O apanhador no campo de centeio

O apanhador no campo de centeio J. D. Salinger

Resenhas - O Apanhador no Campo de Centeio

Larissa633 04/07/2020

"A característica de um homem imaturo é aspirar a morrer nobremente por uma causa, enquanto que a característica do homem maduro é querer viver humildade por uma causa."

fabiele :) 17/12/2020

Ok..
Talvez/ou com certeza para a época em que foi escrito é um livro "moderno", é rápido de ler, a linguagem é uma linguagem bem forçada adolescente e em alguns momentos cansa um pouco.
Como li em outro comentário, não precisamos amar todos os clássico...

Alice @leituras_da_alice 05/07/2021

Quando o livro é cinco estrelas, mas não favorito?
Esse é um livro bem curtinho e nele acompanhamos dois dias na vida do adolescente Holder, que é uma pessoa amargurada, talvez depressiva e extremamente crítico com tudo.

A questão do livro é que você não se apega muito ao personagem e o acha muito chato por não estar satisfeito com nada. Mas ao mesmo tempo, esse é um livro muito importante pra época em que foi escrito em 1958, em que a adolescência não era discutida.

É um livro para se acompanhar os pensamentos e ações de um adolescente que passou por um trauma e não tem uma perspectiva de futuro. O tempo inteiro Holder conversa com a gente o que ele acha de uma situação e geralmente cita uma outra em que viveu.

Eu tinha muita curiosidade para ler esse livro por já ter visto menções dele em livros e séries, então achei que a leitura valeu demais como um todo, só não me pegou a ponto de amar e favoritar.
Flávia Menezes 05/07/2021minha estante
Foi a minha última leitura desse ano. Um livro incrível, fiquei bem tocada pela história

Alice @leituras_da_alice 05/07/2021minha estante
Simm, eu adorei o livro, principalmente porque é bem fora da minha zona e me trouxe um olhar mais atento e reflexivo que me fez gostar muito da experiência..

GilbertoOrtegaJr 31/08/2012

O Apanhador no Campo de Centeio – J.D. Salinger

O Apanhador de Centeio é um daqueles livros que por mais que tenhamos ganhado com sua leitura, acabamos perdendo muito mais, sim digo isso porque quando cheguei ao seu fim fiquei com a sensação de perda, pois sempre que leio alguma coisa tão potente ganho uma leitura maravilhosa, mas é um livro genial a menos para se ler.
Na historia o protagonista Holden descobre que vai ser expulso do colégio, e após brigar com seu colega de quarto decide fugir da escola, ao longo do livro ela acabará tendo vários encontros em Nova York com; um cafetão e uma prostituta, duas freiras, um ex colega de escola, uma garota do qual ele já foi afim, dentre tantos outros.
Ninguém (digo nenhum dos personagens) passa pelo livro sem ser atingido pelo humor ácido de Holden, como o bom adolescente que ele é tudo é chato, desinteressante, inclusive as pessoas que passam ao longo da trama, que segue durante o passeio dele na cidade de Nova York, após um bocado de páginas e desventuras, Holden decide que quer ir para o campo, mas antes disso quer encontra a sua irmã Phoebe para que possa se despedir. (Não sei se foi somente comigo, mas a cada vez que o personagem fazia digressões, sobre ir morar no campo, me batia uma enorme sensação de derrota e desespero, acho que por que fica evidente a todos que isso é só um consolo onde o leitor poderá ler nas entrelinhas que tudo esta perdido, e nada poderá salvar Holden, alias também é bem interessante isso salvar como? Qual o grande vilão do livro? Isso é algo que eu não saberia dizer exatamente talvez seja a situação como um todo, em que o detalhe da expulsão tenha sido apenas a gota da água).
É interessante notar que o livro esta cheio de gírias ou frase típicas de um adolescente, tem também uma agilidade de texto incrível, sem que se possa dizer que ela se constitui de movimentos físicos no livro, pois esta agilidade textual se da pelo pensamento de Holden que vai criando analogias entre acontecimento presentes e memórias suas dentre as quais estão lembranças de outros adolescentes, do seu irmão morto, a que diga que Holden é um adolescente Típico e chato, mas há no livro elementos que apontam sua identidade diferente, como o fato de odiar cinema, aos invés de se desentender ele ama a irmã entre outros que o leitor poderá descobrir de forma prazerosa lendo o livro, particularmente achei o personagem um bocado divertido, acho que apesar de nunca ter visto Dr House, acredito que Holden seja igual o personagem principal da série um chato carismático.

targaryen1 18/01/2021

esperava mais
acho que coloquei muita expectativa no livro e no final não me surpreendeu tanto, é bonzinho

Maik 23/01/2022

Saudades...
Que livro gostoso de se ler. Essa belezinha nos apresenta o nosso amigo Holden! E o decorrer dos dias e do seus pensamentos.

