O apanhador no campo de centeio

O apanhador no campo de centeio J. D. Salinger

Resenhas - O Apanhador no Campo de Centeio

Mari 30/12/2021

Holden não tem medo de ser ele mesmo
?Entre outras coisas, você vai descobrir que não é a primeira pessoa da história a ficar confusa e assustada e até sentir repulsa do comportamento humano?.

Eu achei esse livro incrível, amei a forma como o Holden conta sobre sua vida, como se fosse um diário mesmo. Mas uma característica desse personagem q eu gostei foi como ele é sem filtro com as coisas q ele fala. Claramente
Holden é um menino muito problemático, mas quando ele expressa suas opiniões, totalmente sem filtro, ele não tem medo de ser quem ele realmente é ou o que as pessoas vão dizer ou pensar dele.
Sarita 03/01/2022minha estante
resenha perfeita, descreve perfeitamente o holden

Mari 03/01/2022minha estante
Brigada pelo livro sarita amo tu ??

Edna 13/08/2023

Humano d+
Holden é aquele humano dos quais necessitávamos muitos autêntico, pessoa boa e que ñ se conforma com a podridão do mundo e almeja o significado para sua própria vida.

Ele se revolta por fatos que a maioria acha normal, e vivemos a sua revoltante aventura e analisamos a inconformidade, com os sorrisinhos hipócritas, ele nos conquista com seu humor ácido e sofremos com ele durante os três dias que dura a jornada do livro.

Mas o ponto alto do livro é a decepção que sofre com uma de suas "duas pessoas no mundo".

kelly.brekker 20/06/2022

?Se alguém encontra alguém que vem pelo campo de centeio?
não é resenha, apenas um trecho que me pegou muito:

?Eu tenho uma sensação de que você está se encaminhando para alguma queda terrível, mas terrível mesmo. Só que honestamente eu não sei que tipo de queda? (...)
Essa queda para a qual eu acho que você está se encaminhando ? é um tipo especial de queda, um tipo horrendo. O homem que está caindo não tem o direito de sentir ou de se ouvir bater no fundo. Ele simplesmente vai caindo sem parar. A situação toda é feita para homens que, em algum momento da vida, estavam em busca de algo que o seu ambiente não podia lhes oferecer. Ou que eles achavam que o seu ambiente não podia lhes oferecer. Então eles desistiram de procurar. Desistiram ainda antes de começarem de verdade." :')
Matheus656 20/06/2022minha estante
Esse trecho e o trecho q ele lembra do irmão morto no meio da rua são minhas partes favoritas

kelly.brekker 20/06/2022minha estante
simm, muito bom

Juliana1390 23/03/2023

A história de um jovem que precisa de ajuda.
Não sei se foi somente eu, mas esse livro me causou pensamentos profundos de como falhamos miseravelmente em ajudar as pessoas que mais precisam de ajuda. O mais dolorido é que existem milhares de Holdens a nossa volta e não percebemos. O meu coração por muitas vezes durante a leitura ficou bem pequenino, os relatos não são maquiados, são o que são: reais. Confrontante e incômodo é assim que resumo a história de Holden. Não sei se recomendo. Deixo à critério. kkkkk.

Leila171 02/09/2023

Como eu estou feliz por ler esse livro e saber que a minha filha, aos 14 anos já o leu.

O Apanhador no Campo de Centeio te engana. Parece um livro sobre um adolescente chato que fala muito palavrão e que só pensa em sexo, mas é muito mais. É, certamente, um dos livros mais sensíveis que já li.

Acompanhar a mente confusa, deprimida e acelerada de Holden ao longo desses poucos dias em que a narrativa acontece é uma experiência intensa de empatia.

Salinger atinge o universal através desse menino: todos nós estamos sobrevivendo aos nossos mortos, aos nossos medos e aos nossos sonhos.

Amei essa leitura!

hylle 09/02/2023

Promete nada e entrega nada. Eu adorei.
Fiquei umas horas escrevendo a resenha desse aqui e odiei. Percebi que só estava falando o que milhares de pessoas já falaram (como se toda resenha não fosse praticamente isso, mas enfim). Não, o livro não é chato, não é parado, o Holden não é um babaca. Sim, ele é só um adolescente, e sim, o livro é o que a resenha diz ser. "Ah, mas o livro é muito mais do que um garoto andando em NY", não, não é. Falam que o livro é mais que isso, que o livro são os pensamentos, as ideias do Holden, mas a questão é: se é sobre um garoto, é óbvio que isso inclui os pensamentos dele (partindo do pressuposto de que os humanos ainda pensavam nessa época). O problema é que vocês focam no que vai acontecer nesse lugar, mas o foco é o garoto. Não vem esperando um mundo fictício todo diferente, reviravoltas, revelações, desfechos. O livro é realmente sobre um menino andando por NY. Nada mais. A questão é se você tomar ele só como um garoto mesmo ou alguém pra quem você ligaria e gostaria de ter uma conversa nada fajuta.

