A lei

A lei Frédéric Bastiat

Resenhas - A Lei

Rodrigo 17/10/2023

Livro pequeno e perfeito
Com uma linguagem mega clara, com um raciocínio invejável, Bastiat comenta sobre o poder que a lei tem para gerar prosperidade ou nossa desgraça.

Um dos maiores defensores intelectuais da liberdade!

Um clássico! Mega hiper recomendo!

Edinho 24/09/2023

LIBERDADE ACIMA DE TUDO
Diante da expansão das ideias marxistas, o francês Frédéric Bastiat exalta o Liberalismo em seu livro, destacando como a Lei é a principal arma para se acabar com a liberdade dos indivíduos.

Bem objetivo e didático, ele destaca como a sociedade prospera quando o Estado se responsabiliza apenas pela segurança dos direitos individuais de vida, liberdade e propriedade, bem como a estratégia do pensamento esquerdista em corromper sua virtude em favor de seus próprios interesses e a supressão de liberdade e propriedade por meio da expansão do Estado ou da corrupção de seus legisladores.

Em geral, A Lei - Por que a Esquerda Não Funciona é uma ótima introdução ao pensamento liberal do Estado Mínimo e uma reflexão ao nossa situação política atual perante à defesa da liberdade e da propriedade privada.

denis.caldas 23/09/2023

A lei é a justiça
É a terceira vez que leio "A Lei" do Bastiat, sempre em edições diferentes, mas com a mesma mensagem simples e direta desse francês visionário. E foi inacreditável vê-la disponível em uma banca de jornais, editada pela Folha de São Paulo sob a edição da LVM (?!?!), pois é um texto completamente distinto da linha editorial da famigerada Folha; quem foi o biruta que conseguiu colocá-la no meio da Coleção Folha "Os Pensadores" em plena época de antagonismo político?

E o mérito dessa edição é por se ater a colocar o texto traduzido sem interferências, para que o leitor leia sem a influência de comentários infelizes ou agressivos como a edição da Faro Editorial, que somente afastou quem poderia se beneficiar da expansão mental que o texto nos traz. Pena que essa edição da Folha é em capa dura e preço que afasta as pessoas, pois deveria ser como o panfleto original, em papel jornal e capa mole a preço módico, para atingir todas as pessoas desse Brasil que buscam ler pouco, mas ler melhor.

"Tivesse ele [Bastiat] vivido para ver tudo isso, muito provavelmente teria acrescentado a ideia de "assassinato legalizado" à noção de "espoliação legalizada" como um dos dois grandes pecados do governo. Ele provavelmente teria visto o Partido Republicano do pós-guerra [civil] com suas tarifas médias de 50%, seus massivos esquemas de subsídios às empresas e sua campanha de genocídio de 25 anos contra os índios das planícies, como espoliadores em grau máximo e traidores do ideal americano." (Thomas J. DiLorenzo, na Apresentação à edição norte-americana de 2007)

Daniel 13/09/2023

Vida, liberdade e propriedade
A obra de Frédéric Bastiat, A Lei, tem um objetivo simples e que é muito bem atingindo pelo autor. Apresentar ao leitor as bases do pensamento liberal, pode ser uma tarefa difícil aos brasileiros, que possuem quase nenhum contato com a matéria durante a vida. A obra embora escrita a mais de 150 por um francês, tem grande aplicação com o que vivemos hoje em nosso país. Ainda que seja fácil qualquer leitor fazer correlações das situações exposta no livro com fatos concretos que correm no Brasil, deixo o elogio ao autor da edição comentado, Jacob Petry, que de forma objetiva relembra casos que se enquadram perfeitamente no decorrer do livro.

AlanBorel 31/07/2023

A lei como deveria ser
A lei, sua instituição legal, encontra nessa obra um arcabouço de definições que se empregam em diversas noções da forma que se julga necessária.

Blonde Venus 31/07/2023

A lei é a justiça! Nada mais
"As pretensões dos organizadores da humanidade dão lugar a outra
pergunta, que, com frequência, lhes tenho feito e à qual, pelo que sei, nunca foi dada resposta. Assim, se as tendências naturais da humanidade são tão más que se deve privá-la da liberdade, como se explica que as tendências dos organizadores possam ser boas? Por acaso os legisladores e seus agentes não fazem parte do gênero humano? Será que se julgam feitos de barro diferente daquele que serviu para formar o resto da humanidade? Dizem que a sociedade, abandonada à sua própria sorte, corre
fatalmente para o abismo, porque seus instintos são perversos. Pretendem detê-la nesta corrida, imprimindo-lhe nova direção. Eles receberam então do céu inteligência e virtudes que os colocam fora e acima da humanidade. Que nos mostrem seus títulos! Querem ser pastores, querem que sejamos rebanho. Este arranjo pressupõe neles uma superioridade de natureza, para a qual temos o direito de previamente exigir provas".

