Os Lusíadas

Os Lusíadas Luís de Camões

Resenhas - Os Lusíadas

Audra 16/06/2022

????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????

Beca 06/06/2022

Edição maravilhosa!!
Grande parte da avaliação foi em razão da editora que tornou uma leitura que prometia ser complicada em uma imersão em Portugal de 1500 e na mente de Camões!

Logo de início tem-se uma orientação de como fazer a leitura e um resumo sobre o tema e os objetivos da obra - inclusive, as circunstâncias nas quais ele foi escrita e publicada.

Acompanhar isso foi bem legal! Houve alguns cortes de estrofes e isso facilita a leitura de uma leitora despretensiosa como eu. Mas, no geral, é um livro bem completo!
Letícia_FORS 24/07/2023minha estante
Olá! Essa versão é uma adaptação confiável? Poderia me informar, por favor?

Beca 24/07/2023minha estante
Então, Letícia, até onde eu sei é sim. A editora é muito boa e não percebi nenhuma alteração em relação ao poema original!

Letícia_FORS 25/07/2023minha estante
Muito obrigada pela informação!

Danielle665 28/05/2022

Era o que eu esperava. Ele conta alguns dos contos de Camões, achei bem explicativo e é relativamente legal. Confesso que achei que seria até mais chato, mas não foi. Como li ele para a escola, li meio na obrigação então foi bem chato.

Ana Luiza 15/05/2022

É muito bonito
A forma que Camões escreve é linda, e na maior parte do tempo fui obrigada a ler em voz alta para ouvir os versos.
Foi meu primeiro contato com texto versado, talvez tenha escolhido o livro errado para começar, na maior parte do tempo eu não entendi nada, me faltou bagagem para entender as referências (principalmente da história de portugal) e as notas de rodapé pouco me ajudaram (já que não possuíam sinalização no texto, eu até esquecia da existência delas, outras vezes achava uma palavra diferente e não possuía o significado na nota).
Pretendo estudar mais para reler e aproveitar o livro da melhor forma possível.

Milena.Laurenti 15/05/2022

bom pela experiência, mas bem tediante
deus que me livre que livro chato caras, só não dei menos estrelas pq né é camões. Se você é apreciador da literatura clássica e gostaria de experimentar uma leitura da escola classicista, é uma experiência legal, massss, se vc quer uma leitura para tirar o tédio, não. Faça. Isso.

Marília 03/05/2022

É muito interessante ver a história das grandes navegações cantada em poesia. Pena que quase não fala do Brasil.

Rodrigo Secolin 22/04/2022

Clássico e fundação da literatura portuguesa
Os lusíadas, de Luis de Camões é, sem dúvida, uma obra prima da literatura. Eu digo isto não pela história em si, a qual é a viagem de Vasco da Gama pelo Cabo da Boa Esperança a fim de alcançar as Índias pelo mar, mas pela estrutura da narração épica: são 1.102 estrofes, todas escritas em oito versos e rimadas na forma abababcc. Além disso, todos os 8.816 versos são decassílabos, ou seja, todos têm dez sílabas poéticas. É impressionante, comparável a contos épicos como A Ilíada e Odisséia de Homero (século VIII a.C.).
A história é ótima. Quem lê este livro dificilmente irá esquecer seus personagens famosos como o próprio Vasco da Gama, o velho do Restelo, o gigante Adamastor, os deuses Vênus e Marte, Baco e Netuno. Falando de deuses gregos, é interessante notar que o livro apresenta um mistura de mitologia grega e um catolicismo fervoroso, sendo que a combinação dos dois gera uma narração extremamente rica de possibilidades, as quais Camões soube aproveitar. Realmente é um livro para ser lido em total momento de inspiração.

Henriques Chacôto 15/03/2022

Os Lusiadas
Uma obra espetacular.
Epopeia clássica escrita em "in media res" (ou seja começa no meio da ação)
Diferente de "A Odisseia" de Homero, que conta a viagem de Ulisses (elogia o povo grego), e de "A Eneida" de Virgílio, que conta a história de Eneidas (elogia o povo romano), os "Os Lusíadas" contam a história da viagem de Vasco da Gama até á Índia, através de um herói coletivo, ou seja o povo português.

A obra é dividida em vários planos que são eles o:
- Plano da Viagem;
- Plano dos Deuses ou Maravilhoso;
- Plano da História de Portugal;
- Plano do poeta;

Marcos.Juciede 06/03/2022

Premissa interessante
Esse livro é bom, mas a versão em prosa, em verso é bastante difícil de compreensão, mais é uma aventura muito divertida. Eu li para a escola.

Lize 23/02/2022

Os Lusíadas
Sim, livro obrigatório dá escola é muito difícil de ler, mas incrivelmente eu consegui ler esse numa boa.
Não gostei da introdução do livro, muito fato histórico e uma leitura arrastada que fiquei duas semanas só nela.
Já a parte dos cantos eu consegui ler numa boa, tem um linguajar mais complicado sim, mas analisando cada estrofe como um todo foi mais simples de entender (com uma ajudinha também dos comentários e explicações que foram colocados no livro).
Assim, a parte histórica deste livro é mais chata de ler, porém quando entra nos cantos fica algo mais heroico e fantasioso, trazendo uma leitura mais fluída e também ritmada.

Marília 05/01/2022

Até que a leitura não foi tão difícil com as explicações. É uma leitura lenta porque fala de um outro tempo e modo de vida.

Livs 22/12/2021

Honestamente, leitura de texto épico não é pra mim, português menos ainda, mas também não posso deixar de exaltar a beleza do texto.

estercleite 15/11/2021

leitura pra a faculade
definiavamente não foi uma leitura que me entreteu. São muitos fatores que podem ter causado isso, como ter sido pra a faculdade, a maneira de organização do texto e etc. (nessa questão de como foi escrito, não crítico, porque ele foi feito pra ser assim, diferente, poético, metódico. mas não rolou pra mim). Além de que é uma história da qual não me interesso rs e o prof somente puxando o saco pra os portugueses acabou dando uma gastura. Tiveram muitos momentos que eu n fazia ideia do que tava lendo, mas só segui o fluxo hehe

Stephanie E. 11/11/2021

Saudosa terrinha
Afamada obra de Camões, um verdadeiro aventureiro.
Esse livro narra um pouco das aventuras vividas pelos navegadores em busca dos Caminho das Índias.
Bacana é ajudinha dos deuses romanos para o desenrolar da história.

Storil 23/10/2021

Gênio
Obra máxima de Camões e da poesia da língua portuguesa, Os Lusíadas constitui o poema mais abrangente e expressivo do humanismo renascentista, em que a expansão marítima de Portugal se transformou em monumento de imaginação e de arte literária.

O motivo central é a viagem de Vasco da Gama em busca do caminho para as Índias pelo Ocidente.

Poesia poderosamente épica, é considerada por todos a obra-prima de Camões. Os Lusíadas cantam uma coletividade, o "peito ilustre lusitano" em movimento, descobrindo o mundo. Leitura obrigatória.