Os Lusíadas

Os Lusíadas Luís de Camões

Resenhas - Os Lusíadas

jansxuxus 16/12/2022

um livro extremamente difícil de ler mas já era esperado, é uma obra fascinante, que transparece um trabalho completo e minucioso que honra o título de clássico.

Marcela290 30/11/2022

O que eu posso dizer sobre esse clássico ??? Eu ainda não tenho conhecimento necessário, nem maturidade, mas foi incrívellll eu amei cada página Camões é um escritor eterno.

Leandro 14/11/2022

Uma obra totalmente diferente do estilo que eu estava familiarizado a ler. No entanto, foi uma surpresa boa ter saído da minha zona de conforto e optar por ler o livro. Já tinha lido alguns excertos no âmbito da disciplina de Português no 9º ano e desde então fiquei curioso pela sua leitura mas de forma completa.
Este, conta com uma poesia épica com a qual temos a possibilidade de viajar juntamente com o autor nos feitos mais relevantes realizado pelo mesmo. Avalio-o com um 8/10.

Leonardo 14/11/2022

Impresso com a bênção do censor da Inquisição
Em 2017, precisei voltar a um trecho d'Os Lusíadas para um trabalho. Busquei duas edições que tenho em casa. Curiosidade: uma delas, que havia comprado anos antes em uma coleção e ainda não tinha lido, traz na abertura as transcrições do alvará régio e do parecer do censor do Santo Ofício (foto) que autorizaram a impressão da edição de 1572 da obra-prima de Camões, em um Portugal nada laico. O censor da Inquisição não viu nos dez cantos "cousa alguma escandalosa ou contrária à fé e aos bons costumes" e admitiu a inclusão de fábula de outros deuses por ser apenas "poesia e fingimento", somente para ornar o estilo, mas advertiu que "todos os Deoses dos Gentios sam Demonios". A intolerância religiosa e política atual lembra um pouco isso...
Por falar em deuses pagãos, musas, ninfas e mitos, é inesquecível uma aula-show do Prof. Flávio Azevedo em 1988-89, no Colégio Anchieta, em Porto Alegre, em que fez uma leitura dramática de muitas estrofes do Canto Nono do livro. Na passagem, interpretada com talento e paixão, Vênus leva a nau lusitana à ilha das Ninfas amorosas, onde elas se envolvem em jogos de sedução com os navegantes portugueses ? entre eles este meu xará, que corre atrás da bela Éfire:

"Lionardo, soldado bem disposto,
Manhoso, cavaleiro e namorado,
A quem Amor não dera um só desgosto
Mas sempre fora dele mal tratado,
E tinha já por firme pressuposto
Ser com amores mal afortunado,
Porém não que perdesse a esperança
De inda poder seu Fado ter mudança.

Quis aqui sua ventura que corria
Após Éfire, exemplo de beleza,
Que mais caro que as outras dar queria
O que deu para dar-se a natureza.
Já cansado, correndo, lhe dizia:
'Ó formosura indigna de aspereza,
Pois desta vida te concedo a palma,
Espera um corpo de quem levas a alma!
[...]'"

Paro por aqui para não dar spoiler a quem quiser ler ou relembrar se meu tocaio livrou-se dessa sina de desventuras amorosas, mas acrescento que, em pleno período inquisitorial, Camões ainda escreve sobre o

"Que Vênus com prazeres inflamava,
Melhor é exprimentá-lo que julgá-lo;
Mas julgue-o quem não pode exprimentá-lo."

Anos depois dessa performance do Flávio, lembro de ter lido que outro excelente professor do colégio, o saudoso "Prego" (Sérgio Luís Fischer, falecido em 2007, irmão do sempre ótimo Luís Augusto Fischer, com quem tive aula na Ufrgs), lançou uma edição comentada com os primeiros cinco cantos de Os Lusíadas.
L P 14/11/2022minha estante
Lembra só um pouco!? ?????

Leonardo 14/11/2022minha estante
O ?um pouco? é irônico, claro.

sohisolo 06/11/2022

História, mitologia e religião
Mais do que narrar a jornada de Vasco da Gama rumo às Índias, Camões soube como abrilhantar sua narrativa ao inserir e criar um paralelo dos eventos da época com a mitologia.

Além disso, o português traz o sentimento de exaltação à sua terra e seu reino, enaltecendo as conquistas de Vasco da Gama e da tripulação. Também inclui na narrativa a exaltação à fé crista, como também uma possibilidade de expandir sua cultura para o Oriente.

Everton Gonçalves 25/10/2022

Este é o segundo volume que contem os 5 últimos cantos.
Ele é comentado por Francisco Sales Lencastre e por isso se tornou uma obra bem maior do que a original. É uma experiência bem interessante embarcar nesta aventura de ler os Lusíadas. Vale muito a pena ter contato com este clássico, apesar de não ser uma obra de fácil leitura. Os comentários acabam quebrando um pouco o ritmo e a poesia da obra, mas ao mesmo tempo ajudam a contextualizar algumas expressões e fatos ali narrados. Foi uma boa experiência a leitura!

