Nunca Saia Sozinho

Nunca Saia Sozinho Charlie Donlea

Resenhas - Nunca Saia Sozinho

fernandaugusta 26/06/2023

Nunca saia sozinho - @sabe.aquele.livro
A Escola Preparatória Westmont é um internato de regras rígidas, em que os estudantes são preparados para a universidade. Desde muito tempo seus egressos sabem do folclore do Homem do Espelho, mas a realidade deste ritual estudantil é imersa em uma aura de mistério e poucos escolhidos podem comprovar sua autenticidade, sempre mantendo o segredo.

Com o tempo, ingressar no seleto grupo de iniciados passa a ser um desejo para quem quer se destacar socialmente na escola. Em 2019, entretanto, a iniciação deixou dois estudantes mortos em uma chacina ocorrida em uma casa abandonada nos limites do campus. A investigação chegou a um professor, que tentou cometer suicídio se jogando na frente de um trem, na linha férrea atrás da casa. Era de se esperar que, com o encerramento do caso, os jovens envolvidos seguissem em frente. Porém dois destes jovens deram fim a própria vida se jogando na frente do mesmo trem.

As incongruências do caso chamam a atenção e um podcast de crimes reais começa a ser produzido. Entram em cena o especialista em perfil criminal Lane Phillips e a perita em reconstrução criminal Rory Lane. Afinal, o que está acontecendo em Westmont?

Confesso que esta leitura me prendeu e surpreendeu. A escrita de Charlie Donlea está afiada e trazer de volta Rory, depois de "Uma Mulher na Escuridão" foi um grande acerto. Antes eu não tinha simpatizado muito com a personagem, mas neste livro já gostei mais dela, apesar de achar que Donlea fez a típica autista estereotipada em sua obra: a genial inepta social cheia de manias.

O mistério na escola gira em torno de um rito de passagem muito nebuloso, mas que passa a mensagem da seletividade social: quem entrar, ganha status. O Ensino Médio americano, quase sempre retratado de forma cruel, também não escapou deste rótulo.

A trama de Donlea, como sempre, alterna narradores e tempo. Temos o assassino lendo seu diário, os investigadores, os estudantes, todos aparecem bem. Assim que Lane e Rory entram em cena, o foco passa a ser mais em torno da parceria investigativa deles e dos achados que eles fazem. O início pode ser um pouco confuso, mas o encaixe dos personagens garante bom andamento e logo a curiosidade sobre o que realmente aconteceu na casa abandonada e porque os estudantes estão tirando a própria vida passa a chamar muito a atenção.

Achei o final bem súbito e abreviado. Outro ponto que noto nos livros do autor é que ele quase sempre deixa pontas soltas nos desfechos (às vezes besteiras, mas que ficam sem explicação) ao passo que o desenvolvimento do livro é extremamente rico em detalhes.

Mesmo assim, depois de amargar duas leituras que considerei medianas - "Não confie em ninguém" e "Uma Mulher na Escuridão" - "Não Saia Sozinho" me pegou. Não é a perfeição do suspense, mas é bom.

Alan.Mendes 24/06/2023

Apreensivos
Escrita simples de entender, a apreensão de ter algumas brechas na prisão do ?criminoso? te deixa cada vez mais curioso pra descobrir quem é o verdadeiro assassino e porque tantos mistérios entre o grupo de jovens que estava sendo morto.

viviswan 23/06/2023

Muito bem desenvolvido
Esse é o segundo livro do Charlie que leio. De primeira achei um pouco lento, mas o livro se desenvolveu de uma maneira incrível, rico em detalhes, com personagens bem construídos. É o tipo de leitura que você cria mil teorias, fica confuso e ansioso pra saber o que vem a seguir. Valeu a pena.

Juuh 22/06/2023

Eu amo Charlie Donlea mas esse não foi um dos meus favoritos, porém é bommm.
Gosto demais da Rory,

Paixão00 18/06/2023

Muito bom!
Esse livro tinha tudo para ser 5 estrelas, porém o único problema dele foi o fato de o começo do livro ser muito confuso e tem muitos personagens, então me deixou bem confusa. Charlie Donlea mais uma vez me surpreendendo, quando eu achava que tinha entendido a história eu estava completamente errada (ele sempre faz isso, manipula as pessoas, faz a gente acreditar que é uma pessoa, mas acabando não é ela), eu comecei a criar várias teorias, fiz anotações no livro, eu estava me sentindo a investigadora, porém eu era a trouxa?.
Sem palavras para esse suspense, perfeito demais, a escrita do autor é muito boa, não é atoa que eu li o livro em 2 dias.
Por enquanto esse é o meu livro favorito do autor (eu só li "A Garota Do Lago"), já estou ansiosa para ler o próximo livro dele.

MissTarjaPreta 18/06/2023

Muito Bom
Mais um livro maravilhoso do Charlie Donlea. A história é instigante e cheia de reviravoltas, quando você acha que entendeu o autor vem e derruba sua tese. Amei o livro.

