Frankenstein

Frankenstein Mary Shelley

Resenhas - Frankenstein

Renata Bopsin 03/04/2024

Mary é a rainha do terror
Livro bom demais! História cheia de camadas, com uma mistura de suspense, drama, romance, terror.
A vida de Frankenstein e sua criatura se entrelaçam de formas muito diferentes do que imaginava, visto ser uma história tão famosa na cultura pop.
Imersão completa, satisfação garantida.

Luiz Camargo 03/04/2024

Clássico sempre um clássico
Clássico atemporal. Leitura rápida e, de certa forma, divertida. Interessante ver a evolução do monstro ao passo do declínio do criador.

Le 03/04/2024

É um clássico, porém...
Como conta a história, Shelley fez um conto de horror para ser lido em uma noite. Provavelmente, Lorde Byron e seu marido gostaram tanto que a incentivaram a fazer do conto uma novela, o que, de fato, tornou o livro horas maçante. O engraçado é que sempre tive receio de ler achando que as palavras seriam muito rebuscadas e de época, e no fim, a escrita de Shelley é suave como um pluma. O livro faz uma ótima reflexão sobre existencialismo, solidão e por isso e pela autora ser uma ótima escritora, Frankstein é um clássico.

Panqueca2 02/04/2024

Frankenstein e sua mensagem
Quando li esse livro, achei uma leitura muito boa, mas o que realmente me impressionou foi a história da autora. Mary Shelley teve uma vida sofrida e seu trabalho só foi reconhecido anos depois da publicação dessa obra, já que na época a maioria dos escritores, por preconceitos da sociedade, era homens. Era muito difícil para um mulher poder publicar um livro e ser levada a sério, fora chamar atenção dos leitores para seus escritos. Por esse motivo, Mary teve de publicar "Frankenstein ou o Prometeu Moderno" sem o seu nome. Acho que o mais relevante neste livro, não é nem só o conteúdo, que muito bem trabalhado, mas também a mensagem que traz.

Kellen.Priego 01/04/2024

Temos q amar até ms as criaturas para poder aprender c elas
Ao contrário do que muitas pessoas imaginam ou até mesmo aquelas que assistiram aos filmes atuais, o cinema acabou distorcendo a imagem que Mary Shelley escreveu sobre o verdadeiro Frankenstein, que aliás não é o nome do monstro.
Escrito em 1818 o conto foi fruto de um concurso proposto por Shelley junto a seu esposo e amigos, para ver quem escreveria o melhor conto de fantasmas.
Mary criou Victor, um jovem estudioso que decidiu cursar ciências naturais, descobrindo então sua capacidade em dar vida para as coisas em sua volta.
Foi então que nasceu a criatura, um monstro abominável que daquele dia em diante o seu criador negou compaixão a sua própria criatura.
Ao decorrer do livro o leitor se questiona sobre desejos, família, egoismo, amor...
Muitas vezes o egoísmo toma conta de nós seres humanos, destruindo nossos sonhos que afinal não estamos preparados para vivenciar.
Uma obra magnífica, e que também faz o leitor se questionar sobre quem é o verdadeiro monstro.

Vi 01/04/2024

Eu gosto muito de narradores extremamente duvidosos. acho que tem alguns furos narrativos que podem ter sido propositais, principalmente por ter sido do ponto de vista do narrador egocêntrico. mas diferente do que a autora esperava, que era causar medo, eu fiquei completamente atônita de tanta crise existencial pensando na relação criador x criatura.

Maria.Thompson 01/04/2024

"Até os homens mais rudes tem sentimentos dignos"
Sempre tive curiosidade para ler a obra , mas agora vou participar de uma peça teatral baseada no livro .
A escrita é feita com palavras antigas e difíceis , mas como já estou acostumada a ler romances antigos não me incômodo e gostei muito da forma que a autora escreve.
A história traz muitas reflexões sobre a sociedade e te faz pensar muito sobre as questões éticas , o livro faz você ter vários sentimentos sobre os personagens tendo raiva dele em um momento e no outro compaixão e até dó.

É um livro que me fez pensar muito em como nossas escolhas mexem na nossa vida e que uma segunda opinião sempre ê bom .

Guilherme Vechiato 01/04/2024

Porque vivemos ?
Falar de clássicos é um pouco complicado. No caso de Frankenstein sinto uma semelhança com Drácula, pois a a cultura pop moldou situações que não existem no livro, e talvez isso pode atrapalhar a leitura.

Eu gostei da escrita da Mary Shelley principalmente quando ela se aprofunda nos questionamentos internos dos personagens, mas a construção da história é muito problemática, são diversos furos, coincidências absurdas e uma certa enrolação em alguns momentos que não levam a nada.

