A lei

A lei Frédéric Bastiat

Resenhas - A Lei

Geovana 20/03/2020

"A Lei" é uma obra além do seu tempo. Apesar de publicada no século XIX, ela consegue traduzir perfeitamente a realidade atual, com críticas à hipocrisia de um Estado Interventor e a distorção do conceito de Justiça pelo mesmo. Bastiat conceitua perfeitamente a Justiça com base na defesa da propriedade privada e da liberdade individual.

Sylvia 06/03/2020

Clube de Leitura
Segundo livro do clube de leitura. Excelente livro!

anna catarina 23/02/2020

Muito bom!
Um livro pertinente e atual.

Cris 20/02/2020

Necessário!
Livro imperdível e absolutamente necessário a qualquer pessoa, especialmente aos alunos e profissionais do Direito. Bastiat está incrível neste livro, com seu humor, apontamentos e verdades que, embora os tenha escrito por volta de 1.850, é mais atual do que nunca!

Dani Felipelli 14/02/2020

Um livro onde Bastiat expõe sobre intervencionismo de uma maneira irônica mas de fácil compreensão. Vale a leitura!

Bernardo.Biondi 14/01/2020

Crítica atual
Primeiro de 2020! incrivel como esse livro pode ter sido escrito em 1850 e mesmo assim ser tão atual, sendo muito aplicável ao Brasil, inclusive. O texto vai rodear sobre os conceitos de espoliação legalizada e a lei natural que precede o ser humano, a lei de legítima defesa ou, ao meu ver, em um vocabulário mais contemporâneo, a lei de propriedade privada. O autor vai argumentar com muitos filósofos políticos de sua época, os criticando veementemente e sempre indo contra o despostismo ou as autocracias, ou seja, a concentração do poder absoluto.

Tiago Torres 20/10/2019

Individualidade, liberdade e propriedade...
Individualidade, liberdade e propriedade... eis o homem. Estes três dons de Deus precedem toda e qualquer legislação humana, e são superiores a ela.
Cada um de nós tem o direito NATURAL, recebido de Deus, de defender sua própria pessoa, sua liberdade, sua propriedade.
Se os povos são tão incapazes, tão imorais e tão ignorantes como indicam os políticos, então por que o direito de votar desses povos é defendido com tão apaixonada insistência?

Esse livro foi escrito em 1850 e é simplesmente atual. Te faz pensar sobre MUITA coisa que voce "aceita naturalmente" sem ao menos questionar porque é assim? Adorei o livro! Indico se voce quer de fato saber o papel do estado, politicos e leis.

Galli1 11/10/2019

Excelente introdução do tema
Devo começar dizendo que apesar de o livro ter sido escrito em 1850, ele ainda é extremamente atual e relevante, o que apenas comprova a qualidade da obra.
Bastiat descreve de maneira rápida as bases do pensamento da esquerda e seus principais defensores e como eles exergavam a mudança nas leis para criar a sociedade perfeita do socialismos. Ao mesmo tempo o autor vai rebatendo cada uma das afirmações, mostrando o quão impraticável e até mesmo desumano é a forma de pensar dos "pensadores" da esquerda que não levam em conta nem mesmo a individualidade do ser humano para suas teorias, os tratando antes apenas como uma massa a ser moldada e manipulada pela força das leis.
Um livro de leitura fácil e que eu recomendo muito para qualquer um que queira entender a relação entre a lei e o socialismo/comunismo.

Vanessa 17/08/2019

Todos deveriam ler, mesmo que seja pra discordar inteiramente do livro. Oferece a possibilidade de ver as coisas por um outro ângulo, pois nem tudo que se floreia de altruísta e filantropia tem boas raízes. As vezes, a espoliação legal se transveste de bom-mocismo para gerar escravos gratos, o popular voto de cabresto. Acho muito válido quem lê e discorda totalmente, mas acho inaceitável ir contra a algo que não se conhece só pra ter um sentimento de pertença.