Amanda.Ripoll 15/06/2023

Apesar de ser uma leitura meio arrastada, o enredo é bem interessante.

No início me senti perdida pela narrativa tratar da introdução de vários personagens ao mesmo tempo, em presente e passado. Contudo, a curiosidade sobre o mistério me manteve firme.

Assim como "A garota do lago", o livro não contém um plot super doido, mas mesmo assim, o enredo e o desenrolar de cada personagem é bem atrativo.

É impossível não comparar com a primeira obra de Donlea, e vi grande evolução nessa. Estou ansiosa para os próximos livros do autor.

Recomendo aos leitores que gostam de uma investigação.

Contém gatilhos como agressão.

Isis 13/06/2023

Nunca saia sozinho
Bom, o livro é bom. Teve um início um pouco confuso, mas do meio para o final me prendeu. Tô dando 3,5 pq suspeitei do assassino desde o início e com o decorrer da história isso só ficava mais evidente pra mim. Achei a história bem visual e o enredo alterna entre o passado e o presente. Para sensíveis, consultem os gatilhos.
Raylisson 17/06/2023minha estante
Como assim vc sabia?! Ele nem sequer estava na minha lista de suspeitos kkkk

Isis 18/06/2023minha estante
É sério ??? Hahahaha. Tinham três na minha lista, um achei muito evidente, descartei logo de início, fiquei com dois, pq o livro me deu uma pista, mas um achei muito novo, então só me sobrou ele mesmo kkkkk Não consigo explicar mais sem dar spoilerr ?

Victoria573 12/06/2023

Muito bom!
Primeiro livro que leio desse autor, me surpreendeu. No início achei que seria algo sobrenatural mas me deparei com algo muito mais envolvente. Criei várias teorias pra solucionar o caso junto com os personagens e não acertei nenhuma! ? Adorei!

HelenaRiva 10/06/2023

Nunca Saia Sozinho
De todos que li do Charlie Donlea, esse, sem dúvida, foi o pior. Muito enrolado, maçante.
Até a página 100 são introduzidos uma infinidade de personagens e histórias paralelas.
Quando se trata dos principais, Rory e Lane, há uma repetição de informações sem fim.
Nunca li tanto sobre uma cerveja ?Dark Lord?, ou coturnos ?madden girls?. Quase poderia dizer que esses dois elementos eram personagens por si só.
Em grande parte do livro há uma descrição excessiva das manias e hobbies de Rory.
Faz perder o ?fio da meada?.
Não recomendo, há outros muito melhores do autor.

Leticia Havilliard 10/06/2023

Mais Thriller do Donlea
Mais um thriller emocionante do autor Charlie Donlea. Ele conta a história de um crime ocorrido em um internato de elite há um ano atrás. Um grupo de jovens estava participando de uma iniciação para uma seita, resultando na morte de dois deles. Um professor foi acusado do crime e posteriormente tentou se suicidar no local. Um ano depois, três pessoas se suicidam no mesmo local, o problema é que há algumas inconsistências na resolução do crime que foram deixadas longe da mídia. Diante desses eventos perturbadores, Rory Moore, juntamente com Lane Philips, decidem investigar o caso.
O livro se desenrola entre o presente e o passado, alternando entre os acontecimentos do ano anterior e a investigação que ocorre nos dias atuais. A narrativa é apresentada através de diferentes pontos de vista, o que torna a leitura fluida e envolvente. A escrita de Charlie Donlea é fácil de acompanhar e consegue prender a atenção do leitor.
O livro apresenta um final bem amarrado, que surpreende o leitor. À medida que me aproximei do desfecho, comecei a desconfiar da verdadeira identidade do culpado, e os pontos da história se conectaram de forma brilhante. Em determinado momento, tinha sido levada a acreditar em uma coisa, apenas para descobrir que a realidade é completamente diferente do que se pensei inicialmente.
No entanto, um ponto negativo é que o livro algumas vezes se perde em divagações que não são relevantes para o desenvolvimento da história. Esses momentos tiraram um pouco o ritmo da leitura para mim.
Também gostei bastante das referências a outras obras do autor que são trazidas nesse livro, o que traz uma conexão interessante entre os livros. Além disso, a volta da personagem Rory, que já havia aparecido em "Uma Mulher na Escuridão", é uma adição bem-vinda.
No geral, é um livro eletrizante, com um enredo intrigante e um final surpreendente. Embora possua algumas divagações desnecessárias, a trama é habilmente construída, com reviravoltas que deixam o leitor perplexo.

Julia.Amparado 06/06/2023

Alugou um triplex na minha cabeça
Não coloquei expectativas no plot do livro, mas me surpreendeu muito! Criei várias hipóteses, e fiquei muito feliz por ter acertado a última skskksks

Anna.Carolina 05/06/2023

Como todos os thrillers de Charlie Donlea, esse é maravilhoso. Fiquei na dúvida entre dois suspeitos. Mas o desenrolar no final me pegou. Adoro rever personagens de outros livros dele. Fantástico!