As Brumas de Avalon

As Brumas de Avalon Marion Zimmer Bradley

Resenhas - O Prisioneiro Da Árvore

Rennatta 26/01/2010

Brumas de 1 a 4
Bom, a série como um todo é muito boa. No entanto, os dois últimos livros são um pouco cansativos. Porém, vale a pena.

Renata Abreu 04/12/2009

Gostei muito, mas o que me chateou é que todo mundo morre...
Gostei muito, mas o que me chateou é que todo mundo morre...

Deh Domingues 24/11/2009

Uma obra retratada por mulheres!
A Obra -
As Brumas de Avalon, uma seqüência de 4 livros, narra a historia do Rei Arthur e sua Távora redonda.
Contada pelas mulheres que passaram de alguma forma por sua vida mesmo que indiretamente;a obra retrata um lugar onde a religião é colocada à prova de forma forte e rudimentar.
Primórdios de uma civilização de reis, rainhas e seus seguidores, cujo alguns preconceitos são mantidos até os dias de hoje, nos mostra que somos uma civilização hoje evoluída mas com alguns vestígios de um passado bruto e distante.

A leitura -
Ler sobre a historia do Rei Arthur, algo que sempre havia ouvido falar superficialmente, narrada por mulheres, ou melhor, fortes mulheres.Me deixou extasiada!
A forma com a qual as gerações são narradas, os conflitos, batalhas, amores e amantes são inebriantes, a ponto de não conseguir parar de ler.
Mas senti que o livro é meio repetitivo em sua seqüência e as vezes um pouco cansativo. Mas isso depende muito da disposição do leitor num determinado momento.
Ótima leitura! Vou procurar ler agora a outra versão da historia!
" Conheça a verdade e ela o libertarás"

Boa leitura a todos!

Abraços

Deh Dominguez.

Taga 05/11/2009

É uma história íncrivel sem dúvida, apaixonante em certos momentos e revoltante em outros. Nesse quarto e último livro da série não gostei das muitas atitudes da Morgana para com os outros personagens, principalmente com o Arthur, e o livro as vezes se tornou tão casativamente chato por causa das inúmeras discussões teológicas entre a Guinevere e qualquer personagem que se aproximasse dela, os conflitos interiores dela também me cansavam. Mas ao todo é uma boa história, só lamento por alguns fatos não terem sido devidamente descritos ou esclarecidos.

Maary 08/04/2011minha estante
Sera que alguem gosta da Guinevere ???

Taga 08/04/2011minha estante
Ah, tem quem goste dela, sim.

Tanto porque a Guinevere (assim como os demais personagens das etórias do Rei Arthur) assume uma personalidade diferente em cada filme e livro em que é retratada.

Em Brumas de Avalon ela pode ser uma fanática religiosa e muito mesquinha, mas no filme mais recente com o Clive Russel e a Keira Knightley, por exemplo, ela é uma corajosa bárbara pagã, muito diferente também da Guinevere do Bernard Cornwell em sua trilogia.

E você também pode procurar em vários sites descrições muito diversificadas sobre a Guinevere, há quem a cultue e a tome por influência em diversas comunidades arthurianas.

No final, acaba sendo muito relativo, né? Mas, da Guinevere da Marion eu creio que poucos gostem.

Will 14/12/2009

Segredos
O que mais pude notar em toda história que cada persongem possui um segredo, e que esse segredo que o destrói. A história por completo é ótima, envolvente e cheia de mistérios. Desde o primeiro livro com Igraine, a autora mostra-nos um mundo desconhecido e cheio de magia. o segundo e o terceiro livro, onde realmente os personagens pricipais se fazem mais presentes, como Artur, Gwen, Lance e Morgana, podemos ver o que o segredos e culpas fazem com as pessoas. O quarto livro deixou muitas ideias em aberto,como a Briga com Morgana e Artur, a propia morte de Artur que fora contada por Morgana.
Mas, por fim, a história em si é ótima, muita aventura romance e magia.

Tati Gagliardi 28/10/2009

Emocionante !!!
amei ... chorei com o Rei Arthur ....muito triste pra falar a verdade eu qria tanto um final diferente mas ...
eu amei sem duvida e i melhor da saga ...

