O Processo Franz Kafka

Resenhas - O Processo

Priscila.Colucci 15/10/2023

Desesperador!
Você acorda e é acusado de cometer um crime! Não tem ideia de quem te acusou nem do que está sendo acusado. É angustiante lidar com essa acusação, envolver-se em burocracias judiciais, lidar com a demora da justiça e a falta de respostas. O descaso parece crescer cada vez mais, é realmente assustador.

Aqui no Brasil, temos uma expressão engraçada que diz "o processo é lento, o bagulho é louco e o juiz é doido" para descrever a lentidão, burocracia e os interesses do sistema judiciário.

Clara 14/10/2023

Inferno judicial
Se o kafka queria que os leitores se sentissem numa espiral de incerteza, insegurança e medo, ele conseguiu com louvor.
aqui ele tece uma crítica sobre a ignorância dos indivíduos acerca das leis, sobre como essas informações não são acessíveis para nós, sobre a burocracia extrema que circunda esses processos e o sistema judicial no geral.
não é um livro fácil de ler, em alguns momentos pode ser até monótono, a nota que eu dei reflete isso. apesar das situações absurdas e pontuais que o autor cria e questiona, apesar de nos fazer refletir sobre tudo isso, esse foi o livro mais arrastado dele que eu já li. o final também é surpreendente, vale a pena demais ler este livro.

Gansh 13/10/2023

Labirinto
Não sou muito de ler livros com finais amplos e abertos mas este me surpreendeu, a narrativa é misteriosa, porque gera uma aflição, o processo nunca anda e não tem informação do que está acontecendo, e muitas cenas são escuras e enigmáticas, parece tudo um pesadelo, onde K está sendo sufocado com a burocracia da lei, acho um livro atual com inúmeras interpretações, recomendo a leitura, porém não acho que deva-se iniciar as obras de Kafka por ele.

Fabíola 09/10/2023

Esperava bem mais... Foi a obra de kafka que menos gostei e achei a leitura cansativa e chata, tinha momentos que eu nao aguentava mais kk
Reconheço o objetivo da obra e a reflexão por trás dela, mas não curti.

Michele 08/10/2023

Sei que o livro do Kafka é super aclamado, a HQ é linda, mas até agora não entendi qual foi o crime de K e o final foi meio bizarro. Preciso ler o livro se Kafka, talvez entenda melhor.

Jonas 06/10/2023

Boa leitura
O livro narra a história do protagonista, que responde a um processo sem saber por qual motivo e sem qualquer acesso a maiores informações sobre tal.
Muitas vezes as descrições dos ambientes são tão bem feitas que sentimos a claustrofobia que os personagens sentem em estar em ambientes tão insalubres.
Uma boa leitura.

Luuizafkr 03/10/2023

Não sei o que pensar
Estou digerindo ainda o livro, preciso de mais tempo pensando nele, para saber se realmente eu gostei ou não. Achei meio confuso, mas ao mesmo tempo tem uma crítica muito boa.

giogio 01/10/2023

Sufocante, tal qual a vida adulta
Esse é um daqueles livros que o número de páginas não representa o conteúdo e nem a velocidade de leitura, pq é daquelas leituras que precisa de pausas pra continuar senão você não respira. kafka é mestre (mesmo que nem publicado ele queria ser, enfim) em criar situações absurdamente insanas e personagens completamente fora da curva, fora da nossa expectativa. definitivamente não é uma leitura prazerosa, mas marcante, mesmo que pelas piores razões, pois o livro todo é uma grande crítica/reflexão sobre como a burocracia e a falsa acusação podem acabar com a vida de alguém.
ansiosa pela leitura do O castelo, que faz parte da tríade kafkiana.

edisik 26/09/2023

Não deu. Pensei que ia continuar a leitura. Prefiro deixar para uma outra oportunidade, talvez com uma cabeça mais focada numa leitura dificil.
Tiago.Guedes 27/09/2023minha estante
Franz Kafka tem que ter um certo momento mesmo. O Castelo iria começar, mas senti que vou precisar de um momento para encarar a obra.