Não quero contar muito, não vou estragar a experiência de vocês. Leiam, apenas desfrutem dessa incrível obra.

Ao terminar fiquei com aquele sentimento... Um vazio, uma saudade. Ah cara, não era pra ter acabado ?

Se tornou um livro pra vida. Acredito que todos devessem ler O Apanhador no Campo de Centeio. Pode ser que precise de um choque, uma experiência dessas. Me ajudou, talvez ajudem vocês.

Ah e como o Holden diz "Nunca conte as coisas pros outros. se você contar, começa a ficar com saudade de todo mundo."

Que livro! 10/10

Alan kleber 01/08/2023

A complexidade humana e a busca incessante por autenticidade e sentido em meio à confusão da vida.

O livro "O Apanhador Num Campo de Centeio", escrito pelo genial J.D. Salinger, é uma obra literária inesquecível que mergulha profundamente na mente de seu protagonista, Holden Caulfield, um jovem repleto de inquietudes e em busca de autenticidade em um mundo que parece cada vez mais artificial.

A narrativa do autor nos envolve de forma única, permitindo-nos experimentar a jornada interior de Holden de maneira visceral. Seu estilo informal e autêntico cria uma conexão quase imediata, como se estivéssemos lendo o relato pessoal de um amigo íntimo. Holden é um personagem complexo, um adolescente à beira da vida adulta, lutando contra a pressão das expectativas sociais e a angústia de se encaixar em um mundo que ele vê como superficial e falso. Ele não se encaixa no molde tradicional de um herói ou protagonista típico; ao contrário, é um anti-herói cativante, com suas virtudes e defeitos expostos sem filtros. Em sua jornada, Holden decide abandonar a escola e passa alguns dias perambulando pela cidade de Nova York, encontrando-se com uma variedade de personagens curiosos e desajustados. Ao longo desses encontros, ele nos apresenta uma visão crítica e perspicaz da sociedade adulta, expressando sua desilusão com a hipocrisia e a superficialidade que encontra. Um dos elementos mais marcantes do livro é a metáfora do "apanhador no campo de centeio", que reflete o desejo de Holden de proteger a inocência e a pureza da infância. Essa ideia simboliza sua tentativa de evitar que as crianças caiam no precipício da maturidade, preservando-as da crueldade e das expectativas do mundo adulto. A busca de Holden pela autenticidade é o fio condutor da história. Ele anseia por conexões genuínas com as pessoas ao seu redor, ao mesmo tempo em que tenta lidar com suas próprias emoções e inseguranças. Através de sua voz franca e sincera, o leitor é levado a refletir sobre seus próprios sentimentos e experiências. O desfecho da história é comovente e nos deixa com um misto de emoções. A ambiguidade do final permite que cada um interprete a trajetória de Holden de forma pessoal, levando consigo as reflexões provocadas pela leitura.

Moisés 22/02/2021

Novo clássico favorito da vida
É engraçado falar desse livro pq quando comecei ele eu achei muito chato, o texto repetitivo e meio vazio (TUDO que esse livro não é). Porque o livro é contado na perspectiva de um adolescente, e a escrita é mt simples, com vicios de linguagens, muita repetição de gírias e no começo foi cansativo e difícil de me conectar.

Eu comecei achando o Holden uma pessoa muito insuportável (e não culpo quem não gosta do livro por conta disso), mas a medida que eu ia lendo eu comecei a me identificar com algumas coisas, e quanto mais ele ia se abrindo com o leitor mais eu ficava abismado em como dava pra relacionar ele com a minha adolescência, no final do livro eu já tava achando ele um personagem incrível apesar de todos os defeitos dele e queria defender ele do mundo

O livro fala sobre um menino solitário, triste, confuso, sobre amadurecimento, saída da juventude para a vida adulta, sobre um garoto deslocado que não entende os próprios sentimentos e desejos, e como o próprio livro diz, ele não é o único no mundo, e por isso é tão fácil se relacionar com ele. E o Holden vai muito além do clichê de garoto rebelde (isso muito antes de questões da adolescência ser um tema "legal"), ele é muito mais complexo que isso. Ele é sim um cara reclamão, ele fala mal de todo mundo o tempo todo, mas tem muito mais a se discutir sobre ele e sobre o livro em si

