O apanhador no campo de centeio

O apanhador no campo de centeio J. D. Salinger

Resenhas - O Apanhador no Campo de Centeio

Cla Motta 29/02/2024

Atravessei o campo de centeio
“A característica do homem imaturo é aspirar a morrer nobremente por uma causa, enquanto que a característica do homem maduro é querer viver humildemente por uma causa.”

Leiturascomthays 29/02/2024

Uma história que me fez lembrar da época da minha adolescência que tinha tantos questionamentos e dores e poucas pessoas para dividi-las. As vezes só faltava um pouco de atenção e conselhos para tudo resolver.

Gostei mais não foi um dos meus favoritos desse ano!

Zazaxk 28/02/2024

A solidão, a fumaça e o gosto de sangue.
?A gente nunca devia contar nada a ninguém. Mal acaba de contar, a gente começa a sentir saudade de todo mundo.? Agora eu entendo essa frase, dentro do contexto me causou um baita impacto. Eis aí o livro que me fez chorar, rir em voz alta, mas principalmente, me fez sentir uma solidão gigantesca. O apanhador no campo de centeio, é uma daquelas obras que te tragam pra dentro de um universo, um universo solitário, fajuto e cheio de gente torta, aliás, de adultos tortos. Amei a experiência, amei os personagens, principalmente o Holden, me identifiquei muito com ele (deveria me preocupar?), amei andar por Nova York, sentir o cheiro de cigarros, o gosto de bebida barata, e de sangue. Amei sentir a chuva enquanto o carrossel rodava, amei ver aquelas crianças, mas ao mesmo tempo temi pelo seus futuros, eu te entendo Caulfield, me dói crescer, e me dói pensar no futuro daquelas crianças, ao mesmo tempo é maravilhoso observar aquele estado, um estado puro, longe da realidade fajuta, de gente fajuta.

Sergiomathrj 28/02/2024

Metafórico e profundo
Nessa obra acompanhamos Holden, um adolescente que foi expulso (de novo) do colégio em que estudava. No medo de enfrentar os pais, ele vagueia pela cidade por uns dias antes que a notícia (em carta) chegue aos responsáveis.
Holden tem 17 anos, mas sua estatura e berço na classe média alta o ajudam a se passar por adulto na Nova York da década de 40. A narração é feita em primeira pessoa o que pode ser difícil de acompanhar, num primeiro momento, considerando que é um adolescente deprimido e revoltado que narra. Rodeada de palavrões e jargões repetitivos é preciso paciência e imaginação para acompanhar o rapaz.
A história em si trata de temas profundos. Rebeldia adolescente, imaturidade emocional e construção da mesma, traumas do passado, superficialidade dos seres humanos e suas interações, etc.. A sutileza é estar atento aos dilemas e traumas enraizados que Holden nos conta de maneira tão ingênua e natural. Ele vive numa luta entre dois mundos, espelhando nosso descontentamento com o sistema, a crença de que somos ou podemos ser muito melhores e, ao mesmo modo, a dificuldade em ser contra aquilo que se julga tão facilmente.
Phoebe, sua irmã, é peça chave em nossa (des)construção do personagem que narra e vive a história. Os seis capítulos finais carregam o maior peso poético, filosófico e metafórico da complexa personalidade do nosso adulto-criança que facilmente se expõe deprimido na mesma rapidez com que se incomoda com o agora.
É insano o quanto podemos ser carregados pelo imaginário de Holden, tendo empatia por suas frustrações e até mesmo nos identificando com tantas coisas.

Publicado em 1951, época de mudança cultural e reestruturação pós-guerra, esse romance consegue ser atual e apaixonante.

O começo foi difícil pra mim, pessoalmente, em me animar para continuar a ler. Mas quando tomei o ritmo da fala do personagem... que final inesperado.

LEIAM SIM ESSE LIVRO.

E aí, está com a terapia em dia?

Santos 28/02/2024

O apanhador no campo de centeio
Sempre tive vontade de ler esse livro falado e recomendado por muitos. Porém, confesso que fiquei levemente decepcionada quando comecei, mas pq coloquei expectativas demais.

É um bom livro, que fala sobre as decepções e a vida de um adolescente.

Acho que o que eu mais gostei no livro foi quando eu descobri o pq do nome do livro.

Felipe1503 27/02/2024

Livro bem diferente
Desde o inicio do livro, senti uma diferença bem importante no estilo da escrita desse livro. Uma linguagem bem informal mas ao mesmo tempo antiga.. bem curioso. Provavelmente o leitor que começar a ler este livro vai estranhar muito a ponto de desistir da leitura, mas no decorrer da leitura, fica bem interessante.

Do ponto de vista geral, o livro conta
uma história de um adolescente que está bem perdido na vida, com muitas incertezas, sem o sentimento de pertencer a algo, mas muita energia para descobrir as coisas. Mesmo com um nível de detalhe absurdo da narrativa, a história tem uma linha do tempo bem curta, parece que tudo acontece em uma semana no máximo, demonstrando o dinamismo de uma mente e uma rotina nesse período da vida que todos nós passamos. Embora o protagonista Holden seja bem louco e inconsequente, tem sentimentos e valores muito puros, escancarando a falta de conhecimento que temos nesse momento da vida.
Gostei bastante do livro e levo como ?moral da história? de sempre buscarmos experiências, somente assim entendemos o que somos e o que queremos para nós.

Anne720 27/02/2024

Apenas mais um adolescente...ou será que não?
Está na hora de falar sobre Holden Caulfield, o típico adolescente dos anos 50 que bebe, fuma e já se meteu em muita confusão.
Olhando por esse ponto de vista, você pode achar que Holden é simplesmente um largado sem futuro, mas te garanto que ele não é só isso. O livro fala basicamente das suas reflexões sobre a vida, as pessoas e o futuro, da pressão que é colocada nos jovens para fazer a "escolha certa" e também sobre sua própria vida até ali, no final dos seus 16 longuíssimos anos de idade ( o tanto de experiências que esse garoto tem na vida com tão pouca idade me impressiona).

