Abuso

Abuso Ana Paula Araújo

Resenhas - Abuso

AlexN 08/05/2021

A culpa jamais será da vítima.
Não duvide que esta é uma leitura difícil.
Eu iniciei o livro com uma noção rasa, do senso comum, sobre o estupro e a cultura que o perpetua e o encoraja. A cada página, a cada depoimento, a cada depoimento, fui ficando horrorizado. É um estado mental de terror para as mulheres se preocupar com o estupro dentro e fora de casa. Sim, elas não estão seguras nem dentro de casa, na presença da figura masculina, seja do pai, de um tio, de um amigo da família, em qualquer rincão deste país. O livro traz histórias de estupros de crianças, algo aterrador, nojento. É chocante, para dizer o mínimo, pensar que há homens (e também mulheres, embora em menor número) que dilaceram a dignidade física de uma criança para satisfazer desejos horrendos.
O capítulo sobre a cultura do assédio e do estupro nas faculdades, em cursos em que se supõe que os alunos sejam mais conscientes e progressistas, me assustou demais. Professores passando cantadas em alunas, tocando nelas em partes íntimas sem permissão, condicionando ajuda a favores sexuais. Meu Deus! Eu tive um professor de Português no Ensino Médio que descaradamente assediava minhas colegas de classe cujos corpos estavam no padrão de beleza que a sociedade admira. Na época (anos 2002 e 2003) minha turma idolatrava esse professor. Após a leitura deste livro, precisei questionar e muito esse comportamento. Quantas não devem ter se incomodado e se sentido enojadas com aquele assédio recorrente, mas se calaram para não serem "estraga-prazeres"?
"Abuso" é um livro excepcional. Me fez, como homem, questionar ainda mais atitudes que eu admirava, quando em alguma festa com meus amigos. Me fez mergulhar mais fundo no terror feminino e me tornar muito mais empático.
Pudera estarmos vivendo tempos mais progressistas no Brasil. Este livro deveria compor nossas regras de educação e civilidade em sociedade, e trazer muitas mudanças. Torço para que isso aconteça um dia.

estantedajessica 04/05/2021

ABUSO, A Cultura do Estupro no Brasil, Ana Paula Araújo
??Livro forte, pesado mas extremamente necessário!

Durante toda a Leitura tive que parar, respirar fundo, enxugar as lágrimas, soltar alguns palavrões, tomar um paracetamol (me deu dor de cabeça), meu estômago revirou, separei vários trechos que queria citar aqui, só então percebi que seriam muitos. Então separei apenas esse:

"O termo cultura do estupro começou a ser usado nos anos 1970 e define um conjunto de comportamentos e ideias qie desvalorizam a mulher e, em última instância, levam à sociedade a naturalizar a violência sexual. Começa quando ensinamos às crianças que os meninos precisam ser fortes, até mesmo agressivos, enquanto as meninas precisam ser delicadas. Toda atitude considerada como fraqueza é chamada de "coisa de mulherzinha", e o feminino vira ofensa. Meninos e meninas crescem achando que homens são superiores, inclusive por serem mais fortes fisicamente, e essa ideia equivocada vai se estendendo pela vida afora. O desrepeito está no dia a dia de todas nós, e se traduz em piadas machistas, salários menores, "mãos-bobas" no metrô, e meninas agarradas à força nas boates ou dentro de casa. Essa ideia de que a mulher é inferior e pode ser tratada como objeto está por trás dos crimes contra a mulher."

??Apenas leiam, se puderem! Vamos reconstruir uma sociedade mais consciente, justa, igualitária, segura. Eu não quero ter medo por ser mulher!

E NUNCA A CULPA É DA VÍTIMA!

Obrigada Ana Paula Araújo por tanto, suas palavras finais me tocaram o coração! Durante todo o livro imaginei como deve ter sido difícil pra você! Obrigada! E também tenho minha experiência triste com um assediador, mas que não definiu minha vida!
AlexN 08/05/2021minha estante
Também terminei de ler o livro esta semana. Compartilho da sua dor e angústia durante a leitura. Todos os homens deveriam ler este livro.

estantedajessica 10/05/2021minha estante
Obrigada!!! Concordo...