Ótimo livro pra uma leitura conjunta, apesar da linguagem super simples o livro traz uma história muito densa e complexa que da pra abordar vários tópicos, foi uma experiência incrível ler esse livro e pretendo ler mais vezes, recomendo principalmente quem tem entre 14 e 17 anos, mas é um livro que ultrapassa faixa etária
Brenda 22/02/2021minha estante
Dps dessa resenha vai pra minha lista de quero ler

Moisés 22/02/2021minha estante
Amém

Ana Lícia 31/01/2021

"Eu estou numa solidão dos infernos" - Holden.
Holden Caulfield não está preocupado em agradar ninguém. Inclusive nós leitores, apenas irá contar alguns fatos de sua vida.
Holden é considerado um adolescente chato, de mal com a vida, reclama de tudo e todos. E é verdade. Ele é um porre as vezes. Inconveniente, exagerado, perde a noção da prudência. Também é mentiroso. Mas nada disso apaga a experiência extraordinária que foi conhecer um pouco de Caulfield.

Acompanhar Holden durante estes dias que ele vagou por Nova York foi profundamente incômodo, entediante e doloroso. Um misto de emoções. Pois quando você não está revirando os olhos pelo seu tédio, estamos com o coração apertado por suas crises.

Holden é um adolescente rico de 16 anos atormentado. Com problemas psicológicos graves. E que precisa de tratamento. E ele sabe disso, no fundo ele sente que tem algo errado. O tempo todo ele fala que é doido, tem consciência que é uma pessoa difícil de conviver. Seus relacionamentos são conturbados e superficiais. É difícil de se abrir quando temos algo que nos sufoca. E as vezes quando queremos compartilhar, não temos com quem. Para ele é mais fácil xingar, reclamar, falar mal dos outros e se fechar do que procurar ajuda.

Para mim foi um acúmulo de fatos que desencadeou as crises de Holden. A morte do irmão, fica evidente que ainda não superou. Abusos sexuais, que podem ter acontecido com ele na infância, ou presenciado alguém sendo vítima. A morte do colega da escola. E juntando estes traumas com as dificuldades adolescentes como sexualidade, encontrar um grupo, as responsabilidades cobradas de um futuro brilhante, toda a pressão de ser um indivíduo que não se encaixa naquela comunidade. É demais para ele.

A solidão de Holden é cruel. Tão real, que dói. Está entrando no poço profundo. E quando a gente pensa que está quase tudo perdido aparece uma mãozinha pequena e firme. Sua doce e maravilhosa irmã Phoebe, e nos traz esperança. Então eu pensei, enquanto Holden queria ser o Apanhador, ele que foi apanhado. Espero que seja salvo.

Um livro incrível. Que trata claramente de saúde mental. E, gente, se alguém acredita que uma pessoa com problemas mentais é lindo, romântico, legal. Deve procurar Informação. E empatia faz um bem enorme, pra si e ao próximo. ?

O autor, Salinger, também passou por momentos difíceis durante e após a guerra. Muitos traumas. E tem muito dele no Holden. Foram 10 anos criando, conversando se apegando ao personagem. Medo da loucura e da falsidade. Os dois andam juntos nesta narrativa.

Pefico 04/06/2012

Porque mesmo esse livro é famoso?
Resolvi ler esse livro pra entender porque ele se tornou um clássico da literatura americana. Afinal, esse foi o critério que usei pra decidir ler "How to kill a mockingbird", que virou um dos meus livros favoritos. No caso do Apanhador, ainda estou tentando entender como alguém pode ter gostado desse livro.
O protagonista é um moleque irritante, que tem tudo para ser feliz na vida, mas faz questão de não ser. Talvez essa seja a pegada do livro, jogar a vida pela janela da forma mais idiota que você conseguir, mas já vi o mesmo tema ser explorado de forma muito mais interessante.
Não recomendo.
Franny Glass 12/06/2012minha estante
"...tem tudo para ser feliz na vida, e faz questão de não ser". já ouviu falar em adolescência, imaturidade, depressão ou qualquer coisa menos simplista que a sua "resenha"? Você não ENTENDEU.

Pefico 12/06/2012minha estante
Querida Franny Glass, adorável comentário, obrigado por contribuir. Nem todo o adolescente imaturo deprimido é idiota como o protagonista. Talvez você tenha simpatizado com o protagonista por ser.

