O apanhador no campo de centeio

O apanhador no campo de centeio J. D. Salinger

Resenhas - O Apanhador no Campo de Centeio

Pefico 04/06/2012

Porque mesmo esse livro é famoso?
Resolvi ler esse livro pra entender porque ele se tornou um clássico da literatura americana. Afinal, esse foi o critério que usei pra decidir ler "How to kill a mockingbird", que virou um dos meus livros favoritos. No caso do Apanhador, ainda estou tentando entender como alguém pode ter gostado desse livro.
O protagonista é um moleque irritante, que tem tudo para ser feliz na vida, mas faz questão de não ser. Talvez essa seja a pegada do livro, jogar a vida pela janela da forma mais idiota que você conseguir, mas já vi o mesmo tema ser explorado de forma muito mais interessante.
Não recomendo.
Franny Glass 12/06/2012minha estante
"...tem tudo para ser feliz na vida, e faz questão de não ser". já ouviu falar em adolescência, imaturidade, depressão ou qualquer coisa menos simplista que a sua "resenha"? Você não ENTENDEU.

Pefico 12/06/2012minha estante
Querida Franny Glass, adorável comentário, obrigado por contribuir. Nem todo o adolescente imaturo deprimido é idiota como o protagonista. Talvez você tenha simpatizado com o protagonista por ser.

Franny Glass 12/06/2012minha estante
vc só lê livros sobre felicidade ou ausência de idiotice, por exemplo? acorda, tenta ender as metáforas

Pefico 12/06/2012minha estante
Querida Franny, claro estou aberto a ler qualquer coisa idiota, tanto que estou me dando ao trabalho de ler seus comentários.

sua agressividade mostra tudo

Franny Glass 12/06/2012minha estante
talvez com a sua opiniãozinha o livro deixe de ser aclamado

Pefico 12/06/2012minha estante
Oh, estou tão ofendido... talvez eu até tenha que tomar remédios para depressão porque você não gostou da minha resenha...

Franny Glass 12/06/2012minha estante
vc tá mesmo achando o que vc escreve muito bem sacado?

Franny Glass 12/06/2012minha estante
leia mais, muito mais. quem sabe vc se familiariza com o que é bom pra reconhecê-lo. aproveita toma uns todynhos

Arabelly 16/06/2012minha estante
Faço minhas as suas palavras. Até hoje não entendo a fama desse livro. A tradução é péssima, mas creio que não exista tradutor que faça a narrativa ser bacana. Muito ruim mesmo.

Kneese 22/04/2013minha estante
Entendam,esse livro tem uma personagem como o Peter Pan: ele ouve o poema do apanhador no campo de centeio, que as crianças brincavam em um campo de centeio, ao lado do abismo, ele é o apanhador a pessoa que salva as crianças do abismo. O abismo é o mundo adulto, ele não quer crescer por isso repete de ano, para não deixar as crianças caírem no mundo adulto. Interpretem livros melhor, tenho 14 e entendi esse livro, se não entenderam eu explico melhor é so pedir.

ROSANA_79 27/03/2015minha estante
Independente deste livro ser famoso ou não?Possuir uma metáfora ou não, concordo que seu valor literário é muito raso, comparado a centenas de obras que já li durante minha vida.Fiquei bastante decepcionada e não recomendaria a ninguém.

Tulio.Gama 29/08/2020

Adolescência, adolescência, adolescência...
É quando somos adolescentes que começamos a perceber que devemos acatar com certas responsabilidades. Ao mesmo tempo, são como as espinhas que pipocam nas nossas testas no mesmo período: teimamos em rejeitá-las, mas elas sempre voltam.
É um inferno. Em retrospecto, nos percebemos como chatos aborrecidos a toa. "Aborrecentes".
E foi tudo que mais senti desta obra: alguns fomos mais loucos e inconsequentes que o outro, mas fomos - não adianta teimar - malas sem alças. Esse espírito está tanto nas escolhas narrativas como propriamente na linguagem.
Reflexivo e interessante, mas um saco. Como fomos.