Procyon 01/10/2022

Os Lusíadas ? Resenha
?Fui tão afeiçoado à minha pátria que não me contentei de morrer nela, mas com ela.?

Assim Luís Vaz de Camões, o primeiro poeta português e um dos maiores da civilização moderna, em seu último e derradeiro escrito, rege a carta ao amigo D. Francisco de Almeida no leito de morte. Esta passagem está intimamente ligada à batalha de Alcácer Quibir, no litoral do Marrocos, uma expedição militar e imperial lusitana contra os mouros, que constantemente penetravam as possessões portuguesas na região. O resultado foi desastroso, causando a derrota das forças portuguesas e o desaparecimento do corpo do rei, D. Sebastião, o que daria origem ao mito do ?sebastianismo?.

Não tendo herdeiros ao trono, o cardeal D. Henrique, com a saúde debilitada, assumiu o reino até sua morte, em meados de 1580. Assim, a dinastia de Avis, que reinava Portugal desde o século XIV e controlava todo o processo de expansão marítima, ficara sem herdeiros. Com o trono vazio, o rei da Espanha ? tio D. Sebastião ?, Filipe II, unificou as duas coroas, dando origem à União Ibérica, situação que se prolongaria até 1640. Vitimado pela peste, Camões falecera, em Lisboa, em junho de 1580. Em sua última carta, portanto, não só morria na pátria, mas junto com a ela.

Certamente um grande propulsor do evento foi Camões, influenciando, com a publicação de sua magnus opus, o rei e toda a aristocracia portuguesa. Mais de um milênio após Virgílio ter escrito a Eneida, Camões decide que os portugueses também precisavam de uma epopeia para se legitimarem. Os Lusíadas, o maior dos épicos nacionais, é uma saga do Humanismo. É a primeira grande epopeia cristã da modernidade, assim como a Divina Comédia fora no medievo. Escrito durante o Renascimento em Portugal, numa época marcada pelas Cruzadas; pelas Grandes Navegações; pelas invenções; pela imprensa de Gutemberg, bem como o consequente barateamento do papel; pelas controvérsias religiosas, como a Contrarreforma; período iniciado na Itália, cujo desejo de conhecer a si próprio calcava-se na reafirmação do espírito humano. Fora um contexto de revolução cultural, que contrapõe a cultura clerical, tendo como base o humanismo frente ao teocentrismo; tendo, também, como opção estética, o classicismo.

A cultura da Antiguidade greco-latina, voltada aos princípios clássicos de harmonia, equilíbrio e visão antropocentrista do mundo, é ressuscitada. No período, dois mundos são descobertos pelos humanistas: o mundo clássico e o mundo terrestre. Em Portugal, Sá de Miranda e Camões fazem a síntese entre a tradição literária portuguesa e as novas inovações. Com o resgate do gênero épico e inspirado nas obras homéricas e virgilianas ? que narravam as conquistas e as glórias do povo grego e romano, respectivamente ?, Camões narra as conquistas do povo português na época das Navegações.

A saga narra os portugueses na viagem do navegador português Vasco da Gama (1469-1524) em busca da rota marítima para a Índia ? um marco nas relações comerciais e exploratórias do século XV e, de certa forma, a consolidação de um momento historicamente relevante para Portugal ?, bem como todos os incidentes que a cercam. O texto divide-se em dez cantos, compostos por versos decassílabos, e em cinco partes: proposição (onde narram-se os feitos portugueses), invocação (das ninfas do Tejo), ofertório (do rei D. Sebastião), narração e epílogo. Marcado pelo sentimento heroico de expansão portuguesa e pelo ecletismo religioso, Camões confere ao texto uma dimensão coletiva do herói, não sendo, ele, Vasco da Gama, mas sim o povo português. Canta-se, portanto, a pátria e a história de Portugal. A viagem de expansão marítima torna-se pretexto para que a história de Portugal seja cantada ? a viagem é, em última instância, uma narrativa-moldura. É uma história que começa in medias res (isto é, parte do meio da ação para então inserir todos os acontecimentos), iniciando no meio da viagem de Gama. A história de Portugal é contada cronologicamente pelo capitão ao rei de Melinde. A viagem é usada como representação de todas as navegações portuguesas, que ilustram uma época e demonstram a incapacidade do europeu (mais especificamente do português), de sair de si para identificar-se com o Outro.

Camões, no concílio dos Deuses, coloca os portugueses como descendentes dos romanos, e, portanto, herdeiros do apoio de Cípris, estando, assim, predestinados a construir um grande império. Apesar de se apoiar em heróis de carne e osso como Vasco da Gama e citar reis e autoridades reais do período, Camões igualmente apela para o maravilhoso, para a intervenção dos deuses. Nesse sentido, a realidade é mitificada, enxergada por uma lente grega homérica, o que simbolicamente é uma forma de ligar o Império Português a esse paradigma de civilização e poder que é a epopeia grega.

