O Processo

O Processo Franz Kafka

Resenhas - O Processo

Flá 06/01/2024

Na verdade pra mim é sempre muito difícil e angustiante ler kafka. Por ser ansiosa, me pego quase sempre tentando "resgatar" o personagem, ajudá-lo a encontrar uma saída, analisar os fatos, desvendar o "mistério" e a fugir da opressão que o sistema lhe impõe, como se isso fosse possível. E isso torna a leitura muito mais densa pra mim. Não salvamos nem a nós mesmos da burocracia e opressão presente em nosso dia a dia, como libertar o outro? Mas o autor me ajuda a olhar em volta, a pensar fora da caixa. Então, quando sinto que estou presa nos "grilhões" do mundo, procuro uma obra de kafka para me libertar. Ele nunca falha.

YoJujubs 06/01/2024

Não me agradou muito
Eu li uma das suas obras mais famosas, A Metamorfose, e logo me cativei com sua escrita e seu olhar do mundo, então eu estava esperançosa sobre esse livro. Na metade dele, descobri que o Kafka não chegou a terminar ele e quem organizou os capítulos foi um amigo dele, o que justificava alguns momentos confusos. Mesmo entendendo a proposta do livro, sendo o K. passando por um processo cujo motivo ninguém conta, e que não consegue ser resolvido pois a "justiça" inteira é corrupta e o Juiz parece uma pessoa difícil de alcançar, fazendo com que ele se sentisse mais e mais aflito ao decorrer da história, ele não exatamente me agradou.
Algumas situações(a maioria, para ser sincera) são confusas e até mesmo malucas, mas acredito que isso seja um elemento recorrente nos seus livros.
Com certeza eu vou fazer uma releitura no futuro para ver se mudo de opinião.

Mari 04/01/2024

Já li ?Metamorfose? do Kafka e confesso que esperava outra experiência desse livro. Não que ele seja ruim, apenas não foi o que pensava que seria. Eu fiquei perdida, mas acho que esse era o ponto do Kafka, enfim, várias passagens e frases interessantes, inclusive alguns pontos sobre corrupção que remetem ainda os tempos de hoje.

Off: acho incrível como um livro escrito a tanto tempo atrás ainda diz muito sobre o mundo e como ele se comporta atualmente.

Tamires 04/01/2024

Como já bem comentado, o livro é sufocante, numa progressão a cada capítulo, como um garrote pressionando cada vez mais o leitor. Seu enredo um tanto confuso e desconexo, por opção do próprio autor, transmite a sensação de incoerência que Joseph K. tem em relação ao seu processo.

Marcos.Paulo 04/01/2024

Um pesadelo burocrático
Ao mergulhar nas páginas de "O Processo" de Kafka, somos conduzidos por um labirinto surreal onde a burocracia beira o absurdo. A protagonista Josef K. é enredado em um sistema judicial inescrutável, refletindo a alienação do indivíduo diante de instituições poderosas. A metáfora ressoa na desumanização da justiça e na busca sem sentido por um significado. Kafka, com sua prosa densa, desafia-nos a questionar a natureza arbitrária das estruturas sociais, deixando-nos imersos em reflexões sobre a própria existência e a efemeridade do controle sobre nossas vidas.

renata1004 04/01/2024

Feliz em saber que kafka chorou de rir lendo o primeiro capítulo desse livro pra seus amigos. triste em saber que o livro, incompleto, foi publicado depois de sua precoce morte.

Luisa 03/01/2024

Não sei o que sentir quando me esbarro com um livro mal acabado... por ser um humor antigo a leitura não é muito prazerosa e o fato de ter vários capitulos não acabados e fora de ordem, sem muita conexão entre si, torna leitura ainda mais pesada. Não ruim, mas difícil. No final o sentimento da parte leiga do processo é bem representado e com certeza é leitura obrigatória pra qualquer estudioso de processo jurídico (ou se quiser pular a história massante e ainda ficar com a mensagem principal recomendo só a leitura dos capítulos sétimo e oitavo).

aniss_clariss 03/01/2024

Muito enrolado, agoniante e claustrofóbico.
não deixa de ser um livro relativamente bom, mas precisa insistir pra terminar e o final é jogado demais, não sei quanto tempo passou e nem como o personagem principal chegou lá e isso me deixou meio frustrada.

Vitinho 31/12/2023

O Processo
Eu estava com muitas expectativas para a leitura de mais um clássico.
A edição do Clube da Literatura Clássica é impecável, capa dura e muito bem feita.
Mas infelizmente o livro em si não me prendeu tanto, em alguns momentos fiquei bem confuso sem entender exatamente o que Kafka queria transmitir, e o final me chocou completamente.
Enfim acho que vale a releitura em algum momento que esteja mais pronto para a abordagem do autor.

Theuusx 31/12/2023

O processo
Josef K. vira réu de um processo sem ter ideia de
que crime cometeu. Franz Kafka descreve a situação
surreal dos labirintos de uma repartição pública, com
atuação inimaginável de juízes e advogados. Escrito a
mais de 100 anos, O Processo retrata uma realidade
bem atual em muitos lugares do mundo de hoje,
principalmente no Brasil.

Amós 30/12/2023

O Processo!
Ainda estou digerindo as informações constantes nessa obra de Franz Kafka. Me surpreendeu de diversas formas, e espero futuramente fazer uma resenha à altura.

osaif 26/12/2023

Estranhamente sufocante
"Alguém certamente havia caluniado Josef K. pois uma manhã ele foi detido sem ter feito mal algum."

Tenho que admitir que eu realmente não dava nada para esse livro, a sinopse não me entretinha e o título muito menos, até ouvir tanto falar dele e decidir por finalmente iniciar a leitura.

