Abuso

Abuso Ana Paula Araújo

Resenhas - Abuso

Isah Evy 23/12/2023

Doloroso & necessário!
Tive que parar para respirar - e chorar um pouquinho também - durante toda a leitura desse livro. Cheguei a questionar se eu realmente queria continuar a ler, mas é de uma grandiosidade tão indispensável que parar de ler é como cometer um crime.

Minha primeira impressão é que pela linguagem seria um livro muito intimista e raso, mas com o desenrolar do que era contado eu percebi que realmente era um livro intimista e que a autoria dialogava com as vítimas e com o leitor, mas de raso não tinha nada, e ouso dizer que apenas uma mulher teria tanta empatia e compreensão pelas vítimas.

?É inacreditável que, nos dias de hoje, ainda seja preciso frisar que a vítima nunca é culpada, que não importa o que ela estava vestindo, se bebeu, a que horas estava na rua. O estuprador não ataca por causa disso, inclusive porque há crianças ou idosas que são atacadas, crimes que acontecem em plena luz do dia e dentro de casa. O comportamento do criminoso não é responsabilidade da vítima.? ? Ana Paula Araújo.

Tudo nesse livro dói, mas é uma dor necessária. As histórias de superação, de ajuda, de amor, de respeito, de apoio são muito maiores e significativas do que as de maldade humana. Torço para que esse livro seja acalento para aqueles que passaram por uma violência sexual - para mim foi - e que seja impulsionador para que mais pessoas lutem contra o estupro.

?Ao reler as entrevistas de vítimas e criminosos, até hoje, mesmo depois de todo o tempo decorrido, a sensação de revolta e indignação ainda é a mesma, mas essas histórias não estão aqui simplesmente para chocar. Estão para nos fazer pensar. O que todos nós, homens e mulheres, podemos fazer para que coisas assim não aconteçam mais?? ? Ana Paula Araújo.

Termino minha resenha com uma das frases mais lindas desse livro: ?E, para você, que sofreu algum tipo de violência sexual, só queria dizer que desejo muito que consiga encontrar paz. [?] A vida de todos nós é moldada pelo pacote das nossas experiências, e a pior de todas elas não deve nunca ser a mais importante.?

Aline221 17/12/2023

Necessário
Esse livro é extremamente necessário.

apesar de muitas vezes parar de ler para surtar, de ficar ficar sem ler para recuperar o bom senso, a experiência em ler isso foi incrível.

acabei descobrindo muitas coisas que não sabia tanto sobre abuso quanto sobre as leis ou relatos. Algo que achei muito interessante e me chamou a atenção foi a representação do norte e nordeste do brasil, ao qual é constantemente esquecido pela população do sul e sudeste, essa inclusão foi muito importante!

o livro e um choque de realidade para algo que vemos em nosso cotidiano mas não pensamos sobre, como para nós mulheres que nunca sofreram um abuso, o quão distante isso é, mas pode nos ocorrer a qualquer momento, ou como agimos em relação ao machismo e misoginia enraizadas em nossas mentes. onde nem pensamos sobre a gravidade dessa pauta.

Tabita.Cardozo 13/11/2023

Palmas para o trabalho primoroso e de excelência feito pela jornalista Ana Paula Araújo. Esse livro deveria ser OBRIGATÓRIO na grade curricular das escolas e universidades. A cultura machista e misógina de nossa sociedade, letigima o estupro tornando esse crime bárbaro em algo banal e é o único crime em que ainda se cogita a culpa e a responsabilidade da vítima que são as mulheres em sua grande maioria dos casos. Obrigada Ana, por tanta clareza e firmeza ou trazer à luz uma discussão tão necessária.

gabrielleabr_ 18/08/2023

Nunca é demais falar: a culpa não é da vítima
Um livro necessário e tocante. Ana Paula traz várias histórias verídicas como forma de rebater o principal argumento da sociedade: não, nunca é culpa da vítima porque o abuso pode acontecer com qualquer um de nós, não importa o local, a roupa, a idade, o gênero ou o laço afetivo que pode ou não existir entre a vítima e o agressor.

Toda mulher, sem exceção, já passou pela experiência de sofrer um assédio, e nisso está a raiz do problema: tudo é tolerado, e quando é mais grave (como o estupro), não é nem mesmo falado.

