A lei

A lei Frédéric Bastiat

Resenhas - A Lei

Roger 24/11/2021

Lei e justiça em lados opostos.
Este pequeno grande livro rapidamente submerge o leitor dentro das falácias dos que se intitulam agentes públicos do bem, reformistas, legisladores, "filantropos do dinheiro alheio" e tantos outros homodeuses ditos bem intencionados que buscam transformar a sociedade em um laboratório social por meio da imposição, da força e da opressão através da manipulação da lei, moldando-a de forma a perseguir seus devaneios utópicos.

O autor também é muito feliz ao trazer dentro de diferentes abordagens, o que deveria ser a lei à luz dos conceitos de justiça e da liberdade.

SubaLivros 19/11/2021

?A vida, a liberdade e a propriedade não passaram a existir porque os homens fizeram leis. Ao contrário, é porque a vida, a liberdade e a propriedade já existiam que os homens fizeram as leis.?
?Se é assim, então nada pode ser mais evidente do que isto: a leu é a organização do direito natural de legítima defesa; é a substituição das forças individuais por uma força coletiva, à qual incumbe fazer somente aquilo que as forças individuais têm o direito natural e legítimo de fazer - proteger as pessoas, as liberdades e as propriedades, manter os direitos de cada um e fazer com que reine a justiça.?
Acho que esses dois trechos traduzem bem o que livro tem a apresentar ao leitor. É em parte uma leitura complexa, mas também muito rica. Recomendo a quem deseja saber mais sobre o assunto.

Dayanna 08/11/2021

A Lei
Leitura muito boa. Evidência as liberdades que todos nós devemos ter. Abre o horizonte pra perspectivas que o livro oferece como os direitos naturais, que são a vida, a liberdade e a propriedade, além de mostrar como os legisladores (Estado) usam a lei pra espoliação e obtenção das liberdades das pessoas. Gostaria de ler novamente pra absorver melhor seu conteúdo.

LadyAnaC 17/10/2021

Okay... acho que entendi ou não
O bastiat , ele faz nós questionar a lei e também fala sobre ela como deveria ser.
As vezes me deixou confusa em relação ao sufrágio universal ( isso já sei mas o que me confundiu e como ele defendia) como eu conheço pouco do bastiat.
Se vc é uma pessoa que está lendo por aleatório ou porque chou atenção a descrição recomendo que leia mais sobre .
Esse livro bem organizado e no final tem a parte Francesa.
E só.

Maikon 11/10/2021

Uma obra-prima do pensamento libertador!!
A genialidade presente neste livro o faz não apenas uma obra-prima do pensamento humano como também uma obra de arte elucidativa e esclarecedora! É impossível, após o contato com ele, não ser arrebatadoramente transformado!

Após lê-lo, inevitavelmente vc dirá: Antes eu era criança e portanto agia e pensava como criança. Agora tornei-me homem e abandonei as coisa de criança. Tudo em mim se fez novo, claro e preciso. A minha individualidade tornou-se o fundamento de minha liberdade, permitindo-me tomar posse de mim mesmo!!

Bill 25/09/2021

Direira raiz
Quer ser de direita? Eis o manual. Não diria que seguindo seus conceitos teríamos a sociedade perfeita (essa só no céu) mas muito melhor do que a atual.

Pedro 15/09/2021

A lei é a justiça. O autor explica o papel da lei, e como a mesma têm sido usada de maneira incoerente em diversos sistemas políticos, sem liberdade não há lei, nem justiça.

Bia Cattaneo 04/09/2021

A lei
Incrível como um livro escrito quase 200 anos pode reverberar e mostrar as consequências muito explícitas até os dias de hoje! Os comentários com a legislação de 2015 só foram exemplos claros que ainda podem se ver acontecendo e o quanto devemos buscar a mudança para a melhora.

Johny Cash 18/08/2021

Conhecimento de base
Simplesmente claro em todas as palavras, em cada colocação e sem deixar dúvidas a respeito da lei. Depois de ler esse pequeno grandioso livro fica claro por que não é divulgado para o povo.

camilossantos 11/08/2021

A lei deveria apenas evitar injustiça
Leitura importante para cada cidadão valorizar mais a sua liberdade e desejar cada vez menos intromissão do Estado na sua vida.
Segundo Bastiat, a lei deve apenas evitar injustiça, deve servir apenas como proteção da vida, liberdade e a propriedade privada, qualquer coisa além disso seria um excesso. Diferente do que muitos dizem hoje em dia, a lei deve valorizar as forças individuais e não as coletivas.
O livro também deixa explicitado vários equívocos do socialismo principalmente pelo fato deles desejarem sempre usar a lei como um instrumento de imposição do desejo de certas elites sobre a liberdade individual.
Apesar de pequeno esse livro me abriu os olhos para entender muitas frustrações que todo brasileiro vive em relação a vida político e econômica e perceber também o quão absurdas são muitas das falácias que sempre vivenciamos num país extremamente burocrático e com um Estado gigante.
Gabi° 11/08/2021minha estante
O Estado brasileiro não é gigante se comparado ao tamanho do país e da população - é mal administrado em várias esferas, o que é diferente. (PS. Não estou querendo causar conflito, só uma ponderação mesmo). :)

camilossantos 12/08/2021minha estante
São mais de 100 estatais no país e muitas atuando em áreas que poderiam ser geridas pela iniciativa privada. Fora o excesso de estrutura do sistema judiciário e político. Por isso acho que é um Estado grande. E sim, também acho que é muito mal administrado, e uma dessas razões é o seu tamanho, no máximo o estado deveria estar presente na saúde, educação e segurança. Obrigado pelo comentário ?

Marcelo.Junio 20/07/2021

Leitura obrigatória
Livro excelente para enterdermos de uma vez por todas que quanto mais o Estado se intrometer nas nossas vidas, mais pobre será a nação, afinal, como o próprio autor disse: "a vida é um dom de Deus".

Eng° Alan 12/07/2021

Uma crítica ao socialismo
Bastiat fala no livro como a lei é alterada por governos para, ao invés de proteger as pessoas e sua propriedade, servirem para seus fins próprios. Fala da espoliação legal do governo onde se retira os frutos do trabalho das pessoas usando uma falsa filantropia, que é o governo dizer que retira o dinheiro de quem têm para ajudar a quem não têm.

Elisa Côrte Real 12/07/2021

Crítico
Não esperava o desfecho da leitura. Crítico e pontual, o autor buscou contrapor individualmente os pontos de vista de outros pensadores jurídicos e políticos.
Entendi seus pontos, mas não me convenceu.