Inferno

Inferno Dante Alighieri

Resenhas - A divina comédia

Milena 07/08/2020

A divindade de Dante
É surreal como a genialidade dessa obra perdura até os dias atuais. Sempre quis conhecer essa obra, mas confesso que meu maior medo era não entender. Mas foi um dos melhores livros que já li na vida. É uma sensação única acompanhar os poetas nessa jornada. Arrisco dizer que Dante foi pessoalmente ao inferno para escrever essa obra. É tudo tão detalhado, tão bem desenvolvido que fico me perguntando como funcionava a cabeça desse homem! É realmente uma obra DIVINA, um livro que com certeza todo mundo precisa ler. Não existem palavras soltas nessa obra, cada uma foi escolhida por uma razão. Sigo em direção ao purgatório na companhia de Dante e Virgílio!

Thalles.Haydan 02/03/2021

Inferno
Devo dizer que ler esse livro foi bem complicado. Ele tem um formato específico de escrita bem complicado de se entender justamente porque ele é escrito em versos e, por ele ser escrito em versos, ele acaba sendo um pouco mais complicado de você entender o que o autor está tentando contar para você. No início de cada capítulo tem um leve spoiler do que vai acontecer a seguir e, justamente, é esse resuminho que vai fazer com que você entenda melhor o que está acontecendo na história. Para mim Isso foi um ponto positivo, muito positivo aliás, outro ponto Positivo foi justamente as notas de rodapé que explicam bem o que é cada referência que o autor colocou dentro desse Livro que provavelmente, por ter sido escrito no século XIV, hoje em dia nós não entenderíamos muito bem essas referências. De qualquer maneira, acaba sendo uma leitura um pouco cansativa, um pouco massante, um pouco arrastada, um livro que eu achei que demoraria uma semana, duas no máximo para concluir a leitura acabou demorando quase dois meses justamente por ter essa escrita muito clássica e não muito acessível. Enfim, para fãs de Homero, eu recomendo esse livro porque ele tem uma escrita muito parecida, Porém, para pessoas que gostam de livros mais contemporâneos que tem uma linguagem mais fácil eu acho que não é uma boa leitura e provavelmente pode arrastar as pessoas para a ressaca literária.

Francesca 01/03/2021

Eu entendo a importância histórica desse livro e entendo porque tanta gente ama mas definitivamente não é um livro pra mim

madie 23/09/2020

O inferno poético de Dante.
Se você não está acostumado com cantos, a leitura pode parecer confusa e bem pesada e vai ser necessários que releia até conseguir entender a obra e suas referências. Quando passar a entender a forma como Dante "passeia" pelo inferno não tem como não se surpreender com os detalhes poéticos e bem construídos da obra. Não sou a maior entendedora de cantos, mas pela minha pequena experiência com esse tipo de obra posso dizer que a leitura é gratificante quando compreendida em seu todo. É uma leitura (para quem está acostumado com cantos) bem fluída. Terminei esse livro em algumas horas.

Ivy 13/10/2020

Um clássico
Divina Comédia é um dos livros mais complicados que já li. Mas também, um dos mais interessantes, que ocasionou uma leitura longa, e também boa.

O livro do inferno por mim, até então, se encontra em um dos melhores! Inclusive pelo jeito que Minos é implementado. Além de outras reflexões que os livros nos causa.

Ibercson 18/10/2020

Toooop
Partiu a segunda fase.
A leitura é top, não tá cansativa ..
Top

Dara 20/10/2020

Impressões
Dante Alighieri é considerado um grande escritor e poeta florentino/italiano.

O Inferno de Dante, como é costumeiro se referir a presente obra, faz parte da Tríade 'A divina Comédia', a qual levou 12 anos para ser concluída e desembocou na consagração de tal escritor na história da literatura.

O escrito, lançado em 1320, um século antes do que se acorda como início do período renascentista, já traz marcos inovadores inúmeros que romperam com a tradição de sua época. Tem-se, por exemplo, um narrador presente na história e a publicação em língua materna, não em latim, bem como a presença de figuras mais ou menos contemporâneas ao longo de texto.

Em síntese, trata-se de um texto que compreende a tradição épica pós-clássica organizado em 34 cantos e em um esquema rítmico de 3 linhas.

Bom, sendo realizada esta contextualização cabe agora as impressões.

Tive uma certa dificuldade em adaptar-me ao ritmo da leitura de seus versos e muitas vezes de acompanhar precisamente o que estava acontecendo na história. Apesar disso, me deixei levar e pude ir aos poucos caminhando com Dante e Virgílio nessa jornada de travessia pelo inferno.

O que achei mais interessante foi construir a ambiência da narrativa, imaginar os "andares", os compartimentos e seguir as descrições desde os sem batismo até o próprio Lúcifer. Além de poder refletir sobre cada 'danação' e sobre a humanidade dos tantos pecadores.

Conjecturo o quão envolvente deve ter sido realizar essa leitura na época de sua publicação, até por todo cunho político e pelas referências incontáveis a figuras que que para mim hoje são desconhecidas.

Não sei se continuarei a ler os outros livros da série agora, sinto que ainda preciso amadurecer-me enquanto leitora para tirar melhor proveito desta obra. Mas, de qualquer forma, é realmente impressionante tudo o que Dante constrói nesses XXXIV cantos.

(Ps.: "O livro da literatura" da editora globo serviu-me como referência para algumas das informações que aqui coloquei).

Bruna 14/01/2021

Inferno- Divina comédia
Um livro bom e de muito aprendizado! Ao decorrer do livro aparecem várias personalidades históricas e seres mitológicos, ou seja, se forem ler estejam sempre com uma ferramenta de pesquisa por perto!

Juliana.Souza 13/01/2021

A Divina Comédia de Dante Alighieri, é dividida em três partes, Inferno é a primeira delas e as outras duas são o Purgatório e o Paraíso. Neste livro, Dante relata de forma detalhada como imagina que seja o Inferno. Em alguns momentos, ele fala diretamente com o leitor. O livro está dividido em 34 cantos, com mais ou menos 140 versos cada e tem uma linguagem mais difícil. Foi minha primeira experiência lendo um poema épico (comecei a ler Os Lusíadas, mas ainda não completei). As notas de tradução ajudam bastante durante a leitura. É um clássico que influenciou muitas obras posteriores. Acredito que a utilização de ferramentas de pesquisa e post-its ajudem na compreensão do livro.

Gian 11/01/2021

O que falar de Dante Alighieri?!?! Sensacional!

Leitura um pouco difícil no início, mas logo pega o jeito da escrita e o livro flui tão rápido que nem mesmo da pra notar as horas passando!

Lilian 06/01/2021

Desejo
Há muito que queria ler esse ler esse livro, ele está numa lista de clássicos pessoal que pretendo não apenas lê mais ter. Parte desta intenção já foi concluída.
Essa versão possui um texto denso, a tradução dessa edição não é recente, não aconselho para uma primeira Leitura, ou para quem ainda está adquirindo o hábito. Do mais, é uma boa leitura.

Lilian 06/01/2021

Desejo

Ramon157 30/12/2020

A divina comédia
Primeira experiência lendo esse livro em versos. A imaginação de Dante aí criar o inferno é extraordinária e magnífica.