O Processo

O Processo Franz Kafka

Resenhas - O Processo

Mage 14/03/2024

Fragmentos de fragmentos formaram um livro inteiro e isso é impressionante! Por esses motivos as vezes o livro perde um pouco o sentido mas de certa maneira também encanta.

Isabelle 11/03/2024

Um livro agoniante. A todo momento você se sente aflito e preocupado pelo personagem, tão mais confuso que ele. Kafka consegue trazer esses sentimentos a tona como ninguém.

Rebeca 10/03/2024

É um bom livro, mas foi uma leitura difícil eu tentei ler esse livro cinco anos atrás não fluiu tentei agora novamente e acabei obtendo êxito. O final ele puxa mais você para a leitura é um livro digno do autor repleto de críticas sociais.

Silver.Clara 09/03/2024

Eu genuinamente não sei pq ainda tento ler os livros dele. Eu acabo desgastada com um sentimento vazio, parece que tô sendo atropelada a cada página lida.
Sempre começa bem e eu penso ?ah vai ser diferente?, mas não.
A trama é ótima e eu fiquei interessada, mas alguma coisa me domina quando eu leio ele

maduxz 07/03/2024

O processo
Achei um livro muito difícil, entediante e chato.
MUITO CHATO.
Não gostei, esperava mais pra ser sincera.

Natália 29/02/2024

A Lei por dentro?
Em "O Processo", Franz Kafka trata de temas que recorrem em suas obras, tais como a toxicidade entre as relações, o sistema de justiça corrompido.

Com o traço de escrita sufocante, a narrativa é feita de um modo que a sensação é de agonia e poucas formas de solução, onde nos vemos em um tipo de caso que não se movimenta, com demasiada falta de informação do processo.

O fim desta obra me surpreendeu de forma que não imaginava, recomendo.

Amorim 28/02/2024

Claustrofobia o define!
É um livro extremamente exaustivo (de uma forma boa, mesmo que paradoxal). A narrativa constrói em cima de uma teia onde é estranhamente sufocante em alguns pontos, creio eu, elaborado de forma proposital e cuidadosa.
Não se dá para falar muito sem revelar algumas coisas do livro, mas em muitos momentos o nó da realidade parece se entrelaçar com a fantasia construindo comparativos sufocantes onde no mundo consciente temos exemplos cabíveis de situações semelhantes, assim entrando em uma espiral de neurose que colabora para imersão da narrativa.

Pedro.Malini 27/02/2024

Esse livro é a melhor demonstração de Kafka. A questão da lei é fundamental, mas a questão do subconsciente me interessou muito. A história dá agonia, mas é muito cativante.

Parkinho 27/02/2024

Gênio, apenas.
Mais uma obra póstuma.
Engraçado que desejo do kafka era ?se eu morrer com obra inacabadas, quero que todas sejam destruídas?
o amigo dele: ?vou juntar e publicar tudo?.

Kafka tem uma habilidade impressionante, quase que divina, de conseguir expressar ambientes opressores, criando uma espécie de labirinto intelectual sufocante.

A ideia de que por mais que tentamos, nunca chegaremos ao coração do poder supremo? Nessa obra no caso, o Estado.

Todos os sistemas de opressão desde o microcosmos da familia (como em ?metamorfose?) ate o mais alto cume do Estado, transpassam a obra do Kafka. De tal maneira que entedemos o kafka como escritor de microfisica e da macrofisica do poder, de um poder cuja a capilarização vai de cima pra baixo e sempre alcança aquele que ACHA que tem uma anesma, um fiozinho de privacidade em sua vida e sempre é muito mais frágil, perca do horizonte.

A dor preparada desde o inicio, amortecendo com a brutalidade do cotidiano. Quanto mais o ?K.? tentava atingir os juízes, e lidar com a lei, mais ele se distanciava.
Nao sabemos porque essas figuras de poder faz o que fazem, o porque nos acossam, e é preciso viver as consequências dessa procura.

?Quanto mais caminhamos ao horizonte, mais nos distanciamos? - Nos distanciamos na medida que tentamos nos aproximar.

Kafka embora morto a quase um século do nosso tempo, permanece atual quando observamos suas críticas diretas aos movimentos de enfraquecimento democrático no Brasil.

Mille Reis 27/02/2024

É um livro bastante cansativo e com um final do nada. Dei uma olhada e descobri que é um livro que foi lançado após a morte do autor, talvez isso explique o final e tbm pq ele não é tão linear nos capítulos.

Por meio das metáforas de sempre, Kafka, nos leva para o meio de um julgamento e nos mostra como a -lei- pode ser aplicada sem ninguém para intermediar e totalmente cheia de burocracias desnecessárias.