Layla Kohls 25/04/2020

Dispensável
Detestei.
Li críticas a respeito sobre pessoas que diziam odiar o protagonista ou que não entendiam o pessimismo exagerado do livro, motivo que os levou a detestá-lo (Holden Caulfield ou/e a própria obra). No meu caso foi diferente mas ainda mantenho a opinião/crítica negativa: minha impressão foi de um personagem/estória/narrativa supérfluos, vagos, e não me serviu para refletir sobre quase nada. Não vejo a justificativa para classificá-lo como um bom livro no fato de haver pensamento/personagem ácidos como algo revolucionário para época, há um leque amplo de livros com narrativas semelhantes, com personagens pessimistas/depressivos lançados na mesma época ou até anteriormente (A exemplo de autores como Jean Genet e William Burroughs ).
Talvez para quem nunca teve contato com um personagem mais pessimista e literal, seja uma leitura de primeira viagem interessante, mas fora isso, não recomendo.

A saga de um leitor 04/01/2022

LIVRO NECESSÁRIO!
Confesso que o título não me atraiu de cara, comecei a leitura de fato por algumas indicações e sorte eu tive em fazer essa leitura.

Um drama jovem, que se passa em mais ou menos em 2 a 3 dias (praticamente um final de semana) onde o personagem principal vai aí relatar o que aconteceu durante esse período.

Engana-se quem acha que vai ser um "mimimi " de adolescente. Muito pelo contrário, o Holden vai falar de pontos fortes e extremamente importantes. Os temas abordados são : hipocrisia dos adultos, homossexualidade, conceitos da igreja, assédio, sexo, agressões e morte.

Eu amei ! Leitura necessária.
BMOL 04/01/2022minha estante
Legal a resenha. ??
Agora o termo correto é homossexualidade. Homossexualismo caiu em desuso e remete a doença (sufixo ismo).

A saga de um leitor 04/01/2022minha estante
Olá ! Obrigado pela contribuição.

BMOL 04/01/2022minha estante
N sabia que o livro falava disso tb. Fiquei curioso para ler. Sei q foi o último livro que o assassino do John Lennon estava lendo .

Camile.Mayumi 16/05/2022

Um dos meus livros favoritos com toda a certeza
Eu comecei a ler esse livro porque era o nome do último episódio de um anime que eu vi, eu nem sabia do que se tratava na realidade, e essa história tem um estilo bem diferente do qual estou acostumada, mas a narrativa desse livro me prendeu de uma forma que eu não sei explicar, ele não só destruiu minha ressaca literária, ele botou fogo e cuspiu em cima dela para vocês terem noção.
Recomendo esse livro pacas, sem brincadeira
Bernal 19/05/2022minha estante
Qual anime?

Camile.Mayumi 19/05/2022minha estante
Banana fish, e se eu não me engano ele também é o livro favorito do protagonista do anime

Bernal 23/05/2022minha estante
Legal! Bom saber.

Maria1691 10/06/2021

A primeira vista, é um livro sobre um garoto rico, mimado e problemático que é expulso de mais uma escola, mas, na verdade, é em sobre como até pessoas que são privilegiadas com condições materiais excelentes são vítimas da sociedade, mas uma vítima diferente do usual.
Holden, nosso protagonista, sofre com a pressão da adolescência e a de ver o mundo se desgastando como o resultado do egoísmo dos seus pares, de modo que sua opinião sobre tudo seja sempre negativa.
Porém, embora seja um livro com diversas mensagens bem colocadas, a narração do protagonista é bastante cansativa, repetitiva e desagradável de tanto preconceito com qualquer atitude diferente do esperado. É um livro que conquista muitas pessoas, mas não me agradou tanto quanto eu esperava.

angel? 11/05/2021

Holden, eu te entendo.
Acho que agora entendo o porquê de todo o prestígio que esse livro tem, foi bem legal ler e me identificar com o que o Holden se batia pra tentar expressar, ver ele meio que se "afundando" nessa tristeza ou inércia desesperadora me deixou agoniada e com pena dele também. E ver ele feliz fez eu me sentir feliz.
"...não sei explicar o que eu estou querendo dizer. E mesmo que soubesse, não sei se ia me dar vontade."

Livia Barini 14/05/2021

Que livro ruim !!!
Comprei este livro muitos anos atrás, pois ele era o livro favorito de um amigo meu e outra amiga, formada em Inglês, tinha dito que era muito bom.
Não faço a mínima ideia de como essa porcaria é considerada um clássico da literatura.
É a história de um adolescente de família rica, que não quer nada com a vida e passa o tempo todo reclamando de tudo e de todos.
Esperei que fosse melhorar no final, mas ainda acabou meio sem explicação.
Sinceramente esta "coisa" eleva a definição de chato para outro nível.
Perdi meu tempo.
Simplesmente insuportável.

nataliaknows 01/04/2020

O divertido retrato de um adolescente americano nos anos 40.
O Apanhador no Campo de Centeio possui o título mais enganador de todos - não há campo, nem centeio. O que há, de fato, é a história de um adolescente bastante particular: bondoso, mas mentiroso; crítico da sociedade, mas perdido nela; claramente inteligente, mas um péssimo aluno.

O livro todo se passa em apenas 3, 4 dias, em regiões próximas de (e na própria) Nova Iorque. É um livro engraçado, despretensioso e que retrata muito bem a sensação de ser adolescente, seja hoje ou nos anos 40.