Os Lusíadas

Os Lusíadas Luís de Camões

Resenhas - Os Lusíadas

Carol 06/07/2020

As armas e os barões assinalados
Recomendo a leitura, aqueles que leram as grandes epopéias clássicas tais como Ilíada, Odisséia e Eneida vão reconhecer as referências presentes n'Os Lusíadas. Além disso, considerei a leitura mais fluída em comparação com as outras já citadas, acredito que a obra ter sido escrita em português auxiliou nisso, facilitando a leitura. Porém têm muitas referências históricas e mitológicas, onde o leitor pode ficar um pouco perdido, mas as notas de rodapé ajudam bastante. Em conclusão considero um livro imperdível, com passagens belíssimas e clássicas, tais como o episódio de Inês de Castro, do gigante Adamastor, do Velho do Restelo, da Ilha dos Amores, etc.

Elifas 24/06/2020

Clássico
Expoente máximo de nossa Língua. Aprendemos a amar nossa Língua muito mais após a leitura dessa obra. Além disso, apresenta nosso DNA.

Lorenza.Borba 16/05/2020

Li na força do ódio

Negres 10/05/2020

A Épica obra que descreveu uma viagem marítima audaciosa e histórica, se utilizando das mais variadas culturas literárias.
É muito amplo o objetivo de Luiz Vaz de Camões em Os Lusíadas. Poderíamos focar nossas atenções na viagem marítima de Vasco da Gama com o objetivo de descobrir novos caminhos para as Índias, poderíamos também direcionar nossas atenções para os dez cantos com suas estrofes e versos decassílabos em uma rima formada no ritmo AB AB AB CC ou poderíamos ainda entender que a Obra apenas objetiva-se em enaltecer o povo português, mas na realidade Os Lusíadas são todos esses aspectos misturados com a adição de referências literárias gregas e romanas.
Esta obra épica de Camões relata grandes histórias de guerras dos países europeus, além das lutas contra o Império Otomano, não é exagero dizer que o livro também é um verdadeiro documento histórico.
Deixo esta humilde, e talvez limitada dica minha, que Os Lusíadas pode até se apresentar com certa complexidade de compreensão, no entanto é uma leitura enriquecedora intelectualmente falando. A obra vai te cativando a cada página pela forma poética e aventureira de como Vasco da Gama traça seus caminhos marítimos rumo as índias.
Boa Leitura!
Sinopse por Ricardo Maia 10/05/2020

Depósito Literário 19/04/2020

RESENHA - OS LUSÍADAS
1570, Renascimento. Camões torna-se um dos principais pintores a serem aclamados pelo mundo. Não, eu não estou delirando. Assim como as obras de arte que o nosso limitado verbo é incapaz de decifrar, “Os Lusíadas” é uma pintura no melhor estilo greco-romano.

Ao centro da tela, não espere encontrar uma cópia de Aquiles ou de Eneias. Não há um herói, existem vários. Aprumados na embarcação, a comando de Vasco da Gama, seguem cortando os perigos e os vícios humanos. Reluzem os corações dos bravos portugueses movidos, pelo amor à pátria, rumo ao oriente.

Ao fundo, estampando o céu de onde vêm as leis superiores a regerem os grandes feitos, desenham-se os trajetos empenhados em nome da fé e da ambição. Do alto, aguardam entre as nuvens da fama e da glória os passados e os futuros nomes a alcançarem a imortalidade trazida pela vitória.

À margem esquerda, esboços do Olimpo revelam a agitação dos deuses frente à ousadia dos humanos. Ocultado pelas chamas da raiva e da inveja, o descontentamento de Baco se opõe à radiante luz de Vênus, deusa da paixão, em um retrato maniqueísta.

Ao lado esquerdo, ergue-se o temido gigante Adamastor. Seu coração, um dia aquecido pelo amor, tornara-se rochoso como um penedo, experimentando a fúria dos deuses e erguendo-se no Cabo das Tormentas.

Além-mar, abre-se a Ilha dos Amores ao encanto e aos prazeres dos bravos desbravadores. Irradiam-se as cores vivas das flores e o brilho dourado das conquistas sobre aqueles dispostos a espalhar suas partes pelo mundo.

site: https://www.instagram.com/depositoliterarioblog/?hl=pt-br

Gabriel Dummer 16/04/2020

Navegando...
Um poema incrível de se ler. A sonoridade dos versos nos fazem navegar pela história e pela fantasia da obra. Não se trata de uma leitura fácil, as ondas de termos difíceis e associações complicadas nos fazem pensar, muitas vezes, que estamos a deriva, prestes a naufragar. Mas é só tomar coragem, levantar velas e seguir nesta aventura que o horizonte da obra nos presenteia com uma paisagem bela e única.

