Frankenstein

Frankenstein Mary Shelley

Resenhas - Frankenstein

Otávio Monquelat 06/03/2024

Surpreendente e decepcionante
Embora o título de minha análise possa parecer contraditório, irei explicar:

quando busquei ler esse livro, eu tinha em mente que encontraria a clássica história do frankenstein, monstro verde, cuja vida fora reanimada por um cientista louco que vivera em um castelo isolado e sozinho.

mas, a história desse livro é muito contrária e diferente do que eu havia imaginado, e eu gostei. acho que o livro sabe construir muito bem o auge e a queda da vida de Victor Frankenstein, e ao mesmo tempo as motivações da criatura, embora, como alguém que opta por leituras mais dinâmicas, tenha me encontrado inúmeras vezes entediado pelas repetitivas dispersões do foco da trama e descrevendo detalhes irrelevantes.

em resumo, o livro é bom, mas para quem busca histórias de terror e assustadoras ou uma construção mais sólida da crença popular do personagem, pode vir a se decepcionar.

Rafael1218 06/03/2024

Horrível (no bom sentido)
Eu devorei esse livro em uma velocidade incrível, cada palavra foi muito bem alocada e escrita, tudo invocou sentimentos em mim quanto aos sofrimentos e desgraças do Victor.
A estrutura do livro é bem inteligente, pois ela mostra as perspectivas do monstro e seu criador, ainda adicionando a visão de um terceiro quanto ao Victor. A narração de cada um faz sentido e realmente lhe convence sob o ponto de vista dos personagens.
A ação é linda, raramente os personagens fazem coisas inúteis ou trocam conversas desnecessárias. Tudo é tratado com profundidade e teor filosófico, atribuindo a uma gama de conteúdo intelectual.
Esse livro é maravilhoso, mas devo destacar que essa edição fez perder parte da ação de fato, mas preservou a essência dessa mirabolante e magnífica obra.

Barbara.Martins 06/03/2024

Bem e o mal
O que dizer desse livro? Fico até sem palavras. Um dos melhores livros do gênero gótico que li até agora. Um livro que fez eu , genuinamente, ficar em dúvida sobre minha opinião do que era certo e errado, do que era o mal e o bem.

Enquanto lia esse livro, me lembrei das aulas de sociologia que tive com meu professor, onde lembro ,exatamente, dizer que o homem não é mal por natureza, a sociedade que o corrompe. Nunca vi ninguém falar sobre esse livro nesse aspecto, mas tem tudo haver.

O monstro, como ele mesmo fala na história, veio com boas virtudes, com bondade no coração. Apenas queria fazer parte de um grupo, uma sociedade. A partir do momento que começou a ser rejeitado várias vezes pelos humanos, apenas por sua aparência grotesca, ele desenvolveu um ódio pelos humanos e, principalmente, pelo seu criador, após notar que nem ele consegue olhá-lo.

Agora, pelo lado de Victor, o criador, temos um bom exemplo de que tudo que é demais, não dá certo. Ele era apaixonado por ciências naturais e acabou caindo em um abismo de obscuridade que não tinha volta. Enquanto fazia sua criação, se via apaixonado, tinha alcançado o que seus mestres não haviam conseguido. Mas, quando voltou a ser consciente, tinha repúdio pelo monstro que havia criado. Como poderia ele ter criado aquela aberração?

Também vemos Victor ser destruído aos poucos pelos seus próprios pensamentos sobre o monstro. Sobre sua culpa sempre recaindo à ele pelas mortes causadas.

Enfim, um ponto muito bom, foi que não é uma narrativa. Começa com cartas de um capitão de navio, onde ele conhece Victor e ele escreve um manuscrito sobre sua história. Achei que o final foi o que o livro merecia. Ninguém sabe se o monstro morreu, se está vivo, mas sabemos que ele foi a pessoa que mais se culpava pelas mortes que cometeu.

westjas 06/03/2024

É bom, a leitura é envolvente e tem um final muito bom, mas as suas grandes descrições acabam tornando o livro entediante.