O livro trouxe importantes esclarecimentos sobre como estamos amparadas legalmente, o que já é um alento, mesmo que a lei custe a ser cumprida pelas pessoas e pelas instituições. Nos resta fazer nossa parte: não nos silenciarmos ao presenciar um abuso e principalmente, confortar as vítimas deles. Mais sororidade, mulheres, porque pode acontecer com qualquer uma de nós.

Isabella 02/08/2023

Gostaria de ajudar todas, mas farei o possível para mudar o mundo de muitas.
Este livro, reúne histórias e relatos de vítimas de estupro. Explica como a sociedade brasileira lida com esse assunto desde os primórdios.
O assunto é extremamente pesado, mas quando você começa ler não consegue mais parar.
Mesmo tendo teor de dar repulsa, toda a população deveria ter acesso a essas informações aqui repassadas.
É fatos históricos, leis e histórias de vítimas fortíssimas que além de viverem/sobreviverem a uma violência tão brutal, conseguiram contar suas histórias para ajudar outras meninas como eu.
Adolescentes, mulheres, senhoras e HOMENS, tem que ter conhecimento da legislação, e ética também. Para não cometer, não julgar, e se for vítima saber quais são os seus direitos.
Foi uma experiência de muito aprendizado, o choro entalado em alguns momentos, mas quebrei vários tabus.
Com essa experiência de leitura, decidi algo muito importante. Já tinha planos de ser advogada, mas com esse livro entendi que minha missão é em defesa da mulher. Gostaria de ajudar todas, mas farei o possivel para mudar o mundo de muitas.

Quel Barreto 01/08/2023

Pesado
Um dos livros mais difíceis que já li. Por vários momentos precisei parar pra respirar.... Os casos ali relatados têm o poder de nos despertar variados sentimentos e desbloquear memórias negligenciadas. Trabalho extremamente necessário da autora, que percorreu por quatro anos o Brasil coletando histórias, entrevistando profissionais e especialistas no assunto. O que chama a atenção é a vergonha das vítimas em relatar o ocorrido e o julgamento sofrido por elas, inclusive pelos familiares mais próximos. Um livro que deveria ser lido por todos!

Manu 21/06/2023

Esse livro é muito bom. Mas, se você não tem estômago para coisas reais e pesadas, não leiam. Foi muito bem escrito. Parabéns a jornalista e escritora Ana Paula Araújo.

Elide 06/06/2023

Forte e doloroso
Quando iniciei a leitura fiquei incomodada com os detalhes dos relatos, mas o livro vai muito além. Além dos relatos de variados casos de abuso que envolvem pedofilia, assédio de familiares, gravidez resultante de estupro, assédio em transporte público, estupro coletivo e outros, o livro traz informações sobre leis e dados oriundos de estudos sobre o tema.

Brina 20/04/2023

Quando falei q estava lendo esse livro pro meu namorado, e q estava me causando revolta, ele me questionou "pq vc fica lendo isso? so te faz mal", mas apos terminar posso afirmar que esse livro todos deveriam ler. Os absurdos, as conquistas, as leis revisadas, as experiências dessas mulheres, como tudo isso influencia para que possamos ter mais empatia e respeito pelas vítimas. Saber reconhecer uma pessoa q sofre abuso, saber ajudar são elementos contidos nesse livro e de grande esclarecimento. Um livro forte com relatos reais que demonstra como a cultura do estupro é presente na nossa sociedade. Em muitos casos bastante revoltante pois tudo que se podia fazer foi negado, e em outros um alívio pois saber que podemos contar com a família, polícia, justiça, sUS e as leis ja é um bálsamo.
Sigo depois dessa leitura com uma mente mais aberta e atenta, afinal esta longe o dia em que as mulheres irão ter paz.

Júh 15/04/2023

Leitura necessária!!
Não se trata de uma leitura confortável, muito pelo contrário é incômoda e dolorosa na maior parte do tempo, mas se faz necessária à nível de entendimento das leis e direitos. É real o medo que nós mulheres sentimos apenas por sermos mulheres, o que é revoltante. É um absurdo pensar que "antigamente " uma vítima de estupro era obrigada a casar com o estuprador, como um meio de reparação à sociedade, sério, que mundo é esse?? É um absurdo pensar que mulheres vítimas de estupro ainda nos dias atuais, não são devidamente ouvidas ou respeitadas por conta de uma sociedade machista. É um absurdo ver relatos de vítimas que mesmo com a dor do abuso, ainda sofrem bulling por terem sido abusadas. Enfim são muitos absurdos, muitos casos revoltantes, mas como disse no início É UMA LEITURA EXTREMAMENTE NECESSÁRIA.
Todos deveriam ler!

