.

Dito tudo isso foi uma experiência única e bem caracterizada que me fez ficar imerso durante a obra toda, mesmo que os outros personagens não tenham tanto destaque e o livro acabe sem uma resposta definitiva, nada disso é um problema para proposta dela.

Luiz Paulo 10/12/2023

Vida
Tão simples que assusta
Lenta, silenciosa e calma
Os acontecimentos se perdem no ar
Assim como a nossa inocência
E nossa felicidade

Sem alarme
Sem surpresa
É sobre a morte?
Com certeza

lauroca! 07/12/2023

Adolescência
No começo fiquei confusa porque o livro não era em um campo de centeio. Mas, depois, eu entendi o livro e me identifiquei com o Holden. E ele me fez eu me sentir menos sozinha na minha adolescência "estranha".

Lucas 07/12/2023

A tradução desta edição ficou a altura do original. Holden deixou de ser aquele menino birrento para de fato assumir o adolescente depressivo que ele é. Na tradução anterior, parecia uma criança chata. Nesta não. Um dos melhores livros que já li.

Larissa.Vieira 06/12/2023

Caulfield, eu te entendo
Foi apenas na releitura deste livro e com mais bagagem de vida e literária, é que eu senti de verdade toda a angústia e melancolia de um jovem narrador de 16 anos que carrega consigo o peso do mundo, das decisões, de uma futura vida adulta fundada na hipocrisia da sociedade a qual ele se recusa a aceitar. Eu fui uma adolescente atormentada por crises existenciais e trouxe essa carga pra minha vida adulta. Por isso digo: Holden, não vai passar mas melhora. É um ótimo livro que deve ser lido com sensibilidade e sem pressa.