RNA 05/03/2024

Espetacular
Livro espetacular, historia envolvente do inicio ao fim, a vida da fera e a forma que ele é tratado serve de reflexão pra nós, impressionante a maturidade da Mary quanto escritora, quando escreveu esse livro, leitura que recomendo a todos.

Silver.Clara 05/03/2024

Criatura demoníaca
Totalmente fora do esperado, a Mary conseguiu criar uma história muito criativa e até simples. Mesmo assim, cativa qualquer um que a lê. Serve como uma moral pra vida cotidiana, envolvendo questões de bioética no meio, mucho loco

Filho7 04/03/2024

Horror
Mary Shelley sabe como contar uma história assombrosa.
Eu lembro que assisti ao filme quando criança, mas nada se compara à densidade de sensações descritas no texto.
Recomendo..
Recomendo paciência e perseverança na leitura.
As vezes o texto fica carregado demais pra os mais ansiosos
Vale a pena

Mente.Leitora 04/03/2024

Reflexão
Gostei muito do livro, mas me fez pensar o tempo todo sobre a ligação entre a criatura e o relacionamento com seu criador. Frankenstein apenas criou a matéria, mas não o ajudou a formar a personalidade.

Beca 04/03/2024

Quando vc vê muitos filmes que perdem a essência do livro. Adaptações são assim, nem sempre né. Algumas fazem um trabalho muito bom, mas já tem outras que nem adianta um elenco de estrelas, vai continuar ruim. Não estou dizendo que precisa levar ao pé dá letra, mas muitas mudanças que te fazem não querer ler o livro, às vezes te afastam de histórias muito boas e era o meu caso eu não tinha curiosidade de ler Frankenstein.
Ainda bem que insisti no livro!
Acho muito que ele é uma reflexão sobre nós mesmos. Ao mesmo tempo que era um conto de terror daquela época.
Dawes 04/03/2024minha estante
Eu tb comprei pra ler pensando nisso. O livro é sempre melhor!!!

thepolicx 03/03/2024

"Se não puder inspirar amor, causarei medo"
Acredito que Frankenstein seja o primeiro "monstro" que toda criança conhece, através de vários episódios de desenhos animados que retratam um cientista louco e obcecado com sua criação.
É muito interessante observar como a história se dá de forma bem diferente do que existe nesse imaginário popular; ver como a criatura nutre sentimentos bons desde seu "nascimento" até começar sua jornada de dor devido a rejeição daqueles ao seu redor e de seu próprio criador. Como estudante de Letras esse clássico é um prato cheio pra escrever muita coisa e fazer inúmeras observações sobre a natureza humana. Leitura indispensável (que ficou ainda melhor nessa edição da Darkside, acompanhada de 4 contos muito bons).
Eliza191 03/03/2024minha estante
Eu tenho que reler essa obra

Isadora.Souza 03/03/2024

Quem nunca leu esse livro, não imagina que a história do Frankstein é totalmente diferente daquilo que tanto vendem

Jose.Eduardo 03/03/2024

Meu primeiro clássico lido ?
Frankenstein é a típica leitura em que você leitor não aguarda nada. Simplesmente a lê sem muitas expectativas e esperanças de ser algo bom. Entretanto Frankenstein te surpreende ao se mostrar um livro totalmente atual, por mais que tenha sido escrito a mais de 200 anos. Tal narrativa apresenta tantas questões que perpetuam ainda na sociedade, como a ingratidão, a desgraça, o preconceito e a verdadeira face humana. Questões essas como disse que estão constantemente presentes no mundo em que vivemos.
Frankenstein sem sombras de dúvidas me fez filosofar, me fez ter uma visão cada vez mais clara da podridão que o ser humano realmente é.
Nunca pensei que me compadeceria pelo monstro, uma figura induzida pelo cinema hollywoodiano a fazer com que o odiássemos. Mas ao ler o livro me identifiquei com seus sentimos e pensamentos. Fazendo com que achasse justificável suas reações, mas nunca totalmente corretas.
Livro ótimo e leitura as vezes um pouco fluido devido a linguagem da época. Nunca havia conseguido ler qualquer livro clássico, mas recomendo a qualquer um que queira lê-lo, independente de sua escrita. Vale muito a pena.