No poema é clarividente um europeu impermeável à cultura do Oriente, incapaz de compreendê-la. Camões faz uma análise ideológica (do aristocratismo social) e uma investigação lírico-mitológica, traçando ?linhas épicas sustentadas por fatores líricos?. A lei que preside o mundo mitológico camoniano é a beleza. Faz-se uma imersão ao mundo pagão, trazendo um poder erótico e uma força lírica considerável em meio à crise religiosa. A glorificação do corpo e o desafio ao espírito reformista faz do texto uma valorização da razão e das conquistas humanas ? embora exista, ainda, uma preocupação demasiada por parte do autor em dizer a ?verdade? sobre os fatos narrados. Pode-se ler a obra em quatro planos: o histórico, o mítico, o heroico e o pessoal. Narra-se a história de um país, em que, enquanto deuses pagãos são utilizados como recurso estético, há uma mistificação daquelas figuras dos navegadores ? invocados como ?novos argonautas? ?, estes cada vez mais aproximados do período histórico do próprio autor.

A construção magistral e sobretudo repetitiva, como toda epopeia. A extração dos grandes feitos portugueses é feita enquanto se rememora marcantes episódios constitutivos da nação portuguesa, como o episódio da Inês de Castro, do Gigante Adamastor, do Velho do Restelo, da Ilha dos Amores e da Máquina do Mundo.

A presente edição de Os Lusíadas, organizada pela especialista em Literatura Portuguesa Jane Tutikian, está voltada para estudantes e para interessados em ler esse cânone da literatura. A obra-prima de Camões é bem acompanhada de uma apresentação que contextualiza pertinazmente o surgimento do texto e a vida do autor além de abundantes ? embora por vezes excessivamente repetitivas ? notas que esclarecem vocabulário, referências a personagens e fatos históricos, bem como auxiliam na compreensão de trechos cuja sintaxe pode dificultar a leitura.

Em última análise, Os Lusíadas é uma obra monumental, basilar da cultura e da literatura portuguesa, que repercute no bojo da rica cultura de rico idioma, progênie do latim romano de Virgílio, espelhado na mística de Camões. Fernando Pessoa (em ?Mensagem?), José Saramago (em ?A jangada de pedra?), Carlos Drummond de Andrade (em ?A máquina do mundo?) e Manuel Bandeira (em ?A Camões?) citam, direta ou indiretamente, o texto camoniano. É evidente, no entanto, que o poema não é unânime. A postura soberba e saudosista que Camões impregna no texto desvela as contradições do próprio poeta, distanciado espaço-temporalmente da pátria que tanto glorifica ? mas não dos homens que critica. Esse ato de mitificação ainda assim torna-se relevante na dimensão do resgate da epopeia clássica de Homero. Ao mesmo tempo em que glorifica as ações imperialistas dos lusitanos, Camões canta uma denúncia da opressão em nome do heroísmo e da ambição pela conquista. O elemento social do poema acaba destoando-se da Odisseia, por exemplo ? onde Homero canta em louvor de um homem. Camões aproxima-se, com esse viés coletivo, dialético e histórico, de Virgílio, na formação de um povo, cercado de contradições, revoluções e de um eterno movimento em direção a uma expurgação do corpo material.

Ket 10/09/2022

Achei muito esse livro. Provavelmente por ser uma escrita diferente. Mas achei esse, entre todos os clássicos que já li, o pior

jojo 04/09/2022

OS LUSÍADAS
não lembro de NADA do livro
não consegui prestar atenção em nada. porém nas poucas coisas que consegui me centrar, achei muito cativante.
vou dar outra chance pra esse livro, vou reler e ver se consigo me prender na história

Annali.Rocha 31/08/2022

????????????????????????????????????
????????????????????????????????????

Amanda 14/08/2022

Comecei a ler "Os Lusíadas" de Luís Vaz de Camões para uma disciplina da faculdade sobre Literatura Portuguesa. Achei que a obra é escrita de maneira muito bela, porém achei de difícil interpretação. Talvez devido a época em que foi escrito. Certas partes compreendi a referência, como Ouriques, por exemplo. Mas recomendo. É realmente um clássico!

Larissa 24/07/2022

A leitura não me fixou, mesmo as rimas sendo legais. Quando eu lia, depois de um determinado tempo, esquecia o que tinha lido. É legal por falar sobre a história de Portugal e por misturar figuras mitológicas de várias culturas.

Rulian1 15/07/2022

Assim, eu só comecei a entender algo na página 37 "o início de tudo", e depois da página 50 e alguma coisa parei de entender.

Gabs 19/06/2022

foi ate ok, nao foi tao ruim quanto eu esperava e no final ate que eu gostei. li por causa da escola