O Alienista

O Alienista Stephenie Meyer
Machado de Assis
Machado de Assis




Resenhas - O Alienista


3854 encontrados | exibindo 136 a 151
10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 |


florescerdaleitura 18/11/2021

De volta a Casa Verde
Leitura maravilhosa desse clássico do Machado de Assis. Amo ler esse livro, principalmente nos momentos de ressaca literária, ele é irônico e muito divertido.
Super recomendo essa leitura???
comentários(0)comente



Ceci.lia 23/12/2022

Quem é o verdadeiro louco da história?
Tenho uma grande dificuldade em entender a escrita de Machado, ele tem um humor presente e sutil ao mesmo tempo.
A história fala sobre o Dr. Simão, um psiquiatra que funda a Casa Verde, uma espécie de hospício na cidade. Mas a situação sai do controle quando a maior parte da cidade vai parar dentro do hospício.
Thais645 23/12/2022minha estante
É bem interessante começar a ler seus pequenos contos, e depois contos maiores, como o alienista, e suas histórias. Machado de Assis é um ótimo contista. Acho bem interessante ler seus contos mais pequenos e depois ler obras mais "complexas".
Contos que sempre índico são: Missa do galo, A cartomante, Teoria do medalhão, A causa secreta, O conto da escola, O espelho.




kalabrezanapizza 07/06/2023

Seria a loucura um desequilíbrio das faculdade mentais ou apenas uma visão intolerante sobre um alguém que não possuí comportamentos convencionais para a sociedade?

A obra busca conscientizar acerca dos perigos do exagero das ideias. Simão Bacamarte tinha como propósito buscar entender o que estava por trás da loucura, no entanto, sua forte devoção a ciência o leva a tomar decisões que desrespeitam a existência dos outros em pro da produção científica. Essa narrativa nos leva a refletir que o extremismo e o fanatismo não estão somente limitados a pertencer ao meio religioso, eles podem habitar livremente qualquer ambiente, até mesmo a Ciência.
comentários(0)comente



Jefferson Vianna 06/11/2020

De gênio e louco todo mundo tem um pouco...
Como bem disse Augusto Cury: “De gênio e louco todo mundo tem um pouco”. Com quantos doidos se faz uma cidadezinha? Este livro é sem dúvidas um dos maiores clássicos da nossa literatura. ”O Alienista”, novela escrita por Machado de Assis é uma obra curta, publicada em 1882, uma espécie de sátira e critica social. Neste livro, conhecemos Simão Bacamarte, um médico psiquiatra, que vendo a necessidade de tratar os loucos da cidade de Itajaí, decide construir a “Casa Verde”, um hospício/manicômio para internar aqueles que apresentam indícios de loucura. Ao longo da trama, Bacamarte, o Alienista, faz a internação de inúmeras pessoas, muitas delas são vistas como “normais” pela sociedade, o que desencadeia um protesto. “Afinal, o que é ser louco?” Boa parte da população de Itajaí passa então a questionar as atitudes do médico, ou seja, temem ser internadas por consequencia de suas teorias absurdas. Após cometer alguns enganos e avaliar algumas atitudes equivocadas, Bacamarte percebe que suas teorias parecem não se aplicar tão bem na prática, como na teoria e neste impasse entre a sanidade e a loucura, questiona-se, colocando em dúvida a sua própria sanidade. Afinal, o fato de ser diferente não quer dizer que se é louco. O cenário, as descrições e os personagens são emblemáticos e não é a toa que este livro está entre um dos mais aclamados da literatura brasileira. O final é simplesmente sensacional. Esta edição está maravilhosa e conta com algumas ilustrações inéditas de Candido Portinari. Leitura recomendada.
comentários(0)comente



Lena e Seus Mil Hobbies 27/01/2021

Alienista ou alienado?
Eu devo confessar que não sou a maior fã de Machadão e justamente por isso coloquei essa obra entre a minha lista de doze livros para ler esse ano.
Em primeiro lugar, eu adianto que gostei da temática e da aplicação da ideia.
Segundamente, a linguagem não atrapalha muito nesse livro, é tudo perfeitamente compreensível.
Em geral, a história é um tanto confusa antes de entrar, de fato, em como os estudos e aplicação do alienista funcionam. Daí para a frente entra em um paradoxo, chegando a pergunta, no final o único louco seria apenas o alienista?
comentários(0)comente



Flávia 08/08/2020

Muito bom!
Clássico Machado de Assis..
Poderíamos aplicar a forma que dr. Bacamarte de lidar com muitos assuntos atualmente.
comentários(0)comente



Hisao 04/04/2021

O alienista
A que ponto é loucura? Quem é? O que é? Como é? Loucura pra mim? Loucura pra você? Delírios fodase
comentários(0)comente



Lary 14/09/2021

TODOS NÓS SOMOS LOUCOS
Que leitura maravilhosa, de longe uma das mais interessantes que eu fiz nesse ano. Sempre tive um certo receio de ler Machado de Assis, tive muitos professores que demonizavam a leitura dele. Por mais que fosse de outro século ela se mantém muito atual em vários pontos. Dependendo de como for as minhas próximas leituras dele, O Alienista ainda está no meu Top 1.
comentários(0)comente



Ma_ah 07/09/2023

Divertida e satírica
O Alienista é uma obra-prima literária do renomado autor brasileiro Machado de Assis. A história se passa na fictícia cidade de Itaguaí e gira em torno do Dr. Simão Bacamarte, um médico que decide abrir um hospício na cidade. O enredo cômico começa a se desenrolar quando o médico começa a internar indiscriminadamente os habitantes locais, diagnosticando-os com vários distúrbios mentais.
Machado de Assis utiliza habilmente o humor e a sátira para explorar temas como poder, autoridade e a natureza da loucura. À medida que o Dr. Bacamarte continua suas experiências, somos levados a questionar quem é realmente louco na história - os internados ou o próprio médico?
A narrativa é repleta de reviravoltas inteligentes e diálogos afiados, tornando a leitura uma experiência divertida e ao mesmo tempo reflexiva. Traz uma crítica mordaz à sociedade da época e permanece relevante na discussão sobre as questões de poder e controle nos dias atuais. Uma leitura essencial para quem deseja explorar o estilo literário único de Machado de Assis e suas críticas sociais perspicazes.
Fabio 08/09/2023minha estante
Adorei a resenha,Maria!
E concordo com você, livraço!


