As Brumas de Avalon

As Brumas de Avalon Marion Zimmer Bradley

Resenhas - O Prisioneiro Da Árvore

Juliano 26/12/2020

Morgana vai estar eternamente no meu coração.
Brumas foi a minha leitura favorita do ano. Me apeguei demais aos personagens e à história. Morgana é uma personagem muito bem construída. É ambígua, alguns podem acha-lá uma malfeitora, mas pra mim ela sempre esteve certa em tudo o que fez. Leiam Brumas, é incrível!
maryyyy 26/12/2020minha estante
é demais mesmo! s2

Juliano 27/12/2020minha estante
Já terminei com vontade de reler! ?

William LGZ 26/08/2022

Uma magnífica conclusão para a série
Quem diria que, mesmo com uma opinião agridoce sobre os primeiros livros e admitindo que só continuava acompanhando por causa de minha meta apenas, eu fosse recompensado no final com um excelente encerramento e um ótimo livro no geral.

Posso dizer que já estava sentindo uma melhora na narrativa desde o terceiro livro, mas este aqui acabou o desbancando como o melhor da coleção devido aos seus inúmeros acontecimentos e menor preciosismo em relação aos personagens, gerando consequências bem mais graves e também trazendo novas facetas e ponderações bastante interessantes.

A forma como as religiões são tratadas aqui e até mesmo durante toda a história foi o que mais me encantou e atraiu, considerei perfeita a maneira como as dúvidas foram colocadas sobre os personagens e as respostas encontradas por cada um ao longo do enredo. Sua conclusão, inclusive, foi capaz de tirar lágrimas de meus olhos de tão tocante que foi!

Definitivamente o recomendo para quem leu todas as partes antecedentes porque, mesmo com algumas reviravoltas que se saíram meio abruptas e perderam um pouquinho do impacto, fez valer a pena por cada momento entediante ou sofrível que passei enquanto acompanhava a saga.
Adriana 26/08/2022minha estante
Com essa resenha Will, mais uma trilogia para minha lista ??? wleu

Geovana 26/08/2022minha estante
Concordo com o que você disse. Apesar das partes tediosas, essa história tem mesmo um final interessante ?

Instagram: @leitor_eduardo 16/06/2010

Para se entender melhor o universo feminino eu indicaria a coletânea!

Durante toda a saga se odeia e se ama todas as mulheres deste romance. Desde Viviane, Igraine, Morgana, Morgause, Nimue, Raven, Guinevere até as mais chatas como Elaine.
Há partes na estória que realmente chocam. Citaria os encantamentos... Uns muito macabros e outros nem tanto. Ver o desenrolar dessa estória da perspectiva das mulheres é simplesmente fascinante. Em especial pela perspectiva de Morgana. Como eu amo esta personagem. Não diria o mesmo para a famosa Grande Rainha. São pessoa que sofrem demais, agem por impulso e às vezes demonstram alguma atitude exemplar.
Como por exemplo, uma consolava a outra. Adorava quando Morgana era taxada de bruxa, feiticeira, prostituta, etc. Mas acima de tudo ela sim era a verdadeira senhora do Lago, da Magia; a Senhora Sagrada de Avalon. O elenco masculino é muito peculiar. No fim das contas percebi que o grande Rei Artur não passa de um pastel! Totalmente o contrário de Lancelot que tem sangue nas veias! Os homens são um pouco menos adoráveis que as mulheres. Exemplo forte é Kevin e Taliesin. Não gosto deles. Traidores da velha magia de Avalon. Eu só sei que estes livros merecem nota dez. São muito, muito bons, de verdade.
Apenas um detalhe... No fim você acaba achando que Avalon existe mesmo na Bretanha. Há quem diga que é onde hoje é Glastonbury... Eu não sei... É difícil crer que Morgana das Fadas tenha mesmo existido
Maary 08/04/2011minha estante
Com certeza "o grande Rei Artur não passa de um pastel!"

CLA 05/06/2011

A Deusa Virgem!
Gostei tanto do livro I,o dois achei bem chato, afinal nao gostei da Gwen,o terceiro li meio que enrolando, e estou no quarto livro, mas tá dando o que falar pra continuar e terminar.
Morgana, sempre Morgana, só continuo a ler pq ela é dez! nao se sabe o que vai aprontar em seguida!
Gwen continua me incomodando!
Enquanto lia os livros , busquei muita coisa na net sobre o rei arthur.
Isso foi importante,embora o arthur é bastante ficticio, mas tem os poemas que as vezes comprovam a sua existência!
E tem muiiiiiiiiiiito de esotérico nessa história toda......Távola rendonda, avalon,gral,escalibur,merlin,solstício,etc,etc.
Pena q a gwen ganhou:o cristianismo sobrepujou o paganismo

Com certeza o que vou escrever será considerado um heresia,mas...

