Os Lusíadas

Os Lusíadas Luís de Camões

Resenhas - Os Lusíadas

Peselin 29/06/2021

Da navegação à história da pátria
Que Os Lusíadas é um texto fundamental da literatura, não resta dúvidas, sendo a obra que ajudou a formar a língua portuguesa.
É um texto pesado, repleto de descrições apenas para favorecer o lirismo de Camões, arrisco a dizer que se cortassem as excessivas descrições o livro teria a metade de páginas.
Em meio a narrativa, se tem vários momentos em que os feitos da história portuguesa são glorificados, o que para nós brasileiros não tem muito impacto ou importância.
Camões é muito hábil em costurar os momentos históricos na sua narrativa, sem parecer que algo está destoando.

Rosiane.Jesus 23/06/2021

Luso
Em sua obra Camões expressa grandemente, sua grande admiração pelos portugueses em sua batalhas.

Nimbus 06/06/2021

Come on, Camões
Quando li a Iliada, me senti inserido naquele universo e conseguia entender a riquesa e a importância daquela história, o mesmo não aconteceu com a leitura de Os Lusiadas.
  Muito provavelmente eu não estou pronto pra entender a riquesa dessa obra, mas os acontecimentos não são tão interessantes (talvez só o encontro com o gigante ou quando eles veem a máquina do mundo) e os protagonistas não tem graça nenhuma.
  É perceptível as várias influências dos gregos e romanos e, diferentemente da iliada e da odisseia, aqui o autor comenta e lamenta algumas ocasiões - o que é interessante para entender o pensamento do período.
Não me arrependo de ter lido visto que agora eu tenho uma certa noção de como era o pensamento naquele período das grandes navegações, mas também não é um livro que eu recomendaria fácil pra alguém.

Ju 30/05/2021

amei
ótimo, é uma ótima base para se ler esse clássico. Seu entendimento é tranquilo e ótimo para quem está iniciando a ler clássicos.
Ju 30/05/2021minha estante
Além disso, a leitura é rapidinha e você sempre fica instigado a querer ler mais :)

Nivia.Oliveira 30/05/2021

O momento histórico em destaque é da dinastia de Avis: de D.João I- 1433 a D. Henrique – 1580. Nessa época, a INDIA designava todo o mundo oriental. ⚓
Luís de Camões inspirado em Homero e Virgílio constrói os 10 cantos com 100 estrofes compostas de 8 versos rimados e vários termos de difícil compreensão. 😓
Para complicar mais um pouco, Camões utiliza prioritariamente personagens da Mitologia Romana como Baco, Jupiter, ninfas...
Depois do terceiro canto fica repetitivo e parece que estamos lendo a bordo de uma Caravela... (fiquei um pouco enjoada) 😕
hoje parece exagerado o modo como Camões enaltece Portugal, mas é perfeitamente compreensível visto que Os Lusíadas foi escrito em 1556 e as descobertas para as Índias realmente mudaram o mundo naquela época.
Senti também um certo preconceito com a cultura oriental, um certo autoritarismo sobre os casamentos de soldados portugueses com as mulheres de Goa e uma certa cegueira sobre a colonização Africana e da atuação da Cia de Jesus para implantar a religião católica nos reinos conquistados.
O Santo, deleitoso, sereno, doce, ledo rio Tejo de Portugal é muito citado. De onde sai todas as coisas boas... dos vales onde teve início a população lusa e de onde partiram as naus do descobrimento.
Bastante curioso foi o “restelo” que representa os pessimistas que eram contra as descobertas e a perda de recursos e de homens (hoje, o conservadorismo); e o pit-stop na ilha dos amores (canto IX) (ou ilha das ORGIAS...). 💞 Mas é claro que a culpa caiu sobre Cupido... Será que Vasco da Gama não participou mesmo??? 😎

Beta 27/05/2021

Li por causa da escola
Livro clássico, aborda a história das grandes navegações. O livro é bem bom pra quem gosta de história e quer saber melhor o que aconteceu nas grandes navegações.

