Abuso

Abuso Ana Paula Araújo

Resenhas - Abuso

Quel 23/09/2021

É de perder a fé na humanidade
Leitura pesada, a cada capítulo é necessário uma pausa, mas importante para entender esse mundo sombrio, machistas e tão ameaçador.

Juliana.Lucena 07/09/2021

Abuso - Ana Paula Araújo
"Por que o estupro é um crime ainda tão comum no Brasil? Por que  a vítima muitas vezes é tão - ou mais - julgada pela sociedade do que o próprio criminoso? Por que é tão difícil fazer uma denúncia? Por que há tão poucos estudos e estatísticas sobre o tema em nosso país? Por que tantas vítimas sofrem caladas? Porque a maioria dos estupros, ao contrário do que muitos acreditam, não acontece em ruas desertas, tarde da noite, mas dentro das casas, das escolas, dos escritórios, das igrejas, no transporte público, em plena luz do dia? Até quando o medo fará parte da rotina das mulheres?"

Pra gente se indignar e pra gente chorar com as várias histórias...

Um livro doloroso, mas extremamente necessário - direto, sincero e didático.

Obrigada @appaaraujo por tanta coragem!

?"Estupro é o único crime em que a vítima é que sente culpa e vergonha."

?"A dor do desamparo pode ser até maior que a dor da violência sofrida."

?"A culpa de um estupro é sempre do estuprador, sempre, única e exclusivamente."

?"Usem a sua própria voz. A sua própria vontade. Tomem as rédeas de suas próprias vidas e abram a boca, não tenham vergonha! Eles é que precisam ter vergonha."
Sabrina Bittencourt

?"Raiva é o único sentimento ruim que uma vítima de um crime hediondo deveria se permitir, e não a culpa e a vergonha por algo sobre o qual não tiveram controle, e de que foram vítimas."

?"O problema é o que fica depois, é o que você carrega."

?"O mundo de hoje tem pouca empatia com o sofrimento alheio em geral."

?"Os psiquiatras, psicólogos, antropólogos, sociólogos e filósofos estão há séculos em busca das respostas para essa pergunta. De onde vem a maldade humana? Por quê? Há momentos em que a gente não consegue explicar isso."
Dr.Miguel Chalub

?"Ouvir, enxergar e sentir as pessoas pode ser transformador. Para os dois lados."

Lido 33/2020

.geo. 04/09/2021

Todos deveriam ler
Esse livro é bem pesado, principalmente os primeiros capítulos, mas é uma dura verdade, que por mais que todos nós saibamos, às vezes, pelo menos eu, achamos que são somente números, mas são pessoas, que independente do que faziam, não tiveram escolha sobre o próprio corpo.
Neste livro, relata abusos e assédios que aconteceram, na aldeia e na cidade, no metrô e na faculdade, na igreja e em casas espirituais, mostram que estuprador não tem cara, que não é um mostro, mas que pode tanto ser uma mãe como um pai, um monge ou um pastor, uma tia ou um professor.

Maria1691 23/08/2021

Abuso
Um ponto muito forte nesse livro, que também é tratado com muita responsabilidade nessa "doutrina" é a culpabilidade da vítima. Quanfo falo em culpa quero dizer que a sociedademuitas vezes ( quase sempre) questiona a intefridade da vitima ao relatar o abuso que lhe aconteceu ( ex:roupa, o famoso " ela consentiu").
Dito isso, a abordagem de um tema tao pesado retratado pela jornalista foi de extrema responsabilidade, com casos reais de todos os cantos do Brasil ( esse livro fala sobre comunidades ribeirinhas e exploração sexual de crianças nas regiões mais pobres do Brasil), mostrando que o Estado e a populacao ainda tem muito o que evoluir como sociedade, demonstrando a cultura machista e naturalização do estupro.

Ps: ele traz casos recentes como do espirita lá ( nao lembro o nome)
Ps²: aborda temas como o assedio e o aborto.

Carolina Del Corso 21/08/2021

A cultura do estupro e a culpabilizadação das vítimas
A abordagem do tema feia pela jornalista é excelente. Todos os casos aqui são reais, todas as entrevistas são reais.

Através do estudo feito por ela e a publicação desse livro podemos ver como funciona a nossa sociedade.

O livro nos traz a reflexão sobre o nosso comportamento em relação a essa cultura machista e naturalização do estupro.

Deveria ser leitura obrigatória a todas as pessoas ao menos do Brasil. Precisamos mudar nossa sociedade e saber que a vítima é sempre a vítima, nunca a culpada. Também não podemos esquecer que homens também sofrem abuso sexual e são silenciados pela cultura machista de que homem não pode ser abusado sexualmente por uma mulher, ou se um homem é estuprado é porque é gay e coisas do tipo.

Ju de asgard 30/07/2021

Um livro super didático e muito interessante, porém contém muito gatilho, demorei muito pra ler, porque em vários momentos tive muita dificuldade pra digerir todas essas informações, e os casos.. Realmente é um estudo muito aprofundado e muito pesado..