Talvez como uma crítica à burocracia, ao direito e a tudo em volta do mundo do juridiques Kafka consegue impressionantemente tecer um comentário atual em uma história imersiva que se resumem à 300 páginas de nada. Repito, absolutamente NADA. E provavelmente daí surge a aura mais cômica do livro, porque saiba que com as mesmas dúvidas que você começou a leitura, após o fim elas ainda estarão intactas na sua cabeça, e sim, você irá ler até o final; sendo levado por uma esperança que em certo momento até se perde e que mesmo assim permanecemos instigados a seguir nessa jornada, talvez pelo protagonista ou pelo absurdo que é toda a trama, já que não é à toa que o livro possui um comentário de Albert Camus em sua contra-capa.

Apesar da "metamorfose" permanecer sendo minha obra preferida do sádico do kafka, pode-se dizer que "o processo" incorpora ao limite o significado da palavra "kafkiano". Oprimido pelo absurdo da realidade e vendo o conformismo da alteridade a sua volta, tanto Josef como o leitor são levados ao ápice da opressão e desconforto. Somado ainda a personagens envolventes e uma ambientação tenebrosa que não deixa de ser real, excêntrica e autoritária. Cheio de mistérios, perguntas e hierarquias o autor desenrola a trama por centenas de paginas sem revelar absolutamente nada, e pior, terminando com aquele final simplesmente inexplicável que chega sem mais nem menos.

Além do enredo, há varias caracteristicas tanto da edição, quanto do contexto que tornam esse livro único:

Sem ter sido finalizado em vida, há discurssões sobre a verdadeira ordem do livro, existem trechos riscados que podem ser lidos e até mesmo capitulos inacabados. Essa edição do livro ainda traz notas de rodapé que incluem comentários e interpretações da obra, que talvez nao seja o ideal para quem não quer pitaco durante a leitura, porém ainda sim eu gosto de ampliar minha visão e ter acesso a outras interpretações, detalhes e referências que estão inclusas na obra.

Enfim, é uma ótima leitura, às vezes maçante, às vezes absurda porém ainda sim maravilhosamente esquisita e única.
vale a pena dar uma chance :)
nat 27/12/2023minha estante
gostei da resenha amg, inclusive, quero reler a metamorfose

osaif 27/12/2023minha estante
Obrigada!!! Inclusive eu tb qro mt reler q metamorfose. Acho um livro incrível, msm dps d terminar d ler eu tive que ir processando ele aos poucos e a cada momento dá pra ter uma interpretação nova, sabe.

nat 27/12/2023minha estante
sim, acho muito bom reler livros, pq nunca somos os mesmos kk?

Cafeína 27/12/2023minha estante
A obra que mais chegou perto, para min, de representar a sensação de um sonho
É realmente sufocante

Sonic Judeu 29/12/2023minha estante
Gostei muito da resenha, é literalmente o que você disse, são 300 paginas de puro... oquê?
No início eu não entendi nada, no final eu achei que tava no início.
E ao mesmo tempo é incrível, por que é basicamente isso que acontece em um processo judicial, você não entende nada. E o livro passa essa sensação que o próprio personagem sente, de lugares sufocantes, da dúvida de tentar descobrir algo, mas sempre tudo em vão, a gente se sente na pele do personagem, simplesmentec confuso.
E parecendo até mesmo um sonho estranho. Kafka é incrível.

osaif 30/12/2023minha estante
sim!! eu tava muito desacreditada q seriam 300 paginas de nada, e pasmem sao 300 pagina d nada kkkkkk kafka é surreal

gio.png 26/12/2023

Sufocante
A sensação de ler kafka é que você começa o livro em um quarto, no início é um quarto espaçoso, mas ao decorrer do livro esse quarto vai diminuindo, ficando cada vez mais apertado. Você começa a se sentir sufocado mas não consegue sair desse quarto, é desesperador. Você está quase sendo esmagado pelas paredes! Até que enfim, você conseguiu sair, mas o personagem não, ele foi esmagado.
Enfim, o livro é muito bom, sufocante.
Xavieresther 29/12/2023minha estante
Exatamente assim

Livinha 24/12/2023

Sinceramente, devo admitir que, de todos os livros que já li de Franz Kafka, esse fora o único que não gostei tanto. Entenda: não estou dizendo que é ruim, ele só não me fez refletir da forma que refleti com suas outras obras. Aqui temos Josef K., um homem que acorda sabendo que está detido por algo que nem ele mesmo sabe o motivo. Basicamente, Kafka disserta acerca do cerceamento da justiça através da burocracia e do quanto um homem só se conhece a partir de seu próprio processo. O autor também fala sobre isso de forma indireta: quando há um diálogo entre Josef K. e algum homem com um cargo superior, este homem sempre está acima dele (como em um batente, por exemplo), o que só mostra essa impossibilidade de ter seus direitos através da lei quando se é tido como uma pessoa ?inferior?. Um ponto que me trouxe muita angústia foi sobre o papel da mulher, pois todas são tratados como prostituta ou um mero objeto sexual - se esse foi o objetivo do Kafka ou se o mesmo escreveu justamente por ser sexista, eu não saberia escrever; mas que me trouxa angústia, trouxe sim e muita. Também falamos um pouco sobre a automatização do dever, pois em vários momentos um homem tem um comportamento abusivo e se coloca no lugar de ?estou apenas fazendo o meu trabalho?. No final das contas, ele é um livro inacabado e interessante (e talvez pelo fato de ter sido inacabado que me fez ter tantas dúvidas ao final da leitura). É um bom livro para quem entende que sairá mais confuso do que esclarecido.