Diego.Illa 20/07/2023

A Resenha
O livro é ótimo no começo, contendo diversas conclusões interesantes. Porem depois das primeiras dezenas de paginas ele se torna um pouco massante e repetitivo.
É um livro obrigratório pra quem gosta de Liberalismo sobretudo os que acreditam em Deus, ou na lei natural.

Leticia 18/06/2023

Excelente
Livro escrito há mais de 150 anos mas com um desfecho muito atual do Brasil de 2023. E isso é muito triste e preocupante.

"Quais paises são mais felizes e mais morais? Aqueles onde a lei intervém menos na atividade privada; onde o governo se faz sentir menos, onde a individualidade tem a maior iniciativa e a opinião pública a maior influência; onde as engrenagens administrativas são menos numerosas e menos complicadas, os impostos menos pesados e menos desiguais; os descontentamentos populares menos excitados e menos justificáveis.

Dentro dos limites do direito, tudo deve ser feito pela espontaneidade livre e perfectível do homem, nada deve ser feito por intermédio da lei ou da força, a não ser a justiça universal".

Carol 10/06/2023

Este livro aborda a visão de que a função primordial do governo deve ser a proteção dos direitos individuais dos cidadãos, especialmente o direito à vida, à liberdade e à propriedade. Bastiat argumenta que a lei, quando restrita a esse propósito legítimo, é um instrumento essencial para garantir a justiça e a ordem na sociedade.

No entanto, Bastiat adverte sobre a tendência das pessoas em usar a lei como meio de busca de privilégios e vantagens pessoais, levando ao que ele chama de "espólio legalizado". Ele denuncia os grupos de interesse que pressionam o governo para criar leis que beneficiam determinados setores ou indivíduos em detrimento dos direitos e interesses dos outros.

Para Bastiat, essa perversão da lei distorce a economia, prejudica a liberdade individual e cria um sistema de privilégios e exploração. Ele argumenta que a verdadeira função da lei é salvaguardar a justiça e a igualdade perante a lei, não promover a redistribuição compulsória de riqueza.

Bastiat também critica o socialismo e a crença de que o governo pode criar riqueza por meio da intervenção e da redistribuição. Ele demonstra que tais políticas, longe de promoverem o progresso econômico, levam à estagnação, à ineficiência e à injustiça. Para ele, a riqueza é criada pela livre iniciativa, pelo trabalho árduo e pelo empreendedorismo, e qualquer tentativa de suprimir esses princípios essenciais leva a consequências indesejáveis.

A escrita de Bastiat é clara, lógica e precisa. Ele usa exemplos práticos e ilustrações simples para transmitir ideias complexas, tornando o livro acessível a um público amplo.

Lara 05/06/2023

Liberais de todo o mundo, uni-vos
Mais um livro obrigatório para todo liberal
Ele dividiu bastante minha cabeça sobre alguns assuntos em torno da temática da lei
Até que momento precisamos da lei??? Será que precisamos de umas 5 páginas de lei ou um vade Mecum mesmo?? Fica o questionamento

Karen 09/04/2023

Experimentamos a Liberdade
Livro curto e direto sobre a Lei e a Liberdade necessárias a todos os povos.
" ... :se as tendências naturais da humanidade são tão más que se deve privá-la da liberdade, como se explica que as tendências dos organizadores sejam boas? Os legisladores e seus agentes não fazem parte da espécie humana? ... Receberam do céu, portanto, inteligência e virtudes que os colocam fora e acima da humanidade; pois que nos mostrem seus títulos.".

Matheus 09/04/2023

Vale a pena para refletir
É um livro interessante e radical, o autor é rico e as suas ideias são muito tendenciosas visto que prejudica os mais pobres e beneficia os mais ricos. porém tb lida com temas importantes como a liberdade, e abre a visão sobre o que um legislador faz para controlar o povo. Há muitos pontos positivos e negativos sobre o liberalismo e esse livro me fez parar para pensar sobre eles, enfim, ao meu ver é uma leitura instrutiva que deve ser feita com a mente aberta para diluir ideias e debater sobre elas.

Vitor 06/04/2023

Uma aula!
Bastiat foi um gênio nesse livro, deixou explicito como o liberalismo é o melhor caminho. O autor descreveu perfeitamente meu pensamento em relação ao socialismo, é uma espoliação legal ou melhor, como eu gosto de dizer, é a transferência da renda dos que trabalham para os que não fazem isso. O livro é muito bom, é didático e tem linguagem fácil, o recomendo de olhos fechados. Como diria Javier Milei: "Viva la Libertad, carajo!"

Iagor0 02/04/2023

Comentário sobre A Lei de Bastiat
Uma leitura essencial para aqueles que desejam entender como o Estado funciona, a intenção de alguns legisladores e, o principal, como isso pode influenciar sobre sua liberdade.

Miguel 01/04/2023

Uma obra tão antiga nunca descreveu tão bem o brasil atual, livro demasiadamente bom, ótimo para quem iniciar o estudo sobre o liberalismo.