O Processo

O Processo Franz Kafka

Resenhas - O Processo

Regina Coelli 28/10/2023

Ainda bem que não foi queimado
Primeiro livro que li de Kafka e me deixou com muita vontade de ler outros. Enquanto eu lia pensava, isso só pode ser um pesadelo, de fato angustia e causa essa sensação claustrofóbica para quem lê. É um romance inacabado, mas a forma que Max Brod organizou, deixa as coisas ?entendiveis?, se é que pode assim dizer. O final foi chocante para mim, mas no penúltimo capítulo, onde tem a conversa na catedral explicou muito sobre o caminho que ia tomar. Kafka estudou direito, era um homem que provavelmente carregava um peso emocional e deixa esses pontos claros na sua escrita. Eu gostei muito do personagem Josef K, e da para entender como seu jeito vai se modificando ao decorrer do processo. Não deu vontade de parar de ler, queria saber onde essa loucura iria dar. Tiveram noites que até sonhei. Parece um mundo distópico e ao mesmo tempo tão real. Pra quem vive no Brasil sabe que aqui o poste faz xixi no cachorro. Bandido inocentado ao bel-prazer das autoridades judiciais, piada de humor ácido tendo penas mais severas do que um crime real (o humor não é uma doença é apenas o reflexo de uma sociedade doente), abusos de autoridade, censuras, entre tantas outras situações que consegui correlacionar a realidade com o livro. Vale a pena a leitura. Um adendo sobre a edição da Antofagica, foi impecável (as ilustrações, a estética, os textos riscados pelo autor em seu lugar de origem, as videoaulas), apenas tiro o posfácio. Nunca vi tanta besteira e ideias desconexas com a realidade escrita em um posfácio como o da Noemi Moritz Kon, detestei e revirei os olhos
involuntariamente enquanto lia.
Fer2410 27/11/2023minha estante
Oi Regina! Tudo bem? Estou no início do livro (edição da Companhia das Letras) e posso dizer, que sinto exatamente isso que você escreveu? muita conexão com a nossa triste realidade! Obrigada pela resenha! ?

Adelson 26/10/2023

O plot é interessante, porém a execução ...
A idéia de um processo que não sabe o que está acontecendo, como está sendo julgado e sobre o que é muito boa.
Mas o Sr K. um protagonista esnobe, que não liga pra nada e nada carismático desanima na leitura e por conta do livro não ter sido finalizado e capítulos faltando, talvez tenha complicado ainda mais a compreensão da obra.

Adriele142 21/10/2023

Kafka de fato era um cara genial, li a metamorfose e fiquei perplexa com a escrita dele, então procurei mais livros dele e li O Processo, terminei hoje,já tinha imaginado o final porém estou triste, como alguem pode ser feliz em condenar uma pessoa inocente? Humanos são sádicos e ruins, a justiça comete alguns erros e Kafka quis mostrar para a gente o que uma calunia é capaz de fazer na vida de um individuo, somos negligenciados pela justiça. Estou triste pelo K. simpatizei com ele, mesmo que seja um personagem fictício, a situação estava tão errada, especialmente para o Josef K. Será que se pode confiar em sua própria razão?

Ma_ah 19/10/2023

Desafiador
O livro narra a história de Josef K., um homem comum que, em um dia aparentemente normal, é preso e submetido a um misterioso processo judicial. A narrativa é uma alegoria poderosa que explora temas como alienação, burocracia, autoridade opressiva e a busca por sentido na existência.

Através de uma prosa densa e surreal, Kafka cria um ambiente desolador e absurdo no qual o protagonista luta para entender o motivo de sua prisão e o funcionamento do sistema judiciário que o cerca. O livro mergulha o leitor em um labirinto de angústia existencial, deixando-o questionando a natureza da justiça, da liberdade e do controle social.

A obra de Kafka é conhecida por sua capacidade de evocar uma sensação de estranheza e inquietude, tornando-se um marco na literatura do século XX. O Processo é uma leitura desafiadora, mas recompensadora, que continua a ressoar com seu público, provocando reflexões sobre a natureza da sociedade e do indivíduo. É uma obra essencial para quem aprecia a literatura que explora os cantos mais escuros da condição humana.
Gleidson 19/10/2023minha estante
Excelente resenha! Clara, precisa e concisa... ???

Ma_ah 19/10/2023minha estante
Obrigada!!