Rodrigo Frotaa 14/03/2019

Requer Atenção
Até onde se consegue perceber o autor constrói o seu castelo em bases bastante superficiais e passiveis de inúmeras contra argumentações e refutações. Uma que posso cita é que a sua inicial de defesa argumentação sobre a Vida, Liberdade e Propriedade, entende-se validade em relação a vida, mas questionável em relação ao termo liberdade, visto que toda liberdade dependerá dos meios e capacidade que o indivíduo possui para usufruí-la (físicas e intelectuais). Agora não entendi de onde o autor tirou a Propriedade como base da estrutura social. Forçando divagações retóricas é possível defender qualquer coisa e entendo que o autor se entrega a esses exercício ao longo do livro. Visto que o sr humano é um ser bio-psico social, ou seja não reduzindo o comportamento humano apenas a relações sociais, mas entendo que a psique e a biologia influencia o comportamento atual da sociedade, caber trazer conhecimento e informações sobre a antropologia entre outras ciências, como também de como as organizações sociais biológicas dos demais animais e tentar encontrar as raízes da justificativa da Propriedade. Dessa, forma é possível perceber que não existe o senso de propriedade durante o processo de desenvolvimento das sociedades humanas primitivas muito menos no mundo animal. Ou seja é apenas um exercícios para defender um determinado sistema que trás benefícios próprios, sem uma leitura mais ampla de outras áreas do conhecimento. Como também defender seus argumentos em primeira pessoa como se fossem verdades dadas. Enfim, é um livro de cunho ideológico que requer bastante atenção, para não se seduzir pelas aparentes coerências e cair no conto do vigário.
Ivanice Santana 16/02/2020minha estante
Que engraçado, eu fui mexer no casa de marimbondos e os mesmos vieram pra cima de mim. E quanto aos lobos que delimitam seus territórios urinando pra outros identificar que ali tem dono? Propriedade é uma das bases de qualquer organização social, sem ela só há caos. Acho que incoerente mesmo está seu comentário.

Joao.Marcelo 12/03/2019

Reto e circular
A obra é dividida em diversos pequenos capítulos, que vão de meia a duas páginas, fazendo com que o conteúdo apresentado em cada capitulo seja claro e direto, todavia, o autor repete diversos pontos já abordados, fazendo com que que a leitura passe a ser repetitiva. Poderia conter 1/3 do tamanho e transmitir a mesmíssima mensagem. Apesar disso, a leitura é, no mínimo, interessante, tendo em vista a visão quase libertária em meados do século XIX.

Samarithan 16/01/2019

Livro essencial para compreensão do mundo atual
Um dos livros mais esclarecedores que já li, de modo claro e bem simples, o francês Frédéric Bastiat mostra como a concepção de lei e justiça (que deveria simplesmente proteger os direitos básicos das pessoas - vida, liberdade e propriedade) foi totalmente corrompida pelos legisladores, criando um sistema de "espoliação legal" onde poucos praticam a espoliação de muitos. Na medida que mais pessoas adquirem poder politico, as classes espoliadas não eliminam a espoliação legal (ou seja, cortar o mau pela raíz) ao invés disto, estabelecem um sistema de represálias contra todas as outras classes, se apoderando da lei para defender o interesse de seus grupos, expoliando a eles mesmos e todos os demais, a chamada "espoliação universal".
Bastiat também tece críticas principalmente as ideias defendidas por outros autores franceses, em especial alguns iluministas (e principalmente Russeau), pois ignoravam a natureza humana e enxergavam as pessoas como meros objetos para serem controlados e moldados da maneira que julgavam melhor. Estas ideias foram difundidas praticamente por todos os meios e as desgraças que viriam a ocorrer no século 20 (o século dos planejadores estatais e do totalitarismo) apenas exemplificam este mau.
Só não dei nota máxima para esta edição pois achei desnecessário a capa com Che Guevara e os dizeres "Por que a esquerda não funciona", para mim até atrapalha outras pessoas a lerem (principalmente se a pessoa dor inclinada a esquerda).
Enfim, um livro essencial e que recomendo fortemente a todos a leitura, independente de qual ideologia política seguir!

Jack 09/01/2018

Excelente e essencial leitura
Acredito que a leitura deste livro, que é um tanto quanto curto, se dá como essencial e primordial para o entendimento de diversos assuntos universais. Indico 100% e levo essa leitura como uma base excelente para ponto de partida de diversos assuntos e discussões de nosso modelo de estado atual.

Vani 28/12/2017

Bom livro
É um bom livro, mais para quem vai começar a ler sobre política não achei tão fácil a leitura vai depender de pessoa para pessoa

Portugal 22/06/2017

Perfeito
Um livro que todos deveriam ler como primeira leitura. Fácil, rápido e didático. Segue uma lógica simples, mas clara, que explica e exemplifica a forma como a lei deve ser encarada e aplicada.

Um livro que irá abrir os olhos do leitor quanto ao papel do governo (se é que existe necessidade dele) e a importância da preservação do indivíduo, sua liberdade e propriedade.