A lei

A lei Frédéric Bastiat

Resenhas - A Lei

Jamile.Almeida 15/06/2020

A lei deveria nos proteger da injustiça
Linguagem clara, fácil, leitura que flui e nos envolve. Nos faz refletir sobre o papel da justiça, da lei! Ela deveria proteger nossa vida, nossa liberdade e propriedade. Mas sob a tutela de alguns, virou mecanismo de espoliação, através da ambição e falsa filantropia!

Dani.Giardin 14/06/2020

Surpreendente
Eu adorei o livro. Muito atual apesar de ter sido escrito em 1850. Vale muito a leitura para entender o conceito de Bastiat sobre o que a lei deve abranger.

@PinkLemonade 12/06/2020

Introdução ao pensamento Liberal
Há na atualidade grande confusão das pessoas em relação aos pensamentos liberal, social democrata, socialista etc.
O livro é útil para o início da sistematização do pensamento liberal (a medida que o autor explica a função da lei, dos primeiros direitos etc) .
A lógica utilizada se assemelha aquela invocada por Locke no "tratado sobre governo civil" (com as devidas diferenças, é claro).
Uma boa ideia é ler os dois em conjunto para organizar as ideias.

Tatiana Hollanda 11/06/2020

Bastiat defende a Personalidade, a Liberdade e a Propriedade como direitos naturais básicos de todo homem, direitos que não devem ser espoliados em nome da Lei e de uma suposta "Justiça" social. A partir desse mote, o autor passa a demonstrar como a Lei muitas vezes (na maioria delas) tem o seu papel subvertido em uma sociedade que persegue privilégios em detrimento das liberdades individuais.

Leitura básica para qualquer acadêmico do Direito, mas infelizmente não está na bibliografia da maioria dos cursos.

carol 17/05/2020

-A Liberdade é um ato de fé em Deus e em sua obra.

Meu sonho é ver uma luta por liberdade e justiça, não por ideologias.

Carlos 14/05/2020

Livro necessário.
A lei, de Frédéric Bastiat, é um clássico eternizado por seus ensinamentos atemporais. Apesar de não ser uma leitura longa, a obra tem ensinamentos básicos do funcionamento do Estado e os efeitos de uma lei numa sociedade.

Jean Silva 11/05/2020

"Personalidade, liberdade, propriedade..."
Bastiat escreve de maneira simples e eficaz, logo, a obra é de fácil entendimento, recomendada muitas vezes como introdução ao pensamento liberal. O objetivo do autor é discorrer a respeito da Lei, explicitando a função que ela deveria de fato exercer("Lei é Justiça"), e o quanto ela foi sendo desviada do seu real objetivo em benefício próprio de pessoas, governos, instituições, etc.

Biel 04/05/2020

Mais uma rodada aí, meu consagrado
Uma descrição de como a lei foi corrompida para agredir aquilo ela jurou proteger.

Já reli esse negócio duas vezes. E pelo visto, vou reler de novo.

Dalmo 26/04/2020

Uma introdução ao pensamento liberal
Nessa que pode ser considerada uma obra-prima introdutória do pensamento liberal, Bastiat provoca e questiona o papel da Lei como instrumento de poder e do autoritarismo. Subvertendo-se do seu papel de nos proteger das injustiças, de nos assegurar a propriedade e a liberdade de agir e pensar, a Lei pode se tornar justamente o freio de toda a liberdade de que se propõe a proteger.

Analuz 25/04/2020

Um livro curto e com uma linguagem simples e objetiva. É fácil entender porque a obra arrebata seguidores até hoje, já que é possível traçar um paralelo com a nossa realidade.

Me encontrei dividida em vários argumentos. Concordei com uns (ex: motivos que levam a uma sociedade corrupta), discordei de outros (ex: meritocracia como solução).

Inclusive, em relação às soluções das quais discordei, acredito que tenham sido tratadas de forma superficial pelo autor.

No todo, uma leitura relevante, sendo você a favor ou contra o pensamento liberal.
É bom expandir nossos horizontes e tentar entender outras inclinações políticas. :)

guizooo 11/04/2020

A Lei
Leitura necessária a todas as pessoas, ainda mais nesse país que vivemos...

Valmor 28/03/2020

Liberdade e propriedade
Neste breve livro, Bastiat fundamenta de maneira simples e direta a função da lei, que é para evitar injustiças e garantir os direitos naturais dos homens. E que legisladores que se acham acima da humanidade, podem usar as leis para fins espúrios, os quais devem ser constantemente vigiados para evitar a deturpação das leis a fim de tentar promover falsas justiças sociais. Excelente leitura!

priscyla.bellini2023 28/03/2020

Incrível!
Este livro é maravilhoso, ele traz o básico do pensamento político econômico de uma forma simples e excepcional, leiam, é de grande valor intelectual. Favorito para a vida!
"A Liberdade, que é um ato de fé em Deus e em sua obra."