Tami Silveira 13/07/2023

O apanhador no campo de centeio
Eu nunca leio sinopses e confesso que pelo título e o desenho da capa do livro imaginava algo muito diferente. Isso me decepcionou um pouco. Porque eu estava esperando por um livrão, com altos dramas e não é bem isso.
Achei a história leve, apesar de abordar algumas coisas pesadas, a forma que o autor descreve torna o livro bem fluído e fácil de ler, até bobo em alguns momentos.
Esse era um clássico que eu queria muito ler já há um bom tempo e fico feliz de ter finalizado a leitura. Mas ele nada mais é do que a vida de um adolescente que foge da escola e vive uns dias em NY lidando com seus conflitos internos.

Ladybabylon 22/04/2024

Esperava mais
Sim! Esperava mais!
Já vi esse livro presente em várias listas de leituras "obrigatórias", sendo citado em livros e filmes.
Por curiosidade fui ler o bendito.
São 26 capítulos de puro non sense kakakakaakkaka
O livro conta uma parcela da história de vida de um adolescente perdido em todas as esferas da vida.
Holden é o típico adolescente perdido que a cada ano que passa se afunda mais e mais e se perde mais e mais com as mudanças e responsabilidades.
O protagonista tem uma personalidade difícil e é um pouco problemático, mas não é uma má pessoa.
É nítido que ele ainda não "superou" a morte do irmão e que isso é um dos fatores principais que ocasionou essa situação.
O Holden passa o livro inteiro reclamando e contando coisas aleatórias que aconteciam com ele ou com pessoas aleatórias que não somão em nada na história. 99% é ele falando de coisas que detesta jkkkk
O livro não possui plot (se tem desconheço)
Você passa a leitura toda pensando que vai acontecer alguma merda e no final não acontece nada. (Não que eu estivesse desejando o pior)
O livro termina do nada(?)
O livro prometeu nada e entregou o que prometeu.
Li dois capítulos por dia. Penso que se tivesse tentado ler corrido não teria passado da metade kkkkk

tete 30/11/2021

muita representatividade triste!
"Nunca conte as coisas pros outros. Se você conta, começa a ficar com saudade de todo mundo."

acho q tô c depressão.

Mari 30/12/2021

Holden não tem medo de ser ele mesmo
?Entre outras coisas, você vai descobrir que não é a primeira pessoa da história a ficar confusa e assustada e até sentir repulsa do comportamento humano?.

Eu achei esse livro incrível, amei a forma como o Holden conta sobre sua vida, como se fosse um diário mesmo. Mas uma característica desse personagem q eu gostei foi como ele é sem filtro com as coisas q ele fala. Claramente
Holden é um menino muito problemático, mas quando ele expressa suas opiniões, totalmente sem filtro, ele não tem medo de ser quem ele realmente é ou o que as pessoas vão dizer ou pensar dele.
Sarita 03/01/2022minha estante
resenha perfeita, descreve perfeitamente o holden

Mari 03/01/2022minha estante
Brigada pelo livro sarita amo tu ??

Layla Kohls 25/04/2020

Dispensável
Detestei.
Li críticas a respeito sobre pessoas que diziam odiar o protagonista ou que não entendiam o pessimismo exagerado do livro, motivo que os levou a detestá-lo (Holden Caulfield ou/e a própria obra). No meu caso foi diferente mas ainda mantenho a opinião/crítica negativa: minha impressão foi de um personagem/estória/narrativa supérfluos, vagos, e não me serviu para refletir sobre quase nada. Não vejo a justificativa para classificá-lo como um bom livro no fato de haver pensamento/personagem ácidos como algo revolucionário para época, há um leque amplo de livros com narrativas semelhantes, com personagens pessimistas/depressivos lançados na mesma época ou até anteriormente (A exemplo de autores como Jean Genet e William Burroughs ).
Talvez para quem nunca teve contato com um personagem mais pessimista e literal, seja uma leitura de primeira viagem interessante, mas fora isso, não recomendo.