Mari 16/10/2023

Cheguei até esse livro através de Albert Camus. No livro, O processo, Kafka ilustra personagens absurdos que acatam plenamente uma vida de acusados e vivem sendo confundidos e desacreditados por figuras de poder (Estado, Igreja, etc), o que confere a obra uma atmosfera perturbadora. Josef K, personagem principal, conforme vai conduzindo seu processo leva o leitor a uma mistura de sentimentos, que une angústia, raiva, repulsa. Esse desconforto surge justamente pela banalização de uma vida em constante ameaça, pela falta de privacidade e, sobretudo, pela naturalidade absurda com que os personagens lidam com toda a situação. Recomendo fortemente a leitura.

Felipe1503 16/10/2023

Revisitando
Valeu muito a pena dar outra chance pro Kafka depois de ter lido A Metamorfose, sinto que comecei a entender melhor o jeito de pensar do autor e a claustrofobia com a qual ele descreve o mundo e as relações. Caso você seja uma pessoa dedutiva e lógica, esse livro é ASSUSTADOR do começo ao fim, nada aparentemente faz sentido e quanto mais você procura peças para completar o quadro, mais você percebe que nem do mesmo quadro estas peças são. Enfim, ótimo livro.

Priscila.Colucci 15/10/2023

Desesperador!
Você acorda e é acusado de cometer um crime! Não tem ideia de quem te acusou nem do que está sendo acusado. É angustiante lidar com essa acusação, envolver-se em burocracias judiciais, lidar com a demora da justiça e a falta de respostas. O descaso parece crescer cada vez mais, é realmente assustador.

Aqui no Brasil, temos uma expressão engraçada que diz "o processo é lento, o bagulho é louco e o juiz é doido" para descrever a lentidão, burocracia e os interesses do sistema judiciário.

Clara 14/10/2023

Inferno judicial
Se o kafka queria que os leitores se sentissem numa espiral de incerteza, insegurança e medo, ele conseguiu com louvor.
aqui ele tece uma crítica sobre a ignorância dos indivíduos acerca das leis, sobre como essas informações não são acessíveis para nós, sobre a burocracia extrema que circunda esses processos e o sistema judicial no geral.
não é um livro fácil de ler, em alguns momentos pode ser até monótono, a nota que eu dei reflete isso. apesar das situações absurdas e pontuais que o autor cria e questiona, apesar de nos fazer refletir sobre tudo isso, esse foi o livro mais arrastado dele que eu já li. o final também é surpreendente, vale a pena demais ler este livro.

Gansh 13/10/2023

Labirinto
Não sou muito de ler livros com finais amplos e abertos mas este me surpreendeu, a narrativa é misteriosa, porque gera uma aflição, o processo nunca anda e não tem informação do que está acontecendo, e muitas cenas são escuras e enigmáticas, parece tudo um pesadelo, onde K está sendo sufocado com a burocracia da lei, acho um livro atual com inúmeras interpretações, recomendo a leitura, porém não acho que deva-se iniciar as obras de Kafka por ele.

Fabíola 09/10/2023

Esperava bem mais... Foi a obra de kafka que menos gostei e achei a leitura cansativa e chata, tinha momentos que eu nao aguentava mais kk
Reconheço o objetivo da obra e a reflexão por trás dela, mas não curti.

Michele 08/10/2023

Sei que o livro do Kafka é super aclamado, a HQ é linda, mas até agora não entendi qual foi o crime de K e o final foi meio bizarro. Preciso ler o livro se Kafka, talvez entenda melhor.

Jonas 06/10/2023

Boa leitura
O livro narra a história do protagonista, que responde a um processo sem saber por qual motivo e sem qualquer acesso a maiores informações sobre tal.
Muitas vezes as descrições dos ambientes são tão bem feitas que sentimos a claustrofobia que os personagens sentem em estar em ambientes tão insalubres.
Uma boa leitura.

Luuizafkr 03/10/2023

Não sei o que pensar
Estou digerindo ainda o livro, preciso de mais tempo pensando nele, para saber se realmente eu gostei ou não. Achei meio confuso, mas ao mesmo tempo tem uma crítica muito boa.

giogio 01/10/2023

Sufocante, tal qual a vida adulta
Esse é um daqueles livros que o número de páginas não representa o conteúdo e nem a velocidade de leitura, pq é daquelas leituras que precisa de pausas pra continuar senão você não respira. kafka é mestre (mesmo que nem publicado ele queria ser, enfim) em criar situações absurdamente insanas e personagens completamente fora da curva, fora da nossa expectativa. definitivamente não é uma leitura prazerosa, mas marcante, mesmo que pelas piores razões, pois o livro todo é uma grande crítica/reflexão sobre como a burocracia e a falsa acusação podem acabar com a vida de alguém.
ansiosa pela leitura do O castelo, que faz parte da tríade kafkiana.