Ma_ah 08/09/2023minha estante
Que ótimo saber que você também adorou! É realmente uma obra incrível que combina humor e sátira de maneira brilhante.




Isadora 06/03/2023

Uma proposta diferente
Achei a história divertida até, além de ser uma leitura rápida. Tudo se desenrola rapidamente, sem ficar confuso. Senti falta de saber como aconteciam as coisas dentro da Casa Verde, o autor não detalha quase nada sobre isso. Seria legal se descrevesse o comportamento dos pacientes. Para a proposta do livro, ainda assim ficou interessante. Recomendo para quem quer ler um clássico curto com muitas referências históricas. A linguagem é acessível, tirando algumas palavras.
comentários(0)comente



Felipe1503 20/05/2020

Impressionante
Já havia lido o livro mais famoso de Machado de Assim, Dom Casmurro, mas confesso que não gostei da história, ao contrário de O Alienista.
A história é envolvente, e, embora contada de maneira um pouco corrida, na minha opinião. É cômica e um pouco provável. É quase uma crítica política, ao meu ver, mas que descreve a genialidade dramática do autor!
Leandro Vaz de Azevedo 20/05/2020minha estante
Sensacional ?? ?? ??




Tamires Durães 10/01/2022

Como resenhar Machado?
Primeiro, preciso enaltecer essa edição da Antofágica que me promoveu uma experiência incrível com as obras de Portinari e o posfácio. Foi minha primeira leitura de Machado (pois é, acreditem) e quem diria, meia dúzia de lunáticos... Fiquei absurdamente espantada de como o livro é atemporal e satiriza muito bem um "médico" e o poder público macomunando seus interesses pessoais. Além disso, é escancarado como as questões de saúde mental eram deficitárias na época e ainda hoje, há necessidade de muita discussão. Essa novela fantástica exige ser virada dos avessos, sendo cabível de muitas interpretações. O final é surpreendentemente bom! Acredito que, de bobo e louco todo mundo tem um pouco, mas que saibamos respeitar as individualidades e ter cautela ao utilizar termos pejorativos e estigmatizantes. Favoritei, pois foi mais uma leitura breve e certeira, posterior a leitura de Triste fim de Policarpo Quaresma, sendo que, estas conversam muito bem. Ouso exigir que leiam esta obra! :)
Joao 10/01/2022minha estante
Tamires, e sobre esse tema mais relacionado a saúde mental e manicômios, tem obras de Lima Barreto sobre.
Depois, se tu se interessar, dá uma olhada.


Tamires Durães 11/01/2022minha estante
Obrigada, João! Acabei de adquirir o Holocausto Brasileiro e quero muito ler Diários do Hospício do Lima, vamos nessa! :)


Joao 11/01/2022minha estante
Boa!! Holocausto brasileiro é espetacular mas horrível (acho que deu pra entender rs) e eu sou suspeito pra falar de Lima Barreto pois gosto de tudo que ele escreveu :D




Flá 25/09/2023

Brilhante!
O Alienista é uma obra brilhante e atemporal. Com muita ironia, Machado de Assis explora um fenômeno complexo: a loucura. Mas, afinal, qual seria o limite entre a sanidade e a loucura? Com isso em mente, um renomado médico de uma pacata cidade, Dr. Simão Bacamarte, constrói um hospício (Casa Verde) para estudar e tratar as pessoas que se ?encaixam? num determinado grau de loucura, com parâmetros que ele mesmo criou para validar as suas experiências. O problema é que em dado momento, as coisas fogem totalmente do seu controle... E, o que era para ser exceção (a loucura) acaba virando regra.

Como o ser humano é influenciável, muitas pessoas se aproveitaram da situação para obter vantagens pessoais e, obviamente, para retaliação de inimigos políticos também. O fato é que em dado momento, já não se sabia mais quem era ?normal? naquela pequena cidade.

Uma leitura imperdível, e que traz também uma mensagem sobre o quanto o ser humano pode ser influenciado e manipulado por fanatismos e informações distorcidas. Vale a pena a leitura!
comentários(0)comente



Manu5 23/05/2021

Razoável
Um livro bem difícil de entender, o meio então e só por Deus, parece que todo mundo e louco.
comentários(0)comente



Gabi 17/06/2021

O que define um louco?
Machado de Assis fez um livro incrível, algumas palavras são difíceis, mas isso não prejudica a história.
Loucura, principal tópico da trama, e no fim não descobrimos quem era o doudo, talvez todos fossem, ou talvez o alienista fosse o único, só nos deixa a pergunta: será que a loucura é ser normal?
Achei ricamente em detalhes e fatos, e concordo com os habitantes de Itaguaí em alguns aspectos, Bacamarte foi um ótimo médico e seus estudos muito benefícios.
comentários(0)comente



3854 encontrados | exibindo 136 a 151
10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 |