Marcelo Costa 27/06/2021

Livro mais que importante: NECESSÁRIO. Ana Paula consegue fazer um panorama importante por alguns lugares do Brasil a respeito de casos de estupros que dizimam a qualidade de vida das vítimas. A mesma também presta esclarecimentos de termos e correlações com o crime de estupro e suas nuances como assédio e aborto. É uma obra de grande valor social e, certamente, um divisor de águas sobre o conteúdo não apenas no Brasil mas também no mundo do jornalismo.

Bre Ni 11/06/2021

Necessário
Um livro difícil de ler, mas necessário. Todos deveriam ler.
Ele nos faz sentir desconfortáveis, pois nos traz sem recortes a realidade vivenciada por muitos no Brasil. Nos mostra as características do abuso em nossa sociedade, que muitas vezes são tratados com vista grossa.
Gosto muito do livro pois ele traz dados, histórias, reflexões e entrevistas. Ele traz entrevistas com pessoas que sofrem com abuso e com as pessoas que cometem. Isso é muito importante para que a gente consiga traçar o crime desde sua origem além de desmistificar alguns achismos da sociedade.
O livro me fez pensar em como é difícil para as vítimas viverem com esse trauma, e em como a jornalista Ana Paula Araújo teve que ter muita sensibilidade para colocar tudo isso no papel.
Mesmo com um tema tão denso, a jornalista conseguiu organizar as informações de uma forma muito fluida. Recomendo.
AlexN 05/07/2021minha estante
A leitura é angustiante mesmo.

Mama 09/06/2021

Leitura importante!
Fazia tempo que não lia algo que me revirasse o estômago! Este livro é forte, conta histórias reais de abuso sexuais que, no mínimo, deixam a qualquer um desconfortável.
Nunca vou entender a maldade humana. O tema ainda é pouco discutido, a cultura do estupro existe e, diariamente, faz vítimas!
Quem puder leia, é uma reflexão sobre nossa sociedade e valores!

Bruna 09/06/2021

O livro traz relatos de pessoas que sofreram abusos sexuais, mas também das pessoas que praticam o crime. A autora busca desmistificar a ideia de que quem comete esse crime é alguém que possui algum transtorno psiquiátrico, o que é uma ínfima minoria, pois a maioria dos casos são pessoas que não apresenta nenhum transtorno e que busca se aproveitar da vulnerabilidade da vítima. Pelas entrevistas da para perceber que a maioria dos criminosos tem total consciência sobre o que fizeram, além de demostrar prazer.
É importante salientar que a maioria dos casos são cometido por familiares, professores, lideres religiosos o que dificulta o percurso da denúncia.
O abuso é o único crime em que as vitimas se sentem culpadas, que são apontadas socialmente e questionadas: o que estava fazendo essa hora na rua? Que roupa vestia?
Vale ressaltar que a culpa nunca é da vítima, e infelizmente nossa cultura tende a responsabilizar a vitima e isentar o criminoso.

Tati.Barsan 07/06/2021

Ana Paula, foi sensível e direta ao mesmo tempo, com uma narrativa real, pesada e revoltante. É o tipo de livro que TODOS deveriam ler, traz uma triste realidade que viramos as costas e não percebemos o quanto precisamos e devemos falar, orientar e acolher as vítimas desse bárbaro crime.

Carol.Spieker 23/05/2021

Leitura necessária! É difícil, é pesado, mas é preciso ler, escrever, falar sobre o tema. Não dá mais pra fechar os olhos pra toda sorte de violência as quais mulheres são expostas diariamente. Repito, leitura necessária!

eliazevedo 20/05/2021

A culpa não é da vitima
O livro traz vários relatos, baseados em entrevistas em várias partes do Brasil, o que ajuda a fazer um panorama sobre crimes de estupro no país. A dura realidade sobre como é um crime comum, e independe da classe social ou condições financeiras, independe da idade ou do "comportamento" da vitima. A triste constatação de como estupro e importunações sexuais ainda são naturalizados como "coisa de homem", ou a culpabilização da vitima por estar no local "errado", com a roupa "errada", etc. E ainda, o calvário da mulher da decide denunciar (desde o atendimento a que tem direito nos órgãos públicos, até o enfrentamento dos julgamentos da sociedade). Traz tb muitas informações sobre os avanços das leis sobre crimes sexuais e dos direitos das vítimas.

Andréia 11/05/2021

Precisamos falar sobre abuso
O livro é excelente. A leitura é fluida, a despeito do tema ser bastante pesado. Mas, como eu mesmo disse no título, precisamos falar sobre temas pesados também. O livro traz relatos impressionantes de vítimas e seus algozes e chama a atenção para um fato que acaba passando desapercebido: o estupro é o único crime onde a vítima na maioria das vezes é considerada culpada.