Vania.Cristina 24/10/2023minha estante
Tudo tem sua hora certa

Margarida.Adamah 26/09/2023

Ótimo
Lendo esse livro após tantos anos publicado e ainda vendo como sua análise reverbera nos tempos atuais é incrível, descreveu totalmente o que chamados de política do cancelamento nessa era moderna virtual. Uma leitura leve mas interessante, recomendo muito!

Mateus.Silva 26/09/2023

O Processo
Gostaria de ter entendido mais do que entendi. Pra mim a história começou muito bem, e eu me perdi muito rápido. Cada vez menos as coisas faziam sentido. Eu costumo gostar de conteúdo non-sense, mas aqui foi demais até pra mim. Eu não desgostei do livro, só não entendi boa parte dele mesmo.
cachorro chupetão 29/09/2023minha estante
bom, isso é ler Kafka

cachorro chupetão 29/09/2023minha estante
o labirinto existencial que Kafka propõe é angustiante, é para ser angustiante

otixxss 23/09/2023

Apos fazer um mapa mental desse livro sem ter terminado ele
Interessante notar que, para o autor de um dos melhores romances do século passado, essa obra não passava de retalhos de textos inconclusos. é um livro que é contra a rápida interpretação, e suas leituras são infinitas. dialoga com a dimensão sufocante de ser humano na modernidade, em quaisquer contexto sociológico, religioso ou psicológico. é um romance que levanta discussões sobre teologia, sociologia, psicanálise e direito que são, antes de tudo, extremamente atuais.

sua leitura é sufocante, angustiante. sem mais palavras.

ter finalmente finalizá-lo é recompensante e ao mesmo tempo desolador. recomendo.

Eliane 21/09/2023

O Processo
Um amigo me indicou e emprestou o livro. Achei um livro difícil de ler. O que me ajudou foi ler uma edição com notas no Kindle em paralelo ao livro físico. O final foi como um soco no estômago.

bardo 21/09/2023

Reler O Processo de Franz Kafka trouxe-me um misto de sensações contraditórias, mas posso dizer que o desconforto e a quase impenetrabilidade do texto permanecem. Em que pese sua inegável importância e suas qualidades, definitivamente não é uma leitura agradável.
Algo extremamente incômodo é o caráter ambíguo da obra, não me recordo de na primeira leitura ter sentido tanta repulsa pelo protagonista, se é certo que as engrenagens que se fecham em torno dele não chegam a inspirar simpatia, a afirmação inicial que parece remeter a inocência é aos pouco minada.
Se a conduta das figuras femininas não é exatamente exemplar, em mais de um ponto temos a impressão de que K não nutre exatamente bons afetos pelo feminino, fica a impressão de que o narrador quer nos fazer ver que se o Processo não parece ter uma base legal clara por outro lado o réu de fato está longe de ser inocente. Um dos capítulos incompletos aumenta essa desconfiança contra K, o texto é escorregadio, mas parece sugerir em mais de um ponto que não sabemos tudo sobre ele..
O posfacio do tradutor ajuda a entender melhor o caráter fragmentário e a decisão em manter a ordem proposta pelo testamentário do autor, por seu valor histórico porém fica a incógnita de como seria a leitura de versões com ordenamentos alterados. A inclusão de um apêndice com os capítulos incompletos também foi muito bem vinda.
Em suma O Processo é um livro fragmentário, estranho, ambíguo, de leitura não tão acessível (não pela complexidade do texto, mas por sua lógica absurda), com um protagonista não carismático, mas sem dúvida intrigante. Demanda não só uma leitura, mas provavelmente mais de uma releitura e mesmo assim não creio que o romance se esgote.
Guxta 10/10/2023minha estante
É isso msm. Desconfortável. Mas li numa rapidez inacreditável. A cirurgia do siso ajudou, kkkkkkkk

bardo 10/10/2023minha estante
Quis acrescentar mais uma camada à tortura? Kkkkkk

Eduarda 17/09/2023

Apesar de ser uma leitura que considerei densa, retrata como a nossa realidade jurídica possa ser falha e a justiça muitas vezes inacessível a grande maioria das pessoas que nao tem acesso a corte do direito, assim como Josef K que teve seu processo sem ao menos saber do que foi acusado e acabou pagando uma pena por um motivo incerto.