O Processo

O Processo Franz Kafka

Resenhas - O Processo

Amorim 28/02/2024

Claustrofobia o define!
É um livro extremamente exaustivo (de uma forma boa, mesmo que paradoxal). A narrativa constrói em cima de uma teia onde é estranhamente sufocante em alguns pontos, creio eu, elaborado de forma proposital e cuidadosa.
Não se dá para falar muito sem revelar algumas coisas do livro, mas em muitos momentos o nó da realidade parece se entrelaçar com a fantasia construindo comparativos sufocantes onde no mundo consciente temos exemplos cabíveis de situações semelhantes, assim entrando em uma espiral de neurose que colabora para imersão da narrativa.

Pedro.Malini 27/02/2024

Esse livro é a melhor demonstração de Kafka. A questão da lei é fundamental, mas a questão do subconsciente me interessou muito. A história dá agonia, mas é muito cativante.

Parkinho 27/02/2024

Gênio, apenas.
Mais uma obra póstuma.
Engraçado que desejo do kafka era ?se eu morrer com obra inacabadas, quero que todas sejam destruídas?
o amigo dele: ?vou juntar e publicar tudo?.

Kafka tem uma habilidade impressionante, quase que divina, de conseguir expressar ambientes opressores, criando uma espécie de labirinto intelectual sufocante.

A ideia de que por mais que tentamos, nunca chegaremos ao coração do poder supremo? Nessa obra no caso, o Estado.

Todos os sistemas de opressão desde o microcosmos da familia (como em ?metamorfose?) ate o mais alto cume do Estado, transpassam a obra do Kafka. De tal maneira que entedemos o kafka como escritor de microfisica e da macrofisica do poder, de um poder cuja a capilarização vai de cima pra baixo e sempre alcança aquele que ACHA que tem uma anesma, um fiozinho de privacidade em sua vida e sempre é muito mais frágil, perca do horizonte.

A dor preparada desde o inicio, amortecendo com a brutalidade do cotidiano. Quanto mais o ?K.? tentava atingir os juízes, e lidar com a lei, mais ele se distanciava.
Nao sabemos porque essas figuras de poder faz o que fazem, o porque nos acossam, e é preciso viver as consequências dessa procura.

?Quanto mais caminhamos ao horizonte, mais nos distanciamos? - Nos distanciamos na medida que tentamos nos aproximar.

Kafka embora morto a quase um século do nosso tempo, permanece atual quando observamos suas críticas diretas aos movimentos de enfraquecimento democrático no Brasil.

Mille Reis 27/02/2024

É um livro bastante cansativo e com um final do nada. Dei uma olhada e descobri que é um livro que foi lançado após a morte do autor, talvez isso explique o final e tbm pq ele não é tão linear nos capítulos.

Por meio das metáforas de sempre, Kafka, nos leva para o meio de um julgamento e nos mostra como a -lei- pode ser aplicada sem ninguém para intermediar e totalmente cheia de burocracias desnecessárias.

@acumuladoradelivros 26/02/2024

Leitura bastante difícil, acredito que por ser um livro não acabado e lançado postumamente, talvez o autor não tenha tido tempo de estruturá-lo, tanto é que foi pedido em testamento que destruíssem tudo. Acredito que possa ser uma leitura relevante para estudos, das mais diversas áreas, mas como literatura de entretenimento não vai agradar muito.

wendycoly 24/02/2024

Leitura complicada e difícil, as vezes fica entediante e confuso mas não é um livro ruim, acho que ele vale a pena msm que demore pra terminar ou entender.

maria paula 19/02/2024

R.I.P Kafka, você teria amado O Show de Truman
Quando se inicia O Processo, é esperado de uma maioria que todos os mistérios sejam desvendados ao decorrer do livro mas claro que isso não acontece. É um livro do Kafka, afinal. Um livro PÓSTUMO do Kafka. Como grande admiradora do dito cujo, eu já esperava que as digitais e pegadas dele estivessem por todos os lados e nesse aqui estão mais do que nunca. Todos os livros do Kafka são como um pensamento cronicamente ansioso que se torna realidade, é como nadar em uma mente angustiada e insegura, e toda essa exposição nos leva a essas tramas surrealistas com um pé bem fincado naquela vibe O Show de Truman: a sensação de estar sendo observado e, às vezes, estar sendo observado de fato. Tudo isso somado as usuais críticas a relações familiares tóxicas e, principalmente, a cenários políticos opressores torna a história extremamente Franz Kafka. Saber que os capítulos não necessariamente estão publicados na ordem deixa a história mais curiosa ainda e eu tenho certeza que o próprio, mesmo que não quisesse que O Processo fosse publicado, estaria satisfeito com o resultado.

Ricardo 15/02/2024

O processo, Franz Kafka
Foi interessante conhecer o famoso processo de Kafka, uma narrativa que expõe o peso que a burocracia estatal pode impor a um cidadão, que não é sequer capaz de compreender a que está sendo submetido e de que forma pode lutar para esclarecer o problema, além do poder que pode exercer sobre toda uma sociedade.

A leitura em si não foi muito prazerosa, considerei um pouco confusa, com muitas questões sem resposta e com vários itens de desenvolvimento sem conclusão, certamente devido ao fato de ser um romance inacabado. Entendo que o final do livro foi muito abrupto e deixou a desejar.

Marcos 14/02/2024

Uma obra incompleta, por esse motivo, um pouco desvairada. Entretanto, assim como qualquer obra de Kafka, não deixa de ser extremamente profunda. Recomendo ler aos poucos.

Madruga - Caractere 14/02/2024

Josef K., réu
História que se passa muito mais na cabeça de um personagem do que nos ambientes exteriores. Qual é a diferença entre exterior e interior, afinal, se o que consideramos externo é só uma percepção nossa e, assim, particular?
Quem é Joseph K?
Isso importa?
Qual a acusação?
Quem tem influência no caso?
Como anda o processo?
O processo anda?
Joseph é inocente?

Em breve, na Rádio Caractere.

Kyuketsu 14/02/2024

O retrato de uma sociedade adoecida
Este livro conseguiu me fazer experimentar um carrossel de emoções: alegria, curiosidade, suspense, tensão e ansiedade.

Com sua linguagem simples, o autor desnuda o louco cenário das instituições (jurídicas) sociais. O final, ainda que gere certa tristeza, é extremamente coerente.

Sobre o livro em si, lamento as muitas "pontas soltas" (aspectos não explorados pelo autor): seria interessante compreender outros aspectos que se inter-relacionam com o protagonista e história.

Sobre a tradução, percebi a necessidade de revisão do texto. Mas nada que interfira negativamente com a experiência.

Em resumo, um livro intenso e que nos faz perceber a insanidade presente nas pessoas que representam as instituições.

Giovana456 13/02/2024

Se fosse possível, eu entrava no livro e resolvia o problema pro protagonista. meu deus que agonia! que burocracia! dá raiva porque é real.