O Alienista

Machado de Assis

Resenhas - O Alienista

Bia 07/03/2024

5 estrelas!
Machado de Assis sendo Machado de Assis. Uma obra muito divertida, de leitura muito fluida (para os padrões do autor) e com personagens bastante interessantes. Adorei passar esse tempo com as histórias sobre a Casa Verde. Apenas me arrependo de não ter lido antes!

Marcia.Moutinho 07/03/2024

Nessa obra, Machado de Assis discute a fragilidade da sociedade diante de uma pseudo autoridade intelectual/científica. Em princípio toda a cidade colabora com o alienista sob o argumento de que a ciência não pode ser contestada. Quando a situação sai de controle, a população questiona a conduta do médico e parte para o confronto. A partir daí algumas reviravoltas deixam a leitura ainda mais instigante. Essa edição contém comentários sobre os hábitos da época assim como vocabulário de palavras selecionadas que ajudam muito na compreensão do texto.

scod 06/03/2024

O alienista
Li esse livro pela escola e não entendi a moral da história. O livro é confuso, a linguagem é complicada e os personagens são incoerentes!

Isa_04 06/03/2024

Onde está a loucura?
Esse é um livro curtinho de Machado de Assis, mas com uma história "profunda", contém um enredo linear em uma "pequena ambientação", mas se formos adentrar na história e reler esse livro outras vezes, sempre tiraremos algo novo para refletir.
Olhar para Simão Bacamarte usando de uma amostra populacional para averiguar seus estudos (que em outra momento poderia se expandir a todo o mundo), fez minha mente se perguntar: Onde está a loucura? Onde está a sanidade? O que faz do ser humano ser um alguém normal ou fora da caixinha? A visão de Dr. Bacamarte, a visão dos políticos, dos candidatos políticos, das minorias afetadas, ou a visão que há em cada um de nós? Estamos envoltos pela loucura ou a loucura está em nós? Vivemos em meio a normalidade ou em meio aquilo que queiram que enxerguemos? Seguimos o que desejamos ou o que os outros desejam? Louco é o mundo ou loucos somos nós? O meu Eu ou o seu Eu?
O psiquiatra Carl Jung, nos ensina a buscar o nosso universo interior, olhar para a nossa Persona, buscar o nosso autoconhecimento, saber quem realmente somos. Machado de Assis, em sua escrita, sua visão de mundo também queria, quer que possamos por um momento olhar o mundo de forma diferente.
Além disso, todo o contexto político desenvolvido na história, mostra como aqueles que estão no alto escalão usam da sensibilidade das minorias, para se favorecer, e mesmo que na época não houvesse grandes meios de comunicação, a população dentro dessa história foi facilmente levada pelas palavras daqueles que se diziam os seus protetores. Por que foi assim? Falta de conhecimento ou apenas a vulnerabilidade de cada um em meio aquela situação? Entretanto, a sociedade atual não está muito diferente, a sua maioria ainda é levada pelos pensamentos daqueles que estão no alto escalão, seja dentro do contexto político ou fora dele.
Não somente sobre o Dr. Bacamarte, mas para cada personagem, é necessário um olhar rebuscado, pois cada um em sua essência, traz um algo que pode estar em nós. Para muitos, uma história fictícia antiga, mas que se encaixa muito bem ao cenário atual.

"É preciso buscar o conhecimento, e se puder compartilhá-lo." Conexão Poética

clara2353 05/03/2024

Primeira vez que li um livro do Machado de Assis. Fiquei com medo da leitura ser tediosa ou difícil mas o livro e a escrita são tão bons que quase devorei o livro.

Danielayoshida 04/03/2024

Naquele tempo, Itaguai, que como as demais vilas, arraiais e povoações da colônia, não dispunha de imprensa, tinha dous modos de divulgar uma notícia: ou por meio de cartazes manuscritos e pre-gados na porta da câmara e da matriz; - ou por meio de matraca. Eis em que consistia este segundo uso. Contratava-se um homem, por um ou mais dias, para andar as ruas do povoado, com uma matraca na mão. De quando em quando tocava a matraca, reunia-se gente, e ele anunciava o que lhe incumbiam, - um remédio para sezões, umas terras lavradias, um soneto, um donativo eclesiástico, a melhor tesoura da vila, o mais belo discurso do ano, etc. O sistema tinha inconvenientes para a paz pública; mas era conservado pela grande energia de divulgação que possuía.
p. 68

amandocao 03/03/2024

O Alienista e outras 6 histórias.
Eu nunca parei para analisar o quanto a escrita de Machado é genial.
A sua maneira de dissertar histórias é tão contemporânea, tudo o que ele escreve parece ser tão recente!
Em "O Alienista", que conta a história de Bacamarte, ele retrata um cenário que não distoa muito da realidade, e o mesmo acontece com as suas outras histórias.

? Hoje destaco "O Cartomante" como uma das histórias que me deixou sem palavras ao ler esse livro.

bella 03/03/2024

"alguns chegam ao ponto e conjeturar que nunca houve outro louco, além dele em Itaguaí"

sempre achei a escrita do Machado de assis complicada e tediosa.. esse foi o primeiro livro dele que gostei genuinamente de ler

sol64 01/03/2024

Gosto muito da escrita do Machado, interessante sua forma de criar personagens intelectuais e assemelhados a ele mesmo. O Alienista é um livro muito bom, justamente pelo modo como a história é contada, embora tenha achado os plots bastante previsíveis. Acho que, nesse caso, o importante é o impacto dos acontecimentos, não a relevância das reviravoltas em si.

sosophia 01/03/2024

Machado de Assis é complicado de mais pra mim. Não tiro o mérito dele por ser um dos autores brasileiros mais importantes da história, mas hoje, simplesmente é muito complicado ler algo dele e de fato curtir o momento, imergir na história. O vocabulário da época é muito "refinado", e msm tendo notas de rodapé com os significados (amém!!l
), ainda causa uma ruptura na leitura.

Clarisse104 29/02/2024

Achei esse livro UMA GRAÇA, apesar de ter sido escrito com um português mais rebuscado e eu quase nao entender.

rkive 29/02/2024

Remédio pra doido é um doido e meio
Esse foi o segundo livro que li do Machado de Assis e acho que por conta disso consegui me acostumar melhor com a gramática, para mim esse livro foi fácil de ler e de entender e em todo momento a história traz a tona essa questão da loucura.

basicamente a história gira em torno de um psiquiatra que com a ajuda do governo abre um local chamada de casa verde, que funciona para tratamento e estudo de pessoas consideradas loucas. e então conforme a história vai desenrolando qualquer pessoa que tenha uma atitude considerada "anormal" é levada a casa verde, e isso começa uma revolta na população e também pensamentos em torno da sanidade.

particularmente eu gostei muito desse debate sobre o que é o "anormal" e acredito que foi uma coisa nova/revolucionária para a época que "o elienista" foi lançado.

Carolina 29/02/2024

Legal
Leitura clássica, porém não deixa de ser um pouco confusa. Muito engraçada e cheia de paradoxos, Simão Bacamarte não se decide! De qualquer forma trás uma boa reflexão.