As Brumas de Avalon

As Brumas de Avalon Marion Zimmer Bradley

Resenhas - O Gamo-Rei

Gois 11/01/2024

Evolução
O melhor da saga, até agora. Questões importantes ocorrem. Personagens se desenvolvem. Mas não é ótimo. Ainda sinto muita falta de uma melhor descrição da geografia (um mapa já ajudava), fico confuso com os nomes e queria entender melhor da magia. Recomendo mas não vá com muita expectativa.

Tauan Sposito 05/01/2024

Ótimo livro, assim como os dois primeiros da série. Animado para iniciar o quarto e último. Impressionante como a autora nos faz sentir proximidades e distanciamentos tão diferentes com cada personagem.

-Koraline 03/01/2024

Primeiro livro lido do ano, e estou curiosa para o desfecho dessa história. Confesso que gostei mais do segundo livro, mas o desenvolvimento da esposa do Artur de menina ingênua para uma mulher amarga é uma das melhores construções de personagem que já li.

Lyvia 31/12/2023

O Gamo-Rei
Terceiro livro das Brumas de Avalon, o nome leva a pensar que se falará mais sobre Arthur, mas esse livro mostra uma Morgana mais madura, mais intensa no que se refere a defender a Grande Deusa e seus ritos. Novamente a autora nos leva pra dentro dos personagens.

sofris 22/12/2023

Foi maravilhoso, assim como todos os livros dessa série até agora, porém a repetição de um mesmo problema durante o segundo e este livro foi bem massante

Sakurazuka 08/12/2023

Muito bom, uma maravilha. Morgana rainha. A mulher do Arthur (não lembro o nome) nadinha. Mulher chata demais, deveria morrer.

Rafa Mendes 05/12/2023

Queria que a guinever não existisse
O terceiro livro de "As Brumas de Avalon" é repleto de reviravoltas, eu achei ele bem mais agradável de ler pois voltamos a ver a Morgana, minha personagem favorita, apesar de ter algumas partes com a insuportável da Guiniver, nesse livro podemos ver a decadência de Avalon e o mundo cristão dominando todo o reino de Arthur e arredores, mas muita coisa ainda está prevista para acontecer e estou ansiosa para ver o fechamento dessa história.
Quem gosta das histórias do Rei Arthur ou sobre realeza antiga vai gostar muito dessa saga. Boa leitura.

PS: Por mim essa história seria só sobre a morgana, toda vez que a Guinever abre a boca eu quero vomitar, aquela prima chata dela tbm, e eu perdi toda minha admiração pelo Lancelot, insuportável com essa devoção cega à Gwen e ao Arthur.

Bru 11/11/2023

Maravilhoso
Recheado de intrigas, religião, adultérios e desejos reprimidos. Não canso de me deliciar nos dilemas trazidos e as problemáticas feitas com maestria pela autora

JoAo 09/11/2023

O GAMO-REI
Sendo bem sincero esse foi o melhor dos três sabe, por alguns motivos um por exemplo é o desenvolvimento da Morgana que ela se "encontrou" mesmo que ela tenha se tornado o que ela mais odiava na Viviane e também eu senti que as decisões dos personagens começaram a ter mais peso e que toda a história tá se encontrando e levando até o último livro com o desfecho final da história.
Francys.Emellin 10/11/2023minha estante
O desenvolvimento da Morgana nesse livro foi muito bom.

JoAo 11/11/2023minha estante
Muito bom mesmo, eu finalmente senti que ela realmente sabia o que queria, porque em alguns momentos do livro ela tá perdida sem saber o que quer ou pra onde ir e acaba que nesse livro ela começa a tomar as rédeas da situação e a se impor mais.

Francys.Emellin 12/11/2023minha estante
E com isso acabamos se apegando a uma personagem que sempre é julgada como má em todas as outras histórias sobre o Rei Artur, nessa nós conseguimos entender seus motivos e perceber seus pontos fracos, ela é mais humana que o próprio irmão.

JoAo 13/11/2023minha estante
Falou tudo, a Morgana sempre fica com isso na cabeça sempre se achando um monstro porém ela é a mais humana e empática dos que estão ali pois muitos personagens ali só são levados por uma crença religiosa e querendo negar as outras de todo jeito.

Beatriz3396 05/11/2023

Sentindo amor e ódio pelos personagens.
Tenho pouca coisa para falar.
O livro pode ser considerado monótono em comparação aos outros, por passar grande parte do tempo acompanhando a corte do Artur, o que pode ser considerado tanto tedioso quanto informativo por parte do leitor.
Ainda odeio a Gwenhwyfar (acreditem, é assim que se escreve o nome dela!) e acredito que boa parte das coisas que deram errado ao longo dos livros foram por culpa dela.
É certo que ela sofreu muita coisa nesse livro, mais isso não muda a forma que eu me sinto em relação à ela.

Em compensação, passei a amar a Morgana ainda mais.
Ela se reconecta com que ela é, e volta para sua casa depois de muitos anos perdidos no mundo externo. É bom ver a personagem retomar as raizes. Fiquei emocionada e feliz por ela em vários momentos.

É um livro ótimo e estou ansiosa para ler o último livro.
Acho que não tenho muito mais o que falar.

Steinbach 02/11/2023

Da saga, esse foi o livro que mais me prendeu.

Gwen continua uma chata de galocha, Artur continua trouxa e Morgana cai na real.
O filho de Morgana e Artur também aparece com um pouco mais de protagonismo, e finalmente o nome ?Mordred? foi mencionado.

Francys.Emellin 20/10/2023

O Gamo-Rei
O terceiro livro assim como os outros tem o seu charme e o final contando um pouco sobre Gwydion deixou ainda melhor, entretanto, entre suas belezas, traições, manipulações, inocências, e personagens completamente tapados, a história em si não me agrada. Acredito que essa minha visão das Lendas Arthurianas seja tão exigente por causa do meu próprio mundo e, conhecer um pouco mais sobre o mundo de outros autores que contam a mesma história nos faz sermos mais críticos quanto ao que estamos escrevendo e lendo.

Quando criamos um enredo, devemos conhecer mais sobre o que escrevemos e é isso o que estou fazendo ao ler As Brumas de Avalon, a história não precisa me agradar, desde que, eu consiga entender melhor como a autora abordou o tema tão conhecido e contado de diferentes formas pelo mundo e, não cometa o erro de copiar uma ideia que já foi usada.

Algo que gostei nessa parte da história é o maior abordamento da vida da Morgana, uma personagem que sempre é tratada como a vilã nas lendas e que quase não tem um desempenho que não seja esse em outros enredos. Aqui pelo menos o leitor consegue entender seus motivos, suas ações e até criar uma certa carisma por ela, a tão odiada Fada Morgana, a irmã traidora de um rei lendário.