Sanchez 08/04/2023

Pqp
Não tenho como expressar a necessidade de dizer pro mundo todo que isso aqui precisa ser lido. Relatos duros, revoltantes de nos indignar não só com os abusadores mas com tudo que se segue ao abuso em diversas situações e desdobramentos. As piores reações de pessoas que deveriam proteger as vítimas, seja física e emocionalmente mas também juridicamente, se tornam a pior parte dessa violência. Levam vítimas a odiarem mais essa pessoas do que os próprios abusadores. Embora as mulheres não sejam os únicos tipo de vítimas, somos a maioria. Tentar entender a raiz dessa violência misogina é difícil demais. Na maioria das vezes os perpetrados nem mesmo sabem porque fizeram o que fizeram. A verdade é que na cabeça deles parece simplesmente existir a crença de que podiam. A cultura do estupro é exatamente isso, está tão intrínseca na sociedade que muitas vezes nem somos capazes de identificar uma situação de abuso. Foi extremamente triste, e esclarecedor. MAIS DO QUE RECOMENDO. Gostaria que chegasse principalmente aos homens essa leitura, mas tenho a certeza que pra nós mulheres ela também é de absurda importância.
Elide 12/04/2023minha estante
Comecei agora e fiquei na dúvida: o livro vai se resumir a relatos sobre casos de estupro ou discussão sobre o tema? Fiquei bastante incomodada com ele

Joyce305 16/04/2023minha estante
É uma mistura das duas coisas através de relatos abordam as leis pra esse tipo de crime, possíveis traumas... Uma leitura dura mas muito interessante do ponto de vista da sociedade e pra nós mulheres tb

Sanchez 16/04/2023minha estante
Elide , não são apenas de relatos de como as coisas aconteceram, aborda diversos "pontos de vistas" das situações, das vítimas, família, criminosos, e da própria autora, e os seus desdobramentos nas vidas dessas pessoas. Tem números estatísticos, e é mto esclarecedor sobre as leis e os direitos que as vítimas possuem, mtas das informações eram desconhecidas pra mim. Até mesmo sobre identificar um abuso, que aqui não se restringe ao estupro dito como apenas penetrando como a maioria pensa ou apenas contra mulheres, vai bem mais além. É inestimável esse olhar sobre a nossa sociedade, sobre como nos protegermos e ao próximo, se é que é possivel, e a amparar quem sofre ou já sofreu sobre algo desse tipo, por favor leia e recomende ao máximo de pessoas se puder.

Elide 18/04/2023minha estante
Estou seguindo com a leitura, obrigada pelas informações.

nanai 01/04/2023

IMPORTANTE
Apesar de pesado é extremamente necessário, explicativo, detalhista e importante para observar os diversos lados e como a cultura do estupro reflete em todas as esferas.

O livro pode ser delicado para muitos, porém cada dado apresentado representa uma parcela do quão obscuro os abusos são e pode ser.

Me pegou bastante o fato dos eternos lembretes sobre os procedimentos, idade, alertas sobre como lidar ou quando é considerado abuso.

Impecável, penetrante e aterrorizante realidade.

Karla 30/03/2023

Um livro sofrido de ler, um soco no estômago, porém necessário. Deveria ter nas bibliotecas das escolas, em setores públicos. Uma leitura esclarecedora e chocante. Os números não mentem.

mariajailza 03/02/2023

Coloca o dedo na ferida. Livro necessário!
Esse livro me fez chorar várias vezes ao retratar a situação de muitas mulheres vítimas de violência sexual, inclusive crianças. Tem que ter coragem pra ler e encarar a realidade de ser mulher nesse mundo.

Mas a consciência que ele gera é tanta que dá vontade de reler.

Amanda.Izabella 27/01/2023

Necessário
Uma obra necessária para todos. Houve muitos momentos de raiva, tristeza, indignação. Apesar disso, precisamos falar sobre o abuso, precisamos quebrar esse tabu e esse livro é um tapa na cara que nos faz acordar para a realidade.