Eddy Souza 16/04/2020

Clássico da literatura, esse épico da poesia lusófona é um marco da produção literária portuguesa. Escrito em 10 cantos, em oitavas, esse poema narra a histórica viagem de Vasco da Gama às Índias. Além de relatar as aventuras de Gama pelos mares desconhecidos, o poema é um tributo à história e à formação do Estado português. É um clássico que vale a pena ser lido e sentido. Os versos de Camões são perfeitos e geram um ritmo que faz o leitor mergulhar na narrativa épica a que o poema se dedica.

@jmich3l 14/04/2020

Epopeia épica
Os Lusíadas é uma obra narrativa, narrada principalmente por Camões.
Sua estrutura é constituída por dez partes chamadas cantos. Cada canto tem um número variável de estrofes. As entrâncias possuem oito versos e a rima é cruzada nos seis primeiros e emparelhada nos dois últimos, sendo cada verso constituído por decassílabos.
É nessa estrutura impecável que Camões conta um pouco da história de Portugal e narra os caminhos que levam a descoberta marítima para a Índia por Vasco da Gama.

eagorarenato 23/03/2020

Deus é Pai. Só eu, ateu, iniciar esse texto com essa interjeição católica já mostra o reflexo do desastre grave que virou essa história toda de colonização. As grandes navegações foram praticamente mais importantes pra humanidade do que as viagens espaciais. Os astronautas de mil e quinhentos estavam muito chocados com a existência de mundo no além-mar. Tão deslumbrados e isso acompanhado de uma sensação de superioridade absurda moldou estruturas sociais que ditam nossa sociedade até hoje. Anacrônico dizer racista dos navegadores, mas toda essa narrativa é difícil de engolir contextualizando os resultados. Foi uma leitura maçante.
Pontos interessantes dessa edição ilustrada foi a carta Régia que autoriza Camões a publicar a obra épica que valoriza e honra a nação lusitana de suas conquistas. Há também um "disclaimer" da Igreja, um parecer do Santo Ofício diz que apesar do autor tratar a crença do povo grego como "deuses" (há várias referências a Baco, Afrodite, por ser esta obra inspirada d'A Odisseia), por ser o texto fruto de poesia y fingimento, não há injúria. É sabido e cabe ressalvar que os deuses desses povos são na verdade Demônios. Tragicômico.
Enfim, passar por essa leitura para mim foi uma experiência interessante, ainda mais sob esses olhos que tenho hoje.
Bernardo.Vasconcelos 26/05/2020minha estante
Só para avisar que a obra "Os Lusíadas" foi escrita em 1556 e que nessa época não havia astronautas...

eagorarenato 27/05/2020minha estante
Obrigado!

Gabriel.Falcão 20/02/2020

Uma obra monumental
Nada mais forte e valente do que o peito lusitano, está obra de Camões elabora um dos maiores feitos humanos que foram as grandes navegações e que Portugal por excelência foram os pioneiros nessa jornada.
Essa obra realizada em cantos e escrita no século XVI é uma das maiores obras da humanidade, indico sem sombra de dúvidas!

bobbie 02/12/2019

Minhas estrelas não julgam Camões
Quem sou eu para julgar Luís de Camões? Absolutamente ninguém. Minhas estrelas se referem à minha primeira experiência com o bardo português e seu Os Lusíadas. Não tenho, nem nunca tive, o prazer de fruição ao ler poesia. Estou começando a me aventurar por essas searas recentemente - e talvez tenha me arriscado a ler Camões cedo demais. Por isso a falta da quinta estrela. Essa falta é minha, puramente minha e de mais ninguém.

Carlos Colle 02/03/2019

Inspirador
Foi através desse livro que li no ginásio que comecei a gostar de ler.

Welton.Santos 06/02/2019

Não compre essa edição!
Jane Tutikian conseguiu destruir a obra "Os Lusíadas" (nesta edição). Ela tirou muitas das pontuações da obra, e isso acabou com a forma e conteúdo. Li partes do texto original de "Os Lusíadas" para checar essa estranheza que senti (quando li a versão da L&PM), e vi que a falta de ritmo se deu por falta de pontuação; esse foi o motivo que causou essa estranheza-pra quem quiser verificar o texto original de "Os Lusíadas", ele está disponível gratuitamente na internet. Não comprem essa edição.

Biblioteca Álvaro Guerra 15/01/2019

Os Lusíadas é uma obra de poesia épica do escritor português Luís Vaz de Camões, considerada a "epopeia portuguesa por excelência". Provavelmente concluída em 1556, foi publicada pela primeira vez em 1572 no período literário do classicismo, três anos após o regresso do autor do Oriente.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/8585851546