O Processo

O Processo Franz Kafka

Resenhas - O Processo

slytlena 14/04/2024

Não sei se gosto ou desgosto
O livro começou bem interessante, mas na metade se tornou extremamente arrastado e cansativo de ler. Eu diria que os dois primeiros capítulos são bons, o terceiro e o quarto são tranquilos e depois só fica interessante de novo no nono e décimo.
Demorei um tempo demais pra finalizar e estava quase abandonando, mas fui forte e corajosa e terminei pra poder ter uma opinião sobre.
Não é um livro ruim, mas por se tratar de muita burocracia ele se tornou muito confuso pra mim (e é muita burocracia MESMO). Não são muitos personagens que aparecem, mas a grande maioria são chatos e eu ganhei antipatia por eles.
Estou inconformada com o final, porque passei por muita dor de cabeça pra terminar esse livro que nem é grande, esperando um final decente, pra receber essa tristeza na minha cara.
Bom, pelo menos esse livro tem um final. ?
Eu não recomendo pra quem gosta de leitura fluida e histórias com cenários dinâmicos, se não o coitado vai sofrer. Se você gosta de livros parados e que exigem muita concentração e raciocínio pra entender, é uma boa deixa.
slytlena 22/04/2024minha estante
Agora descobri que não tem final e tudo fez sentido

arqueofarias 11/04/2024

Mais um livraço de Kafka. Dessa vez, um mundo injusto, de acusações desconhecidas e um sistema judiciário excludente e, aparentemente (?) parcial. Reconheceu? Não estamos falando de 2024?. Embora pareça. Kkkkkkkkk?

Kafka é genial.
Apesar de eu ainda preferir A metamorfose e Na Colonia Penal, esse tmb eu recomendo.

Um ponto interessante a destacar é o fato de ser uma obra inacabada e a tentativa de juntar esse quebra cabeça deixa a experiência ainda melhor.

Talles.Felix 11/04/2024

Eu gostei muito desse, apesar de ficar um pouco confuso com os acontecimentos kk
Esse foi o primeiro livro do Kafka que eu li e ainda bem porque até então eu não sabia que precisava conhecer o Franz.

Pedro4048 08/04/2024

É bom.
Terminei a leitura do mesmo jeito que comecei, sem entender merda nenhuma doq tava acontecendo, assim como o próprio personagem da história, Kafka é um gênio mesmo parabéns.

laissa33 06/04/2024

Uma obra inacabada, com capítulos pela a metade e um final horrível, assim como o Kafka.
O livro apresenta uma ótima ideia, porém como já mencionado, por ser um livro incompleto ( ou talvez por um outro motivo) às vezes se tornou cansativo de ler, me dando a impressão que a grande glória do livro aconteceu nas primeiras partes.

moony 31/03/2024

É aparente que a história não foi concluída pelo autor, mas isso não impede Kafka de retratar a realidade jurídica de burocracia, corrupção e a falta de informação para as partes do processo, algo que infelizmente perdura até os dias de hoje.

lelis 29/03/2024

Caluniado
Josef k. reizinho injustiçado né fazer o que

caotico como todo livro que é obrigatório ler pra faculdade

stuchilaura 29/03/2024

é inacreditável como o kafka consegue criar um romance sobre a excessão do direito do ponto de vista da degradação, da sufocação, de um problema sem saída, como uma espiral que não vai ser resolvida, ela só pode ser prolongada até que chegue o fim da vida. é interessante em pensar que mt provavelmente o kafka tinha uma aversão pela psicologia já q essa angústia conjunta passada e vivida pelo K. não é vista de forma psicológica, vinda da mente, de dentro, mas vista de forma material, protocolar como o clima, ambiente externo, posturas corporais, ele não dava muitas pistas sobre oq acontecia dentro da cabeça das pessoas, isso que o tornava tão singular e original. ele fica entre a literatura fantástica e a literatura realista e esse livro é um grande complô dos dois.

Sakurazuka 28/03/2024

Que livro maçante e sem sentido. Mesmo que o autor não tenha finalizado, ainda assim desde o começo o livro é muito prolixo. Muita coisa e atitudes sem sentido.

Diego.Rates 23/03/2024

Releitura desse clássico Kafkiano
Da primeira vez que li essa obra, não gostei muito do livro, mas isso se devia à diagramação da obra que li. Nessa releitura, optei por ler em formato de eBook, na edição da Antofágica. Apesar de ter perdido alguns elementos visuais que foram incluídos genialmente pela editora, essa versão é bem melhor de ler.

A história dessa obra é extremamente complexa e tecnicamente é uma obra "incompleta", mas agora consegui ter uma melhor compreensão de início, meio e fim, e por mais que sinta que em alguns momentos a narrativa se arrasta um pouco, os elementos clássicos da obra de Kafka se encontram aqui, tornando essa leitura bastante proveitosa.

Guilherme Duarte 23/03/2024

Basicamente Josef K. é notificado de um processo contra ele e a narrativa foca em sua busca para entender o porquê daquilo estar acontecendo e quem pode ser o autor do processo. A narrativa parece fragmentada uma vez que alguns personagens são inseridos para uma função/situação específica e depois somem. Geralmente essas situações estão em cenas que causam desconforto, seja pela ambientação ou pelo desenvolvimento da personagem envolvida. Há uma crescente tensão na narrativa absurda seguindo as tentativas de K. de se encontrar em um aparato jurídico corrupto e burocrático. No mais, a leitura demanda paciência e o seu final pode surpreender alguns.