Maria, mãe de Cristo,viveu no tempo pagão, era virgem..nao seria uma sacerdotisa?
será que ela nao concebeu Jesus numa da noites de lua cheia? Durante as fogueira de Beltame?
Ulysses.Rubin 22/03/2014minha estante
Não havia pensado nessa possibilidade a respeito de Maria, mas realmente faz todo o sentido, dentro da mitologia da saga. Adorei e estou ligando os pontos.

Abraços

Lucas 03/06/2020

Agridoce.
Passei mais de um mês relendo e lendo As Brumas de Avalon e finalmente consegui concluir (era minha meta do ano). Li as últimas páginas com a sensação de que estava acabando algo muito especial. A Morgana dessa versão ficará para sempre marcada na minha memória como uma das melhores personagens que já tive o prazer de conhecer.
No entanto, recentemente tomei conhecimento das polêmicas que envolvem a autora do livro e, por mais agradável que tenha sido essa leitura, me sinto mal por ter gastado meu dinheiro comprando algo escrito por alguém tão desprezível (felizmente a autora morreu em 1999, assim espero que quem esteja desfrutando dos lucros do livro hoje em dia sejam pessoas decentes e que estejam ajudamos crianças vítimas de abuso e maus tratos).
Para avaliar levei em consideração somente a estória e tentei separar ao máximo a obra, que é tão incrível, da pessoa que escreveu.
Américo 06/12/2021minha estante
Ao que me consta, li em algum lugar (não lembro a fonte) que os filhos dela - os quais sofreram abusos - se recusaram a receber os lucros advindos dos direitos autorais da obra, sendo o mesmo direcionado atualmente para instituições que combatem a pedofilia e o abuso infantil.

Luciana 20/03/2014minha estante
A Gwenhwyfar também não me desceu. Fiquei com bronca dela até o final.

Lili 25/01/2019

O Prisioneiro da Árvore
A saga chega ao fim.

Eu comentei no primeiro e segundo livros que eu gostava mais da parte 'histórica' do que da 'mágica', digamos assim. Por isso não poderia ser diferente: o livro 4 para mim foi o pior, pois é o mais 'mágico'. Achei as coisas meio inverossímeis, a mesma pessoa que insiste em uma vingança horrível e rompe relações com todo mundo, de uma hora para outra se torna tão tranquila e misericordiosa; pessoas que foram amigas durante toda uma vida se voltam uns contra os outros sob a influência de terceiros; um amor que nunca foi tão bem explicado tem seu apogeu e queda em poucas páginas... Enfim, muitas partes me deram uma preguicinha e achei que a história poderia ser bem melhor.

Porém, mesmo com todos os defeitos que vi, acho que a história como um todo vale a pena ser lida. E o finalzinho é bem bonito, até me emocionei. Recomendo, apesar de não achar imperdível.
Natalie Lagedo 25/01/2019minha estante
Gostei muito na época em que li. Acho que hoje em dia não iria me agradar tanto.

Carol 29/10/2013

Mais alguém coloca este livro em um pedestal?
Acho esse livro o melhor da série.
Ás vezes acho que sou a única...

Algo neste livro cativou-me MUITO.
Fui com muita sede ao pote e fui recompensa de um modo INENARRÁVEL.
Eu não entendo como tantas pessoas podem acha-lo arrastado...sério
Questão de gosto...

Bem...não vim aqui apenas para derramar elogios e dizer o quanto AMO ESTE LIVRO- um dos melhores que já li na minha vida(esta numa posição altíssima)...

Neste livro,tudo que já estava ruim fica pior.
Resumi o livro!!!

Muitas coisas nele deixaram-me chocada!!!

Esse livro é muito especial para mim...na época em que li fiz até uma trilha sonora para alguns personagens!!!

E este é o fim da pior resenha que vocês já viram na vida.
Gracy.Rodrigues 23/10/2017minha estante
Eu gostei. Jura que tudo o que estava ruim fica ainda pior?! Chesuis :v

Vick 29/04/2021

TW: estupro e pedofilia
A autora era pedófila, ela abusou dos próprios filhos e apoiou o marido fazer o mesmo. Mesmo morta, nos livros ainda estão essas merdas que ela """acreditava""" e praticava. Se você quiser ler mesmo assim, aí vai da sua escolha, mas lembre que você está apoiando mesmo que indiretamente.
lio 29/04/2021minha estante
gente, que horrível!!

Anita 09/11/2014

antigas
legal.fala um monte de coisas legais eu tenho a edicao 1,2,3,4,e 5 e fala parece do egito eu nao sei direito mas vale a pena ler eu ainda tou lendo a edicao 1 mas e bastantelegal interessante e eu aprendi coisas muito interessantes com ele e ainda vou aprender bastante o e nota dez pra este livro muito mais muito legal!
Anita 11/11/2014minha estante
e isso ai vale a pena comprar e muito mais muito!!!

