O Processo

O Processo Franz Kafka

Resenhas - O Processo

Rafa 13/02/2024

É até difícil escrever algo sobre o livro, uma vez que ele não foi terminado, mas lançado mesmo assim. Acho que esse fato faz com que muitas pessoas criem teorias tiradas do nada sobre o que o autor quis dizer.

Jane.FAlix 10/02/2024

K é acusado, mas não sabe de quê nem por quem, tão pouco o tribunal no qual ele será julgado é conhecido.
K se vê envolvido numa teia absurda que o leva a um fim cruel e injusto.

Penso que trata-se de uma forte crítica ao modelo de governo da época que foi escrito e tbm a burocracia dos órgãos públicos.

08/02/2024

O livro não é ruim, gostei muito na verdade. Só que puta merda que leitura arrastada, é um sentimento, comecei a ficar extremamente claustrofóbica, neurótica.

abfalencar 05/02/2024

Insuportável, leitura sofrível e arrastada, não consegui nem terminar. Completamente confuso, apesar de entender a premissa de fazer com que o leitor sentisse ele mesmo preso nas burocracias do processo, é uma leitura enfadonha e pouco agrega.
gabriele.sc 05/02/2024minha estante
Clássico chato, chatão

Mirunakk 05/02/2024minha estante
?? kkkkkk

sulliboyfriend 05/02/2024minha estante
SIM!!! pior livro dele (só li dois e espero que continue sendo o pior porque senão pqp hein kafka)

Drika 05/02/2024minha estante
Assim, nunca li mas sei que a linguagem do Kafka é muito difícil, mas vale a pena, então procure ler outros livros clássicos até se adaptar com a linguagem lenta e difícil, e depois tenta reler esse

Eliana158 05/02/2024minha estante
Chatão esse aí.

sulliboyfriend 05/02/2024minha estante
drika, eu li Metamorfose e não tive essa dificuldade. esse aí é CHATO mesmo. demorei meses pra ler e pausei umas três vezes, consegui acabar porque insisti MUITO e o final é um lixo

Drika 23/03/2024minha estante
sulliboyfriend, agradeço seu comentário, quero muito ler metamorfose e adoraria ver se esse livro é um tédio (que depois dos feedbacks tenho certeza que é kkkkk)

sulliboyfriend 25/03/2024minha estante
Drika, eu recomendo a leitura se você quiser reclamar junto com toda a legião que odeia! Fora isso, até a metade, apesar de enrolado, prende um pouquinho. Vai que você dá sorte e gosta? Boa leitura!

Karina599 31/01/2024

Tudo o que não é Literatura me aborrece.
Bom?, foram quase 5 meses pra terminar, portanto não posso afirmar que foi um livro bom pra mim, mas essa edição da Antofágica é muito boa e no fim ajuda a clarear a leitura. Acho que ler tão pausadamente me prejudicou bastante, mas pretendo ler outros livros do Kafka e quem sabe no futuro reler O Processo.

Carol 29/01/2024

A história começa com o protagonista, Josef K., sendo abruptamente detido em sua própria casa, sem que ele tenha conhecimento do motivo. A partir desse ponto, K. é submerso em um labirinto burocrático, onde é confrontado com um sistema judicial obscuro e surreal. O processo ao qual é submetido é mantido em segredo, e K. se vê incapaz de compreender as acusações que pesam sobre ele. Essa ausência de clareza reflete a impotência do indivíduo diante de uma máquina impessoal e opressiva.

A trama é pontuada por personagens intrigantes e muitas vezes enigmáticos que se tornam obstáculos para o protagonista em sua busca por justiça. O clima opressivo e surreal é acentuado por situações absurdas, diálogos desconcertantes e a constante sensação de que o sistema é arbitrário e irracional.

Ao longo da narrativa, Kafka explora a alienação e o isolamento de Josef K., que se vê cada vez mais distante da sociedade e de si mesmo. O autor utiliza elementos simbólicos para transmitir a angústia existencial de seu protagonista, e a atmosfera da história contribui para uma experiência única e perturbadora.

sophbt 28/01/2024

Angustiante
Essa foi minha primeira leitura do Kafka, e foi um verdadeiro misto de emoções. A premissa do livro é muito interessante, no começo eu fiquei super empolgada e curiosa pra saber qual seria o desdobramento do Processo. Mas assim como K., eu fui ficando cada vez mais confusa, em alguns momentos me sentindo entediada, e acima de tudo angustiada, querendo entender a lógica de tudo que acontecia. E é por isso que esse livro é um clássico. Gostei dos elementos absurdos e a escrita do autor é incrível, no final vale o esforço.

