O Processo

O Processo Franz Kafka

Resenhas - O Processo

Camila22 14/03/2024

Impactante e revoltante
Acredito que meu título retrate perfeitamente minha opinião sobre o livro. Incrível e desapontador o quanto um livro de 1924 ainda é atual nos dias de hoje, pleno 2024, um século após seu desenvolvimento.
Apesar de ter achado uma leitura extremamente densa e maçante, visto que exige muita atenção do leitor, achei a experiência proveitosa.
O processo, a história de Josef K., retrata perfeitamente como funciona uma justiça inquisitória, onde não há uma separação clara de poderes, onde não há uma transparência quanto ao conhecimento dos motivos pelos quais o processo está sendo realizado e onde há pessoas corruptas.
Vale a leitura, principalmente, para estudante de ciências jurídicas/direito, mas também para todo aquele interessado em uma equidade em nossas vidas.

?O procedimento penal aparece aqui como um mecanismo de regulação das pessoas, sendo que todas elas estão submetidas a uma teia de relações cujos propósitos lhe são totalmente desconhecidos.?

Mage 14/03/2024

Fragmentos de fragmentos formaram um livro inteiro e isso é impressionante! Por esses motivos as vezes o livro perde um pouco o sentido mas de certa maneira também encanta.

Isabelle 11/03/2024

Um livro agoniante. A todo momento você se sente aflito e preocupado pelo personagem, tão mais confuso que ele. Kafka consegue trazer esses sentimentos a tona como ninguém.

Rebeca 10/03/2024

É um bom livro, mas foi uma leitura difícil eu tentei ler esse livro cinco anos atrás não fluiu tentei agora novamente e acabei obtendo êxito. O final ele puxa mais você para a leitura é um livro digno do autor repleto de críticas sociais.

Silver.Clara 09/03/2024

Eu genuinamente não sei pq ainda tento ler os livros dele. Eu acabo desgastada com um sentimento vazio, parece que tô sendo atropelada a cada página lida.
Sempre começa bem e eu penso ?ah vai ser diferente?, mas não.
A trama é ótima e eu fiquei interessada, mas alguma coisa me domina quando eu leio ele

maduxz 07/03/2024

O processo
Achei um livro muito difícil, entediante e chato.
MUITO CHATO.
Não gostei, esperava mais pra ser sincera.

Natália 29/02/2024

A Lei por dentro?
Em "O Processo", Franz Kafka trata de temas que recorrem em suas obras, tais como a toxicidade entre as relações, o sistema de justiça corrompido.

Com o traço de escrita sufocante, a narrativa é feita de um modo que a sensação é de agonia e poucas formas de solução, onde nos vemos em um tipo de caso que não se movimenta, com demasiada falta de informação do processo.

O fim desta obra me surpreendeu de forma que não imaginava, recomendo.

Amorim 28/02/2024

Claustrofobia o define!
É um livro extremamente exaustivo (de uma forma boa, mesmo que paradoxal). A narrativa constrói em cima de uma teia onde é estranhamente sufocante em alguns pontos, creio eu, elaborado de forma proposital e cuidadosa.
Não se dá para falar muito sem revelar algumas coisas do livro, mas em muitos momentos o nó da realidade parece se entrelaçar com a fantasia construindo comparativos sufocantes onde no mundo consciente temos exemplos cabíveis de situações semelhantes, assim entrando em uma espiral de neurose que colabora para imersão da narrativa.

Pedro.Malini 27/02/2024

Esse livro é a melhor demonstração de Kafka. A questão da lei é fundamental, mas a questão do subconsciente me interessou muito. A história dá agonia, mas é muito cativante.

Parkinho 27/02/2024

Gênio, apenas.
Mais uma obra póstuma.
Engraçado que desejo do kafka era ?se eu morrer com obra inacabadas, quero que todas sejam destruídas?
o amigo dele: ?vou juntar e publicar tudo?.

Kafka tem uma habilidade impressionante, quase que divina, de conseguir expressar ambientes opressores, criando uma espécie de labirinto intelectual sufocante.

A ideia de que por mais que tentamos, nunca chegaremos ao coração do poder supremo? Nessa obra no caso, o Estado.

Todos os sistemas de opressão desde o microcosmos da familia (como em ?metamorfose?) ate o mais alto cume do Estado, transpassam a obra do Kafka. De tal maneira que entedemos o kafka como escritor de microfisica e da macrofisica do poder, de um poder cuja a capilarização vai de cima pra baixo e sempre alcança aquele que ACHA que tem uma anesma, um fiozinho de privacidade em sua vida e sempre é muito mais frágil, perca do horizonte.

A dor preparada desde o inicio, amortecendo com a brutalidade do cotidiano. Quanto mais o ?K.? tentava atingir os juízes, e lidar com a lei, mais ele se distanciava.
Nao sabemos porque essas figuras de poder faz o que fazem, o porque nos acossam, e é preciso viver as consequências dessa procura.

?Quanto mais caminhamos ao horizonte, mais nos distanciamos? - Nos distanciamos na medida que tentamos nos aproximar.

Kafka embora morto a quase um século do nosso tempo, permanece atual quando observamos suas críticas diretas aos movimentos de enfraquecimento democrático no Brasil.