A lei

A lei Frédéric Bastiat

Resenhas - A Lei

Bruno 24/05/2021

Clássico liberal
Para quem deseja conhecer as bases do pensamento liberal, bem como suas críticas ao intervencionismo, este livro é um prato cheio.
Apesar de concordar com várias colocações do autor, também achei, em muitas delas, a mesma característica simplista a que as utopias estão submetidas, e que foi tão criticada pelo autor.
A leitura, no entanto, vale a pena, já que é a partir desses princípios que surgirão teorias liberais mais complexas.

Matheus.Romenique 27/04/2021

Excelente.
Uma obra cujo objetivo é mostrar ao leitor a importância das leis em consonância a sua individualidade.

Erick Simões 09/04/2021

Da defesa das liberdades
Se algum dia alguém quiser saber a respeito do que eu entendo das funções e da organização que deveria haver em um estado, eu certamente recomendarei esse livro incrível ??

Sarja 21/03/2021

Preciso
O livro não é uma leitura fácil. O autor é muito preciso e objetivo no que pensa e expressa princípios que deveriam ter muito mais valor atualmente. Com certeza uma leitura indispensável para todos aqueles que dão grande valor à liberdade e que entendem que o estado deveria se ater somente a suas questões primárias. Necessário ler com atenção para conseguir extrair os ótimos argumentos do autor

Larica 15/03/2021

Deixem-nos agora experimentar a liberdade
Existem coisas básicas e essenciais que todos nós deveríamos aprender e entender sobre o mundo que estamos inseridos, e os ensinamentos desse livro são com certeza uma delas.

Bastiat explica de forma sucinta e muito clara como funciona a Lei, como deveria ser colocada em prática e como é extremamente manipulada contra a Liberdade e evolução do ser humano. Por meio da linha de raciocínio estabelecida pelo autor, foi fácil e divertido compreender suas críticas e ideias e estabelecer comparações.

Dói perceber que apesar de escrita em 1850, a obra remete exatamente ao que ainda vivemos no Brasil e tantos lugares do mundo.

Meus estudos estão apenas começando, e fico feliz de ter Bastiat como um dos pilares da minha formação.

Conraddo 15/03/2021minha estante
Que review sensacional! Parabéns pela leitura ???

Larica 16/03/2021minha estante
??????

Patricia.Koch 12/03/2021

Sem a liberdade somos meros escravos aprisionados num corpo que é aparentemente livre.
Seria pedir demais que a lei seja usada unicamente para proteger os direitos de cada indivíduo? Que a lei não seja pervertida e atue como objeto de espoliação legal? Esses são os questionamentos que
Frederic Bastiat levanta nesse livro. Bastiat foi um economista e jornalista francês que escreveu essa obra - A Lei - em 1850. Nessa época, eram grandes as discussões em torno do socialismo, para a qual a França pendia fortemente. Seu pensamento é fortemente liberal e intimamente associado à defesa da liberdade do indivíduo contra toda espécie de autoridade, especialmente a estatal. Para ele, protecionismo, intervencionismo e socialismo são as três forças de perversão da lei. Bastiat concluiu que a lei não pode defender a vida, a liberdade e a propriedade se ela promove a “espoliação legal”, que ele definiu como o uso da força e das leis governamentais para tirar algo de um indivíduo e dá-lo a outros. O autor explica que se a lei é usada para obter “espoliação legal” de qualquer grupo, a lei é pervertida e se volta contra as únicas coisas [vida, liberdade e propriedade] que ela deveria defender.

Um livro incrível pra gente entender a importância da lei e sempre buscar, preservar e viver em busca da liberdade.

