Os Lusíadas

Os Lusíadas Luís de Camões

Resenhas - Os Lusíadas

asteuwick 21/10/2021

Leitura difícil
A história é muito boa, mas a leitura é complicada, eu só entendi algumas coisas, porque essa foi uma leitura mediada.
Juh 28/11/2021minha estante
Eu não entendi nada quando li mas pretendo ler novamente kkk

Paula 09/10/2021

Grandioso
Que obra espetacular, difícil de entender algumas partes, mas com certeza Camões era um homem de inteligência insuperável. Lendo a epopeia a gente se dá conta de tão grande foi o seu conhecimento para escrever essa maravilha. Mais pessoas deveriam ler esse livro, tem um pouco de tudo, história, ninfas, ilha dos amores, deuses, o gigante Adamastor, é muito incrível, é uma viagem mesmo!

Nana 06/10/2021

Bom, eu achei que seria uma leitura mais difícil. Sempre ouvi o pessoal falando que era uma leitura bem difícil...não sei se foi porque a minha professora mandou a obra adaptada, mas eu não tive dificuldades.
Eu gostei da história até, em algumas partes eu fiquei muito indignada com a forma como eles falavam das ninfas mas eu entendo que era o pensamento da época (o que não muda muito do pensamento ridículo dos dias de hoje).
Agora vamos ver como eu vou me sair na provakkkk
cath 06/10/2021minha estante
boa provaaaaa

Everton Gonçalves 22/09/2021

Edição comentada por Francisco de Sales Lencastre.
Neste volume encontram-se apenas os 5 primeiros cantos da obra.
É um grande clássico. Leitura extremamente pesada. O poema em si já é difícil, mas o esquema didático utilizado de fazer o comentário abaixo de cada estrofe faz com que a beleza poética entre as estrofes se percam. Os comentários ajudam a situar e acrescentam algumas informações muito úteis para entender, sobretudo as comparações e citações que são feitas ao longo dos cantos.

hagabrielah 22/09/2021

Tive que ler esta obra para uma disciplina na faculdade e, mesmo achando algumas partes maçantes, encantei-me com a escrita.
Eu já tinha lido outros sonetos de Camões então já esperava encontrar as palavras certas nos lugares certos hahah

Gaby 20/09/2021

Mais um clássico que li apesar de não ler clássicos li por conta da faculdade eu achei meio confuso então planejo reler

jascosmic 11/09/2021

nao entendi nada
li pra escola pra fzr a prova dboa e no final nem teve nada sobre o livro
n gostei mt nao achei mt formal mas fzr oq tem q ler

jotaefesanchez 28/08/2021

Inegável importância na literatura portuguesa
Clássico é clássico...

Ainda que eu não tenha o conhecimento técnico pra analisar os elementos desta obra, é facilmente perceptível, mesmo para um leigo, as qualidades de sua estrutura e narrativa.

Particularmente, posso dizer que gostei bastante, apesar de alguns elementos que soam estranhos depois de 500 da publicação, como a superficialidade da descrição dos povos pagãos da África e dos muçulmanos, por exemplo... Ou mesmo a mistura que soa "esquisita" com a interferência de Deuses da mitologia Grega/Romana.

Apesar de narrar feitos que muitas vezes podem não soar "empolgantes" do ponto de vista da aventura heróica, tem um charme único e cativante.

Eduarda.Silva 03/08/2021

Uma epopeia riquíssima em vocabulário...
Os Lusíadas = Os Lusos = Os Portugueses

Diante ao classicismo, Camões escreveu essa epopeia (longa narrativa heroica), é considerado o maior poema épico da literatura portuguesa.

O poema é feito por 10 contos, divididos em 1102 estrofe de 8 versos em decassilabos, com as rimas em ABABABCC.

Distribuído em:

? Proposição: Mostra um povo heroico.

? Invocação: Musas, ninfas e outras coisas tiradas da influência greco-latina que Camões possuía.

? Dedicatória para Dom Sebastião: o objetivo era apenas que ele financiasse a obra.

? Narração: parte mais longa, narrando diversos fatos e acontecimentos.

? Epílogo: visão negativista.

Também podemos observar sua rigidez formal e vocabular, Camões explorava as palavras deixando sua obra extremamente rica e com poucas repetições.

@bibliotecagrimoria 12/07/2021

Poema máximo da língua portuguesa
A riqueza da obra máxima de Camões é uma das leituras que mais exigirá do leitor de língua portuguesa.
Com referências que vão desde a história de Portugal até a mitologia grega, romana, passando por tradições africanas e asiáticas, o texto é de uma riqueza incomparável.
Um épico que se debruça na ousadia do povo português; conquistadores do mar (como diria Roger Crowley).
O texto pode incomodar devido a forma pejorativa que se refere ao povo islâmico africano, e outras tradições religiosas. Mas, deve-se levar em consideração a mentalidade da época, à qual nem mesmo tão sonhadores poetas, cujas mentes desconhecem as barreiras do tempo e do espaço, escapam.

Peselin 29/06/2021

Da navegação à história da pátria
Que Os Lusíadas é um texto fundamental da literatura, não resta dúvidas, sendo a obra que ajudou a formar a língua portuguesa.
É um texto pesado, repleto de descrições apenas para favorecer o lirismo de Camões, arrisco a dizer que se cortassem as excessivas descrições o livro teria a metade de páginas.
Em meio a narrativa, se tem vários momentos em que os feitos da história portuguesa são glorificados, o que para nós brasileiros não tem muito impacto ou importância.
Camões é muito hábil em costurar os momentos históricos na sua narrativa, sem parecer que algo está destoando.

Rosiane.Jesus 23/06/2021

Luso
Em sua obra Camões expressa grandemente, sua grande admiração pelos portugueses em sua batalhas.