Jeferson.Gomes 30/04/2021

A CULPA DO ESTUPRO SEMPRE SERÁ DO ESTUPRADOR.
Em um ano difícil de crise na saúde pública, o brasileiro se pegou em casa vendo noticiários sobre racismo, homofobia e o aumento de abusos e estupros no País em 2020.

O livro de Ana Paula Araújo chega em um momento importante e propício, quando estamos todos em casa e "temos tempo" para se informar e refletir sobre o caos que nos ronda mesmo sob a luz do dia.

Manifestos nas redes sociais contra a violência a mulher (Sinal Vermelho) se intensificam, quando está se encontra em total desamparo e sofrimento ao lado de seu abusador.

Mas muitos desses que compartilham dessa defesa, são propagadores da violação e crimes sexuais. Homens e mulheres crescem e reproduzem falas que passam de geração a geração, tais como - "Se você não usasse roupas curtas, estaria segura", como se fosse possível.

Instituições que deveriam acolher, também são disseminadores da cultura do machismo, o que impede e provoca mais constrangimento à vítima. O despreparo de profissionais faz com que leis não existam, e quando elas estão em vigor, não se faz a justiça.

Quando se fala em cultura, pensamos logo na arte e em sua contribuição, mas ela também respira e se alimenta da ignorância e falta de informação. Educação Sexual que precisa ser ensinada em escolas.

Na campanha de divulgação, mulheres famosas e anônimas saíram com seus livros nas mãos, e os homens? Uma leitura obrigatória para todos, para a mudança e transformação.

site: https://www.instagram.com/meuslivros.minhaleitura/

Fabi Miranda 26/04/2021

Leitura obrigatória
Não foi uma leitura fácil. Lia um capítulo por dia, pois precisava de tempo para digerir a maldade, as injustiças, a falta de respeito, a tristeza, a revolta e tudo mais que o abuso abrange.
A cada página lida, aumentava a minha sensação/certeza de que mulheres e crianças NÃO estão seguras em nenhum lugar, em nenhum momento.
O trabalho da Ana Paula Araújo é incrível e muito bem fundamentado. Traz vários casos de abuso por todo o país e relatos das vítimas e criminosos.
É sempre bom lembrar: A CULPA NÃO É DA VÍTIMA. NUNCA É DA VÍTIMA.

Roberta Silva 24/04/2021

Abuso
Em Abuso, a jornalista Ana Paula Araújo reúne depoimentos de vítimas e dados sobre o assunto. Obra é urgente para analisar abusos sexuais. ... Nesta obra, a autora traz dados sobre estupros e abusos sexuais no país.

Por mais que seja uma leitura pesada, é extremamente importante  de ser feita, isso por conta das diversas informações úteis que a jornalista coleta durante seu trabalho, informações essenciais para deixar de tratar um assunto tão sério como um tabu.

Gabie 01/04/2021

Leitura necessária
Nossa como demorei para terminar esse livro.
Foram 4 meses entre um dia sim, ou dia não, ou uma semana depois, devido ao conteúdo dessa obra.
O livro conta histórias de abuso tão difíceis que foi preciso intercalar com outras leituras para termina-lo. Ele conta os dois lados tanto das vítimas como dos acusados, e também dos órgãos de segurança e saúde, que por lei deveria ajudar as vítimas. Além de brechas que infelizmente, nossa lei brasileira possui e também algumas conquistas na mesma legislatura, que ajudou a melhorar as punições. Ainda é preciso muito debate sobre a cultura do estupro para nossa sociedade acorda e ajudar as vítimas.

Jack 01/04/2021

Um livro muito forte e difícil de ler!
O livro relata histórias que ocorreram com diversas mulheres em vários canto do país.

