A lei Frédéric Bastiat

Resenhas - A Lei

Vítor 22/08/2020

Devido a eu ter uma visão totalmente contrária ao argumentos do autor, raras vezes parei para refletir sobre o conteúdo. Mas, ainda assim, achei um livro útil para entender um pouco mais sobre o lado liberalista.

O livro tem uma escrita de fácil entendimento e é pequeno, dando para ler rapidamente.

Manoel 19/08/2020

A Lei
Importante leitura para a compreensão do pensamento liberal.

No entanto, bastante utópico e descolado da realidade. Acredito que muitos dos temas trazidos por Bastiat já foram superados ao longo dos anos.

Recomendo a leitura com um olhar crítico, observada as peculiaridades modernas.

Gabriel.Costa 16/08/2020

"Não é verdade que a função da lei seja reger nossas consciências, nossas ideias, nossas vontades, nossa educação, nossos sentimentos, nossos trabalhos, nosso comércio, nossos taletos ou nossos prazeres. A função da lei é proteger o livre exercício destes direitos e impedir que qualquer pessoa possa impedir qualquer cidadão de usufruir desses direitos."

oAnder 02/08/2020

Resenha da obra A Lei, de Frédéric Bastiat
Frédéric Bastiat foi um grande economista e jornalista francês nascido em 1801, Considerado um importante autor de sua época. Suas duas principais obras são: A Lei e A Petição dos Fabricantes de Velas. Especificamente nessa resenha falaremos aqui de sua obra ?A Lei?, que foi publicada no ano de 1850 , mesmo ano da sua morte.

O Ponto chave do livro preza os conceitos dos direitos naturais ( Jusnaturalismo), vida, liberdade e propriedade, que devem ser assegurados pela Lei (Justiça). O livro ressalta bem a importância moral e material da liberdade, onde o autor ( Frédéric Bastiat) cita e debate diversos trechos de obras de autores progressistas, socialistas, intervencionistas e coletivistas em si .

Mostrando o quão vagos são os pensamentos desses autores, é a tirania dos mesmos de perverter a lei em benefício próprio.
No livro é sintetizado de forma clara, como o estado faz para subverter a Lei, e a privação de liberdades com base em ?leis? positivistas (juspositivismo).

Bastiat fala bastante também da espoliação presente na Sociedade, e das vítimas dessa espoliação legalizada. E como os governantes buscavam um caminho ?mais fácil? utilizando de falsa caridade ( falsa filantropia) almejando sucesso e riqueza.

Deixando claro que o sistema utiliza do ?Roubo disfarçado? como meio de ?caridade?.

Os Pensamentos de Bastiat não ficaram só no passado, pois Friedrich Hayek e Murray Rothbard (Fundador do Anarcocapitalismo) foram bastantes importantes para divulgação de suas ideias.

Vele muito a pena a leitura dessa obra, principalmente no âmbito Econômico e jurídico. Recomendo também a todos que amam a sua liberdade!
Jamile.Almeida 02/08/2020minha estante
Esse livro virou um marco e me fez ter certeza de como aprecio a liberdade

oAnder 07/08/2020minha estante
Verdade! Essa obra foi um 'divisor de aguas' para mim!

Thais.Guedes 30/07/2020

"A Lei", um livro de todas as épocas.
"A lei foi pervertida!" Desta maneira, um tanto quanto assustadora, Bastiat inicia suas reflexões não apenas sobre o conceito de lei, mas também sobre sua função social.
Para ele, a lei tem um espaço extremamente limitado: proteger a vida, a propriedade (tudo aquilo que produzimos) e a liberdade do indivíduo, sendo estes os três pilares que o compõe.
Qualquer outro uso da lei, que não se limite a proteção destes componentes, é considerado por Bastiat uma espoliação legal.
Parece até estranho, para nós que vivemos sob o regime de mais de 180 mil leis imaginar que o papel da lei deveria ser muito mais simples e justo do que é, mas é justamente este o ponto principal do livro: expor como e porque a lei foi pervertida e serviu como arma para os "editores da sociedade" (não é mesmo, Dias Toffoli?).
Escrito em 1849, pouco tempo depois de mais uma revolução francesa, o contexto político na época muito favoreceu para a análise riquíssima de Bastiat sobre aqueles que tomam para si mesmo a superioridade de moldar os povos com suas leis, mudando assim, sua personalidade, hábitos e culturas.
O livro denuncia intelectuais da época, inclusive Robespierre, um dos líderes da Revolução Francesa de 1789 que apesar de ser conhecido como o "Governo do Terror", por suas guilhotinas, censuras e perseguições, ainda é em certos locais um símbolo da democracia - a tal da "liberdade, igualdade e fraternidade" - (mas não para todos).
Além disso, a crítica sobre as ideias socialistas, que começaram a fervilhar neste período, justamente pela ideia de fraternidade forçada, uso da lei para limitar as pessoas e a gana por moldar a sociedade, e qualquer censura a ideias contrárias usando uma falsa virtude para isto, ainda permanece extremamente atual:

"Se desaprovamos o atual sistema de educação, os socialistas dizem que somos contra a educação. Se desaprovarmos o atual estágio que se encontra questões sobre religião, os socialistas concluem que não queremos nenhuma religião. Se desaprovamos o sistema de igualdade imposto pelo Estado, os socialistas dizem que somos contra a igualdade. E assim por diante. É como se os socialistas nos acusassem de não querer que as pessoas se alimentem, porque recusamos a cultura de trigo feita pelo Estado."

