Pollyanna

Pollyanna Eleanor H. Porter

Resenhas - Pollyanna

Polly Fariias 18/07/2020

Pollyanna é uma menina de 10 anos órfã que logo que seus Pais morreram ela passou a morar com uma tia. Tia essa super amarga de mal com a vida, no decorrer da história Pollyanna joga seu lindo e encantado jogo do contente fazendo com que a tia e todos aceitem a vida como é pra ser. É uma aventura e tanto! Gostei muito

Paola 06/08/2022

Jogo do contente
Eu preciso aprender a jogar com essa garotinhaa! Achei muito fofo a demonstração de carinho da cidade inteira, adorei ?

Mori.Tudorache 04/05/2021

Fofo!
Um livro sobre gratidão e otimismo, que ensina com o ?jogo do contente? como ver o lado bom de tudo, livro curtinho e muito fofo ?

Julia 24/05/2020

O livro levanta questões bastante interessantes, o primeiro que me fez querer chorar. Um texto indispensável, deveria ser lido principalmente pelas lições que trás, a leitura é bastante fluida e acabou me prendendo, pela curiosidade de saber o que aconteceria com Pollyanna. Em alguns momentos me senti mal ao lê-lo, por questionar atitudes minhas, resultando em uma revisão individual de vida, fazendo com que eu pretenda mudar meu ponto de vista.
A personagem se mostrou com uma inocência excessiva em algumas passagens, o que me irritou um pouco e apenas por esse motivo dei 4 estrelas. Mas a história em si, é surpreendentemente maravilhosa.

Rebeca 06/05/2022

Pollyanna é encantadora! Com seu jogo do contente nos inspira e ensina sobre gratidão e a ver sempre o lado bom da vida! ?

Anna.Luiza 31/05/2022

Pollyanna
Cara esse livro é extremamente incrível ! A leitura dele é extremamente fluida e eu amei a escrita da Eleanor ela é uma grande escritora esse livro quase me fez chorar litros de lágrimas no final dele o livro é muito bom recomendo super ! Estou muito anciosa para ler pollyanna moça e eu tenho muitas dúvidas se o próximo livro vai ser tão maravilhoso quanto este .

Tâmise Pereira 21/04/2022

Inenarrável!
Impossível descrever o poder desse livro. Involuntariamente você entra no jogo e a sua vida muda, pelo simples prazer de viver contente.
Que privilégio poder ler sobre uma criança que entendeu o sentido da vida.

Emily 29/05/2021

pollyanna uma menina muito tagarela, extrovertida, acho que aprendi a jogar o jogo do contente com ela kkkkk (apesar dos momentos ruins, sempre tem o lado bom das coisas).

Thais.Silva 11/06/2020

Embora publicado em 1913 e seja um clássico da literatura juvenil, trata-se de uma leitura atemporal e para todas as faixas etárias.
Praticando o "jogo do contente", ensinado pelo falecido pai, a pequena órfã consegue encontrar alegria nas coisas mais simples.
E quando Poliana vai morar com a amargurada tia Paulina, irmã de sua mãe, conquista toda a cidade e consegue transformar a vida de todos ao ensinar seu jogo.
Estou encantada com a doçura de Poliana e a maneira otimista de encarar a vida.
Importante para refletirmos sobre como os acontecimentos que enxergamos desagradáveis podem se revelar positivos de algum modo.

"Em tudo há alguma coisa de bom. A questão é descobrir onde está."

Paloma F. 10/06/2020

De início a história da Poliana até lembra um pouco a da Anne, mas percebi que é bem diferente, além de ser bem gostosa de ler, trás um pouco de esperança, é legal ver a Poliana vendo o lado positivo das coisas.

Anas.Julias 23/04/2022

É um livro bom, ele superou as minhas expectativas. Teve vários momentos em que eu fiquei com raiva da Pollyanna.

asteuwick 20/06/2021

Otimismo tóxico
A primeira vez que li Poliana (na versão Pollyanna) em 2013, eu gostei e achei sua proposta bastante interessante, agora relendo, as coisas não são bem assim.
O olhar que tive sobre essa obra, penso que possa, talvez, fugir do objetivo da autora quando escreveu. Esse olhar otimista, demasiado otimista, é uma grande farsa.
Consegui captar uma nova visão de tudo isso, buscando no próprio texto trechos para a "tese", não usando aqui a superinterpretação de que tanto gosto.
Forçar alguém, ainda mais uma criança, a se "conformar" com sua condição para que não se sinta infeliz já é algo que o próprio Huxley fez em "Admirável Mundo Novo". Uma pessoa não se revolta com a própria condição se ela estiver condicionada a gostar dela. Sem revolta não há conflito, sem conflito não há progresso.
Claro que o livro de Poliana é sutil, delicado e mais "juvenil", mas aqui e ali indentifiquei o estrago mental e emocional que o "jogo do contente" causava em Poliana. Durante o dia ela sorria, engolindo a própria dor, a noite chorava copiosamente, sozinha. Uma criança de 11 anos "extraordinária", que teve que encontrar forças no otimismo sufocante para não despencar no precipício do sofrimento.
E isso não é saudável, obviamente, usar máscaras de forçada alegria não cura a raiz do problema.
Enfim, eu devaneei sobre isso até certa parte do livro, depois esse foco se perdeu, e ainda não acho que tenha sido essa ideia a intenção da autora, mas foi minha leitura de mundo em cima da obra.
Ana 07/03/2022minha estante
Eu estou relendo o livro, pois quando li era bem mais nova e não me interessava pela proposta. Agora mais velha, no início do livro, esse otimismo tóxico realmente me incomoda. Amei o que escreveu "Uma pessoa não se revolta com a própria condição se ela estiver condicionada a gostar dela." Entendo os motivos do pai dela pra ter ensinado o jogo do contente pra ela, mas infelizmente ele a deixou antes de poder ensinar a fundo a lição. Temos que ver o que tem de bom em momentos e situações ruins, mas nem por isso devemos deixar as pessoas nos colocarem ou nos manterem nessas situações.

Soler 27/06/2020

Aqueles livros que acessam fundo na alma e consequentemente marcam na humanidade. Esse é o caminho, bondade. Recomendo a leitura.
Regis 25/12/2022minha estante
Esse é um livro que me transformou quando li aos 10 anos. Maravilhoso! ?
Ótima resenha. ???

Jullya.Eduarda 24/06/2022

Não faz NADA o meu estilo de livro

Só li pq ganhei de aniversário mas a minha prima(ela tem mais de 30 anos) adorou e disse que leu mais de 10 vezes... Não quendo julgar mas já julgando kakaka