Kelly 14/01/2011

As Brumas de Avalon
Sou fascinada por estórias medievais. Brumas de Avalon além de se passar na época medieval, me chamou atenção por tratar da famosa estória do Rei Arthur pela visão das mulheres da época, entre essas mulheres, sua esposa Guinevere. Uma imagem marcante ficou durante a leitura do livro. Eu estava viajando para Viçosa (MG) lendo o terceiro volume da série e ao amanhecer olhei para a janela do ônibus e vi Ouro Preto (MG) entre seus morros e coberta por uma neblina comum na região,senti como se estivesse chegando a Avalon.

BáCamargo 09/06/2009

Imperdível!
As Brumas de Avalon é uma história para se lembrar a vida inteira, cheia de paixões, guerras, conflitos...
Deixa uma mensagem muito forte que Deus é um só, as maneiras que encontramos para buscá-lo é que são diferentes e devem ser respeitadas, pois cada uma possui suas próprias falhas e grandiosidades.

Taga 05/11/2009

É uma história íncrivel sem dúvida, apaixonante em certos momentos e revoltante em outros. Nesse quarto e último livro da série não gostei das muitas atitudes da Morgana para com os outros personagens, principalmente com o Arthur, e o livro as vezes se tornou tão casativamente chato por causa das inúmeras discussões teológicas entre a Guinevere e qualquer personagem que se aproximasse dela, os conflitos interiores dela também me cansavam. Mas ao todo é uma boa história, só lamento por alguns fatos não terem sido devidamente descritos ou esclarecidos.

Maary 08/04/2011minha estante
Sera que alguem gosta da Guinevere ???

Taga 08/04/2011minha estante
Ah, tem quem goste dela, sim.

Tanto porque a Guinevere (assim como os demais personagens das etórias do Rei Arthur) assume uma personalidade diferente em cada filme e livro em que é retratada.

Em Brumas de Avalon ela pode ser uma fanática religiosa e muito mesquinha, mas no filme mais recente com o Clive Russel e a Keira Knightley, por exemplo, ela é uma corajosa bárbara pagã, muito diferente também da Guinevere do Bernard Cornwell em sua trilogia.

E você também pode procurar em vários sites descrições muito diversificadas sobre a Guinevere, há quem a cultue e a tome por influência em diversas comunidades arthurianas.

No final, acaba sendo muito relativo, né? Mas, da Guinevere da Marion eu creio que poucos gostem.

Deh Domingues 24/11/2009

Uma obra retratada por mulheres!
A Obra -
As Brumas de Avalon, uma seqüência de 4 livros, narra a historia do Rei Arthur e sua Távora redonda.
Contada pelas mulheres que passaram de alguma forma por sua vida mesmo que indiretamente;a obra retrata um lugar onde a religião é colocada à prova de forma forte e rudimentar.
Primórdios de uma civilização de reis, rainhas e seus seguidores, cujo alguns preconceitos são mantidos até os dias de hoje, nos mostra que somos uma civilização hoje evoluída mas com alguns vestígios de um passado bruto e distante.

A leitura -
Ler sobre a historia do Rei Arthur, algo que sempre havia ouvido falar superficialmente, narrada por mulheres, ou melhor, fortes mulheres.Me deixou extasiada!
A forma com a qual as gerações são narradas, os conflitos, batalhas, amores e amantes são inebriantes, a ponto de não conseguir parar de ler.
Mas senti que o livro é meio repetitivo em sua seqüência e as vezes um pouco cansativo. Mas isso depende muito da disposição do leitor num determinado momento.
Ótima leitura! Vou procurar ler agora a outra versão da historia!
" Conheça a verdade e ela o libertarás"

Boa leitura a todos!

Abraços

Deh Dominguez.

Clio0 02/06/2024

O último livro da saga compõe-se de duas narrativas que Zimmer Bradley esforçou-se para unificar, e tal medida causou certos vácuos e situações Deus Ex-Machina que impediram que o drama da errocada fosse realmente sentido.

Em primeiro plano temos a queda de Camelot, com personagens unidimensionais como Mordred e Nimue sendo sumariamente descartados num massacre shakespeareano para garantir a remanescência da personagem principal.

É através de Morgana, e sua visão narcisista, que vislumbramos o fim da antiga de religião e de Avalon, porém, a supramacia do cristianismo é visto de uma forma unilaterial, praticamente elitista, justamente por ser a personagem incapaz de sustentar a proposta inicial de uma sacerdotisa advinda de uma religião sem estruturação formal.

No todo, As Brumas de Avalon parecem ser uma fantasia que aproveitou-se de alguns temas populares do fim do século XX para tentar reformular um dos mais queridos mitos literários.

A ideia era boa, pena que não deu certo.