O Processo

O Processo Franz Kafka

Resenhas - O Processo

Marcelle.Paganini 23/03/2024

Eu não sei? da onde vem o tiro ?
Como se trata de um rascunho do autor em um momento de crise criativa, é até fácil entender a mente dele dançando.

Como metáfora?

É quando você recebe um baque e fica paralisado sem saber qual vai ser o próximo movimento do ?adversário?, pq nem é adversário declarado, nem provavelmente se é algo ou alguém. Mas paralisa. E você se vê nos mesmos locais e sentindo as mesmas coisas várias e várias vezes?

Caique 22/03/2024minha estante
Recomendo que leia O Mito de Sisifo, de Albert Camus, ele faz uma breve explicação a partir do ponto de vista do absurdismo, sobre o que seria esse processo, e como ele é absurdo

Camila22 14/03/2024

Impactante e revoltante
Acredito que meu título retrate perfeitamente minha opinião sobre o livro. Incrível e desapontador o quanto um livro de 1924 ainda é atual nos dias de hoje, pleno 2024, um século após seu desenvolvimento.
Apesar de ter achado uma leitura extremamente densa e maçante, visto que exige muita atenção do leitor, achei a experiência proveitosa.
O processo, a história de Josef K., retrata perfeitamente como funciona uma justiça inquisitória, onde não há uma separação clara de poderes, onde não há uma transparência quanto ao conhecimento dos motivos pelos quais o processo está sendo realizado e onde há pessoas corruptas.
Vale a leitura, principalmente, para estudante de ciências jurídicas/direito, mas também para todo aquele interessado em uma equidade em nossas vidas.

?O procedimento penal aparece aqui como um mecanismo de regulação das pessoas, sendo que todas elas estão submetidas a uma teia de relações cujos propósitos lhe são totalmente desconhecidos.?

Mage 14/03/2024

Fragmentos de fragmentos formaram um livro inteiro e isso é impressionante! Por esses motivos as vezes o livro perde um pouco o sentido mas de certa maneira também encanta.

Isabelle 11/03/2024

Um livro agoniante. A todo momento você se sente aflito e preocupado pelo personagem, tão mais confuso que ele. Kafka consegue trazer esses sentimentos a tona como ninguém.

Rebeca 10/03/2024

É um bom livro, mas foi uma leitura difícil eu tentei ler esse livro cinco anos atrás não fluiu tentei agora novamente e acabei obtendo êxito. O final ele puxa mais você para a leitura é um livro digno do autor repleto de críticas sociais.

Silver.Clara 09/03/2024

Eu genuinamente não sei pq ainda tento ler os livros dele. Eu acabo desgastada com um sentimento vazio, parece que tô sendo atropelada a cada página lida.
Sempre começa bem e eu penso ?ah vai ser diferente?, mas não.
A trama é ótima e eu fiquei interessada, mas alguma coisa me domina quando eu leio ele

maduxz 07/03/2024

O processo
Achei um livro muito difícil, entediante e chato.
MUITO CHATO.
Não gostei, esperava mais pra ser sincera.

Natália 29/02/2024

A Lei por dentro?
Em "O Processo", Franz Kafka trata de temas que recorrem em suas obras, tais como a toxicidade entre as relações, o sistema de justiça corrompido.

Com o traço de escrita sufocante, a narrativa é feita de um modo que a sensação é de agonia e poucas formas de solução, onde nos vemos em um tipo de caso que não se movimenta, com demasiada falta de informação do processo.

O fim desta obra me surpreendeu de forma que não imaginava, recomendo.