Clio0 02/06/2024

O último livro da saga compõe-se de duas narrativas que Zimmer Bradley esforçou-se para unificar, e tal medida causou certos vácuos e situações Deus Ex-Machina que impediram que o drama da errocada fosse realmente sentido.

Em primeiro plano temos a queda de Camelot, com personagens unidimensionais como Mordred e Nimue sendo sumariamente descartados num massacre shakespeareano para garantir a remanescência da personagem principal.

É através de Morgana, e sua visão narcisista, que vislumbramos o fim da antiga de religião e de Avalon, porém, a supramacia do cristianismo é visto de uma forma unilaterial, praticamente elitista, justamente por ser a personagem incapaz de sustentar a proposta inicial de uma sacerdotisa advinda de uma religião sem estruturação formal.

No todo, As Brumas de Avalon parecem ser uma fantasia que aproveitou-se de alguns temas populares do fim do século XX para tentar reformular um dos mais queridos mitos literários.

A ideia era boa, pena que não deu certo.

Rose_Asano 15/06/2011

Gostei muito, porém achei que o livro é lento em algumas partes e em outras muito rápido.
No geral é uma linda obra que vale a pena ser lida.

Kelly 14/01/2011

As Brumas de Avalon
Sou fascinada por estórias medievais. Brumas de Avalon além de se passar na época medieval, me chamou atenção por tratar da famosa estória do Rei Arthur pela visão das mulheres da época, entre essas mulheres, sua esposa Guinevere. Uma imagem marcante ficou durante a leitura do livro. Eu estava viajando para Viçosa (MG) lendo o terceiro volume da série e ao amanhecer olhei para a janela do ônibus e vi Ouro Preto (MG) entre seus morros e coberta por uma neblina comum na região,senti como se estivesse chegando a Avalon.

BáCamargo 09/06/2009

Imperdível!
As Brumas de Avalon é uma história para se lembrar a vida inteira, cheia de paixões, guerras, conflitos...
Deixa uma mensagem muito forte que Deus é um só, as maneiras que encontramos para buscá-lo é que são diferentes e devem ser respeitadas, pois cada uma possui suas próprias falhas e grandiosidades.

patyfavalle 06/03/2009

um bom best-seller
Rei Arthur e seus cavaleiros perderam espaço para as mulheres da corte.

Tsuyuri 08/04/2009

Encerrando a série, contando o destino de cada personagem, achei certos fatos injustos ao meu ponto de vista, porém, não podia haver final mais perfeito, apenas quem leu sabe como é maravilhoso!

Wini 15/02/2009

Meu Preferido da Coleção
O último livro é o meu preferido e me deixou muito triste no final. A Saga toda é muito empolgante, cativante e envolvente. Era como se eu conhecesse todos os personagens de perto, como amigos, e no fim deixa um pouco de vazio com a despedida. Conta o fim da Vida do Rei Arthur.

Leitora Viciada 13/02/2009

Meu livro preferido!
Marion Zimmer Bradley inovou ao contar a história de uma lenda tão famosa e fantástica: o Rei Arthur pela visão feminina, destacando as mulheres e as colocando em primeiro plano. Morgana é uma personagem fabulosa, cheia de personalidade e sentimentos e não apenas a maléfica meia irmã do Rei Arthur como contam a maioria das versões e nos mostra sua visão sobre os acontecimentos. Gwenyfar é a grande Rainha, dada em casamento ao Rei Arthur porém já apaixonada pelo cavaleiro Lancelot. Cristã fervorosa, sente-se sempre em pecado por amar os dois homens e dedica-se a purificar o Reino. Viviane, a Senhora de Avalon; Lancelot, o primeiro cavaleiro; Taliesin, o sábio Merlim; Igraine, a mãe do Rei; Arthur e sua incrível Excalibur, une reinos sob uma única bandeira mas fica dividido entre dois lados que aprendeu a amar. O destaque está em Avalon e em sua luta para não desaparecer nas brumas num mundo aonde o Cristianismo está aos poucos sobressaindo-se sobre qualquer religião. MARAVILHOSO!!!