Recomendo ler este livro principalmente se você for adolescente/jovem, porque assim poderá se identificar com as opiniões de Holden e entede-lo totalmente. Me identifiquei com ele justamente por minhas opiniões serem em sua maioria iguais as dele.

É isso, bjos e boa leitura pessoal.
Não sigam o exemplo de Holden Caulfied por favor KKKK

skye 26/02/2024

200 páginas que parecem 2000
Achei muito chato, desculpa gente, sei que amam e se divertem bastante com a história do holden mas nossa senhora, que leitura sofrida que foi pra mim, entediante e super repetitivo

pra mim foi tudo meio que jogado sem começo nem fim só o meio e dane-se, ?ah mas é o conceito tu que não entendeu? F0D4 SE não aguentava mais ler a mesma frase no mesmo parágrafo 3/4 vezes cara

Brenno.Garcia 26/02/2024

Ah, nossa amiga adolescência!
Entender como funcionam os dramas, otimismos e depressões de uma mente jovem é um trabalho e tanto. Acompanhando Holden, testemunhamos uma mente em transformação e indignação quanto aos caminhos que a vida apresenta. Talvez não fosse tão fácil ter empatia por ele se não tivéssemos todos já passado por essa fase em algum outro momento da vida. Terminei a leitura no dia que completei 27 e fiquei pensando que talvez as inseguranças da adolescência continuem ali mesmo depois de muito tempo.

andy_Pendiuk 24/02/2024

O Apanhador no Campo de Centeio
Um livro para quem se sente perdido, sem rumo. Uma história para quem se sente sozinho no mundo e distante das outras pessoas.

"Entre outras coisas, você vai descobrir que não é a primeira pessoa da história a ficar confusa e assustada e até a sentir repulsa pelo comportamento humano. Você não está de modo algum sozinho nessa posição, vai ficar empolgado e estimulado ao descobrir."

Espero que Holden tenha encontrado o campo de centeio dele, que tenha encontrado seu caminho salvando os outros do penhasco que ele mesmo despencou de forma lenta e tortuosa.

barbaramagalhaesr 24/02/2024

Vitorioso, obrigada
Sempre ouvi falar em O Apanhador no Campo de Centeio e apesar da minha curiosidade, não tinha sentido que era a hora (sim, tem momento certo para ler certos livros). Uma pessoa muito querida à mim me indicou a leitura por um zilhão de vezes durante um bom tempo e depois que finalmente nos encontramos pessoalmente no ano passado, senti que o momento certo chegou.
Assim como praticamente todo mundo, o que mais me pegou nessa obra foi a narrativa. No duro kkk. É a mais acurada e sensível crônica da juventude na história da literatura, na verdade, acho que vai além disso: é o início de uma geração. As loucuras de ser um jovem nunca foram tão bem retratadas. Confesso que em alguns momentos senti raiva do Holden e na minha cabeça só me vinha uma coisa: ?que cara chato, um rebelde sem causa? até entender que sim ele tinha uma causa ao mesmo tempo que não, ele não tem uma causa, ao mesmo tempo que a causa dele é a minha e é também a de muita gente que eu nem imagino.
Ler esse livro foi uma graça. Por diversos momentos durante a leitura me peguei refletindo, em outros, rindo, e sempre lembrando de quem me indicou a leitura por mais de um zilhão de vezes (obrigada, inclusive, é uma obra que eu nunca vou esquecer). A fama que precede a obra é justa e tem meu apoio, a sensibilidade é irreal e cada capítulo lido me fazia querer ter Holden na minha família ou sair com ele e o chapéu de caça vermelho.
Depois dessa leitura percebi o quanto a vida pode ser simples e o quanto a minha geração deve à Salinger.

Bia 24/02/2024

Não consigo entender a popularidade do livro.
Simplesmente não me conquistou. Até fico pensando se não entendi o livro e o que o autor gostaria de dizer, mas achei o livro tão linear que a minha leitura foi super arrastada.
O melhor do livro é a linguagem, você realmente lê como se um jovem estivesse escrevendo e consegue imaginar o protagonista.
Bacana também a explicação do nome do livro e alguns trechos trazem pensamentos muito bonitos, mas fora isso não consigo entender porque é um livro tão aclamado e querido.

Ana Caroline 24/02/2024

"O Apanhador no Campo de Centeio", escrito por J.D. Salinger, é uma obra clássica da literatura que narra a jornada de Holden Caulfield, um jovem rebelde que luta contra a hipocrisia e a falsidade do mundo adulto. Ambientado na Nova York dos anos 1950, o livro oferece uma reflexão profunda sobre a adolescência, alienação, identidade e o confronto com a transição para a vida adulta. A narrativa sincera de Holden mostra ele em busca por autenticidade e significado em um mundo que muitas vezes parece vazio e superficial. Holden sofre com a morte do irmão e com uma família desestruturada no sentido de afeto, ele ama apenas sua irmãzinha.

bluenick0 22/02/2024

Sinceramente estava odiando até 3/4 do livro, até começar a entender direito a premissa
É um bom retrato adolescente da vida, ganho de maturidade e distúrbios.

Mari.cf 21/02/2024

Não esperava gostar tanto de acompanhar um pouco da vida de um adolescente maluco, que odeia pessoas fajutas, que 99,9% do tempo quer se matar e que odeia todos porém depende.
A leitura é bem fluida e a história te prende demais. Achei que por ser um clássico tudo seria massante mas foi totalmente o oposto disso. Recomendo