Juliana1390 23/03/2023

A história de um jovem que precisa de ajuda.
Não sei se foi somente eu, mas esse livro me causou pensamentos profundos de como falhamos miseravelmente em ajudar as pessoas que mais precisam de ajuda. O mais dolorido é que existem milhares de Holdens a nossa volta e não percebemos. O meu coração por muitas vezes durante a leitura ficou bem pequenino, os relatos não são maquiados, são o que são: reais. Confrontante e incômodo é assim que resumo a história de Holden. Não sei se recomendo. Deixo à critério. kkkkk.

Mayara945 29/01/2023

Um divisor de águas
Esse foi um livro que escolhi sem saber absolutamente nada sobre o enredo a não ser o fato de ser um grande clássico da literatura.
Não foi nenhum pouco o que eu esperava. Não que o livro seja ruim, não é. Mas quando lemos um livro com tamanho renome, sempre esperamos um enredo cheio de reflexões filosóficas, ou grandes reviravoltas, talvez um recorte histórico com críticas ácidas a uma sociedade desigual.

O apanhador no campo de centeio retrata a história de um jovem de 17 anos, Holden Caufield, que acaba de ser expulso de mais uma escola para jovens ricos, após ser reprovado em quase todas as disciplinas. Ele decide sair da escola antes do dia combinado e passa um final de semana em Nova York, pensando em tudo o que aconteceu e o que fazer em seguida. E é isso. Acompanhamos o que passa na cabeça do jovem, seus temores, inquietações, dúvidas e incertezas. E a grande sacada do livro é justamente essa: tratar a adolescência como esse momento conflituoso, cheio de questões internas de uma maneira que até então, nenhum outro livro havia abordado o tema.

Apesar da simplicidade do livro, achei a leitura agradável e simpatizei com o protagonista. Foi uma experiência de leitura que valeu a pena.

angel? 11/05/2021

Holden, eu te entendo.
Acho que agora entendo o porquê de todo o prestígio que esse livro tem, foi bem legal ler e me identificar com o que o Holden se batia pra tentar expressar, ver ele meio que se "afundando" nessa tristeza ou inércia desesperadora me deixou agoniada e com pena dele também. E ver ele feliz fez eu me sentir feliz.
"...não sei explicar o que eu estou querendo dizer. E mesmo que soubesse, não sei se ia me dar vontade."

Samira.Mesquita 10/12/2021

Livro favorito de um personagem que gosto muito, apenas
Iniciei a leitura com muita expectativa sobre a história e o personagem, mas nada do que imaginei realmente aconteceu no decorrer da leitura.

O holden é um adolescente inteligente e bem articulado de família rica, ele tá passando por um momento de crise e foi difícil pra mim ter empatia pelo personagem, talvez pela idade em que li ( acho que com 15 anos teria uma cabeça parecida e até me identificaria com ele ). Além disse os encontros e eventos aleatórios demais me deixaram um pouco confusa, apesar de achar que isso combina perfeitamente com a proposta de narrativa feita por adolescente ansioso.

Então a historia pra mim não foi envolvente ou empolgante, mas entendo o motivo do livro ser considerado um clássico já que época a adolescência não era vista como uma fase de tantos conflitos ou levada a sério.
claris 10/12/2021minha estante
queria ler desde que li vantagens de ser invisível por conta das vezes que o charlie menciona, mas já vi mt gente falando mal?

Samira.Mesquita 10/12/2021minha estante
se tu gosta de histórias sem acontecimentos grandiosos e levados a sério diria pra ler, porque tem uns temas pesados mostrados muito naturalmente, talvez por isso seja um dos preferidos do Charlie