Ler os relatos das vítimas, diretas e indiretas, não foi fácil. Por diversas vezes, tive que parar para respirar fundo, com lágrimas nos olhos, por imaginar a dor daqueles mulheres. A extrema dificuldade de ser acolhida pela sociedade, os julgamentos das pessoas, em especial, daqueles que deveriam ajudá-las, é muito revoltante!

Conhecer, mesmo que em partes, à peregrinação das vítimas que buscam, depois de tanto sofrimento, ajuda policial e os atendimentos médicos e, devido ao despreparo de muitos desses profissionais, são tratadas de forma rude e inquisitória. É assustadora!

A cultura do abuso está enraizado na sociedade, desde os primórdios da civilização. Culpar à vítima sempre foi o subterfúgio desses criminosos .
Importe mencionar que machismo alimenta esse comportamento, criando uma cortina de fumaça para desqualifica-lá.
A CULPA NÃO É DA VÍTIMA
Parece óbvio, mas isso precisa ser ressaltado sempre!

A escritora fez um trabalho árduo, reuniu informações a respeito de diversos problemas como: os sociais, estruturais e psíquicos. As entrevistas realizadas com os condenados pelos crimes de estupros, vítimas, psicóloga, agentes policiais e voluntários que combatem esse crimes, merece ser enaltecido. No entanto, é praticamente impossível, enquanto percorremos as páginas desse livro, ficar imune a esse turbilhão de sentimentos, sendo a maioria deles ruins, muito ruins!

Brenda 19/03/2021

Indico a todos!!
Tenho nem palavras para descrever, sem dúvidas o livro mais impactante que li até hoje!
E tão triste conhecer tantos relatos absurdos, e pensar que acontecem todos os dias com diversas crianças/pessoas...
Tão frustante saber que o estupro no Brasil é mais comum do que a maioria imagina, e que infelizmente está longe de acabar!

Um assunto super complexo e necessário de ser discutido na sociedade!

JessMo - @livratario 18/03/2021

VOCÊ NÃO TEM CULPA. PEÇA AJUDA. LIGUE 180
"A cada entrevista, eu saía me sentindo derrotada, com a sensação de que eles estavam rindo por dentro e não tinham a menor noção da gravidade do que fizeram. Repetiam um discurso ensaiado e socialmente aceitável de arrependimento, mas me deixavam com a certeza de que seriam perfeitamente capazes de cometer o mesmo crime assim que fossem soltos."

O tipo de livro pesado, que dói e incomoda. Que nos dá a sensação de impotência, mas extremamente necessário, um tema que precisa ser falado.

Cheio de relatos, o livro com certeza tem muitos gatilhos para pessoas que tenham sofrido algum tipo de abuso, incomoda, machuca. Por vezes fechei o livro para respirar fundo. Situações inacreditáveis e grotescas, onde a justiça quase nunca soluciona, onde a vítima muitas vezes é culpabilizada, menosprezada e julgada.

Um não ficção que não é pra todo mundo, mas que com certeza nos abre os olhos sobre como a cultura do estupro é reafirmada ano após ano no nosso país. Um livro que expõe como temos que falar mais sobre esse crime para que ele deixe de ser normalizado, para que as vítimas não sejam mais colocadas em outro lugar que não o de vítima de uma violência, para que os criminosos paguem pelo crime, para que a gente chegue a um momento de não sofrermos mais esse tipo de violência.

As vezes eu leio um livro com esse tema e cada vez fico mais horrorizada. Vocês leem livros de tema mais pesado assim? Me conta aí o último livro que você leu, mas não indica pra todo mundo pelo peso que trás!

"Mas não se deixe definir pelo que você não tem culpa. A vida de todos nós é moldada pelo pacote das nossas experiência"

Salemme 03/03/2021

Pesado e Necessário
É preciso ter estômago para ler esse livro. Não conseguir ler continuamente, precisei revezar com uma leitura leve porque as entrevistas, histórias, depoimentos mexem demais com nosso íntimo.
Mas é uma leitura necessária, para estarmos alertas e para sabermos como acolher essas vítimas, a não julgar.
É revolta de ouvir o descaso só estado, a culpabilização da vítima. Mas é um alerta de quer precisamos fazer algo.