Franny Glass 12/06/2012minha estante
vc só lê livros sobre felicidade ou ausência de idiotice, por exemplo? acorda, tenta ender as metáforas

Pefico 12/06/2012minha estante
Querida Franny, claro estou aberto a ler qualquer coisa idiota, tanto que estou me dando ao trabalho de ler seus comentários.

sua agressividade mostra tudo

Franny Glass 12/06/2012minha estante
talvez com a sua opiniãozinha o livro deixe de ser aclamado

Pefico 12/06/2012minha estante
Oh, estou tão ofendido... talvez eu até tenha que tomar remédios para depressão porque você não gostou da minha resenha...

Franny Glass 12/06/2012minha estante
vc tá mesmo achando o que vc escreve muito bem sacado?

Franny Glass 12/06/2012minha estante
leia mais, muito mais. quem sabe vc se familiariza com o que é bom pra reconhecê-lo. aproveita toma uns todynhos

Arabelly 16/06/2012minha estante
Faço minhas as suas palavras. Até hoje não entendo a fama desse livro. A tradução é péssima, mas creio que não exista tradutor que faça a narrativa ser bacana. Muito ruim mesmo.

Kneese 22/04/2013minha estante
Entendam,esse livro tem uma personagem como o Peter Pan: ele ouve o poema do apanhador no campo de centeio, que as crianças brincavam em um campo de centeio, ao lado do abismo, ele é o apanhador a pessoa que salva as crianças do abismo. O abismo é o mundo adulto, ele não quer crescer por isso repete de ano, para não deixar as crianças caírem no mundo adulto. Interpretem livros melhor, tenho 14 e entendi esse livro, se não entenderam eu explico melhor é so pedir.

ROSANA_79 27/03/2015minha estante
Independente deste livro ser famoso ou não?Possuir uma metáfora ou não, concordo que seu valor literário é muito raso, comparado a centenas de obras que já li durante minha vida.Fiquei bastante decepcionada e não recomendaria a ninguém.

Toshiko.Pri 17/05/2023

Inesperado.
Holden, um adolescente que vivia num internato, odiava a escola e odiava estudar.
O típico adolescente rebelde.
Achei ele engradado de início, mas depois foi ficando estranho, provavelmente ele era depressivo, solitário.

Difícil entender se todas as pessoas realmente eram tão ruins quanto ele falava ou se aquilo estava apenas dentro dele, a insatisfação.

O que eu achei mais lindo, foi o modo como ele falava dos irmãos mais novos, com tanto carinho e saudade.

Confesso que fiquei esperando algo avassalador, o tal do plot, mas ele não veio... foi uma leitura bem tranquila sem surpresas

Isaahzanardi 14/09/2021

Vale a pena
Não sabia nada sobre a história do livro, somente o nome. Encontrei ele em uma biblioteca e resolvi dar uma chamce e me surpreendi.
O livro é muito bom, a história é bem diferente e criativa. A escrita sai um pouco do comum.
Não tem como parar de ler porque em cada capitulo algo novo e doido acontece.
Acho que o ponto é tentar contar a visão de mundo de um adolescente, mostrando a forma que ele pensa sobre diversas situações.
É divertido, e uma otima leitura.

Fernando1309 22/03/2021

"A marca do homem imatura é querer morrer de maneira nobre por alguma causa, enquanto a marca do homem maduro é querer viver de maneira humilde por uma causa nobre."
Holden é um adolescente que não se ajusta ao ambiente, pulando de colégio em colégio...

Tami Silveira 13/07/2023

O apanhador no campo de centeio
Eu nunca leio sinopses e confesso que pelo título e o desenho da capa do livro imaginava algo muito diferente. Isso me decepcionou um pouco. Porque eu estava esperando por um livrão, com altos dramas e não é bem isso.
Achei a história leve, apesar de abordar algumas coisas pesadas, a forma que o autor descreve torna o livro bem fluído e fácil de ler, até bobo em alguns momentos.
Esse era um clássico que eu queria muito ler já há um bom tempo e fico feliz de ter finalizado a leitura. Mas ele nada mais é do que a vida de um adolescente que foge da escola e vive uns dias em NY lidando com seus conflitos internos.

Vincent 10/09/2020

Encantador
Entrega mais em termos de reflexão do que parece dispor de início. Um clássico. Creio ser necessário uma releitura para poder pegar nuances que não consegui na primeira leitura.