Bom, para concluir, após a leitura deste livro, creio que ainda temos um longo caminho pela frente. Para mim, assim como para Bastiat, a liberdade é um bem inegociável. Mas os entraves que hoje nos limitam, nos moldam e nos guiam, parecem estar longe do fim. É necessário estar atento e refletir sempre, se as instituições que servem para nos proteger estão de fato cumprindo seu papel.
Livro esclarecedor, de linguagem simples e extremamente atual. Recomendo vivamente á todos, principalmente aos interessados pelo meio jurídico e pelo meio político.

Isis.Miguel 21/07/2020

A lei
Livro curtinho e rico em argumentos sobre o verdadeiro papel da lei, o qual foi corrompido e, por consequência, esta transformou-se em um mecanismo de espoliação.

Embora escrito em 1848, traz um contexto muito atual.

rafaelrochax 20/07/2020

O LIVRO QUE TODO MUNDO TEM QUE LER!!
"O que, então, é a lei? É a organização coletiva do direito individual a legítima defesa.
Cada um de nós tem um direito natural, recebido de Deus, de defender sua pessoa, sua liberdade e sua propriedade, pois estes são os três elementos constitutivos e mantenedores da vida e a preservação de qualquer um deles depende da preservação dos demais. Pois o que são nossas faculdades senão uma extensão da nossa individualidade? E o que é a propriedade senão uma extensão das nossas faculdades?"

Ericarjflor 17/07/2020

Muito atual
A melhor defesa da liberdade que eu já li. Só fico triste por ter demorado tanto tempo para descobrir este livro.

Jessicalpfzn 13/07/2020

NECESSÁRIO!
Muito bem escrito, Bastiat usa uma linguagem clara sobre lei e liberdade.

Luan.Cordeiro 04/07/2020

A lei foi corrompida...
Tríade básica do libertarianismo. Livro revolucionário a qualquer teoria jurídica em voga hoje.

Bastiat, autor quase iluminista, argumenta como a lei foi corrompida por interesses e pela falsa filantropia e deixou de exercer seu papel primordial de instrumento da justiça e da paz social para se tornar instrumento de dominação política e causadora de grandes males da sociedade.

A lei não é mais o que ela deveria ser, é apenas autoritarismo e demagogia assinados sob falsos pretextos.

Tuiizinho 01/07/2020

A lei
?A vida, a liberdade e a propriedade não existem pelo simples fato de os homens terem feito leis. Ao contrário, foi feito pelo fato de a vida, a liberdade e a propriedade existirem antes que os homens foram levados a fazer as leis? - Bastiat

O livro é essencial para a compreensão sobre a legitimidade de uma lei. Com linguagem simples, Bastiat mostra como as leis são distorcidas e utilizadas como meio de espoliação.

Terra 29/06/2020

Viva a liberdade! o/
Em obras, textos e frases de autores e líderes reverenciados por muitos como representantes da democracia e liberdade, como Marx, Che Guevara, você encontrará poucas citações sobre "liberdade", e quando encontrar será apresentada como o resultado de um processo, e que dentro dele, você cidadão estará em uma extensa, complexa e grudenta teia, e a lei ao invés de protege-lo, será usada como égide nas mãos de magistrados e toda a gama de governantes e tiranos;

Mas nesta obra de Frédéric Bastiat, você verá que a liberdade não é "o resultado", mas sim "a solução" para a maioria dos problemas sociais!

Um livro pequeno, dá para ler até o fim sem pausas. Uma ótima abordagem sobre as espoliações existentes, inclusive as legais e outros temas como as "leis fraternais" e a irresponsabilidade e ineficácia do governo ao se propor a resolver todos os problemas da sociedade.

Spoiler =P
"...pois qualquer que seja o assunto em discussão, quer seja religioso, filosófico, político ou econômico, quer se trate de prosperidade, moralidade, igualdade, direito, justiça, progresso... em qualquer parte do horizonte científico em que eu coloque o ponto de partida de minhas investigações, chego, invariavelmente, ao seguinte: a solução do problema social está na liberdade".

Priscila Cysneiros 20/06/2020

Maravilhoso!!!
O livro, apesar de antigo, tem uma linguagem muito simples e didática. Portanto, é de fácil compreensão. Após a leitura, garanto que todos sairão com novos entendimentos e ideias sobre o que é necessário para termos uma sociedade melhor e sobre o que NÃO funciona.

Itamar 17/06/2020

Possivelmente a magnum opus de Batiat
"A lei" realiza, de forma simples e fluida, críticas muito bem elaboradas centradas nas relações políticas e legais presentes na sociedade francesa de sua época. Contudo, ao mirar nos erros e contradições da França de 1848, acaba por elencar inúmeros problemas das sociedades modernas. Podendo, assim, ser considerada a frente de seu tempo, a obra serve de um bom norte para o conhecimento do Liberalismo Clássico, sem ser ultrapassada ou anacrônica.