Jaqueline @icontextualize 20/02/2021

Necessário....
Nesse livro a jornalista Ana Paula Araújo mostra o resultado de uma pesquisa ao longo de 4 anos entrevistando mulheres vitimas de abuso sexual e também dos abusadores e mostra de uma forma dura e visceral os traumas e as marcas que ficaram nas vítimas que passaram por esse momento de medo e terror.

Além disso a autora ainda nos mostra em vários casos como a vítima se torna para a sociedade culpada e o abusador não sofre as devidas consequências dos seus atos. Ana Paula mostra que o abuso não acontece apenas numa rua escura no meio da noite e sim em vários locais, dentro da sua própria casa, com amigos ou familiares, em escolas, creches e universidades e para piorar até em transportes públicos. A cultura do estupro está enraizada em todos os lugares e precisamos combate-los com as possibilidades que temos.

A autora percorre vários estados brasileiros e nos conta tudo e com detalhes o que essas vítimas sofreram e a busca pela justiça e mostra todas as facetas e implicações desse crime tão cruel e, infelizmente, tão corriqueiro no Brasil.

Foi uma leitura tão difícil que eu não conseguia ler por muito tempo. Chorei o livro inteiro por saber que não estamos livres de tamanha barbaridade. Vivemos acuadas e com medo do que pode acontecer e como se livrar desse sentimento? Como viver em um país em que a justiça é tão falha e não protege quem deveriam? Eu indico a leitura, mas é muito pesado e doloroso e pode conter muitos gatilhos se você já passou por isso.

Precisamos quebrar o tabu que permeia o tema e PRECISAMOS falar sobre isso com nossas irmãs, primas, tias, amigas, vizinhas... não podemos não informar e alertar sobre isso.. Se acontecer, porque não estamos livres disso, todas precisam saber que não estão sozinhas.

Caroline.Lafayette 16/02/2021

Necessário!
Livro muito bom, com muito conteúdo e um tema importantíssimo! Recomendo para todos.

bookscourt_ 16/02/2021

Impecável
Um livro impecável do começo ao fim. A pesquisa efetuada pela autora traz dados profundos com histórias reais que nos demonstram a crueldade em relação à violência e o abuso perpetuado com as mulheres.
Cada capítulo traz uma situação de abuso cotidiano que as mulheres já conhecem, O cara que abusa no ônibus, o professor, a falta de amparo do sistema jurídico, os abusos perpetuados por membros da família e tantas outras situações. É um livro fortíssimo, que contém gatilhos para quem já passou por isso?, porém uma leitura super necessária!

Daniel de Oliveira 05/02/2021

Livro necessário
O livro Abuso, da jornalista Ana Paula Araújo é uma obra bem complexa por se tratar de um assunto polêmico e complicado na nossa sociedade. Cada capítulo, percebe-se a estrutura emocional de cada envolvido nós relatos de abuso, seja com crianças a mulheres, e inclusive contra homens, que em algum momento da vida sofrem abuso. O livro, nos leva a refletir sobre a importância de dar a voz as vítimas e respeitar sobre tudo o que elas vivenciaram. Os abusos acontecem seja dentro da própria casa, escola, universidades até no meio religioso como é bem tratado em um dos capítulos do livro. Apesar da leitura mexer com nossas emoções, o texto propõe um diálogo para refletir sobre as mudanças de pensamentos da própria sociedade, que muitas vezes põe a responsabilidade do abuso cometido na vítima. Essa mentalidade precisa ser repensada, é preciso ter mais empatia e menos julgamento contra as vítimas. Enfim, o livro Abuso é necessário para refletir e pensar sobre essa cultura de abuso.

Nanda 02/02/2021

Este livro contém gatilhos
Uma leitura que mexeu demais comigo, como nos mulheres nqoy enxergamos certas situações como ABUSO. Devido a cultura enraizada.