Existe um exagero na melancolia e tristeza do Victor, além dele ser um personagem chato, que não se responsabiliza por nada que está acontecendo, ele ainda acha que o sofrimento dele é inigualável.

A criatura é o melhor personagem do livro e tem uma construção e filosofia absurdamente boa. É com a criatura que vamos fazer os maiores questionamentos do livro. Existe beleza na ingenuidade e ao mesmo tempo que temos a raiva e inveja quase palpável. A eterna busca por um lugar no mundo, um significado para a vida.

A ambientação da natureza ajudam muito a explicar os sentimentos dos personagens, isso é um ponto muito interessante da obra.

É um livro sem herói, os dois personagens principais são vilões, um diferente do outro, mas ao mesmo tempo eles se completam. A questão das pessoas acharem que Frankenstein é o nome do monstro é na verdade uma desinformação sobre o livro, mas ao ler, Frankenstein não seria realmente o monstro da história?

A história da criação do livro e vida da Mary Shelley acaba sendo por muitas vezes mais interessante do que o próprio livro.

Foi interessante conhecer este clássico, por mais que não tenha gostado tanto, sei da importância para a literatura do horror e ficção científica. Lembrando que foi escrito por uma mulher entre seus 19 e 21 anos em um momento da história que as mulheres não tinham pouca liberdade para se expressar.

natalia.contessi 01/04/2024

Para a minha surpresa, tudo o que eu conhecia sobre a história de Frankenstein era diferente. É um livro mais melancólico do que imaginava. Não possui o terror que os filmes e desenhos animados representam. E em alguns pontos, a leitura chega a ser maçante.

Mas esse livro não é um clássico só por acaso. Há várias partes do livro que me fez refletir sobre a vida e a morte. E sobre as razões que fizeram o monstro ser o que é e fazer o que fez.

Conta a história de Victor, que desde menino era apaixonado por alquimia e tinha a ambição de criar uma vida do zero. Porém a criatura que ele imaginava criar era bem diferente do que acabou criando. Ao longo da leitura, fica a reflexão de que o monstro não é a criatura que Victor criou, mas sim, o próprio criador.

Mesmo sendo bem melancólico e as vezes maçante, o livro é surpreendente e muito bem escrito.

Rafaela.Moser 01/04/2024

Livro muito bom, pra quem está iniciando nos clássicos é uma ótima pedida. Achei desnecessário os contos no final do livro, não me prendeu.

Ratobrilhante112 31/03/2024

Deus abençoe a Mary Shelley
Ok, deixa eu falar agora;
Frankenstein é uma obra MARAVILHOSA. Todos os detalhes que a autora dá, junto com a linguagem perfeitamente formal, juntando com a história em si fica sensacional.
Porém... eu mesma não pude usufruir tanto dessa leitura e aproveitar, pq eu acabei de sair de uma ressaca literária tentando ler Drácula, e a experiência não foi tão boa quanto era pra ser. Mas ainda assim, foi bem legal.
Talvez um dia eu tente reler.

LAzaro14 31/03/2024

LIVRAÇO
Sempre tive curiosidade em ler esse clássico da literatura. Sempre tive em mente de como seria essa história. Peguei as referências dos desenhos animados, mas tive a surpresa de que não eram nada parecidos. Que drama! Que livro! Super recomendo!

Helô 31/03/2024

O homem brincando de Deus?
Victor Frankenstein não tinha uma motivação, como a solidão, como a carência ou algo do tipo, ele apenas queria brincar de Deus! Tanto que o mesmo fala, que ao criar uma nova raça, seria idolatrado pelos mesmo. Tudo se inicia, ainda na infância, quando Victor se apaixona pela ciência natural e autores meio doidos para época, nós quais Mary não deixou muito esclarecido, mas creio eu, que eles também acreditavam que poderiam trazer a vida de volta, após a morte! Então, Victor inicia sua jornada, ainda no início da fase adulta, indo para a faculdade e estudando mais. Após pouco tempo, decide criar um humanóide e o mesmo começa ir até cemitérios e violar túmulos... Pouco mais depois de dois anos, quando ele inicia sua loucura, ele constrói um corpo gigantesco e horrendo e usando a vida de outros animais + alguma particula elétrica, que não fica muito explícito, ele da vida ao monstro DE Frankenstein, pois o monstro NUNCA TEVE NOME! Somente adjetivos como: Monstro; Demônio; Desgraça etc... Na verdade, Frankenstein é o nome da família. Enfim, Victor apavorado abandona o monstro a própria sorte e nisso, começa a jornada de ambos, vale ressaltar, que ambas as jornadas são regadas por acontecimentos fatais e tristes, para descobri-los, vai ler vai kkkkk gostei muito da escrita da Mary e gostei muito do desenvolvimento do livro e do seu fim trágico. É um romance gótico, não esperem felicidades não. Hahah