Luiza Carvalho 28/01/2024

Eu amei o livro, achei a história genial
é angustiante ler, pq tu consegue sentir o que o personagem sente, toda a frustração, a raiva, a sensação de incapacidade diante de um sistema absurdamente corrupto que só caga na cabeça do trabalhador
mas também confesso que não era o que eu esperava, no sentido que as vezes fica um pouco repetitivo e eu imaginava que o personagem realmente ia preso kkkkkkk
mas amei igual

Luiza810 24/01/2024

~Josef K
Para ser sincera esse livro foi pra mim o famoso "não entendi, mas tô compreendendo". No começo achei q seria parecido com "Metamorfose" mas acabou que não tanto quanto eu achava que seria. Acredito que a história, assim como outras dele, seja um reflexo de sua vida por meio de metáforas.

Lais666 24/01/2024

Obra clássica obrigatória e boa
Comecei as leituras de Kafka agora e entendo pq esse livro é aclamado e um dos primeiros recomendados para iniciar as obras o do autor
Por ser uma obra póstuma é compreensível que seja e parece um pouco bagunçado e sem ter tido as arestas aparadas e o fim abrupto mas até que justo da obra.
Kafka conseguiu resumir bem a angústia e sensação claustrofóbica de estar envolvido nos trâmites da lei e em como o sistema é corrupto de cabo a rabo, inacessível e em como tudo ao seu redor, mesmo contra a sua vontade, vai influenciar no processo.
Em como o poder do boca a boca mesmo em algo mínimo pode significar mais doq um advogado.
A hierarquia nos poderes jurídicos e como os "grandes advogados" serviram não ao acusado, não ao povo e aos que mais precisam mas apenas os que quiserem.
O alto ego dos juízes, mesmo os de menor cargo e como agem como crianças mimadas.
O livro é um pouquinho cansativo mas eu gostei, pretendo ler mais obras dele.

ViviGreg. 22/01/2024

Impossível ler esse livro e não se sentir incomodado e sufocado com os cenários, personagens e história em si. É uma obra impressionante, mas claustrofóbica.

laiscunhaf 22/01/2024

Kafka
O romance é uma narrativa surreal que segue a jornada do protagonista, Josef K., ao ser abruptamente detido e processado por uma misteriosa e burocrática organização governamental. Sem entender as acusações contra ele e sem acesso ao sistema legal, Josef K. luta para descobrir a natureza do "processo" que o envolve.

Ao longo da história, Kafka explora temas como alienação, absurdidade da burocracia, e a natureza opressiva de sistemas governamentais. O protagonista enfrenta uma série de desafios, encontros estranhos e complexidades legais, enquanto tenta entender e contestar sua própria condenação.

Ao ler Kafka, me vejo imersa em uma bagunça caótica, mas ao mesmo tempo, encontro uma estranha alegria na confusão. A hilariante ambiguidade de suas histórias muitas vezes me faz questionar se estou rindo pela absurda situação apresentada ou se é um riso de desespero diante da perplexidade do enredo. É uma experiência única, onde o caos narrativo se entrelaça com um humor peculiar, tornando cada leitura uma jornada entre o riso e a perplexidade.

[2022]
Rozina.Rodrigues 10/02/2024minha estante
"Estranha alegria na confusao".
Isso mesmo. Não conseguia parar de ler, mesmo nos momentos mais confusos.

Eliane.Lima 20/01/2024

Exaustivo
Leitura cansativa porém interessante. É um clássico importante de ser lido. Já havia tentado outras traduções que foram um verdadeiro suplício. Esta, além da linguagem mais atual, deixa claro o caráter inacabado da obra.

Lisboa Richthofen 18/01/2024

Burocrático
O romance parece composto de fragmentos que as vezes não se ligam satisfatoriamente. A sensação é de estar faltando algo, muito devido ao seu final abrupto e tópicos inconclusos. Tudo isso, é claro, contribui para essa percepção sufocante que permeia toda a narrativa de O Processo -- aquilo que chamamos "kafkiano".

É possível enxergar K. no homem do campo, do trecho Diante da Lei. Ambos, ao "enfrentar" a lei, vão aos poucos se tornando omissos no que diz respeito às suas causas, numa relação de conformismo acerca daquilo que buscavam com tanto ímpeto no início: o homem do campo desistindo de reclamar seu direito de entrar na lei, e Josef K. aceitando sua pena sem resistência.

Embora um bom livro, o enxergo abaixo de "A Metamorfose" -- que eu ainda considero a Magnum Opus de Kafka. Apesar disso, não deixa de ser uma obra atemporal, importantíssima para a exposição de um tema de extrema relevância em qualquer período: a inalcançabilidade da lei.

*Em sua obra Eichmann em Jerusalém, Hannah Arendt resgata a problemática denunciada por Kafka através das personagens dos guardas, no 1° capítulo, e do espancador, no 5° capítulo.