O Processo

O Processo Franz Kafka

Resenhas - O Processo

José Tiago 17/01/2024

O Processo (É lento)!
É incrível a semelhança do Sistema Judiciário Brasileiro, eivado de vícios e articulações, com a obra prima de Kafka.
Josef K. se ver imergindo em uma acusação repentina e obscura na qual tenta, a todo custo, descobrir que crime cometeu para sofrer com tamanha suspeição. Sempre que o infeliz personagem tenta se aprofundar sobre o sistema que o persegue, se ver cada vez mais perdido no misterioso processo.
Kafka expõe nesse romance várias críticas sobre como o sistema Judiciário Alemão, onde esteve por determinado período, produzia seus próprios inimigos e iniciava uma das maiores perseguições contra grupos sociais minoritários.

Breno.Gueiros 17/01/2024

Pô, fortíssimo, não tem como.
Incrível é a marca registrada do Kafka de misturar a realidade e a ficção de forma crível, algo com um sabor de sonho, para explicar fenômenos humanos.
Conceitos, sentimentos, construções sociais, tudo é elaborado de maneira ser ora sentida, hora compreendida, mas sempre enquanto metáfora.
Isso tudo acontece em Metamorfose por exemplo, sua obra mais notória.
Neste livro, tudo isso é aplicado ao processo. Uma alegoria da encriptação do direito, mas que pode ser traduzida a outros processos, como burocracias diversas presentes no dia a dia.
A claustrofobia e falta de entendimento que passa o protagonista traduz a ansiedade de qualquer um que tem de enfrentar os diversos mecanismos, especialmente jurídicos, sem entender ou ter conhecimento da área e seu funcionamento.
Uma anedota para advogados.
Um deleite para estudantes de direito.
Uma confraternidade para quem já foi parte em um processo.
Um estorvo para quem, como o protagonista, não entende nada do assunto.

Emmy.Oliveira 17/01/2024

Tô em choque
O livro tem uma crítica muito incrível e bem elaborada. É sufocante e angustiante ver a situação do personagem principal. O final é BIZARRO e confuso, mas eu amei

I.Cream.Sopa 17/01/2024

O livro é denso, está foi minha segunda tentativa de leitura. Porém, após uns quatro capítulos, me acostumei com o ritmo da leitura e ficou mais fácil continuar a história até o final.

Isabela Rosa 15/01/2024

Intrigante
Comecei a ler porque me interessei pela sinopse mas ao longo da leitura fui achando bem maçante com diálogos que não levavam a lugar nenhum. Acho que esperava mais.

Ana Paula 14/01/2024

Talvez essa edição não seja das melhores. Metade do livro é em português e outra metade em alemão.
Mas o livro é bom e dá pra refletir sobre a justiça e sobre vários assuntos, mas prefiro Metamorfose.
Pretendo ler Carta ao Pai nos próximos dias. Fiquei levemente obcecada pelo Kafka.

Sara.Malveira 11/01/2024

Não funcionou muito para mim
Terminei o livro ontem mas ainda estou tentando entender a profundidade o livro. São mais de 300 páginas que não vão para lugar nenhum. Acontecimentos e passagens completamente desconexas e maçantes. As partes que mais gostei foram das críticas ao sistema judiciário, e o fato do Kafka consegue deixar o leitor angustiado como se estivesse no lugar do próprio personagem. Mas, em geral, fiquei extremamente confusa em algumas partes, não foi uma leitura que me agradou, "A metamorfose" segue sendo minha obra preferida do autor.

Jessikelly0 11/01/2024

O Processo
O Processo, obra de Franz Kafka foi publicado um ano após sua morte. A publicação foi no ano de 1925.
O livro relata a história de Josef K. , que vivia sua vida tranquilamente, com a mesma rotina todos os dias, e em um determinado momento vê tudo mudar diante de uma acusação que ele não sabia o motivo.
Henrique Fernandes 11/01/2024minha estante
O livro mais claustrofóbico que já li

Gabrielli 10/01/2024

Sufocante e brilhante
Essa obra me surpreendeu bastante. A escrita é muito fluida e viciante, embora o enredo seja sufocante e absurdo. A ideia é genial, embora o estilo modernista não seja algo que me atraia muito

let 10/01/2024

O circo processual
A autenticidade de cada personagem foi o que mais me atraiu. Conseguia ilustrar a caricatura de todos eles mentalmente. Porém, a leitura em si foi dificílima pra mim, tanto que levei mais dias do que o usual para finalizar.

O retrato da precariedade e dos absurdos que ocorrem dentro do tribunal é muito interessante de se ler, você fica abismado com o tanto de coisa injusta que é retratada. É um pesadelo como tudo está conectado durante o livro, tudo gira em torno do tribunal/do processo de K.

?Há muitas sutilezas em que o tribunal se perde. No final, porém, surge a culpa de algum lugar onde originalmente não havia nada.?

duda 09/01/2024

Sinto como se tivesse lido um livro incompleto (apesar do final ser bem decisivo) e me pergunto o pq que essa desgraça desse max publicou o livro assim todo confuso 🤬 #$%!&

mass apesar disso tudo até que eu gostei da crítica que esse projeto de livro trouxe

Franz Kafka vc é um divo

Laura Januário 09/01/2024minha estante
??????????

Steffany4 11/01/2024minha estante
Creio tbm que essa falta de aprofundamento nos protagonistas do kafka é proposital, algo pensando pra trazer incômodo e frieza, deixando explícito o que ele pensa de como o sistema jurídico trata e ver as pessoas?

Otávio Augusto 11/01/2024minha estante
Certamente é proposital, pois Kafka quer mostrar o quão desprezível é a individualidade humana frente a instituições burocráticas. Mas ainda acho que poderíamos ter protagonistas kafkianos mais complexos.

Steffany4 11/01/2024minha estante
tbm acho que os protagonistas deveriam ter um aprofundamento melhor, maaaas acho que ainda não estamos acostumados com personagens que não tem esse "background".

Marco412 08/01/2024

Gostei pra 🤬 #$%!& , uma pena que um capítulo não estava completo. Esse livro é bom dms, me fez ficar doidinho muitas vezes, mas ainda fica atrás de a metamorfose.

E eu odiei a impressão que essa editora fez

Andressa 07/01/2024

Ainda não tenho certeza sobre o que eu achei desse livro. Confesso que, por ser uma obra de Kafka, eu tinha expectativas bem altas, e infelizmente esse livro não as atendeu. Tiveram alguns momentos que eu fiquei meio confusa, sem saber ao certo o que exatamente o escritor queria transmitir.
Além disso, algo que me incomodou bastante foi a forma como as personagens femininas foram apresentadas, como se o único propósito delas fosse a de um objeto sexual. Não sei ao certo se Kafka fez isso de propósito ou se essa era realmente a forma como ele via as mulheres.
Porém, eu gostei de diversos aspectos da história. Adorei a forma como a obra expõe diversos problemas no sistema da Justiça, criticando-os. Tiveram várias conversas sobre esse modelo que eu achei muito válidas, até mesmo para o nosso sistema atual.
Não achei, de forma alguma, um livro ruim, muito pelo contrário: gostei bastante. Só esperava mais da obra, o que acabou me decepcionando um pouco. Entretanto, ainda quero ler os outros livros de Kafka, e ainda tenho altas expectativas para eles tbm.