site: https://www.instagram.com/eterna__leitora__/

TheBoy 10/03/2021

Amantes das palavras, para amantes da ordem
No Brasil o movimento de iniciação a filosofia é fraco, se comparado com outros lugares. Mesmo com a literatura de nãoficção etendo maior espaço aqui, do que a de literatura de ficção, a filosofia tem poucas bases teóricas vindo do nosso país. Por isso é importante olharmos para falas que vem de outras culturas. O estudo das leis era diferente para Bastiat, ainda assim... Eu acredito que as pessoas deveriam ler este pequeno livro. As discussões sobre governos autoritários e não, sobre a forma de aplicar a lei, o que é a lei em si, tudo é muito didático e irá fazer você abrir a mente para coisas fora do seu alcançe caso não estude isso numa graduação. Claro, ele foi escrito em 1850 por um mano da França, ainda aplica para o mundo todo e é bem atual, sucinto, descreve bem. Uma das coisas mais interessante foi da "Pilhagem-Legal" e em como se aplicaria na sociedade daquela época. Falo isso de época por ser impossível entregar os direitos tão abertamente no hoje, no atual. Pra quem defende bastante o socialismo e qualquer forma que vá contra o mínimo do invididualismo, pode descordar desse livro a beça, ele vai em prol dos Estados Unidos e contra métodos de governo que invadam a propriedade privada em qualquer meio. Já deixo isso claro pois vi uma pessoa não gostando por conta de seus ideais irem do contra.

Priscila Cysneiros 24/02/2021

Mudou a minha forma de ver a lei completamente!
Se eu pudesse indicar só um livro, seria este.

Foi o primeiro que li sobre liberalismo e, apesar de ter sido escrito em 1850, é incrivelmente atual.

Bastiat explica as coisas de uma maneira simples, acessível, de forma que não é preciso ter nenhum conhecimento técnico para entender o que ele diz.

A sensação que dá é que é tudo muito óbvio, muito lógico. "Como nunca observei isso antes?"

A leitura é fluida e leve, vamos seguindo pelas poucas páginas (são só pouco mais de 100) sem sentir.

Por tudo isso, este livro entrou na minha lista de favoritos. ??

Rike 23/02/2021

Simples e objetivo.
Surpreendente. Acreditei que não encontraria algo novo. Pensei em ler por ler. Porém, gostei muito dos argumentos simples, diretos e muito interessantes.
Foi una leitura satisfatória.
Por ser uma leitura rápida, recomendo a todos.

Aletheia (@almaletrada) 22/02/2021

Atual em alguns pontos, radical em outros...
Nessa leitura temos a visão da extrema direita sobre economia, governos, liberdades e tantos outros temas que vemos discutidos no dia-a-dia, sob o olhar progressista (em maior quantidade) ou conservador. Aqui temos um contraponto muito à direita, falho em muitas coisas, assim como todos os extremistas! A direita e a esquerda radical se assemelham mais do que se contrapõem.

Jean Bernard 17/02/2021

Qual o papel da Lei
Nesse pequeno ensaio, Bastiat debate a Lei sobre os aspectos filosóficos, políticos e econômicos.
Qual seria o papel do estado ao criar leis? Quais os limites?
Uma defesa do indivíduo e de sua liberdade.
Se esses levantamentos seriam aplicados praticamente, parcialmente ou são totalmente utópicos, deixo ao leitor decidir.

Lari 10/02/2021

A Lei
Aquele livro que todo mundo tinha que ter conhecimento antes de exercer o poder do voto! Ele é um pouco complexo (vocabulário e expressoes) pois foi escrito em 1850, mas incrivelmente atual!! Aquele livro político que pega a gente e dá um chacoalhão na gente!

Tiago Fachiano 25/01/2021

A lei
"É sob a lei de justiça, sob o regime do direito, sob a influência da liberdade, da segurança, da estabilidade, da responsabilidade, que cada homem chegará a seu pleno valor, à plena dignidade do seu ser, e que a humanidade realizará com ordem, com calma, lentamente, sem dúvida, mas com certeza, o progresso é seu destino"

"Ah miseráveis! Vocês se acham tão grandes, e julgam a humanidade tão pequena, que querem reformar tudo. Refomem-se a si mesmo, essa tarefa lhes basta"

Matheus 13/01/2021

O que é a Lei e como evitar a sua perversão
Bastiat foi um economista francês, liberal e (por que não?) crítico social do século XIX. A obra reúne textos onde ele expõe o que seria a Lei, como estão pervertendo-a e, consequentemente, como protegê-la. Além disso, o autor lança enormes críticas ao crescente movimento socialista de sua época.

Um livro antigo e tão atual!