Beta 27/05/2021

Li por causa da escola

Amanda 20/05/2021

Resenha: Os Lusíadas
Achei o livro muito bom, os capítulos são curtos e resumem a obra em poucas páginas. Penso que gostei dessa adaptação e de seu desenvolvimento pois a minha matéria preferida é História, o que deixou a leitura muito mais prazerosa, sem tornar a trama cansativa ou repetitiva.

BHGimenis 12/05/2021

Ai está o pai da língua portuguesa, e de todos os meu livros favoritos esse é o mais amado deles,

BHGimenis 12/05/2021

Clara2694 19/04/2021

Os Lusíadas
Uma linguagem bem difícil mais com uma mensagem bem bonita
Os Lusíadas conta a história de navegação que luta pelo o seu país , enfrentam muitas coisas pela sua nação

Jazz 22/03/2021

Er...
Li por vontade própria (não por obrigação estudantil ou algo parecido) e realmente estava muito interessada no livro.
Ele conta três histórias, a viagem de Vasco da Gama, a história de Portugal e a treta dos Deuses do Olimpo. Portanto, eu consideraria ter um conhecimento breve destes três assuntos antes de ler ou pegar uma versão que te explique porque com a narração em si pode ficar difícil.
A leitura foi breve, mas o final torturante. Teve momentos no livro que me incomodaram e as últimas 20 páginas eu já não via a hora de chegar no ponto final (por tédio).
Durante a leitura a minha narração favorita são algumas em que envolvem os deuses e a viagem.
Muitas referências durante o livro. Essa edição ajuda com um glossário durante e no fim do livro. Me ajudou bastante.

Franciele143 20/03/2021

As dificuldades de compreender uma linguagem que não conheço
Luís vás de Camões nasceu 1524 ou 1525 não se sabe bem, faleceu em 1580 os Lusíadas foi publicado em 1572.
Que Camões é um poeta ninguém tem dúvida, mas que nível hard de dificuldade em, essa leitura é muito complexa contem muitas palavras escrita com o português tradicional, da trabalho sim porém é muito lindo. Todo escrito em estrofes ou versos, para vocês terem idéia ele é uma epopéia com 10 cantos, 1.102 estrofes e 8.816 versos até cansei mentalmente.
Ele é decassilaba seria dez sílabas poéticas. Cada estrofe contém 8 versos portanto oitavas, seria ABABABCC "6 versos cruzados ab" e "2 emparelhados cc". Ele fala propriamente do presente - durante a navegação, passado - quando retornam, e futuro - fala das professias que remetem ao futuro. Poema épico os lusíadas retrata a viagem de Vasco da Gama às índias (1497-1498). Simboliza a nacionalidade de Portugal, exaltando as conquistas ultramarinas, na viagem ele sai de Portugal corta o mar pela África e segue as índias (América). Ele fala dos grandes feitos das descobertas como o Brasil por Cabral, seus ideais eram expandir seus conhecimentos, suas rendas, expandir suas terras, trocar mantimentos e expandir a Fé. Vasco da Gama foi mais que um navegador ele foi um herói, foi porta-vóz e símbolo da nacionalidade portuguesa.
Pessoal essa obra é linda, toda trabalhada na rima, porém se ler rápido não entendi nada. Eu comecei em 24/12/19 e conclui hoje 26/03/20, não dá para ler rápido. Ele agrega na obra a mitologia, religião, descobrimento, grandes navegações, o estilo é épico, poemas, nacionalismo ou narrativa, na época a mitologia greco romana influênciava muito os portugueses e abrilhantou á obra. Más quem puder ler leia a obra é muito linda. Eu precisei fazer pesquisa sobre os números mencionados, eu li e reli várias vezes para compreender. A obra é sem dúvidas muito linda e grandiosa e se á intensão de Camões era ficar na história ele realmente ficou.

Diego 27/01/2021

Edição ótima!
Um clássico como este dispensa grandes comentários.
Talvez um conhecimento mais profundo das minúcias da história das navegações portuguesas evitasse um pouco de dispersão minha durante a leitura.
Mas é uma obra linda!
Além disso, está edição que li, toda realizada por mulheres, está ótima! Muitas explicações históricas e mitológicas necessárias às pessoas que, como eu, tem pouco mais que um verniz de cultura...
Leiam esta edição.
Livianmassafera 29/01/2021minha estante